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Como atrair talentos: 10 estratégias eficazes para recrutar os melhores profissionais

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    Vagas For Business

  • 13 de set as 10:48
  • 6 min de leitura
Profissionais se cumprimentando, após ações do RH a respeito de como atrair talentos.

Para entender como atrair talentos, é preciso encontrar caminhos para investir em uma cultura organizacional sólida, oferecer crescimento profissional e criar um ambiente inclusivo. Utilize plataformas estratégicas, destaque benefícios atrativos e fortaleça a marca empregadora para atrair candidatos alinhados aos valores da empresa.

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Formar uma equipe de alta performance é o desejo de qualquer empresa. Mas, para alcançar esse patamar, é preciso entender como atrair talentos. Afinal, existem diferentes estratégias de recrutamento e seleção que dependem de ações de marketing, employer branding e um funil bem desenhado. 

Portanto, é essencial adotar as melhores práticas de RH quando o objetivo é a atração de bons profissionais. As tecnologias de recrutamento podem otimizar esse processo, ajudando a encontrar os melhores candidatos. 

Soluções como as de Vagas For Business apoiam a criação de anúncios de vagas personalizados, integração com redes sociais e sistemas de rastreamento para alcançar um público mais qualificado.

Então, saiba como alinhar as demandas, as tecnologias existentes e o alcance de bons resultados. Continue lendo!

O que é a atração de talentos?

A atração de talentos é um conjunto de esforços e estratégias aplicado pela equipe de RH para encontrar a pessoa certa para cada vaga. O objetivo é montar uma equipe de alta performance, desenvolvendo um team building para atender aos objetivos da empresa. 

Ao mesmo tempo, esse conceito tem relação com a capacidade do negócio de despertar o interesse dos profissionais. Isso exige a aplicação de estratégias de recrutamento e seleção adequadas a cada caso. 

Além disso, requer ações que fortaleçam a marca e mostrem que esse é um bom lugar para trabalhar. Quando esses fatores são equilibrados, facilita o alcance de profissionais com competências e experiências relevantes. Assim, é possível aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços, assim como atingir metas.

Como identificar os talentos certos para cada vaga?

Cada cargo pede conhecimentos e habilidades específicas. Existem estratégias e ações que ajudam a identificar profissionais com potencial para se destacar na função. Veja as principais.

Faça uma análise comportamental

A análise comportamental visa à compreensão do perfil do candidato para saber qual é o seu nível de adequação à cultura organizacional e ao modo de trabalho da empresa. Esse processo pode ser feito por meio de um teste de perfil comportamental, que analisa diferentes características, como capacidade de execução, comunicação e planejamento.

Verifique as soft skills

As competências técnicas são importantes, mas as comportamentais também precisam ser valorizadas. As soft skills, como comunicação eficaz, adaptabilidade, empatia e resolução de problemas, tem um papel importante no desempenho geral de um funcionário e na dinâmica da equipe.

Aplique testes psicológicos

Os testes psicológicos fornecem informações sobre as aptidões, motivações, e características comportamentais, ajudando a identificar indivíduos que têm o perfil psicológico ideal para a função.

Faça um pipeline de talentos passivos

O pipeline de talentos passivos inclui a consideração de profissionais que não estão procurando um novo cargo. De toda forma, eles podem ser um bom fit para a vaga que está aberta. 

Desenvolva a marca empregadora

O employer branding mostra como a empresa é positiva e ótimo lugar para trabalhar, apoiando na atração de talentos. O fortalecimento da chamada marca empregadora pode ser realizado a partir de eventos e implementação de programas de responsabilidade social.

Quais são as melhores estratégias para tornar o processo seletivo mais atrativo?

Em um mercado competitivo, tornar o processo seletivo mais atraente pode ser o diferencial para captar os melhores profissionais. Confira estratégias que podem transformar a experiência do candidato e destacar sua empresa na busca por novos colaboradores.

  • Tenha um perfil definido e estruturado;
  • Faça uma divulgação assertiva das vagas, uma descrição completa;
  • Destaque as competências técnicas e sociais desejadas;
  • Apresente os critérios da vaga;
  • Use os canais certos para divulgação, como sites especializados e redes sociais;
  • Ofereça um processo de candidatura transparente e simples;
  • Peça aos candidatos feedbacks via pesquisa de satisfação, entrevistas ou outro meio. O objetivo é melhorar a seleção;
  • Implemente um programa de benefícios atrativo;
  • Invista no marketing de recrutamento e nas melhores práticas de RH;
  • Evidencie os valores, propósitos e missão organizacionais;
  • Crie um banco de talentos para encontrar os melhores perfis;
  • Promova uma seleção humanizada e inclusiva;
  • Ofereça oportunidades de crescimento e uma plano de carreira;
  • Use um sistema ATS para gerenciar os processos de recrutamento.

Como utilizar tecnologias para otimizar o recrutamento e seleção?

Você pode utilizar tecnologias para otimizar o recrutamento e seleção e garantir que as etapas sejam mais precisas e rápidas. Além disso, essa pode ser uma forma de eliminar vieses e garantir um processo seletivo inclusivo. Isso pode acontecer, por exemplo, ao adotar a inteligência artificial. 

Nesse cenário, as tecnologias no RH permitem que o candidato ideal seja encontrado em um prazo menor. Isso porque os processos passam a ser automatizados e simplificados. 

Ou seja, em vez de um colaborador precisar analisar os currículos e fazer a triagem, o próprio sistema realiza essa análise e apresenta os perfis mais adequados. No caso do sistema ATS, ele é analisado com mais eficiência e agilidade. 

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Ele filtra a partir de diferentes critérios e permite cruzar informações de perfis, dados adicionais e notas de testes. 

Por sua vez, a IA pode ser usada para estabelecer critérios de análise de currículos, definindo quais são interessantes, indiferentes, importantes, desejáveis ou necessários. Ainda é possível criar jornadas automáticas para cada fase, com envio de testes, feedbacks, mensagens e mais.

10 dicas para atrair talentos na sua empresa

Entenda como essas 10 dicas podem transformar seu processo de recrutamento e garantir que você esteja atraindo os candidatos mais qualificados.

1. Empregue esforços no marketing 

O marketing de recrutamento busca melhorar a marca empregadora e tornar a empresa mais atrativa. Várias estratégias podem ser adotadas nesse sentido, como a conquista de selos e certificações (a exemplo do Great Place to Work). 

2. Invista no desenvolvimento profissional dos colaboradores

Ser um bom lugar para trabalhar passa por estimular a evolução dos próprios funcionários. Esse é um ponto para a atração de talentos, tanto por estar entre as melhores práticas de RH quanto pelo fato de os candidatos visualizarem uma possível carreira a longo prazo.

3. Estruture um bom programa de benefícios

A oferta de vale-refeição e plano de saúde já é considerada básica pelos colaboradores. Atualmente, os benefícios empresariais também devem passar pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por exemplo: trabalho remoto, horários flexíveis, programa de recompensas por metas e ofertas de cursos de capacitação.

4. Elabore um Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) oferece uma perspectiva de carreira. Cada funcionário tem suas demandas identificadas e sabe quais são suas metas de aprendizado. Tudo isso está alinhado aos propósitos da organização. Assim, ela é vista como atrativa e formadora de uma equipe de alta performance.

5. Implemente uma seleção de talentos humanizada

Uma das melhores estratégias de recrutamento é a seleção de talentos humanizada. O objetivo é acolher os candidatos e avaliar mais do que as hard skills. 

Ao analisar as habilidades comportamentais, o potencial colaborador se sente mais valorizado, e a companhia tem a chance de contratar alguém que contribua com suas experiências e valores.

6. Busque e incentive a inovação

Vale a pena incentivar a inovação para mostrar que há perspectivas para o futuro profissional. Entre as boas práticas, nesse sentido, estão:

  • Treinamentos criativos;
  • Autonomia para projetos diferenciados;
  • Abertura para novas experiências e ideias;
  • Premiações para as iniciativas válidas;
  • Incentivos ao feedback, à sugestão e à opinião dos colaboradores.

7. Implemente testes

A aplicação de testes, como os situacionais, psicológicos, de aptidões sociais e habilidades técnicas, faz parte de uma escolha assertiva. Eles ajudam a entender melhor o perfil do candidato e a verificar se ele irá se ajustar às demandas e à cultura organizacional.

8. Incentive o feedback constante

A cultura de feedback permite que os colaboradores e a própria empresa evoluam sempre. Com esses retornos, é possível ajustar o fluxo de trabalho e os processos, valorizando o trabalho bem-feito. Portanto, esse é um atrativo para quem quer crescer profissionalmente.

9. Evidencie os papéis de cada uma das partes

Evidenciar os papéis de cada uma das partes na contratação é crucial para garantir uma integração clara e eficiente entre o empregador e o novo colaborador. Quando as responsabilidades e expectativas são bem definidas, evitam-se mal-entendidos e confusões que podem surgir durante o processo de trabalho.

10. Use ATS combinado com a IA

Ao automatizar tarefas como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e a comunicação, um ATS não só economiza tempo e reduz o risco de erros humanos, mas também garante uma abordagem mais organizada e consistente. Combinado com a IA, esse ganho de tempo e produtividade é ainda maior. 

Como medir a eficácia dos processos seletivos?

Avaliar a qualidade e o impacto de suas estratégias é essencial para garantir que você está atraindo e retendo os melhores talentos.

  • Avalie a quantidade de currículos recebidos.
  • Confira o custo por contratação (valor total do processo seletivo pela quantidade de cargos preenchida).
  • Calcule o tempo de fechamento de vagas.
  • Aceite e analise o feedback dos novos contratados.
  • Considere o turnover do período de experiência, isto é, quantos contratados desistem ainda nos primeiros 3 meses de trabalho.
  • Veja qual é o nível de engajamento.
  • Analise o funil de contratação e calcule a taxa de conversão de cada etapa.

Quer transformar sua estratégia de recrutamento e atrair os profissionais mais qualificados? Conheça as melhores práticas para fazer da sua empresa um destino irresistível para os talentos mais promissores. 

Nossa ferramenta de Recrutamento e Seleção está aqui para apoiar seu negócio em todas as etapas do processo seletivo, desde a atração de candidatos até a contratação final. 

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