• E-books

Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as melhores

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 18 de set 2025 às 11:42
  • 7 min de leitura
Imagem mostra homem, de frente para uma mulher, ilustrando recrutamento e seleção.

Tópicos desde artigo

Quais técnicas de recrutamento e seleção você aplica em um processo seletivo na sua empresa? Essa pergunta tem várias respostas e cada método é capaz de otimizar as estratégias de seleção de candidatos.

O objetivo é sempre encontrar a pessoa mais adequada para a vaga, tanto no que se refere a competência técnicas, quanto às habilidades comportamentais e ao fit cultural. Ainda é possível ir além. Você pode fortalecer o employer branding, por exemplo, caso adote as melhores práticas de RH para a busca de talentos.

Então, quais métodos de recrutamento você pode adotar e quais são as melhores alternativas para sua empresa? Neste post, vamos explicar as opções e mostrar como atingir melhores resultados no processo de atração e retenção de talentos. Confira!

O que são técnicas de recrutamento e seleção?

Técnicas de recrutamento e seleção são ferramentas que ajudam a identificar o melhor perfil profissional para a vaga analisada e os objetivos do negócio. Esses métodos simplificam o processo de contratação e contribuem para a atração e retenção de talentos por garantir uma admissão mais acertada.

Aqui, o propósito é implementar as técnicas certas para cada uma das atividades. Nesse contexto, vale a pena saber que o recrutamento é o momento inicial, no qual você começa a buscar os candidatos. Essa etapa finaliza com o encerramento das candidaturas.

Por sua vez, a seleção é a fase final e abrange desde o fim das candidaturas até a escolha do profissional que será contratado. Ao usar as melhores práticas para esses estágios, você tem chance de encontrar a pessoa certa.

Entre os benefícios de usar as técnicas de recrutamento e seleção estão:

  • Engajamento das equipes;
  • Diminuição do turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Fortalecimento do employer branding.

Portanto, há vários fatores para a empresa conhecer os diferentes métodos de recrutamento e seleção. Assim, é possível aplicar essas boas práticas em todas as fases do processo seletivo.

Leia também: Como melhorar o processo de recrutamento e seleção?

O que são técnicas de seleção?

Técnicas de seleção são os métodos usados nas etapas de escolha dos candidatos que passaram pela triagem de currículo. As ferramentas são aplicáveis na entrevista de emprego, aplicação de testes e realização de dinâmicas, por exemplo. Dessa forma, você encontra o profissional com o perfil mais adequado para a vaga.

As etapas executadas variam conforme a empresa e o cargo disponível. De toda forma, essas técnicas ajudam a reduzir a subjetividade, os vieses inconscientes e os erros. Ao mesmo tempo, aumentam a eficiência dos processos seletivos.

Quais são as 5 etapas do recrutamento e seleção?

As 5 etapas do recrutamento e seleção formam o chamado funil de recrutamento. As fases incluídas são:

1. Planejamento da vaga e atração de candidatos: foca a identificação das demandas do cargo, como experiências e competências técnicas e comportamentais. Também envolve a divulgação da vaga com uma descrição atrativa e detalhada;

2. Triagem de currículos: é o momento de analisar os diferentes perfis profissionais interessados na oportunidade. A avaliação depende dos pré-requisitos anteriormente definidos. Quem atende às especificações, passa para a próxima etapa;

3. Entrevistas e testes: verificam as competências dos candidatos por meio de provas, dinâmicas e conversas presenciais, por telefone ou online;

4. Seleção final e proposta de trabalho: é o momento de definir qual pessoa ocupará a vaga a partir dos resultados das entrevistas e dos testes realizados. Você faz uma oferta ao candidato, que pode aceitar ou não;

5. Integração: é o onboarding, isto é, o momento de acolher o novo contratado, apresentar a empresa, sua cultura e seus colaboradores.

Quando essas etapas são eficientes, você melhora a atração e retenção de talentos. No entanto, é possível aplicá-las em mais de um tipo de R&S.

Quais são os 5 tipos de recrutamento e seleção?

Há vários tipos de recrutamento e seleção, mas existem 5 principais, que são:

1. Interno: analisa os perfis de colaboradores já existentes para ocupar uma vaga disponível;

2. Externo: considera somente talentos de fora da empresa para encontrar um talento;

3. Misto: abrange pessoas de dentro e fora da companhia, isto é, combina os dois modelos anteriores;

4. Online: realiza o processo por meio de tecnologia, especialmente, um Applicant Tracking System (ATS), ou software de recrutamento;

5. Às cegas: exclui dados pessoais que podem gerar vieses inconscientes e preconceitos para um processo seletivo com mais diversidade e inclusão.

Qualquer um desses tipos de R&S pode ter diferentes técnicas de recrutamento aplicadas. Assim, é possível ter mais eficiência.

Quais são as principais técnicas de recrutamento utilizadas pelas empresas?

Ao abrir um processo seletivo, você pode optar por diferentes métodos de recrutamento. As principais técnicas utilizadas pelas empresas e suas características são:

  • Hunting: é a melhor opção para cargos de alta complexidade ou vagas difíceis de serem fechadas. Nesse caso, o recrutador vai atrás dos talentos e aborda os profissionais nas redes sociais, na concorrência e em eventos;
  • Banco de talentos: consiste na criação de uma lista de profissionais com perfis adequados para a empresa. É uma alternativa para posições com alta rotatividade no negócio;
  • Recrutamento interno: é a alternativa indicada para vagas que exigem muito conhecimento sobre a cultura organizacional. Assim, o recrutador analisa os perfis dos colaboradores já existentes para encontrar o talento mais indicado para a vaga;
  • Eventos de recrutamento: são realizados com o propósito de captar novos talentos. Pode abranger oficinas, seminários e hackathons (maratonas de inovação e desenvolvimento);
  • Inbound recruiting: foca a atração de interesse de possíveis talentos. Por isso, a empresa usa estratégias para atrair, converter e engajar candidatos. O objetivo é despertar o desejo de trabalhar no local. O employer branding ajuda nesse propósito;
  • Staff loan: tem o objetivo de uma contratação temporária para aumentar a eficiência de um projeto específico. É o caso de cobrir férias, atestado médico ou licença maternidade, por exemplo;
  • Recrutamento social: busca os talentos em redes sociais, especialmente no LinkedIn.

Com um ATS completo, como o Vagas For Business, você pode aplicar diferentes técnicas de recrutamento e seleção para encontrar os melhores profissionais e formar uma equipe de alta performance.

Quais são as técnicas de seleção de candidatos?

As técnicas de seleção de candidatos podem variar conforme a necessidade da empresa. Algumas das opções que você pode adotar são as que descrevemos a seguir. Acompanhe.

Entrevista estruturada

É uma conversa entre recrutador e candidato com base em uma ordem predefinida. A vantagem é a possibilidade de comparar os candidatos a partir de um roteiro já estabelecido. Assim, a entrevista é mais direcionada e permite a identificação das pessoas com as qualificações necessárias.

Teste de perfil comportamental

O teste de perfil comportamental é uma opção para analisar as competências comportamentais dos candidatos. A metodologia mais comum nesse sentido é a Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade (DISC), que verifica se o talento tem fit com a cultura organizacional.

Assessment de competência

Consiste na aplicação de um teste, basicamente, um questionário, para descobrir quais são as habilidades intelectuais da pessoa e se seus requisitos atendem aos critérios da vaga.

Inteligência artificial

A aplicação da IA otimiza as diferentes etapas de recrutamento e seleção. Nessas últimas etapas, verifica se há alguma brecha nas qualificações, no histórico ou na experiência. Assim, é possível saber qual candidato tem o perfil mais adequado para seguir com o processo seletivo.

A inteligência artificial é um dos fatores que otimiza a atração e retenção de talentos. É uma das ferramentas de recrutamento online que pode ser encontrada nos melhores ATS do mercado, inclusive no Vagas For Business. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o uso da tecnologia no R&S.

Leia também: Como usar inteligência artificial no recrutamento?

Como a tecnologia está transformando o recrutamento e seleção?

A tecnologia está transformando o recrutamento e seleção por otimizar as etapas e aumentar a chance de contratar a pessoa certa para a vaga e para a cultura organizacional. Ou seja, as ferramentas têm uma função operacional, enquanto o recrutador tem uma atuação cada vez mais estratégica.

É o que algumas ferramentas com IA oferecem. Com a incorporação de machine learning, os algoritmos identificam padrões e os requisitos específicos para o cargo. Da mesma forma, podem agilizar outras fases do processo seletivo por utilizar a análise de dados para fazer um recrutamento preditivo.

Em outras palavras, a abordagem data-driven permite prever os candidatos com mais chance de atingir um bom desempenho e ficarem na empresa a longo prazo. Portanto, a empresa pode reduzir o turnover, aumentar a eficiência e ter resultados melhores.

Quais são as tendências e inovações no recrutamento e seleção?

As tendências e inovações no recrutamento são People Analytics, IA, funil comportamental, criatividade nas etapas, gamificação e união da inteligência humana e artificial. Cada alternativa tem suas características, veja:

  • People Analytics: é uma metodologia que utiliza a análise de dados para fazer a gestão de pessoas e tomar decisões mais acertadas;
  • IA: os algoritmos analisam padrões, identificam oportunidades, facilitam a divulgação de vagas e fazem a triagem de currículos, mantendo a decisão com o recrutador;
  • Funil comportamental: analisa as etapas do processo seletivo para detectar os perfis mais alinhados à vaga e garantir a melhoria contínua;
  • Criatividade nas etapas: a ideia é personalizar as diferentes fases para se adequar à sua empresa e à vaga específica;
  • Gamificação: consiste no uso de jogos para avaliar habilidades, inclusive comportamentais (no caso de uma simulação de situação);
  • União de inteligência humana e inteligência artificial: é o Matching IA+H, ou seja, a combinação da inteligência artificial com a expertise humana. Com essa ferramenta, você continua no controle, mas otimiza todas as etapas possíveis. Dessa forma, é possível manter o olhar humanizado e ainda reduzir o tempo de fechamento das vagas.

Boas práticas para empresas que desejam contratar melhor

As empresas que desejam contratar melhor precisam adotar algumas boas práticas, como:

  • Use indicadores de recrutamento e seleção para saber se os processos seletivos surtem o efeito esperado. Algumas métricas a considerar são quantidade de currículos recebidos com o perfil desejado, tempo e custo de contratação e rotatividade em novas contratações;
  • Conheça muito bem o negócio, o mercado em que se insere e quais são seus pontos de vantagem competitiva;
  • Tenha aproximação com os gestores para saber o que a empresa espera, quais são os objetivos a perseguir e os critérios desejados em cada caso;
  • Participe de cursos e treinamentos para se atualizar sobre as melhores práticas do mercado;
  • Adote um banco de talentos, que ajudará a contratar com mais rapidez quando necessário.

Com todas essas dicas, fica mais fácil encontrar o candidato certo e conquistar os objetivos de negócio. Afinal, as técnicas de recrutamento e seleção servem justamente para melhorar a atração e retenção de talentos, fazendo com que a empresa se destaque e tenha equipes produtivas e engajadas.

E você, quer encontrar os perfis de candidatos desejados? Conheça o software de recrutamento Vagas For Business e veja como você pode otimizar os processos seletivos da sua empresa e chegar aos melhores profissionais do mercado!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.