Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos desde artigo
Já deixou de ser uma vantagem competitiva utilizar a inteligência artificial no RH. Seja em uma decisão sobre contratação ou em um relatório sobre o engajamento dos colaboradores, a tecnologia traz mais precisão para a análise de dados e assegura tomadas de decisão mais inteligentes e estratégicas.
Isso torna a área de gestão de talentos mais eficiente e eficaz, com aumento dos índices de atração e retenção. A automação de processos seletivos é outro ponto positivo.
Isso porque a IA no recrutamento permite filtrar os candidatos com o perfil mais adequado à vaga, evitando perda de tempo e de recursos financeiros com entrevistas e processos de contratação inadequados. Ainda existem outros benefícios.
Nesse cenário, o pilar humano é fundamental, sendo o ponto-chave para garantir o alcance dos melhores resultados e de um RH estratégico. Então, como a tecnologia contribui nas mais diferentes atividades da gestão de pessoas e do recrutamento e seleção? Vamos entender melhor neste post. Confira!
Veja também: Processo seletivo eficiente: 11 passos para uma contratação bem-sucedida
Inteligência artificial no RH é a implantação de tecnologias que reproduzem o raciocínio humano para coletar dados, automatizar processos e mapear comportamentos. O intuito é tomar decisões embasadas, estratégicas e inteligentes com a ajuda do machine learning, a fim de alinhar as expectativas da empresa e dos colaboradores.
O alcance desse propósito, porém, depende de um processo de recrutamento e seleção bem executado, com uma triagem de perfis e currículos eficientes. Afinal, esse é o primeiro passo para a construção do team building. Ainda tem mais.
Os algoritmos de IA são capazes de aprender e detectar padrões, raciocinar de forma semelhante aos humanos, tomar decisões com base nos dados coletados e entregar resultados. Quando esses benefícios são trabalhados com o protagonismo do profissional de RH, o resultado é o melhor possível.
Portanto, é fundamental entender que a tecnologia para RH ainda requer a intervenção e as tomadas de decisão humanas. A diferença é que a inteligência artificial trará mais dados e fará indicações dos melhores caminhos a seguir. Dessa maneira, você tende a tornar o seu trabalho mais preciso e alinhado às demandas empresariais.
A IA é aplicada no setor de Recursos Humanos na automação de atividades, melhoria da captação de talentos, personalização do onboarding, previsão de funcionários insatisfeitos e aperfeiçoamento da experiência do candidato. Portanto, essa tecnologia garante processos mais eficientes e produtivos da seleção de pessoas à sua manutenção nas equipes..
A inteligência artificial é um dos pilares que alimentam a transição do RH administrativo para o estratégico. Graças às tecnologias de IA, os departamentos de RH podem enfrentar alguns dos desafios empresariais mais importantes, como aumentar a capacidade operacional e até influenciar positivamente o sucesso global do negócio.
E ao contrário do que alguns pessimistas alardeiam, a tecnologia não substitui a sensibilidade dos profissionais de RH. Recrutadores, business partners (BPs), gerentes e diretores da área apenas se empoderam dos benefícios da IA para desempenhar um papel crítico na identificação, seleção e retenção das pessoas em uma organização.
Então, quais são as principais aplicações da inteligência artificial nos recursos humanos? Aqui estão as quatro maneiras pelas quais a IA está transformando diversos ecossistemas do RH.
A automação em RH não é novidade. Os profissionais da área já há algum tempo deixam a tecnologia executar suas tarefas repetitivas e demoradas. Então, como a IA torna isso diferente?
Basicamente, ela pode assumir todas as tarefas de baixo valor, como gestão de benefícios, perguntas comuns dos funcionários sobre procedimentos e políticas e processamento de formulários de licença.
De acordo com um relatório de inteligência e gestão de talentos, empresas que adotaram a IA na administração de talentos foram 19% mais eficazes na redução do tempo que o RH gasta em tarefas administrativas. Dessa forma, os profissionais de RH tiveram mais tempo disponível para se concentrar em tarefas de alto valor.
A inteligência artificial (IA) melhora a aquisição de talentos, tornando o processo de recrutamento mais eficiente, eficaz e orientado por dados. E como isso acontece?
Combinando a inteligência artificial e humana. É isso mesmo, a IA é um facilitador do trabalho de recrutador, que sempre estará à frente da seleção de candidatos. Não por acaso, o nosso software de R&S, o Vagas for Business, conta com o Matching IA + H (inteligência artificial + inteligência humana).
Esse recurso gera uma pontuação automática para os candidatos com base nos principais atributos do descritivo da vaga publicada. Porém, o nosso algoritmo vai além desse “arroz com feijão” da IA no recrutamento e seleção. Como assim?
Com o Matching IA + H, você também pode personalizar o resultado do IA Vagas (inteligência humana) utilizando informações dos currículos, como fichas, avaliações, testes, entre outros 140 critérios disponíveis.
Além disso, o recrutador pode adicionar quantos novos critérios desejar, mesmo que não estejam entre os pré-definidos, ajustando a inteligência artificial às especificidades de cada vaga e da cultura da sua empresa. Essa flexibilidade é um dos maiores diferenciais da solução, garantindo maior precisão e aderência no processo seletivo.
Dessa forma, o profissional de RH terá criado sua própria regra de triagem, permitindo que a seleção dos candidatos seja muito mais personalizada e assertiva. Ou seja, você tem acesso a uma ferramenta de recrutamento inteligente, que vai agregar no seu processo de seleção.
Mas o trabalho de algoritmos de IA no processo de R&S não param por aí. Eles podem ainda ajudar os recrutadores com a experiência do candidato, onde chatbots de IA podem fornecer respostas rápidas a perguntas de candidatos e mantê-los informados sobre o status de seus processos de seleção.
A tecnologia tem o poder de criar experiências personalizadas que ajudam os novos contratados a se ajustarem rapidamente ao ambiente de trabalho e a entenderem exatamente o que precisam fazer. Quer alguns exemplos?
A IA pode fornecer aos novos contratados contatos importantes, sugestões de treinamento, informações essenciais sobre benefícios, políticas e qualquer outra coisa que garanta uma experiência perfeita.
Quando um novo funcionário tem uma experiência de integração satisfatória, é mais provável que ele permaneça na empresa e a recomende a seus colegas. O motivo para essa afirmação é simples: o onboarding é uma das etapas mais importantes para os funcionários. Afinal, é a partir dela que ele se integrará à empresa e se sentirá motivado.
Ao rastrear toda a jornada do colaborador, a IA pode mandar avisos aos gestores de quem tem propensão a sair da empresa. Sim, a partir da leitura de dados é possível gerar essa previsibilidade. Como?
Cruzando informações de distintas fontes de dados, a IA pode identificar trabalhadores que estão entediados, desinteressados, improdutivos ou que procuram outras oportunidades de emprego.
A tecnologia pode detectar quaisquer mudanças em seu comportamento e comunicação, notificando instantaneamente os profissionais de RH para que eles possam criar um plano para reverter essa situação.
Inclusive, a inteligência artificial no RH pode até ajudar no desenvolvimento de programas para envolver e recompensar os funcionários, aumentando ainda mais a retenção.
Veja também: Mulheres no mercado de trabalho: desafios e conquistas na busca por igualdade
Veja, a seguir, como o uso da IA no RH potencializa os indicadores de recrutamento e seleção e traz benefícios para todo o seu negócio:
Ainda existem outras vantagens percebidas pelos profissionais de RH. Conforme o levantamento realizado, os principais benefícios são:
Os benefícios de usar IA + H são o aumento da eficiência operacional, a redução dos vieses inconscientes, a fluidez na experiência do candidato, a facilitação de processos de diversidade e inclusão e as tomadas de decisão embasadas. Isso porque essa prática visa à união de inteligência artificial e inteligência humana, com o profissional como protagonista.
Essa é uma questão que precisa ficar clara, já que é impossível deixar apenas a tecnologia executar os processos. Ainda que ela seja capaz de identificar padrões, tomar decisões e fazer recomendações, é o ser humano que precisa analisar cada situação e definir o caminho a adotar.
Sem essa união, o uso da tecnologia fica descompensado, porque o pilar que sustenta o RH são os humanos, como a sigla indica. Por isso, mais do que automação de processos, aplicação de fase de pré-seleção automática e identificação de gargalos, é necessário aplicar o raciocínio lógico humano para alinhar expectativas e encontrar o melhor rumo a seguir.
Para entender melhor, veja quais são os principais benefícios de unir inteligência artificial + RH.
As atividades manuais podem ser delegadas para a IA, fazendo com que esses processos sejam mais rápidos e precisos. Esse é o caso da triagem de currículos, análise de dados e identificação de tendências. A partir dos resultados apresentados, o profissional toma as decisões.
Os vieses inconscientes são estereótipos ou preconceitos que todas as pessoas têm, mas nem sempre percebem. Devido à falta de consciência de sua existência, é normal fazer julgamentos automáticos, que costumam prejudicar a contratação de colaboradores.
Por exemplo, todo recrutador tem determinadas preferências. Os candidatos que atendem a esses requisitos costumam se tornar mais interessantes aos olhos do profissional, mas nem sempre são os mais bem preparados para o cargo.
Com a inteligência artificial no RH, o objetivo da tecnologia é justamente excluir essa análise da triagem e apresentar pessoas que objetivamente atendem aos requisitos da vaga. Dessa forma, em vez de sempre procurar pessoas com perfis semelhantes, o ambiente de trabalho se torna mais inclusivo e diversificado.
Quem busca uma nova colocação costuma ficar sem saber o que acontece no processo seletivo. Com a IA no RH, a experiência melhora, porque o candidato acompanha o status da seleção diretamente na plataforma.
Além disso, você fornece respostas rápidas e tem processos mais objetivos.
Além da redução dos vieses inconscientes, os algoritmos de IA podem realizar a análise de diversidade e inclusão, garantindo que as equipes sejam formadas por pessoas com diferentes perfis, experiências e vivências.
Por exemplo, a tecnologia pode verificar dados comportamentais e demográficos para descobrir disparidades de etnia, gênero etc.
A união IA + RH traz dados relevantes e indicações baseadas em dados. No entanto, quem está no controle é o RH. É o profissional que analisará as informações, verificará as medidas realmente alinhadas ao que a empresa precisa e as ações que contribuirão para o alcance dos objetivos estratégicos.
Esse é o verdadeiro RH data-driven, já que os dados são relevantes e as decisões são embasadas, mas o centro é sempre o profissional. Esse é um detalhe fundamental para que a empresa conquista vantagem competitiva e é exatamente o que propõe o Matching IA + H do Vagas for Business.
Como observamos, a inteligência artificial está mudando a forma de se trabalhar no RH. No entanto, junto com a promessa de inovação sem precedentes, surgem desafios complexos que ecoam desde a coleta de dados até a ética no uso das tecnologias.
Garantir o uso responsável da inteligência artificial (IA) na área de Recursos Humanos é fundamental para manter a ética, a privacidade e a eficácia dos processos de RH. Veja como:
Proteja os dados pessoais dos candidatos e funcionários de acordo com regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Informe as pessoas sobre como seus dados serão usados e armazenados.
Garanta que os processos de IA sejam transparentes, documentados e compreensíveis. Candidatos e funcionários devem entender como a tecnologia é usada no RH.
Treine os profissionais de RH e recrutadores para usar a IA de forma ética e compreender os princípios de não discriminação e equidade.
A tecnologia pode apoiar a tomada de decisões, mas a última palavra deve ser de um profissional de RH ou de um gestor da vaga, no caso de recrutamento e seleção.
A Inteligência Artificial Generativa (IAG), capaz de criar conteúdo original e altamente realista, tem transformado a maneira como empresas, criativos e a sociedade como um todo interagem com a tecnologia. No RH, ela também traz mudanças importantes, que aperfeiçoam suas aplicações no dia a dia. Veja como utilizá-la no ecossistema de RH:
Indústrias, como a aviação e a manufatura, aplicam a IA generativa para simular cenários complexos e treinar funcionários em ambientes virtuais. Isso resulta em treinamentos mais eficazes e reduz riscos associados.
As descrições de cargo precisam ser muito precisas e as entrevistas devem trazer perguntas adequadas à vaga, a fim de descobrir o perfil do candidato e qual é a melhor opção. Com a IA generativa, você fornece o comando e indica todos os critérios necessários. A partir do resultado, apenas faz ajustes conforme a sua demanda.
Com a inteligência artificial no RH, você aprimora o uso do People Analytics e garante que essa ferramenta seja capaz de prever a rotatividade de colaboradores e mapear a cultura organizacional. Por meio de análises preditivas, identifica padrões que sinalizam o descontentamento de funcionários e ajuda a definir ações de retenção.
Ao mesmo tempo, permite identificar valores, comportamentos, práticas e normas empresariais para saber como a cultura organizacional impacta a motivação e o engajamento dos colaboradores. Dessa forma, você toma decisões mais direcionadas e acertadas.
Marcas empregadoras contratam chatbots baseados em IA generativa para fornecer suporte ao candidato em tempo real, respondendo a perguntas e resolvendo problemas.
Além disso, a IA deve ser usada para apoiar as decisões dos profissionais de RH, não para substituí-los completamente. A combinação de habilidades humanas e IA pode resultar em uma gestão de pessoas mais eficaz e eficiente.
Em suma, a inteligência artificial no RH oferece um grande potencial e você pode aproveitar todos os benefícios dessa união. Continue no seu papel de protagonista e use a tecnologia para aperfeiçoar os processos. Essa é a receita para o sucesso!
Se interessou pela relação entre tecnologia e recursos humanos? Saiba o que é RH Tech e seus benefícios para as empresas!
Categorias
Vagas afirmativas de emprego para pessoas acima dos 50 anos: qual a importância e como abrir
A expectativa de vida do brasileiro está aumentando: hoje, a média ultrapassa os 70 anos....
12 ideias de dinâmica de grupo para aplicar em processos seletivos
A dinâmica de grupo têm o intuito de avaliar características do comportamento dos candidatos. Para...
Quer mais líderes negros: veja como dar oportunidade a jovens talentos
Não faz muito tempo que as principais revistas de negócios e sites que cobrem o...