• Atração de talentos
  • Recrutamento e Seleção

Banco de talentos: o que é, quais os benefícios e como fazer

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 10 de dez as 17:45
  • 4 min de leitura
Funcionários debruçados em cima de uma mesa analisando planos estratégicos e criativos.

O banco de talentos é um registro de dados pessoais e profissionais de candidatos que já fizeram um processo seletivo de determinada empresa e que, apesar de não terem sido contratados, podem fazer parte da empresa no futuro.

Tópicos desde artigo

Imagine como seria mais simples se a cada vez que surgisse uma vaga na companhia, bastasse checar currículos já recebidos e escolher um profissional adequado. Seria ótimo, certo? Essa é uma agilidade que um banco de dados gera. 

Veja todas as vantagens trazidas com a medida e como promovê-la efetivamente em sua organização!

O que é banco de talentos e para que serve?

O banco de talentos é um agrupamento de dados profissionais de candidatos que aplicaram para uma vaga em uma empresa no passado, tiveram fit com a organização, mas não foram contratados, seja por recusa da parte deles, salário ou momento. 

Ter esse repositório de informações sobre participantes com perfis e habilidades alinhadas aos objetivos da empresa facilita e agiliza muito o processo seletivo. 

Tipos de banco de talentos

Um banco de talentos pode ser de dois tipos: externo e interno.

  • Externo — é o mais comum e reúne dados de profissionais que um dia participaram de processos seletivos abertos pela empresa, mas não chegaram a ser admitidos;
  • Interno — é uma excelente alternativa para agilizar processos de recrutamento interno, quando o candidato a uma nova oportunidade já trabalha na empresa, cujo perfil já é reconhecido e admirado pelos colegas de trabalho e gestores; e é uma boa opção para o cargo em aberto.

Quais benefícios o banco de talentos oferece?

Não há nenhum ponto negativo em compor um banco de talentos para sua empresa. Muito pelo contrário, visto que essa ferramenta facilita muito os processos de recrutamento e seleção. 

Os principais benefícios que este recurso pode gerar à empresa são:

1. Qualidade na contratação 

A qualidade da contratação é um dos principais indicadores de desempenho da área de Recrutamento e Seleção. Ele diz respeito à performance do novo funcionário dentro do cargo e das expectativas que a empresa tinha ao admiti-lo. 

Uma vez que o banco de talentos reúne candidatos que já passaram pelo crivo da organização e, portanto, já tem habilidades, competências e até personalidades conhecidas, a escolha pela pessoa certa para o cargo correto é facilitada. 

2. Economia de custos 

Com o banco de talentos, a empresa poupa recursos financeiros com os processos de recrutamento. Ao invés de iniciar do zero e investir dinheiro para anunciar a vaga, você pode optar por um candidato capacitado e que já esteja no banco.

Reduzindo os custos de seleção, haverá orçamento maior para investir em outras áreas da companhia, como as mais estratégicas, ao invés das mais táticas.

3. Otimização de tempo 

O recrutamento proativo proporcionado pelo banco de talentos ajuda a selecionar os melhores candidatos em um período de tempo mais curto. Isso porque os processos de seleção já foram realizados anteriormente com talentos pré-qualificados para vagas na empresa.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Dessa maneira, o departamento de recursos humanos também têm mais tempo para se dedicar a outras tarefas importantes e estratégicas.

4. Aprimoramento do departamento De RH

Ter uma lista de pessoas com talentos variados ajudará o gestor de RH a entender a disponibilidade dos colaboradores e a realidade do mercado de trabalho, como a média salarial de acordo com o perfil das vagas.

A medida deve impulsionar ainda um bom relacionamento com os profissionais e, não à toa, essa boa experiência tende a produzir um engajamento prévio importante para fortalecer a marca empregadora.

Como montar um banco de talentos?

Para montar um banco de talentos é necessário deixar registrado as informações e contatos de profissionais que se candidataram a vagas na empresa, mas também por aqueles procurados por gestores em sites corporativos ou indicados por colaboradores. Em outras palavras, candidatos de diferentes estágios do funil de recrutamento podem fazer parte do pool.

Para que ele seja realmente eficiente durante os processos seletivos, seu banco de dados precisa:

  • Ter um sistema de categorização, organização e classificação e triagem dos currículos;
  • Ser diverso e contar com candidatos de diferentes níveis, áreas e expertises; 
  • Apontar quais devem ser as etapas percorridas por estes candidatos específicos;
  • Observar as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados. 

Além disso, é imprescindível que o seu banco de talentos esteja sempre atualizado, afinal, a todo momento podem surgir profissionais que acumulam elogios do gestor, se destacam em entrevistas, assim como aqueles que, com o passar do tempo, demonstraram não atender mais às expectativas da empresa. Portanto, estabeleça uma frequência de atualização, sempre mantendo um backup por segurança. 

Algumas plataformas de recrutamento já permitem tais atualizações de maneira prática e até mesmo automática. Nesse sentido, softwares de R&S são muito úteis na hora de montar um banco de talentos, tendo, por exemplo, funcionalidades de busca e organização de talentos por skills.

Qual é a função do banco de talentos no processo de recrutamento e seleção?

O banco de talentos desempenha um papel importante no recrutamento e seleção, pois consiste em uma base de dados que armazena informações sobre candidatos qualificados e interessados em trabalhar na organização, mesmo que não haja uma vaga aberta no momento.

Esse banco pode ser formado por currículos recebidos, candidatos que participaram de processos seletivos anteriores ou por meio de inscrições espontâneas.

Ao ter um banco de talentos, as empresas podem reduzir o tempo e os custos associados ao recrutamento externo, pois têm acesso a candidatos pré-selecionados que já demonstraram interesse na organização. A

lém disso, o banco de talentos permite que as empresas identifiquem e entrem em contato com candidatos qualificados de forma rápida quando uma vaga adequada surgir, agilizando o processo de recrutamento e seleção. Isso facilita a busca por talentos internos antes de considerar candidatos externos, promovendo a retenção e o desenvolvimento dos colaboradores.

Quer montar um banco de talentos para a sua empresa e facilitar a aquisição e seleção de talentos? Então conheça o sistema de recrutamento e seleção da Vagas for Business e tenha acesso a mais de 23 milhões de currículos cadastrados!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.