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Descrição de cargo (job description): dicas e modelos completos

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    Vagas For Business

  • 17 de jul as 10:33
  • 10 min de leitura
Homem sorridente digitando em seu notebook.

Criar um bom job description aumenta a eficácia e a velocidade do recrutamento

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A criação da descrição de cargo (também chamada de job description) é o primeiro passo para dizer ao mercado que sua empresa está em busca de talentos: é a porta de entrada para candidatos. E para os profissionais de RH, ter um modelo de descrição de cargo e funções pode ajudar e agilizar muito todo esse processo.

Usualmente, há muito mais profissionais que número de posições a serem ocupadas. Por isso, com o intuito de fazer a pré-triagem desde o anúncio e se dirigir aos candidatos que estão dentro do perfil buscado, é importante que o job description seja bem-escrito, conte com uma estrutura organizada e agradável aos olhos e que tenha o máximo de informações disponíveis.

Como a rotina dos times de R&S é muito atribulada, com posicionamentos bem estratégicos dentro das empresas, pode faltar tempo para dedicar-se à tarefa com a qualidade que ela demanda.

Por isso, com o intuito de facilitar essa tarefa, elencamos os principais pontos de atenção no momento de criar o anúncio e ainda desenvolvemos modelos de descrição de cargo que são muito procurados por nossos candidatos.

Para saber mais, continue lendo e veja os melhores exemplos de descrição de atividades.

O que é descrição de cargo (job description)?

Descrição de cargo, ou job description, é uma descrição de atividades, responsabilidades, competências e outas informações sobre uma posição em aberto. É uma ferramenta feita pelo RH, sendo uma importante etapa do recrutamento, que funciona como um anúncio de vagas.

A área de Aquisição de talentos precisa torná-lo atrativo para chamar atenção suficiente para que eles se inscrevam à vaga.

É bom ressaltar que a maioria das empresas não é a Apple ou o Google, que recebem um volume enorme de currículos de candidatos loucos para trabalhar. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes para não errar a mão no anúncio da vaga.

Impacto

Um job description bem elaborado abre as portas para um processo de contratação bem-sucedido.

Depois de despertar o interesse dos candidatos com seu anúncio de emprego, mostre a cultura da empresa com uma página de carreiras atraente e trate os candidatos com um formulário de inscrição rápido, eficaz e habilitado para acesso em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Mulher olhando para câmera e dizeres "37 modelos de job description. Baixe agora"

Como elaborar uma descrição de cargo?

O processo de criação de anúncio de vaga de emprego é uma mistura de arte e ciência. Você precisa injetar um pouco de personalidade e transmitir o que torna sua organização única. Também existem certas convenções a serem seguidas.

Para garantir um excelente job description, defina expectativas realistas, pesquise palavras-chave, forneça detalhes relevantes, mostre os planos e enfatize o clima da organização.

Considere o processo de busca de emprego do ponto de vista do candidato. Ao escrever suas descrições de cargo, tente achar um match entre as palavras-chave que o público-alvo está procurando e o que é relevante para a vaga.

O que escrever na descrição de atividades?

Antes de partir para ação de formular o job description, tenha em mente as respostas às seguintes perguntas:

  • Qual é o papel do profissional que ocupará a vaga dentro do contexto da empresa e da área que trabalhará?
  • A quem a função se reporta e quais são outras interações importantes?
  • Quais são as responsabilidades e os resultados esperados?
  • Quais são os objetivos em curto, médio e longo prazo que o profissional deverá visar?
  • Como é o escopo para progressão e promoção?
  • Que tipo de habilidades comportamentais e técnicas o profissional deve possuir?
  • Qual é a faixa de remuneração e benefícios disponíveis para o cargo

Como fazer uma boa descrição de cargo

Imagem gráfica dizendo como fazer uma descrição de cargo perfeita

4 dicas para criar um modelo de descrição de cargo

Veja as melhores dicas para turbinar a descrição de vaga e atrair os melhores talentos para a organização com os exemplos de modelos de descrição de cargo para usar de A a Z.

Atente-se à gramática

A primeira dica – e uma das mais importantes – é sempre se atentar à língua portuguesa. Um bom anúncio está, necessariamente, bem-escrito. A empresa que aplica de forma equivocada a gramática – seja numa linguagem mais formal ou informal – não causa boa impressão. Por mais sólida que seja a imagem da organização, constantes erros de português em suas comunicações podem afastar candidatos.

Atente-se também aos erros de digitação. Quanto melhor escrito o anúncio, mais chances de atrair os candidatos ideais.

Em casos de dúvidas, recorra ao dicionário, revisores ou a fontes confiáveis e especializadas.

Crie uma boa estrutura

Alie à boa escrita uma estrutura clean e visualmente agradável. O anúncio poluído, sem divisões claras e sem padrão também espanta os candidatos. Por isso, se você escolheu dispor informações em tópicos e utilizando bullets, prossiga assim até o fim. Se a escolha foi por traços, a mesma regra se aplica. Evite misturar padrões, já que isso polui o anúncio.

Não se esqueça de dividir o texto em alguns blocos, para que as informações não se misturem. Você pode criar separações como “atividades”, “pré-requisitos”, “benefícios”, “local de atuação”, “horário” e “demais informações”.

Ao adotar essas medidas simples, o candidato percebe como o time de RH se preocupa com cada detalhe. Isso gera boa impressão e ainda fortalece a imagem da empresa.

Quanto mais informações, melhor

Muitas vezes, as atividades a serem desenvolvidas e até mesmo o local de atuação são confidenciais. Por outro lado, se o candidato não tiver nenhuma pista sobre qual é a atuação na empresa, não há estímulo para efetuar a inscrição.

Quanto mais informações o anúncio tiver, mais atrativo ele ficará. Isso também tem efeito na pré-triagem, uma vez aumenta a chance de apenas candidato adequados ao cargos se increverem.

Questões legais

É importante lembrar que todos os anúncios devem estar de acordo com a lei. Não pode haver discriminação de etnia, gênero, religião ou de qualquer outra natureza, segundo a lei 9029 (Art 1º).

Além disso, vale lembrar que o empregador não pode solicitar mais do que seis meses de experiência em uma mesma atividade, de acordo com a lei 11.644/08.

Por exemplo, o Vagas For Business possui uma equipe de Atração e Qualidade, que revisa e avalia todos os anúncios publicados. Em 2019, foram mais de quatro mil correções feitas pelo time devido à descrições de cargos com problemas legais.

Seja simples e claro na descrição do cargo

Os cargos não tradicionais como “Executivo Rockstar” ou “Coordenador de Felicidade” podem chamar a atenção por serem diferentes, mas não são diretos, o que gera muita confusão na inscrição. Anteriormente, esses termos extravagantes fizeram as descrições de cargos se destacarem, mas agora são apenas clichês.

Troque títulos de cargos descolados (e criativos) por outros mais claros. Se você deseja contratar um agente de central de atendimento e anunciar um “especialista em vendas e marketing” provavelmente atrairá as pessoas erradas.

Fale diretamente com os candidatos

Os candidatos tendem a vasculhar as descrições de cargo, de modo que jargões e frases confusas desviam a atenção. Antes de publicar, verifique sua descrição para garantir clareza e precisão.

Procure, inclusive, pedir para que um terceiro, não envolvido no processo, leia o texto do job description. Veja qual foi o entendimento dele e se algum ponto não ficou claro, volte e refaça a descrição.

Venda a empresa

O anúncio de emprego é sua chance de oferecer aos candidatos um vislumbre da cultura da sua empresa. As pessoas precisam de razões convincentes para deixar seus locais de trabalho atuais.

Portanto, detalhe os benefícios que acompanham o trabalho  explique como contribuem para o crescimento da empresa.

Considere, dependendo da plataforma de divulgação, incluir links para depoimentos de seus funcionários ou fotos das atividades da equipe.

Descreva tarefas específicas

No job description, ajude os candidatos a visualizarem um dia típico do profissional cuja vaga está sendo anunciada.

Divida as responsabilidades em tarefas curtas e claras. Por exemplo, se você está anunciando um gerente de marketing digital, em vez de usar uma descrição evasiva, como “Você será responsável pelo departamento de Marketing Digital”, descreva responsabilidades específicas, como. “Gerenciar todos os canais de marketing digital para garantir a consistência da marca”.

Por fim, verifique também se você e o gerente da vaga estão na mesma sintonia sobre os requisitos do cargo. Isso evita confusão com os candidatos posteriormente selecionados.

Explique como o profissional será avaliado

Esse é o chamado pulo do gato.

Atualmente, candidatos não estão apenas interessados em saber se há possibilidade de desenvolver a carreira na empresa, mas querem entender quando e como galgar novos degraus nela. Para tanto, é fundamental que conheçam como serão avaliados pelos seus superiores ou pares.

Seria importante o processo de Talent Acquisition já indicar os KPIs da vaga no job description. Esse é um convite sutil, porém certeiro para profissionais qualificados e que gostam de desafios.

Forneça faixa salarial no job description

Esse é um ponto delicado e que chega até a ser um tabu no R&S.

Se você quer um profissional qualificado, responsável e coerente, nada mais justo do que já dizer no primeiro contato o que você pode oferecer.

Não desperdice o tempo da sua empresa ou de candidatos. A publicação da faixa salarial no job description atrairá apenas pessoas que terão prazer em ganhar o que você oferece.

Ademais, a divulgação do item também reduz o tempo na mesa de negociação.

O que evitar na descrição da vaga?

Pense na diversidade

Se deseja criar um ambiente de trabalho plural, não discrimine candidatos já no job description.

Embora frequentemente inadvertido, o uso de certas palavras e frases pode ser interpretado como discriminatório. Por exemplo, ao publicar o anúncio da vaga no gênero masculino.

Exageros

A menos que você queira contratar um CEO ou um VP, requisitos irreais são desanimadores. Identifique o que é necessário e inclua apenas habilidades essenciais na descrição do cargo.

Além disso, se você já tem alguém em mente, entre em contato diretamente com um e-mail personalizado.

Cópias

Você está atolado de trabalho e resolve usar o job description que foi divulgado no passado para a vaga atual. Pare! Essa não é uma solução inteligente.

As organizações estão em constante evolução, portanto, para que as descrições de cargos reflitam os requisitos em mudança, elas devem ser revisadas e alteradas a cada publicação.

Negatividade

Liste os requisitos de trabalho em tom claro, mas positivo.

Anunciar uma descrição de cargo com textos como: “Profissionais com menos de cinco anos de experiência não serão levados em consideração” é uma maneira hostil de apresentar o trabalho.

Ao invés disso, seja cortês e considere a linguagem da descrição do cargo como: “Observe que esse é um cargo de nível sênior, portanto é importante ter experiência comprovada na área”.

Modelos de descrição de cargo

Abaixo, você encontra seis modelos de descrição de cargo de vagas muito abertas por recrutadores e procuradas por candidatos. Fique à vontade para copiar a estrutura do modelo e adequar as informações à sua vaga.

Lembre-se: as informações que constam na descrição da vaga devem ser as mesmas selecionadas nos filtros de escolaridade, nível e áreas de interesse. Assim, tudo fica convergente, não gera dúvida nos candidatos, não impede candidaturas e otimiza o desempenho da sua vaga!

Descrição de cargo: Recepcionista

Pré-requisitos

  • Ensino médio completo
  • Experiência sólida na função
  • Experiência sólida com atendimento ao público
  • Operar o pacote office, principalmente Excel e Word
  • Boa comunicação oral e escrita

Desejável

  • Estar cursando ensino superior em Secretariado ou Administração
  • Conhecimento intermediário de inglês
  • Residir na zona oeste de São Paulo
  • Experiência em atendimento em consultório médico

Principais atividades

Atender às ligações de pacientes.

Agendar consultas.

Organizar guias de consultas e exames.

Entrar em contato com pacientes para confirmação de consultas.

Estar em constante contato com os médicos, manejando a entrada e saída de pacientes da sala de consulta.

Quando necessário, entrar em contato com o convênio médico para pedir autorizações de exames e de cirurgias.

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Local de atuação: Barra Funda, São Paulo.

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h, com 1 hora de almoço.

Benefícios

  • Vale-transporte
  • Vale-refeição
  • Assistência médica
  • Gympass
  • Convênio com farmácias

Descrição de cargo: Técnico(a) de Enfermagem

Pré-requisitos

  • Ensino médio técnico completo em Enfermagem
  • Experiência sólida na função
  • Disponibilidade para atuar em escala 12hx36h
  • Experiência sólida em UTI Adulta.
  • Saber navegar por sistemas de prontuários eletrônicos

Desejável

Cursar ensino superior em Enfermagem.

Principais atividades

Ministrar medicação aos pacientes, de acordo com recomendação médica.

Estar em constante contato com os (as) enfermeiros (as), uma vez que o trabalho será supervisionado por eles.

Prestar o primeiro atendimento a pacientes que são direcionados para a UTI.

Preencher corretamente o prontuário dos pacientes no sistema eletrônico.

Local de atuação: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Horário: Escala 12hx36h.

Benefícios

  • Vale-transporte
  • Vale-refeição
  • Convênio com farmácias
  • Auxílio-creche

Descrição de cargo: Vendedor (a)

Pré-requisitos

  • Ensino médio completo
  • Experiência sólida na função
  • Experiência sólida com atendimento presencial ao público
  • Saber operar o pacote office, principalmente Excel e Word
  • Boa comunicação oral
  • Ser organizado (a)
  • Disponibilidade para atuar aos fins de semana

Desejável

  • Estar cursando ensino superior em Gestão de Negócios ou Administração
  • Conhecimento intermediário de inglês
  • Fácil acesso à região da Pampulha
  • Experiência em atendimento em lojas de roupa ou no setor varejista

Principais atividades

Atender os clientes que entram na loja, mostrando as peças nos tamanhos e cores escolhidos.

Organizar diariamente o estoque, deixando os produtos dispostos de maneira fácil para todos os vendedores acharem.

Fechar diariamente o caixa ao fim do expediente.

Limpar e organizar constantemente a loja, a fim de torná-la o mais atrativa possível para quem passa em frente.

Quando necessário, passar as roupas que ficarão expostas.

Além disso, repassar os pedidos de ajustes de peça para os (as) costureiros (as) parceiros (as).

Local de atuação: Pampulha, Belo Horizonte

Horário: Escala 6×1, a ser definida.

Benefícios

  • Vale-transporte
  • Vale-refeição ou vale-alimentação
  • Assistência médica

Descrição de cargo: Atendente de telemarketing

Pré-requisitos

  • Ensino médio completo
  • Não é necessário ter experiência na função
  • Saber operar o pacote office, principalmente Excel e Word
  • Boa comunicação oral
  • Ser organizado (a)
  • Disponibilidade para atuar aos fins de semana

Desejável

  • Cursar ensino superior em Administração, Comunicação Social ou Publicidade e Propaganda
  • Conhecimento intermediário de inglês
  • Fácil acesso à região central de São Paulo

Principais atividades

Atender clientes que procuram a central para esclarecimento de dúvidas sobre os produtos e serviços da empresa – ramo de telefonia.

Realizar ligações para oferecer produtos para clientes e não clientes.

Preencher planilha de controle de ligações feitas e recebidas.

Por fim, redirecionar as ligações recebidas para os setores corretos, quando necessário.

Local de atuação: Centro, São Paulo.

Horário: Escala 6×1, a ser definida.

Benefícios

  • Vale-transporte
  • Vale-refeição ou vale-alimentação
  • Assistência médica
  • Auxílio-creche

Descrição de cargo: Médico(a) Pediatra

Pré-requisitos

  • Ensino superior completo
  • Residência médica em pediatria ou certificado de especialização
  • CRM ativo
  • Experiência sólida em atendimento emergencial
  • Habilidade com o pacote office
  • Senso de urgência
  • Ser organizado (a)

Desejável

Ter empresa aberta, podendo ser MEI.

Principais atividades

Atender pacientes que chegam na emergência.

Prescrever medicações, quando necessário.

Gerenciar o atendimento de diversos pacientes, visando o bom atendimento a todos, mesmo em situações que o hospital esteja cheio.

Registrar, no sistema, todas as consultas.

Dar alta aos pacientes sob medicação ou internados.

Local de atuação: Fortaleza, Ceará.

Horário: Escala 12hx36, a ser definida.

Benefícios

  • Vale-transporte ou estacionamento
  • Vale-refeição
  • Auxílio-creche

Descrição de cargo: Gerente de Key Accounts

Pré-requisitos

  • Ensino superior completo em Administração ou Engenharia
  • Vivência na área de telecomunicações
  • Possuir veículo próprio
  • Estar com a CNH em dia
  • Disponibilidade para viagens dentro e fora do estado de São Paulo

Desejável

Pós-graduação em gerenciamento de projetos.

Principais atividades

Dar suporte aos vendedores que atendem diretamente às contas, sendo o ponto focal para o manejamento de eventuais questões.

Fazer prospecção ativa de empresas com potencial para virarem clientes.

Fazer a gestão da equipe, organizando da melhor forma para que o trabalho de todos seja otimizado.

Promover ações estratégicas para otimizar o relacionamento com os clientes de contas estratégicas e atender às suas demandas.

Implantar melhorias para o negócio, sempre considerando o plano estratégico da empresa.

Garantir que as entregas sejam feitas de maneira completa aos clientes e, quando necessário, intervir nas ações do vendedor e sugerir melhorias.

Local de atuação: Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Horário: De segunda a sexta, em horário comercial.

Benefícios

  • Vale-transporte ou estacionamento
  • Vale-refeição
  • Vale-alimentação
  • Gympass
  • Assistência médica
  • Assistência odontológica
  • Auxílio-creche

Quer aprender a atrair candidatos qualificados? Então confira quais são os principais erros em anúncios de vaga e como evitá-los.

A área de Aquisição de talentos precisa torná-lo atrativo para chamar atenção suficiente para que eles se inscrevam à vaga.

É bom ressaltar que a maioria das empresas não é a Apple ou o Google, que recebem um volume enorme de currículos de candidatos loucos para trabalhar. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes para não errar a mão no anúncio da vaga."
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