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Formar uma equipe de alta performance é o desejo de qualquer empresa. Mas, para alcançar esse patamar, é preciso entender como atrair talentos. Afinal, existem diferentes estratégias de recrutamento e seleção que dependem de ações de marketing, employer branding e um funil bem desenhado.
Portanto, é essencial adotar as melhores práticas de RH quando o objetivo é a atração de bons profissionais. As tecnologias de recrutamento podem otimizar esse processo, ajudando a encontrar os melhores candidatos.
Soluções como as de Vagas For Business apoiam a criação de anúncios de vagas personalizados, integração com redes sociais e sistemas de rastreamento para alcançar um público mais qualificado.
Então, saiba como alinhar as demandas, as tecnologias existentes e o alcance de bons resultados. Continue lendo!
A atração de talentos é um conjunto de esforços e estratégias aplicado pela equipe de RH para encontrar a pessoa certa para cada vaga. O objetivo é montar uma equipe de alta performance, desenvolvendo um team building para atender aos objetivos da empresa.
Ao mesmo tempo, esse conceito tem relação com a capacidade do negócio de despertar o interesse dos profissionais. Isso exige a aplicação de estratégias de recrutamento e seleção adequadas a cada caso.
Além disso, requer ações que fortaleçam a marca e mostrem que esse é um bom lugar para trabalhar. Quando esses fatores são equilibrados, facilita o alcance de profissionais com competências e experiências relevantes. Assim, é possível aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços, assim como atingir metas.
Cada cargo pede conhecimentos e habilidades específicas. Existem estratégias e ações que ajudam a identificar profissionais com potencial para se destacar na função. Veja as principais.
A análise comportamental visa à compreensão do perfil do candidato para saber qual é o seu nível de adequação à cultura organizacional e ao modo de trabalho da empresa. Esse processo pode ser feito por meio de um teste de perfil comportamental, que analisa diferentes características, como capacidade de execução, comunicação e planejamento.
As competências técnicas são importantes, mas as comportamentais também precisam ser valorizadas. As soft skills, como comunicação eficaz, adaptabilidade, empatia e resolução de problemas, tem um papel importante no desempenho geral de um funcionário e na dinâmica da equipe.
Os testes psicológicos fornecem informações sobre as aptidões, motivações, e características comportamentais, ajudando a identificar indivíduos que têm o perfil psicológico ideal para a função.
O pipeline de talentos passivos inclui a consideração de profissionais que não estão procurando um novo cargo. De toda forma, eles podem ser um bom fit para a vaga que está aberta.
O employer branding mostra como a empresa é positiva e ótimo lugar para trabalhar, apoiando na atração de talentos. O fortalecimento da chamada marca empregadora pode ser realizado a partir de eventos e implementação de programas de responsabilidade social.
Em um mercado competitivo, tornar o processo seletivo mais atraente pode ser o diferencial para captar os melhores profissionais. Confira estratégias que podem transformar a experiência do candidato e destacar sua empresa na busca por novos colaboradores.
Você pode utilizar tecnologias para otimizar o recrutamento e seleção e garantir que as etapas sejam mais precisas e rápidas. Além disso, essa pode ser uma forma de eliminar vieses e garantir um processo seletivo inclusivo. Isso pode acontecer, por exemplo, ao adotar a inteligência artificial.
Nesse cenário, as tecnologias no RH permitem que o candidato ideal seja encontrado em um prazo menor. Isso porque os processos passam a ser automatizados e simplificados.
Ou seja, em vez de um colaborador precisar analisar os currículos e fazer a triagem, o próprio sistema realiza essa análise e apresenta os perfis mais adequados. No caso do sistema ATS, ele é analisado com mais eficiência e agilidade.
Ele filtra a partir de diferentes critérios e permite cruzar informações de perfis, dados adicionais e notas de testes.
Por sua vez, a IA pode ser usada para estabelecer critérios de análise de currículos, definindo quais são interessantes, indiferentes, importantes, desejáveis ou necessários. Ainda é possível criar jornadas automáticas para cada fase, com envio de testes, feedbacks, mensagens e mais.
Entenda como essas 10 dicas podem transformar seu processo de recrutamento e garantir que você esteja atraindo os candidatos mais qualificados.
O marketing de recrutamento busca melhorar a marca empregadora e tornar a empresa mais atrativa. Várias estratégias podem ser adotadas nesse sentido, como a conquista de selos e certificações (a exemplo do Great Place to Work).
Ser um bom lugar para trabalhar passa por estimular a evolução dos próprios funcionários. Esse é um ponto para a atração de talentos, tanto por estar entre as melhores práticas de RH quanto pelo fato de os candidatos visualizarem uma possível carreira a longo prazo.
A oferta de vale-refeição e plano de saúde já é considerada básica pelos colaboradores. Atualmente, os benefícios empresariais também devem passar pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por exemplo: trabalho remoto, horários flexíveis, programa de recompensas por metas e ofertas de cursos de capacitação.
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) oferece uma perspectiva de carreira. Cada funcionário tem suas demandas identificadas e sabe quais são suas metas de aprendizado. Tudo isso está alinhado aos propósitos da organização. Assim, ela é vista como atrativa e formadora de uma equipe de alta performance.
Uma das melhores estratégias de recrutamento é a seleção de talentos humanizada. O objetivo é acolher os candidatos e avaliar mais do que as hard skills.
Ao analisar as habilidades comportamentais, o potencial colaborador se sente mais valorizado, e a companhia tem a chance de contratar alguém que contribua com suas experiências e valores.
Vale a pena incentivar a inovação para mostrar que há perspectivas para o futuro profissional. Entre as boas práticas, nesse sentido, estão:
A aplicação de testes, como os situacionais, psicológicos, de aptidões sociais e habilidades técnicas, faz parte de uma escolha assertiva. Eles ajudam a entender melhor o perfil do candidato e a verificar se ele irá se ajustar às demandas e à cultura organizacional.
A cultura de feedback permite que os colaboradores e a própria empresa evoluam sempre. Com esses retornos, é possível ajustar o fluxo de trabalho e os processos, valorizando o trabalho bem-feito. Portanto, esse é um atrativo para quem quer crescer profissionalmente.
Evidenciar os papéis de cada uma das partes na contratação é crucial para garantir uma integração clara e eficiente entre o empregador e o novo colaborador. Quando as responsabilidades e expectativas são bem definidas, evitam-se mal-entendidos e confusões que podem surgir durante o processo de trabalho.
Ao automatizar tarefas como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e a comunicação, um ATS não só economiza tempo e reduz o risco de erros humanos, mas também garante uma abordagem mais organizada e consistente. Combinado com a IA, esse ganho de tempo e produtividade é ainda maior.
Avaliar a qualidade e o impacto de suas estratégias é essencial para garantir que você está atraindo e retendo os melhores talentos.
Quer transformar sua estratégia de recrutamento e atrair os profissionais mais qualificados? Conheça as melhores práticas para fazer da sua empresa um destino irresistível para os talentos mais promissores.
Nossa ferramenta de Recrutamento e Seleção está aqui para apoiar seu negócio em todas as etapas do processo seletivo, desde a atração de candidatos até a contratação final.
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