• Recrutamento e Seleção
  • Tendências em R&S

Como avaliar o fit cultural de candidatos durante o processo seletivo?

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 16 de set as 10:45
  • 5 min de leitura
Você sabe o que é fit cultural?

Avaliar o fit cultural de candidatos é fundamental durante um processo seletivo para garantir talentos que se encaixem na cultura e valores da empresa.

Tópicos desde artigo

 O fit cultural é um dos critérios mais importantes no processo de atração e seleção de talentos, até mais relevante do que a correspondência entre experiências e competências, por exemplo.

Candidatos e empresas estão ávidos para trabalhar com quem caminha na mesma direção, afinal, isso traz benefícios para ambas as partes. Mas como a área de Recursos Humanos pode detectar essa combinação? 

A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre esse tema. Continue lendo!

Pessoa feliz por ter fit cultural com a empresa
Fit cultural nas empresas

O que é fit cultural?

O fit cultural se refere à harmonia do colaborador com a cultura organizacional da empresa em que trabalha — ou em que pretende trabalhar. Ao contratar profissionais que se adequem e compartilham os mesmos valores e objetivos, a organização garante maior envolvimento e motivação do funcionário

O ambiente de trabalho é composto por valores, crenças, atitudes, expectativas e comportamentos que devem ser compartilhados por todos os funcionários, desde a gerência até os estagiários. Por meio deste movimento, cria-se uma cultura única.

Os funcionários mais bem-sucedidos são aqueles que se enquadram na cultura organizacional, ou seja, são os que têm fit cultural.
Encontrar candidatos para uma vaga que se encaixem culturalmente na organização é uma parte fundamental do processo de recrutamento.

Quais são os benefícios de contratar pessoas com fit cultural?

Uma pesquisa da consultoria Company Match, conduzida com 550 funcionários de empresas europeias em diversos setores, indicou que mais de 60% dos colaboradores deixaram seu último emprego devido a conflitos culturais

A grosso modo, esses funcionários se sentiram como um parceiro traído: no começo do relacionamento, as regras foram estabelecidas, mas, ao longo da convivência, elas foram quebradas até que o encanto se desfizesse.

Não há pesquisas no Brasil que demonstram os custos da incompatibilidade entre candidatos e organizações. No entanto, um estudo conduzido pela Harris Interactive sugere que o custo médio no mercado de trabalho alemão é de 45 mil Euros, com valores semelhantes estimados na Holanda e na Bélgica. 

Na conta, estão inclusos custos ocultos, como baixa produtividade e fraco engajamento, e despesas mais claras como contratação e desligamento.

Sendo assim, pode-se dizer que alguns dos principais benefícios de encontrar profissionais com fit cultural são diminuição do turnover, maior engajamento e motivação dos colaboradores e menores custos com contratação.

Queda do turnover

Satisfação é um dos benefícios imediatos de funcionários que se encaixam culturalmente na empresa, afinal, um ambiente satisfatório aumenta a felicidade profissional. Como consequência, há menor probabilidade de turnover, ou seja, da saída voluntária de profissionais da empresa.

Melhores resultados para o negócio

Contratar candidatos com fit cultural tem impacto direto nos resultados da empresa, já que pessoas que acreditam na missão e valores da empresa tendem a ser mais confiantes e se esforçar mais no trabalho. Esse bom ajuste aumenta o desempenho no trabalho, beneficiando o negócio como um todo.

Menos estresse e conflitos

A má adaptação cultural no trabalho gera estresse e conflitos, o qual afeta diversas áreas da vida dos funcionários. Em consequência, há queda de desempenho e probabilidade elevada de turnover.

Encontrar candidatos que se encaixam na cultura da força de trabalho não é apenas garantir que o candidato trabalhe duro, mas que ele continue trabalhando duro e permaneça comprometido com a empresa.

Como analisar o fit cultural de candidatos?

Antes de começar a contratar, reserve um tempo para identificar valores e comportamentos que compõem a cultura da empresa. Isso inclui analisar seu próprio comportamento e também o de funcionários. Vale ainda examinar como líderes e o alto escalão moldam o local de trabalho.

Somente depois de entender esses aspectos na empresa, será possível contratar funcionários com fit cultural seguindo o passo a passo abaixo.

1. Exponha os valores da empresa abertamente

Não adianta querer atrair candidatos com fit cultural sem expor quais são os valores da empresa. Portanto, publique-os na página de carreiras de seu site e atualize-os sempre que preciso. Aproveite também para mencioná-los no blog corporativo e nas mídias sociais

Para tornar a experiência mais tangível, acrescente depoimentos escritos ou em vídeo de funcionários reais falando como é trabalhar na sua organização.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Com essa dica, aumenta-se a chance de atrair talentos com fit cultural e afastar os que não se encaixam com os valores da organização.

2. Aplique testes de fit cultural

Uma opção para selecionar candidatos rapidamente é introduzir testes de análise do fit cultural logo no início do funil de recrutamento. Eles podem ser elaborados com perguntas e respostas de múltipla escolha ou até mesmo experiências gamificadas. Cada teste deve ser personalizado com os valores da empresa e situações específicas dela.

Embora seja uma ferramenta valiosa para eliminar candidatos não qualificados desde o início, tornando o processo seletivo muito mais eficiente, esse teste de recrutamento não substitui perguntas de fit cultural da entrevista.

3. Aborde o tema na entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego permite que o empregador avalie como candidatos se encaixam no ambiente de trabalho. Geralmente, isso começa com uma avaliação concreta de habilidades, experiências e trajetória de trabalho pretendida. Mas as entrevistas devem ir além do que se encontra no currículo.

Além de explorar a experiência profissional, as perguntas devem avaliar o fit cultural do candidato. O modo como uma pessoa as responde pode ser um fator decisivo na seleção de funcionários.

Além disso, esse tipo de avaliação pode acontecer em uma entrevista comportamental. Descobrir como os candidatos abordaram uma variedade de situações de trabalho no passado e quais são suas soft skills indica se o estilo e o comportamento deles combinam com a organização.

Algumas questões válidas são:

  • Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Por quê?
  • Descreva o tipo de ambiente de trabalho no qual você é mais produtivo.
  • Como você prefere receber feedback?
  • O que você espera alcançar no seu primeiro semestre aqui?
  • O que faria você sair do emprego no primeiro mês?
  • Como você motivaria sua equipe em um projeto desafiador?
  • O que você gosta em seu emprego atual (ou anterior)?
  • Você já considerou uma política da empresa injusta ou ineficiente? Em caso afirmativo, qual e por quê? O que você fez?
  • Seu gerente te deu uma extensa tarefa no final do dia. Como você responderia?

4. Trabalhe o fit cultural no onboarding

Nos primeiros dias de trabalho do novo colaborador, reserve horários para uma introdução cultural. Nela aprofunde o significado de cada valor e explique quais comportamentos são reforçados e quais devem ser evitados.

Embora isso possa parecer pouco produtivo, novos recrutas apreciam a atenção reservada no onboarding para a cultura e eventuais dúvidas ligadas a ela.

Exemplos de fit cultural

Para exemplificar e tornar mais palpáveis situações de fit cultural, expomos seis situações comuns abaixo:

Colaboração: um funcionário que trabalha bem em equipe deve estar inserido em empresas nas quais a colaboração é parte integrante das operações diárias. Neste mesmo contexto, colaboradores que preferem trabalhar sozinho devem ser repensados.

Independência: se a cultura organizacional engloba autonomia e responsabilidade do funcionário, alguém que só atua diante de ordens e orientações precisas pode ter um bom fit cultural.

Controle: caso gestores e outras lideranças não valorizem a opinião dos contratados de hierarquia menor, a empresa não será uma boa opção para funcionários que esperam ter suas contribuições, opiniões e compromissos solicitados e considerados.

Flexibilidade: Empresas com horários rígidos não são ideais para funcionários que preferem escalas flexíveis ou sob demanda.

Competitividade: pessoas menos assertivas ou facilmente intimidáveis podem não se encaixar bem em ambientes com alta demanda por vendas ou em que há incentivo à competição entre funcionários.

Formalidade: dress code e códigos de condutas rígidos são indícios de formalidade na empresa, os quais não combinam com pessoas culturalmente casuais e informais.

Para fazer essa avaliação de maneira mais assertiva possível, contar com um sistema de rastreamento de candidatos (ATS) pode facilitar muito o seu trabalho. 

O software Vagas for Business, por exemplo, tem diversas funcionalidades que te ajudam a filtrar os candidatos que tem o melhor fit cultural com a empresa e com a vaga.

Conheça a plataforma Vagas for Business para contratações mais inteligentes!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.