Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos desde artigo
Existe uma série de perguntas para entrevistar uma pessoa que são tão comuns – e até mesmo clichês – que geram respostas ensaiadas e pouco verdadeiras. Felizmente, é possível realizar os mesmos questionamentos de maneira diferente e muito mais proveitosa e autêntica.
Tirar o candidato da zona de conforto aproxima empresas de contratações de sucesso, já que resulta em respostas valiosas sobre competências comportamentais, habilidades técnicas e fit cultural. Pensando nisso, separamos 26 perguntas criativas para entrevista e também para você descobrir os melhores candidatos para sua empresa.
Recrutadora fazendo entrevista com candidatos
Esta pergunta de entrevista fornece a oportunidade de aprender algo interessante e verdadeiro sobre o candidato que, de outra forma, não apareceria em uma entrevista padrão.
Esta pergunta visa entender as lições de vida que o profissional aprendeu e se elas podem ser benéficas para gerenciar e/ou trabalhar com outras pessoas.
Pedir que o candidato relate alguma situação de conflito e seu desfecho tem como objetivo entender a capacidade de resolução de problemas e como os aprendizados provenientes da experiência podem ser aplicados em situações futuras.
Esta é outra maneira de aferir a capacidade de resolver problemas, assim como entender as habilidades interpessoais do candidato.
Esta é uma boa pergunta para entrevistar candidatos e quebrar o gelo, já que começa com uma história de sucesso e, assim, os deixa à vontade e confortáveis. Por meio deste questionamento, também é possível ter ideias para outras perguntas de acompanhamento posterior.
Oferecer ao candidato a oportunidade de compartilhar sua visão sobre o cargo que melhor une suas habilidades técnicas, competências comportamentais e aspirações permite que o entrevistador veja até que ponto há alinhamento com os deveres e as responsabilidades do cargo em aberto.
Esta pergunta substitui o clichê “quais são seus pontos fracos?” de maneira muito pertinente. Seu objetivo é garantir que o candidato tenha autoconsciência e, ainda mais importante, franqueza e capacidade de reconhecer e desenvolver suas limitações.
Esta é outra pergunta ótima para entender os pontos fracos de uma pessoa. Ela permite que sejam exploradas áreas de melhoria e apresentados planos de desenvolvimento.
O questionamento permite entender como o profissional gosta de ser gerenciado, bem como pode promover insights sobre sua maturidade.
Essa é uma das perguntas para entrevistar candidatos que melhor dão noção da trajetória profissional, assim como permitem entender motivações.
Realizar esta indagação permite entender quão o candidato é familiarizado com o ramo da empresa e qual é sua visão de futuro quanto a ele.
Faça esta pergunta após contar as peculiaridades da vaga aberta e da cultura da empresa, assim o profissional poderá respondê-la com propriedade. Por meio dela, é possível entender as aspirações de carreira e se suas prioridades são as mesmas que a empresa.
A resposta a esta pergunta pode dizer muito sobre o tipo de cultura organizacional à qual o candidato responde bem.
Este questionamento pode revelar a motivação, personalidade e potencial de fit cultural dos candidatos. Se o trabalho menos atrativo para eles for semelhante ao em aberto, é hora de levantar a bandeira vermelha.
Por meio desta pergunta de entrevista, é possível entender a fundo os interesses do candidato e, assim , avaliar se eles se alinham ao escopo da posição aberta, bem como se seus pontos fortes podem ser eficazes em longo prazo.
Muitos candidatos participam de vários processos seletivos simultaneamente Descobrir se eles estão se candidatando a outros cargos fornece algumas informações adicionais. As funções para as quais se candidataram são semelhantes às suas ou completamente diferentes?
Entender o que o candidato gosta nas outras posições para as quais está sendo entrevistado também pode ser revelador, já que as respostas podem determinar se o cargo para o qual você está contratando corresponde aos objetivos de carreira.
Usar esta pergunta para entrevistar candidatos substitui a famosa “Por que deveríamos contratá-lo?”. Pelo questionamento ser inesperado, suas respostas podem ser bastante reveladoras. Por meio dela, o recrutador percebe rapidamente o que os candidatos valorizam em suas próprias experiências.
Descobrir por que alguém deixou ou quer deixar sua última função diz muito sobre o desempenho e as expectativas da pessoa a respeito do trabalho.
Sinais vermelhos já podem começar a surgir durante essa conversa e instigar perguntas mais investigativas. Por exemplo, se um candidato está procurando oportunidades de crescimento, mas não buscou novos projetos em sua função atual, isso pode indicar falta de dedicação para conseguir uma promoção.
As respostas dos candidatos costumam falar muito sobre o cumprimento de compromissos e a dedicação ao trabalho. Procure detalhes nelas.
Funcionários dedicados e comprometidos serão capazes de falar sobre seus esforços para garantir um bom trabalho, assim como falarão sobre priorizar tarefas e gerenciar o tempo.
Esta é outra pergunta que visa entender melhor o nível de comprometimento e organização do candidato perante seu trabalho.
Além da capacidade de resolver problemas, esta é uma das perguntas para entrevistar candidatos que visa entender quão dinâmico ou acomodado o candidato é.
Uma pergunta brilhante para entrevistas no fim do funil de recrutamento, já que permite que seja examinada a compreensão que o candidato tem da posição.
A resposta a esta pergunta permite que os empregadores em potencial vejam objetivamente se o local de trabalho é ou não adequado para o candidato.
Poucos candidatos deixam claro qual é sua pretensão salarial logo no início dos processo seletivos, por isso vale questioná-los amigavelmente sobre o assunto. Caso se mostrem relutantes, peça que deem ao menos uma faixa salarial.
Questionar a possível data de início de um profissional na companhia é importante para entender questões relacionadas à burocracia, ao treinamento e também à disponibilidade. É comum que candidatos peçam alguns dias ou semanas para se desligarem da empresa anterior e começarem na nova, o que é um sinal de comprometimento.
Finalmente, essa pergunta pode verificar a preparação de um candidato para a entrevista, visto que expor dúvidas sinaliza interesse além da função individual, mas também pelo relacionamento e cultura dentro da empresa.
Quer saber mais ainda sobre como conduzir processo seletivos excelentes? Então confira nosso modelo de roteiro de entrevista.
Categorias
Como criar um programa de indicação de funcionários realmente eficiente?
Se compartilhar é a tônica do mundo hoje, então por que não compartilhar também o...
Benefícios flexíveis: o que são, vantagens e como implementar na empresa
Planos de benefícios flexíveis, também chamados de beneflex, permitem que funcionários escolham suas preferências dentre...
Como definir o perfil do candidato ideal para uma vaga e avaliar o pretendente para o cargo?
A partir do mapeamento de perfil do candidato, o RH consegue saber se ele é...