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Já imaginou dirigir um carro de olhos tapados? Você pode até conseguir guiá-lo devagarinho por alguns metros, mas invariavelmente algo ruim acontecerá. Sem cultura de feedback, ou qualquer gestão de desempenho, é assim, com a visão nublada, que muitos profissionais atuam em suas organizações.
Ter uma cultura de feedback ativa na sua organização é um componente importante do gerenciamento de desempenho e deve ser usado em conjunto com a definição de metas e objetivos da organização. Como assim?
Simples, os profissionais precisam saber em tempo hábil o que estão fazendo, qual é o propósito do trabalho deles, e se a forma como estão conduzindo suas ações e comportamentos levou a uma geração de resultados para a companhia, principalmente, se acabaram de ingressar nela.
A pergunta é: como criar uma cultura de feedback para nutrir essa geração de valor para a organização e colaboradores? Fique aqui conosco que você saberá a resposta dessa pergunta, além de outras vantagens da prática de uma política de feedback aberto.
O que é a cultura de feedback?
A cultura de feedback consiste na criação de um ambiente onde as pessoas se sentem livres, seguras e encorajadas a compartilhar e a receber críticas construtivas e positivas. Não há culpas, medos nem vergonha de receber ou fazer essa comunicação.
Apesar de estarmos aqui falando sobre o ambiente corporativo, vale a pena destacar que a cultura de feedback pode existir em qualquer local, não apenas no trabalho. Essa comunicação aberta pode ser feita em sala de aula, em uma loja em que você como consumidor pode dar seu feedback sobre a compra e até em redes sociais das marcas.
Quais os tipos de feedback?
Quando se fala em feedback, pensamos em basicamente uma conversa que aponta ações e comportamentos positivos e negativos, certo? Como veremos a seguir, esse bate-papo sincero entre as pessoas vai muito além disso. Veja alguns tipos de feedback praticados:
Feedback positivo
É quando alguém elogia e reforça uma ação ou comportamento positivo de uma pessoa. Em geral, é uma comunicação rápida e verbal, feita logo após o comportamento ou ação observada.
Feedback negativo
É exatamente o contrário do feedback positivo. Trata-se de uma comunicação que tende a apontar alguns comportamentos e ações que devem ser corrigidos.
Feedback construtivo
Ele vai além apenas de apontar ações ou comportamentos bons ou ruins: a ferramenta trabalha em como melhorar as condutas ruins e como otimizar aquelas que já são boas.
Feedback motivador
Sabe aquela energia a mais que os colaboradores precisam quando estão esgotados ou descrentes no trabalho? Pois bem, esse é o papel do feedback motivador. Trata-se de uma ferramenta usada pelas lideranças para incentivar os colaboradores a seguir adiante nas tarefas.
Feedback de desligamento
Trata-se do último momento em que empresa e funcionário podem ter para avaliar a atuação profissional e corporativa da empresa. Nela é pontuado o que deu certo e errado na relação de ambos e porque está acontecendo o desligamento do funcionário.
Importante destacar que é nesse momento que o colaborador, sem a presença da liderança direta, apenas com algum interlocutor da área de RH, poderá também expressar seus sentimentos com relação à organização, colegas e pessoas líderes.
Feedback 360 graus
Trata-se de uma ferramenta de feedback complexa que envolve avaliações de superiores, pares e até fornecedores sobre os funcionários de uma empresa. Geralmente, é conduzida por alguma plataforma eletrônica que compila os dados extraídos dos feedbacks.
Autofeedback
O nome já diz, trata-se de uma autoavaliação de sua performance considerando pontos como:
- motivações;
- interesses;
- pontos fortes e negativos;
- valores.
Por que criar uma cultura de feedback na sua empresa?
Além de motivar sobremaneira as equipes, a adoção da cultura do feedback tem em si muitos outros benefícios, tanto para o colaborador como para a empresa.
Por exemplo: quando a organização oferece aos colaboradores tanto a oportunidade de receber como de conceder feedback, cria-se o que os especialistas chamam de ownership, ou, no bom português, senso de propriedade. É quanto os profissionais trabalham tão engajados na causa da empresa que é como se eles estivessem tocando o próprio negócio.
Além de acentuar essa vontade de empreender com a organização, a cultura do feedback leva ainda aos seguintes benefícios:
Cria-se uma confiança mútua entre as equipes
A cultura de feedback naturalmente ajuda a construir confiança e respeito mútuo entre as equipes, independentemente do cargo ou nível de senioridade, em toda a organização.
Quando os funcionários podem se comunicar de forma aberta e eficaz não apenas com seus colegas, mas também com seus chefes e gerentes, eles podem ter um sentimento mais profundo de compreensão e conexão.
Nesse ambiente mais acolhedor, os funcionários de organizações consideradas de “alta confiança” experimentam 40% menos esgotamento, exibem 74% menos estresse e são 50% mais produtivos, como relatado em estudo publicado na Harvard Business Review.
Melhora a comunicação corporativa
Uma cultura de feedback pode ajudar a melhorar a comunicação corporativa. Como?
O feedback é essencial para uma comunicação eficaz porque a liderança pode verificar se as mensagens (comunicação corporativa) foram compreendidas em tempo real.
Além disso, feedbacks também ajudam a reforçar pontos da cultura organizacional, o que ajuda a melhorar a comunicação da empresa com seus colaboradores. E assim fica mais fácil para os profissionais entenderem como seus comportamentos positivos e negativos afetam no cumprimento dos objetivos e metas da empresa.
Aumenta a Produtividade
Vamos combinar que, no fim do dia, essa troca de informações precisa ser sentida positivamente em profissionais como corporativos. Como?
Ao deixar sua equipe saber qual parte de seu trabalho pode ser melhorada e como fazê-lo, você está criando seu caminho para aumentar a produtividade dela. Isso mesmo!
Além disso, uma vez que a equipe encontrou os melhores métodos para realizar tarefas, espera-se que ela se torne proativa, compreenda melhor o cenário sistêmico dos negócios e antever situações de crises.
Qual é o impacto do feedback no desempenho do colaborador?
Quando você era criança ou adolescente, as notas que tirava na escola eram uma forma de medir seu rendimento escolar. Uma nota abaixo de 6 e o feedback inconsciente daquela situação era de que você precisava estudar mais aquela matéria.
O que você fazia? Iria entender o que você errou e melhorar sua performance na próxima prova. O mesmo ocorre com os colaboradores. Com o devido feedback, o desempenho deles tende a ser impulsionado.
E quais são os outros impactos de feedbacks individuais e transversais na vida do colaborador? Aqui vai uma boa lista deles:
- permite o desenvolvimento contínuo;
- ajuda a identificar e remover barreiras para alcançar metas e objetivos;
- fortalece o relacionamento entre líder e liderados;
- faz com que os funcionários se sintam apoiados em sua função;
- cria uma força de trabalho altamente qualificada.
Como implementar uma cultura de feedback na empresa?
Já abordamos aqui os benefícios corporativos e para os funcionários de um local de trabalho que investe em uma política de feedback aberta e acolhedora. Mas como sair do rascunho e praticar a cultura do feedback contínuo? Aqui vão 6 passos de como implementar uma cultura de feedback na sua empresa.
Crie uma diretriz de feedback
Ao criar diretrizes para fornecer feedback, foque em responder às seguintes perguntas:
- Por quê: os objetivos e metas de dar o feedback
- Quem: as pessoas que devem entregá-lo e recebê-lo
- Como: o processo e os canais que devem usar
- Quando: a frequência com a qual o processo deve ocorrer
Incentive os trabalhadores a oferecer e obter feedback.
Compartilhe instruções sobre como dar e receber feedback dos funcionários.
Comemore as realizações da equipe.
Para criar uma cultura saudável com feedback contínuo, comemore os sucessos e as realizações de sua equipe. A produtividade e o envolvimento dos funcionários aumentarão quando todos se sentirem aplaudido pelas conquistas.
Personalize o treinamento de feedback.
Você pode personalizar o treinamento com diferentes caminhos e estilos de aprendizado para atender às necessidades de todos.
Pratique uma política de portas abertas.
Você pode descobrir pontos problemáticos que nem sabia que existiam abordando suas preocupações, perguntas ou sugestões fora da cadeia de comando regular.
Automatize o feedback.
Substitua as pesquisas em papel por pesquisas digitais e complemente as interações com o software de feedback.
Como observamos ao longo deste artigo, a cultura de feedback contínuo é útil em diversos ambientes, seja no local de trabalho, escola ou até na academia de ginástica. Essa prática ajuda as pessoas a reforçar bons comportamentos e eliminar os indesejados e com isso se tornam mais produtivas e qualificadas.
Quer saber mais sobre o tema? Sugerimos ainda a leitura do artigo como desenvolver e manter um processo de feedback saudável aos funcionários.