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Para os profissionais de recursos humanos, entender o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho é não perder o bonde da história e ser um protagonista nesse conjunto de transformações.
A inteligência artificial no RH muda a forma como recrutamos, treinamos e desenvolvemos talentos, além de influenciar diretamente a cultura organizacional e as estratégias de negócios.
Neste artigo, veremos o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e quais os desafios e oportunidades que os profissionais enfrentam. Continue a leitura e entenda!
Os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho se verificam na substituição de vagas, necessidade de uma atuação estratégica e desenvolvimento de novas habilidades. Isso porque a IA automatiza as tarefas operacionais e permite que os trabalhadores tenham mais possibilidades de agregar valor às funções executadas.
No Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, do Fórum Econômico Mundial, espera-se que quase um quarto dos empregos (23%) sofra mudanças até 2028. Nesse período, estima-se que 69 milhões de novos empregos sejam criados.
Outro estudo, divulgado pelo Jornal da USP, indicou que houve uma queda de 2% em relação à demanda por freelancers e pequenas empresas. Ao mesmo tempo, a redução na remuneração foi superior a 5% desde o lançamento do ChatGPT, uma inteligência artificial generativa, isto é, que produz conteúdo.
Nesse cenário, algumas das oportunidades que a IA traz para o mercado de trabalho são:
1. Especialistas em ética de IA: profissionais especializados em ética de IA para garantir que essas tecnologias sejam implementadas de maneira justa;
2. Engenheiros de dados: profissionais capazes de coletar, armazenar e gerenciar grandes volumes de dados para alimentar os sistemas de IA com dados de alta qualidade;
3. Desenvolvedores de chatbots e assistentes virtuais: profissionais capazes de projetar, desenvolver e otimizar esses sistemas para oferecer experiências de usuário eficientes e personalizadas;
4. Analistas de dados: profissionais com habilidades em análise de dados para extrair insights valiosos dos grandes conjuntos gerados pelas aplicações de IA e traduzi-los em informações acionáveis para tomada de decisões;
5. Especialistas em automação de processos: profissionais capazes de identificar oportunidades de automação e implementar soluções eficientes para melhorar a eficiência operacional;
6. Profissionais de segurança cibernética: capazes de proteger os sistemas de IA contra ameaças cibernéticas e garantir a segurança dos dados dos usuários.
Além disso, atividades que antes eram feitas manualmente agora se tornaram mais estratégicas. Esse é o caso do uso da IA no recrutamento e seleção, por exemplo.
A inteligência artificial no Vagas for Business realiza uma triagem dos candidatos conforme os padrões definidos pela empresa e utiliza o processamento de linguagem natural (PLN) para analisar os currículos.
Além disso, também organiza o processo seletivo com a aplicação de testes comportamentais, solicitação da produção de cases e documentação da jornada do candidato.
Os setores mais afetados pelas mudanças no perfil das vagas são aqueles que exigem baixa qualificação e que, portanto, são de fácil automação por parte da inteligência artificial:
1. Varejo: os processos de compra online passam por automação da IA. Com isso, novas habilidades profissionais se tornam uma exigência e a quantidade de vagas presenciais diminuiu;
2. Serviços: por exemplo, atendentes de telemarketing e auxiliares administrativos podem ser trocados por um assistente virtual;
3. Contabilidade: a realização de processos contábeis pode ser feito por sistemas. Cabe a esses profissionais terem uma atuação estratégica para agregarem valor aos clientes;
4. Bancário: os caixas de bancos e atividades mais simples das instituições financeiras podem ser substituídas;
5. Serviços postais: os carteiros tendem a não ser mais necessários ou ter sua demanda diminuída, já que muitas trocas de informações são realizadas online;
6. Transporte e logística: a IA impulsiona avanços em sistemas de navegação autônoma, otimização de rotas de entrega e gerenciamento de frota;
7. Atendimento ao cliente: a IA personaliza experiências de usuário, recomenda produtos e serviços com base nas preferências individuais;
8. Desenvolvimento de produtos e serviços: a IA prevê tendências de mercado, identifica oportunidades de inovação e desenvolve produtos e serviços mais alinhados com as necessidades dos consumidores;
9. Saúde: usada para diagnósticos médicos mais precisos, análise de imagens médicas, previsão de epidemias e tratamentos personalizados;
10. Manufatura: usada para otimização de processos de produção, manutenção preditiva de equipamentos e controle de qualidade automatizado.
No contexto de gestão de pessoas, o aprendizado de máquina pode ser aplicado em diversas áreas, como recrutamento e seleção, análise de dados de desempenho, previsão de necessidades de pessoal e personalização de experiências de funcionários.
Leia também: Como aplicar inteligência artificial no RH para melhorar os resultados?
Para alcançar os melhores resultados, é imprescindível adotar o modelo de inteligência artificial integrada à inteligência humana (IA + H). Nesse caso, tecnologia e mente humana fazem sua parte para encontrar a melhor pessoa para o cargo desejado.
Sem contar que também contribui para outras etapas dos processos de gestão de pessoas e de outras áreas. Por exemplo, é possível identificar problemas para a equipe e fazer mudanças para melhorar a retenção de talentos.
Outra possibilidade é na manutenção. Em vez de cuidar de máquinas e equipamentos de forma manual, um impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho é o monitoramento dos dispositivos.
Se houver alguma irregularidade, a equipe é acionada automaticamente. Além disso, ficam disponíveis os dados para manutenção preventiva. Desse modo, é possível reduzir custos com a adoção de boas práticas.
Perceba que IA + H representa a união de tecnologia e seres humanos. Ou seja, não é uma inteligência artificial humanizada, mas algo que respeita os limites de cada papel e aprimora as tomadas de decisão estratégicas.
No caso do RH, une-se a tecnologia ao recrutador. É o que o Vagas for Business oferece. O Matching IA + H faz uma triagem rápida dos currículos conforme os critérios definidos pelo recrutador. Desse modo, você obtém o melhor resultado possível aplicando a transformação digital no RH.
Leia também: Como usar a inteligência artificial para melhorar os seus resultados com a contratação de pessoas
Diante do cenário de automação e empregos em constante mudança, é preciso se preparar para ter melhores resultados. Diante do futuro do trabalho, alguns aspectos exigem atenção para você estar pronto:
1. Trabalhe a inteligência emocional e a resiliência, já que as chamadas soft skills serão cada vez mais valorizadas;
2. Adote um pensamento inovador e embase as suas ideias nas análises realizadas. Essa é uma forma de implementar uma cultura data-driven;
3. Familiarize-se com a automação de processos, tecnologia e trabalho virtual. Você precisa entender a tecnologia e saber utilizá-la no seu dia a dia;
4. Tenha um bom pensamento analítico, porque a atuação estratégica é fundamental;
5. Saiba gerenciar seu tempo para dar conta de todas as atividades diárias;
6. Tenha proatividade, porque essa é uma forma de saber o que precisa ser feito e se dispor, antecipando-se a imprevistos e problemas;
7. Estabeleça uma boa comunicação, porque a capacidade de contato é uma habilidade crucial para o futuro do trabalho.
Os desafios do impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho são diversos e incluem a necessidade de atualização constante de habilidades, adaptação de processos e estratégias de negócios, bem como questões éticas e sociais.
Os profissionais precisam estar constantemente atualizando suas habilidades para se manterem relevantes no mercado de trabalho. Isso pode exigir aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional ao longo da carreira.
A implementação da IA, muitas vezes, requer a revisão e adaptação de processos e estratégias de negócios existentes. Isso pode envolver a reengenharia de processos, a integração de novas tecnologias e a redefinição de papéis e responsabilidades dos funcionários.
Nem todos os trabalhadores têm acesso igual às oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades necessárias para se adaptarem às mudanças trazidas pela IA. Isso pode levar à exclusão digital e aumentar as disparidades socioeconômicas no mercado de trabalho.
A automação impulsionada pela IA pode levar à substituição de certas funções e tarefas, o que pode resultar na perda de empregos para alguns trabalhadores. Isso destaca a necessidade de programas de requalificação e apoio para ajudar os trabalhadores afetados a adquirirem novas habilidades.
A coleta e análise de grandes volumes de dados para alimentar sistemas de IA levanta preocupações sobre privacidade e segurança de dados. As empresas precisam garantir que os dados dos funcionários e clientes sejam protegidos contra acesso não autorizado e uso indevido.
A implementação da IA muitas vezes requer mudanças culturais dentro das organizações, incluindo uma mentalidade de aprendizado contínuo, abertura à inovação e experimentação, e uma cultura de confiança e transparência em relação às tecnologias emergentes.
Ao compreender e antecipar os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho, os profissionais de RH podem desempenhar um papel proativo na construção de equipes talentosas, inovadoras e adaptáveis que impulsionam o sucesso organizacional em uma era digital.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre tendências em RH e tecnologia? Acesse o Vagas for Business.
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