Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Assim como uma longa caminhada começa com o primeiro passo, uma trajetória de sucesso dentro da companhia está relacionada à chegada. Seguindo esse raciocínio, vem a pergunta: sua empresa conhece a real importância do onboarding?
Se o tema ainda não vem recebendo a devida atenção, é hora de abrir os olhos. Um funcionário bem recebido pode fazer toda a diferença para o time e para a empresa em geral. Venha se aprofundar no assunto com a gente!
Benefícios do onboarding
Se as companhias entendessem a importância do onboarding e todas as vantagens promovidas por essa etapa, certamente investiriam mais nela. Dar boas-vindas adequadas aos profissionais proporciona quatro grandes ganhos para as empresas. Anote aí.
Aumento da produtividade
No primeiro dia, todo profissional apresenta um misto de animação e incerteza. O onboarding bem realizado é fundamental para dar apoio e ajudá-lo a entrar no ritmo mais rápido. Assim, ele pode entregar o melhor de si, sem preocupações em mente. E isso, certamente, colabora com a produtividade.
Colaboração turbinada
Quanto mais rápido o entrosamento entre os recém-chegados e os colegas de time, melhor. E aí está a importância do onboarding! Talentos bem acolhidos estão mais propensos a dar boas ideias e colaborar com suas equipes.
Cultura assimilada
Tire a lista de valores da sua empresa do site institucional e aproveite a chegada de novos talentos para disseminar na prática a cultura organizacional. Colaboradores que abraçam a companhia têm melhor desempenho e acabam agindo como “garotos-propaganda” da sua marca empregadora. Faça o teste!
Redução do turnover
O onboarding bem-sucedido colabora para a redução do turnover. E aqui não há segredo. Receber gentilmente os funcionários recém-chegados, em vez de deixá-los “se virarem” por conta própria traz mais união e bem-estar aos grupos. Sem dúvida, é uma estratégia ganha-ganha.
Onboarding online
Certo, a importância do onboarding é inegável. Mas como recepcionar bem os talentos de maneira online, tendo em vista que grande parte das empresas está atuando no modelo home office? Continue lendo este artigo que contamos para você.
Foco no pré-boarding
Segundo o artigo “10 Virtual Onboarding Tips For Remote Employees”, o primeiro passo para o sucesso deve começar antes mesmo do onboarding, no chamado “pré-onboarding”. Em vez de ocupar o primeiro dia com tarefas maçantes, como preenchimento de documentos, promova uns dias antes um encontro por vídeo entre o recém-chegado e o time com quem ele vai trabalhar. Que tal até promover um jogo online entre eles para quebrar o gelo e incentivar a interação?
Dê o “mapa da mina”
Vale dar um empurrãozinho e deixar o profissional guiar seu próprio processo de onboarding. Como? Dando uma lista com tarefas e pessoas que farão parte do dia dele. Indique quais documentos precisam ser assinados, os especialistas com quem ele deve falar e os ambientes que ele deve conhecer em uma checklist objetiva (mas animada).
Organização em primeiro lugar
Prepare o treinamento que o colaborador deverá seguir nos primeiros dias ou semanas. Quanto mais detalhado o caminho do profissional, mais suave será seu onboarding.
Preparação sempre
Utilize uma plataforma de vídeo para conversar com o talento e orientá-lo sobre sua ocupação e suas responsabilidades. Desse modo, ele não ficará perdido ou confuso. Além disso, deixe claro que um profissional de RH estará sempre disponível para responder às suas questões.
Reforce a cultura
Com a intensificação do modelo home office, muitas empresas foram empurrando a cultura organizacional para escanteio. Mas não caia nessa cilada. Faça questão de transmitir os principais valores da companhia por meio de palestras rápidas e materiais interessantes.
Ofereça um mentor
Com a distância, acompanhar o profissional fica mais complicado. Uma boa solução é providenciar um profissional, que fará as vezes de mentor. Ou seja, vai auxiliar e verificar regularmente o trabalho do recém-chegado. Por vídeo, é possível criar um ambiente de trabalho mais próximo do escritório, além de criar um senso de pertencimento maior.
Estilo digital
Não deixe de lado as tradições da sua empresa, adapte-as para o contexto atual de home office. Por exemplo, se você costumava receber os funcionários novos com um presente, agora nesta nova fase, envie o mimo para a casa deles.
Celebrações que costumavam acontecer na empresa ou em bares e restaurantes podem ser transformadas em cafés virtuais… Abuse da criatividade e não abandone as gentilezas e alegrias, que também são parte importante da cultura organizacional.
Vídeos de boas-vindas
Uma dica que parece bem simples, mas que costuma tocar o coração dos talentos. Grave vídeos curtos para saudar os recém-chegados e envie por e-mail ou aplicativo de mensagens. Recados personalizados motivam os profissionais e fazem com que se sintam valorizados.
Gostaria de ler mais sobre recrutamento e gestão de pessoas? Então, confira 23 dicas para contratar talentos para sua empresa. Para completar, aproveite nosso conteúdo sobre equilíbrio entre o toque humano e a tecnologia nos processos de R&S. Até a próxima!