Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
A frase “quem não é visto não é lembrado” é quase um mantra para se consolidar novas oportunidades para quem é focado em networking. Mas, quando se trata de Diversidade e Inclusão nas empresas, a expressão tem uma versão diferente: “quem não é visto merece ser visto”. E contratado.
Essa é a saída que o mundo corporativo e, especialmente, profissionais de RH estão tomando para que as empresas reflitam em suas equipes a equidade de gênero e a pluralidade de experiências de pessoas negras, LGBTQIA+, com deficiência, com diferentes corpos, economicamente vulneráveis, entre outras minorias de diversidade e inclusão social.
Você está prestes a implantar cultura de diversidade e inclusão na empresa em que trabalha? Veja os conceitos que podem te ajudar nesse processo e a importância da diversidade e inclusão nas empresas.
O que significa diversidade e inclusão?
A diversidade está concentrada através da representatividade no cenário onde a pessoa se encontra em ser ouvida e respeitada. Já a inclusão, é transformar a cultura organizacional que envolve a gestão de pessoas no que diz respeito ao comportamento e vivências para se tornarem únicas.
O que é diversidade e inclusão nas empresas?
Segundo a pesquisa “Diversidade e Inclusão (D&I) nas empresas”, lançada pela Consultoria Mais Diversidade e a Revista Você RH em 2020, cerca de 65% das empresas brasileiras não possuem um programa de D&I estruturado. Isso significa que as boas intenções precisam estar alinhadas a um esforço que gere políticas de diversidade formalizadas – para além dos efeitos do discurso. A primeira dimensão, no entanto, é o profissional de RH estar a par do assunto.
Apesar de darmos mais atenção às pautas como por exemplo de diversidade nas empresas ou Diversidade e Inclusão (D&I) na sociedade, vemos várias discussões políticas ao redor do mundo o exercício de um olhar plural e dinâmico que incorpore talentos diversos nas organizações ainda é muito difícil.
Diferença entre diversidade e inclusão
Apostar em ações de diversidade no trabalho abrange duas frentes: a da diversidade tem a ver com práticas de contratação de minorias e minorizados, inclusive em programas exclusivos – como a Magazine Luiza fez com a seleção de trainees negros – e valorizar a participação de vozes plurais dentro das empresas. O posicionamento das empresas sobre questões de diversidade para a sociedade e para o mercado também entra nesse pacote.
A da inclusão, dizem os especialistas, é um passo além; ter um mercado de trabalho inclusivo significa trabalhar em estratégias de pertencimento, fazendo com que os funcionários diversos se sintam integrados e estimulados no ambiente corporativo.
Qual a importância da diversidade e inclusão nas empresas?
Neste sentido, o profissional de RH tem a faca e o queijo na mão. Pontos como o clima organizacional, a comunicação, inclusive criando conteúdos educativos sobre estereótipos, preconceitos e vieses inconscientes para funcionários, lideranças e executivos, a reavaliação dos processos de treinamento e política de diversidade e inclusão para que sejam mais humanizadas para fazerem parte do escopo de atenção de quem atua no RH.
Reconheça seu lugar na diversidade
Para além do contexto corporativo, a temática deve ser motivo de engajamento dos profissionais de forma aprofundada: entenda que as desigualdades, sociais, raciais, de gênero e em razão de outras identidades são criadas estruturalmente.
A inclusão e diversidade nas empresas, assim, é uma das ferramentas que contribuem na reparação desses desequilíbrios.
Por fim, o foco em iniciativas de representatividade deve passar por valores fundamentais para a área de RH e para toda a empresa: equidade, respeito e empatia.
Quer saber mais sobre diversidade e inclusão? Então leia nosso guia de contratação de pessoas trans.