Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
O pipeline de talentos é um projeto a longo prazo que, quando bem gerenciado, pode render excelentes resultados em caso de turnover. Assim, a técnica surge para garantir um recrutamento e seleção rápida das vagas com talentos altamente alinhados à função.
Apesar de milhões de pessoas buscarem uma vaga de trabalho, aqueles que trabalham com recursos humanos sabem bem que encontrar profissionais capacitados tem sido cada vez mais difícil. Isso acontece porque a junção perfeita de habilidades técnicas e comportamentais é difícil de achar.
Vamos mostrar a utilidade desta lista de profissionais selecionados e explicar quais são as melhores ferramentas para te ajudar na criação e gerenciamento eficientes do pipeline. Saiba mais a seguir.
O que é o pipeline de talentos?
Um pipeline de talentos é um processo estratégico usado pelas empresas para recrutar e manter talentos qualificados. O objetivo é construir um pool de candidatos qualificados que se alinhem com a cultura e as necessidades da empresa.
Apesar de ser amplamente usado em contratações externas, é importante mencionar que o método também pode ser aplicado internamente na sua empresa. Faça isso sondando aqueles colaboradores que tenham potencial para ocupar cargos superiores, incentivando o desenvolvimento individual e criando assim um plano de carreira.
Qual é a diferença entre pipeline e banco de talentos?
No pipeline os candidatos estão em diferentes estágios do processo de recrutamento. Ele começa com a identificação e atração e continua com a triagem, entrevistas, avaliações e, eventualmente, a contratação.
Essa é uma representação visual ou sistemática dos estágios pelos quais um candidato passa. Para gerenciar, muitas empresas recorrem a sistemas de gestão de candidatos ou outras ferramentas de recrutamento.
Por outro lado, um banco de talentos são dados de candidatos que expressaram interesse em trabalhar para uma empresa, mesmo que não estejam ativamente se candidatando a uma vaga no momento. Esses candidatos são coletados de várias fontes, como inscrições diretas no site da empresa, eventos, networking ou mesmo currículos enviados anteriormente.
Como o pipeline de talentos funciona?
Essa base de profissionais qualificados passa a ser acompanhada em caso de eventual turnover daquele que estava preenchendo a vaga. Quando ocorre a necessidade de nova contratação, é feito o contato com o potencial talento.
Mas é importante não deixar para abordar os indivíduos apenas no momento da contratação. Vale a pena manter uma interação esporádica com eles, enviando recados para manter o interesse na marca e em sua cultura.
Veja mais: Como atrair os talentos certos para cada vaga
Quais os benefícios de um pipeline bem estruturado?
São vários os benefícios de criar uma destas listas no seu RH, de forma que se sua empresa ainda não possui uma, é preciso repensar esta estratégia. Confira as principais vantagens a seguir:
Redução de tempo no processo de contratação
Uma vez que existem profissionais filtrados, o RH não precisa abrir um novo processo de recrutamento e seleção. Basta entrar em contato com os possíveis candidatos e descobrir sua disponibilidade para ocupar a vaga.
Redução de custos na contratação
Quando um funcionário de cargos estratégicos sai da empresa, os processos e equipes são impactados diretamente, reduzindo o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, os resultados. Desta forma, quanto mais cedo o cargo for ocupado, mais rápida será a normalização da rotina e da produtividade.
Melhoria na qualidade das contratações
Isso acontece porque o risco é diminuído, uma vez que é possível analisar o candidato durante um longo período. A probabilidade da contratação ser eficiente é consideravelmente maior do que uma seleção feita com urgência.
Aumento da retenção de profissionais
A chance do colaborador continuar por mais tempo é consideravelmente maior, pois a triagem prévia, além de ter sondado a compatibilidade, ainda permitiu apresentar a cultura empresarial, fazendo com que ele aceite a oportunidade ciente de como funciona a empresa. Esse alinhamento garante que ele se identifique com o ambiente e permaneça por mais tempo.
Como criar um pipeline de talentos?
Quando a empresa possui acesso a perfis de profissionais capacitados, é possível criar seu próprio pipeline de talentos. Sugerimos que você siga os seguintes passos:
Defina os objetivos
Avalie as necessidades de talentos da sua empresa, considerando plano de crescimento, expansão e substituições. Com essas informações, defina metas específicas, como reduzir o tempo dos processos seletivos, melhorar a qualidade das contratações, e garantir a diversidade de perfis.
Identifique perfis de talentos
Liste os cargos mais críticos para o sucesso da empresa. Para cada posição crítica, crie perfis detalhados que incluam habilidades, experiências e competências necessárias.
Construa uma estratégia de atração
Identifique talentos internos que possam ser desenvolvidos para ocupar posições futuras e utilize diferentes canais de recrutamento, como redes sociais, eventos de recrutamento, e plataformas online. Desenvolva e promova a marca da empresa, destacando a cultura organizacional, benefícios e oportunidades de crescimento.
Prospecção e engajamento de talentos
É interessante participar de feiras de emprego, conferências e eventos da indústria para conhecer candidatos em potencial e manter contato regular com talentos potenciais por meio de newsletters, e-mails personalizados e mídias sociais. Implementar programas de estágio e trainee é um recurso para identificar e desenvolver talentos jovens.
Seleção e triagem de candidatos
Use ferramentas de triagem para filtrar candidatos com base nas qualificações e experiência, conduzindo entrevistas baseadas em competências para avaliar a adequação dos candidatos aos perfis de talento definidos. Utilize testes psicométricos, técnicos ou de habilidades para obter uma avaliação mais objetiva.
Planos de desenvolvimento
Crie planos de desenvolvimento individual para preparar profissionais internos para futuras posições e implemente programas de mentoria para ajudar no crescimento desses colaboradores.
Monitoramento e avaliação
Defina métricas para avaliar a eficácia dessa estratégia, como tempo de contratação, taxa de aceitação de ofertas, e qualidade das contratações. Obtenha feedback dos gerentes e dos próprios candidatos para ajustar e melhorar as ações.
Como obter dados de candidatos?
Ao realizar um processo seletivo, é possível acessar os currículos de vários candidatos e durante as etapas conseguir filtrar profissionais que, mesmo não aprovados no final, poderiam ocupar a vaga oferecida, então é só aproveitá-los.
Outro método eficiente seria utilizar ferramentas de recrutamento ou ATS’s, onde a empresa pode entrar em contato eventualmente para apresentar a empresa e conhecer ainda mais a postura do possível profissional.
Se sua empresa tem interesse no desenvolvimento de carreira entre seus recursos humanos, o pipeline pode ser criado com base nas avaliações de desempenho e feedbacks oferecidos por superiores. Uma vez existindo a compatibilidade, é válido fazer o convite para o funcionário assumir o novo cargo.
Ferramentas e tecnologias para gestão do pipeline de talentos
Aproveitando os recursos tecnológicos atuais para otimizar a rotina do RH, a maioria dos processos seletivos costuma ser gerenciado online ou em aplicativos específicos. Saiba a seguir quais são os mais utilizados pelas empresas:
Softwares de recrutamento
Existem vários softwares de recrutamento disponíveis no mercado, desde aqueles que exigem maior interação do usuário até os sistemas com inteligência artificial para agilizar o processo. Alguns oferecem a possibilidade de testes gratuitos para que você possa verificar as funcionalidades antes de contratar.
Plataformas de análise de dados e desempenho
Úteis no recrutamento interno e acompanhamento da taxa de turnover, essas plataformas podem ajudar seu RH na tomada rápida de decisão quando é necessário ocupar uma vaga. Além de mostrar a produtividade, alguns sistemas permitem verificar o perfil comportamental, garantindo tanto a presença das hard skills quanto das soft skills certas.
Sistemas de gestão de talentos (ATS – Applicant Tracking Systems)
São sistemas automatizados que ajudam a identificar habilidades específicas de profissionais disponíveis no mercado. Alguns deles, além de oferecer acompanhamento de todo o processo seletivo, são integrados com bancos de dados de funcionários.
Sabia que Vagas for Business pode te ajudar na missão de criar o seu pipeline de talentos? Nosso sistema permite a gestão e integração com as ferramentas como job boards, Google for Jobs e Jooble.
Além disso, nós utilizamos inteligência artificial para recomendar os melhores profissionais para a função com maior praticidade, evitando trabalhos manuais desnecessários, aumentando a personalização e acompanhado de todo o processo seletivo. Entre em contato agora e solicite a demonstração do software de recrutamento.