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Por que é importante falar sobre as soft skills do futuro, aquelas que diferenciarão os candidatos em meio à multidão de currículos?
Com tantas mudanças nos ambientes de trabalho, homens e máquinas trabalhando juntos (e em colaboração) para assegurar mais produtividade e assertividade aos processos, é natural que as habilidades comportamentais mais valorizadas mudem.
A revolução digital, de certa maneira, ressaltou a humanidade no processo produtivo. Enquanto robôs e algoritmos programados pelo homem realizam tarefas metódicas e complexas, cabe ao profissional, ao ser humano, realizar atividades mais relacionais, aquelas em que competências comportamentais são exigidas.
Traduzindo o discurso: será cada vez mais comum vermos candidatos serem incluídos ou excluídos de processos seletivos dada as suas soft skills. Competências como criatividade, inteligência emocional, comunicação, empatia e resolução de problemas são algumas habilidades em alta no momento.
A boa notícia é que você pode fomentar programas e treinamentos que desenvolvam essas competências comportamentais no local de trabalho, fique conosco que vamos te contar como!
Quais serão as soft skills mais valorizadas no futuro?
Um estudo da Universidade de Yale descobriu que pessoas com supervisores emocionalmente inteligentes — aqueles que são autoconscientes e empáticos — eram mais felizes, mais criativas e mais inovadoras.
Por outro lado, 70% dos funcionários cujos gerentes foram identificados como tendo pouca inteligência emocional disseram que seus principais sentimentos em relação ao trabalho eram negativos.
Não é preciso ser um gênio de Yale ou de Harvard para descobrir o que mostram essas duas impressões dicotômicas da pesquisa, certo? Líderes com habilidades sociais mais acentuadas formam equipes mais produtivas e de alta performance.
À medida que máquinas inteligentes assumem tarefas cognitivas, repetitivas e básicas, as habilidades sociais e emocionais estão se tornando mais cruciais no mercado de trabalho. É o que indica uma pesquisa da consultoria McKinsey denominada “Soft Skills para um mundo mais difícil”.
No estudo, profissionais de RH relatam dificuldade em recrutar candidatos que tenham as habilidades emocionais necessárias para um mundo automatizado. De acordo com o levantamento, as três principais áreas de soft skills do futuro que estão em falta nos profissionais de hoje são:
- resolução de problemas (37%);
- capacidade de lidar com complexidade e ambiguidade (32%);
- comunicação (31%).
Pesquisa divulgada pela IBM, realizada em 50 países com 5.800 executivos, aponta que, nos próximos anos, 120 milhões de profissionais precisarão se recapacitar para atuar nos novos ambientes digitais. Ao contrário do que pode parecer, o maior desafio está na ausência de habilidades comportamentais por parte dos candidatos.
Como observado, as habilidades verdadeiramente humanas, da liderança à criatividade, permanecerão altamente relevantes e as organizações vencedoras encontrarão o equilíbrio certo — aproveitando o melhor da tecnologia para elevar e não eliminar seus profissionais.
Dito isso, que tal vermos mais de perto algumas soft skills fundamentais para o local de trabalho?
10 Soft Skills essenciais no local de trabalho
Comunicação eficaz sob alto estresse, empatia e trabalho colaborativo para cumprir prazos são exemplos de habilidades interpessoais que fazem a diferença no mercado de trabalho
Além das competências citadas, eis a lista completa de soft skills do futuro para você como gestor de pessoas ficar de olho:
Adaptabilidade/aprendizagem
Será mais importante a capacidade de se adaptar a situações, ambientes, programas e aprender novas habilidades rapidamente. Estamos constantemente tentando evoluir o que foi feito anteriormente, para que a mudança aconteça de forma rápida e contínua, o que significa que você precisará acompanhar.
Não se prenda a métodos tradicionais; é importante se adaptar aos rápidos avanços da tecnologia. A vontade de aprender novas habilidades é importante especialmente para trabalhadores menos qualificados, porque se prevê que até 2030, 8-9% da força de trabalho mundial estará em novas ocupações e esses empregos serão em áreas especializadas, como computação, engenharia e outras.
Colaboração
O mundo dos negócios está interconectado, portanto, trabalhar em conjunto tornou-se muito importante.
Não há mais espaço para o pensamento de departamentos trabalhando por conta própria, sem olhar para o negócio como um todo. Pessoas que estão apenas alcançando metas pessoais e não do grupo e da corporação também tendem a ter mais dificuldades no mercado de trabalho. A palavra da vez é colaboração.
Comunicação
Para ter sucesso, você precisa comunicar seus pontos de vista e ideias de modo objetivo e que seja compreendido pelos seus colegas de trabalho.
Além disso, é muito interessante que a comunicação conte com as emoções que a situação pede e a humanização que somente você pode dar à sua fala. Isto é, a comunicação deve ser feita com entusiasmo, convicção, honestidade ou emoção — isso é algo que as máquinas não podem fazer.
Resolução de problemas complexos
As empresas precisam desenvolver constantemente produtos, processos e serviços para competir. À medida que a tecnologia se desenvolve, novos problemas surgirão e para isso as empresas precisarão de pessoas com habilidades para encontrar soluções às mais distintas adversidades.
Pensamento crítico
Apesar da inteligência artificial estar melhorando seu pensamento crítico, é fundamental contar com o pensamento crítico humano na hora de avaliar e interpretar dados fornecidos. O pensamento crítico unido ao olhar humanizado do recrutador é o diferencial para um processo seletivo de sucesso.
Curiosidade e criatividade
A força de trabalho está mudando por causa da criatividade das pessoas. Quem foi que criou a inteligência artificial, a tecnologia 5G e robôs que fazem trabalhos repetitivos? Humanos criativos, certo?
A criatividade requer alguma imprevisibilidade intuitiva que atualmente não pode ser imitada por máquinas, como o projeto de um edifício feito por um arquiteto, ou um discurso de um advogado apresentando provas a favor de seu cliente.
Bom atendimento ao cliente
Pode ser mais fácil transferir muitos de nossos processos para máquinas, mas os clientes ainda vão querer lidar com humanos reais. Quantas vezes você ficou preso em algum call center com opções automáticas de atendimento que não condizem com o que você queria?
Lidar com humanos ainda será valioso para construir relacionamentos com clientes porque as pessoas querem interações significativas. Será uma vantagem para a sua empresa se você fornecer uma comunicação humana e personalizada.
Inteligência emocional
A inteligência emocional diferencia significativamente os humanos das máquinas. Tem muitos benefícios, como ajudá-lo a: reconhecer como suas ações afetam os outros, adaptar-se à mudança, reagir adequadamente às situações, entender por que alguém se sente de determinada maneira etc.
A inteligência emocional essencialmente torna mais fácil para você formar conexões e trabalhar com outras pessoas. Isso é importante porque o sucesso de uma empresa geralmente depende do trabalho conjunto dos funcionários.
Iniciativa e tomada de riscos
As empresas sofrem quando nenhum risco é assumido. Pensar fora da caixa e ter novas ideias é importante.
No futuro, haverá ainda menos espaço para ficar no meio do muro. Decisões precisarão ser cirurgicamente tomadas em questões de poucos dias, horas e minutos. A pandemia de covid-19 deixou isso muito claro, não?
Negociação
A negociação precisa ser executada por humanos porque consiste em fortes habilidades interpessoais e habilidades de comunicação. Você deve ser capaz de chegar a decisões que deixem todas as partes felizes, mesmo que haja um compromisso e você não consiga exatamente o que se propôs a obter.
Lembrando que as soft skills geralmente não estão ligadas a profissões específicas, mas sim relacionadas às nossas personalidades. Embora sejam menos tangíveis do que as hard skills, elas ainda podem ser aprendidas e desenvolvidas, e os empregadores valorizarão quaisquer qualificações que você tenha que demonstrem vontade de melhorá-las. Vamos ver mais sobre o tema no próximo tópico desse artigo
Como incentivar colaboradores a desenvolver soft skills: dicas e estratégias
Ao contrário das hard skills, as soft skills são geralmente mais difíceis de obter, e adquiri-las requer esforço significativo, pois estão intimamente relacionadas ao caráter e à personalidade de um indivíduo.
Por isso, o desenvolvimento de soft skills é um processo, às vezes, desconfortável. Exige um pouco de autorreflexão antes de colocar os colaboradores em treinamento de soft skills.
Vale ainda a pena destacar que, considerando a abordagem de aprendizado 70-20-10 — a ideia de que 10% de nosso aprendizado é formal, ou seja, via cursos, 20% é moldado por relacionamentos com outras pessoas e os 70% restantes pela experiência do dia a dia, as soft skills são desenvolvidas a partir de situações que representam um desafio.
Isso significa que essas habilidades podem ser promovidas com experiências, feedback de outras pessoas, atividades e programas de treinamento ou orientação.
Aqui estão algumas dicas e estratégias para você otimizar as soft skills de sua força de trabalho.
Incentive a autorreflexão
Você não saberá como desenvolver soft skills no local de trabalho até identificar quais precisam ser melhoradas.
Portanto, antes de começar a ministrar cursos aos funcionários (ou antes de começar a desenvolver soft skills no ambiente de trabalho, em geral), é essencial descobrir qual treinamento de desenvolvimento de soft skills cada funcionário mais precisa.
Incentive os funcionários a refletir sobre as habilidades sociais em que já são bons e a serem honestos consigo mesmos sobre as habilidades que podem ser úteis. Muitas vezes, uma combinação de autoavaliação e feedback de 360 graus é a melhor maneira de identificar as lacunas de soft skills de seus funcionários.
Prepare seus colaboradores para o tema
Às vezes, basta um pouco de orientação para que os funcionários percebam que não são tão sociáveis, comunicativos ou positivos quanto poderiam ser.
Seminários e programas de treinamento oferecidos em eventos podem ser ótimos para ensinar aos funcionários o que é o desenvolvimento de soft skills e porque é importante.
Ou, se seus funcionários são experientes em tecnologia, trabalhadores remotos, novos ou experientes, ou frequentemente em movimento, ir com treinamento online parece um plano perfeito.
Troque a sala de reuniões por um sistema de gerenciamento de aprendizado que torna o desenvolvimento de habilidades interpessoais divertido e envolvente.
Ofereça oportunidades de prática
Já ouviu o ditado, “a prática leva à perfeição?” A perda de aprendizagem acontece com soft skills da mesma forma que acontece com hard skills; se você não aplica acaba perdendo o conhecimento.
Garanta que as pessoas colaboradoras recebam tempo e oportunidades suficientes para praticar as habilidades técnicas e comportamentais que aprendem.
Lembre-se de que a prática e a autorreflexão são recursos que andam de mãos dadas. Os funcionários que se envolvem em autorreflexão consistente são mais autoconscientes e reconhecem quando suas habilidades precisam ser aprimoradas.
Feedback frequente
Quando os profissionais estiverem no caminho certo para desenvolver suas habilidades interpessoais no local de trabalho, a melhor maneira de ajudá-los como líder ou gerente é oferecendo feedback periódico.
O desenvolvimento de soft skills é um processo incrivelmente lento porque requer uma mudança de personalidade e hábitos, ao invés de uma mudança de conhecimento.
Portanto, guie gentilmente as pessoas pelo caminho certo e não os castigue quando eles se desviarem de vez em quando. Depois de algum tempo, eles devem estar no caminho certo para possuir um conjunto de habilidades interpessoais!
Como as soft skills afetam a equipe de trabalho?
A habilidade de desempenhar os aspectos técnicos de um trabalho pode levar um funcionário apenas até certo ponto. Tornar-se um funcionário excelente ou um líder admirado requer um arsenal de habilidades difíceis de medir, mas essenciais para o sucesso. Desta forma, ter uma série de soft skills afeta positivamente a carreira de uma pessoa e a performance em uma equipe de trabalho. Quer saber como?
Apelidadas de “soft skills”, esses comportamentos, traços de personalidade e hábitos de trabalho, como colaboração, pensamento crítico, perseverança e comunicação, é que ajudam as pessoas a prosperar no trabalho.
Pense desta forma: um arquiteto talentoso pode impressionar as pessoas com suas criações, mas se ele constantemente perder prazos ou não ouvir feedback — levando a atrasos dispendiosos no projeto ou clientes chateados — afetando outros profissionais da equipe e da empresa.
Por fim, vamos deixar aqui uma reflexão de Josh Bersin, especialista em RH mundialmente conhecido. Ele destaca que, embora grande parte dos CEOs esteja preocupada com a baixa oferta de pessoal com habilidades digitais satisfatórias, o problema está relacionado às soft skills.
Diretores de RH revelaram ainda que a maioria dos profissionais saem da faculdade preparada digitalmente para as demandas do mercado. Ou seja, o que a força de trabalho atual necessita, de fato, é de habilidades, como trabalho em equipe, compreensão de negócios e liderança.
No contexto atual, as companhias querem encontrar candidatos que tenham flexibilidade para mudanças constantes, habilidades para gerenciar o tempo e as tarefas, saibam colaborar com o time e entendam como transmitir suas ideias de modo convincente.
Como vimos neste artigo, essas soft skills do futuro são essencialmente humanas e não podem ser executadas por máquinas.
Quer saber mais sobre novas tendências para recrutamento? Então, descubra porque o teste de perfil comportamental é importante.