Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos deste artigo
A aplicação da inteligência artificial no setor de Recursos Humanos é fundamental para otimizar as atividades e trazer mais precisão às tomadas de decisão. A IA no processo seletivo, especificamente, trouxe uma revolução, que vai muito além da triagem de currículos — apesar de boa parte das empresas ainda focar mais essa etapa.
Segundo a Insight Global’s 2025 AI in Hiring Report, 99% dos gestores de RH nas empresas dos Estados Unidos já utilizam a IA em seu processo de contratação. Desse total, 98% dizem ter aumentado a eficiência.
No Brasil, uma pesquisa feita pelo LinkedIn demonstrou que 46% dos profissionais de RH usam a IA todos os dias. Além disso, 44% utilizam ferramentas com base na tecnologia para tomar decisões relevantes.
A questão é: como usar a inteligência artificial no recrutamento e aproveitar os recursos da tecnologia para melhorar seus resultados? Neste post, vamos trazer algumas ideias e explicar de que maneira funciona a IA em processo seletivo. Continue a leitura e entenda!
É o uso da tecnologia de inteligência artificial na atração, recrutamento e seleção de candidatos. A proposta é aplicar os algoritmos de IA na triagem de currículos, agendamento de entrevistas e realização de testes preliminares. Assim, é possível analisar um grande volume de dados em poucos segundos, identificando as pessoas com perfil mais compatível.
Além disso, o cruzamento de informações permite fazer uma análise preditiva de candidatos, isto é, prever qual é a taxa de turnover para profissionais com determinadas características, por exemplo. Essas possibilidades existem devido ao machine learning embarcado na IA. Desse modo, o aprendizado de máquina permite ter mais previsão na atração e na contratação de talentos.
Para entender melhor o uso da IA no processo seletivo, basta ver alguns exemplos. A tecnologia facilita a triagem de currículos ao comparar os requisitos da vaga com as informações do perfil do candidato. Assim, sinaliza quais pessoas têm as competências mais desejadas para o cargo.
Com o machine learning, também é possível fazer ajustes nos critérios para fazer uma análise curricular mais acertada e aprender com as decisões anteriores para ter mais eficiência.
A IA também é útil nos chatbots de recrutamento, que interagem com as pessoas em tempo real e trazem informações sobre o status do processo seletivo. Como consequência, a experiência do candidato melhora e a sua empresa fortalece sua marca empregadora.
Leia também: Como usar a inteligência artificial na contratação para melhorar os seus resultados
É a aplicação da inteligência artificial em diferentes atividades de Recursos Humanos, como recrutamento e seleção, treinamento, gestão de desempenho e análise de dados das equipes e seus colaboradores. Dessa forma, os funcionários têm uma atuação mais estratégica e as decisões são embasadas em números e informações.
A IA pode ter várias ferramentas integradas, como machine learning (aprendizado de máquina) e processamento de linguagem natural. Dessa forma, é possível trabalhar na realização de tarefas operacionais e também fazer previsões e identificar padrões que ajudam nas tomadas de decisões.
Aqui, o foco precisa ser a capacidade de aliar inteligência artificial e inteligência humana (IA+H). Isso porque a tecnologia não deve ser a única responsável pela análise curricular e a realização de outras atividades. É fundamental que o profissional de RH continue tendo o protagonismo para uma atuação realmente estratégica.
Leia também: Como utilizar a inteligência artificial na gestão de pessoas?
É possível aplicar a IA em processos seletivos de diferentes maneiras. Veja as possibilidades, a seguir.
Os algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural analisam grande volume de dados em segundos e verificam quais perfis são mais compatíveis com a vaga. Assim, a automação de seleção passa por uma análise automática de qualificações e experiências, a fim de encontrar a pessoa com as soft e hard skills mais adequadas.
Vale a pena destacar que os melhores Applicant Tracking System (ATS) do mercado permitem configurar critérios para uma triagem mais acertada. É o que o Vagas For Business oferece, já que contém mais de 140 fatores que podem ser utilizados para descobrir o talento mais adequado.
A IA também facilita a escrita do anúncio da vaga. Você indica o cargo, as competências esperadas e o modelo de trabalho. A partir dessas informações, recebe um job description completo, que pode ser adaptado, caso você sinta a necessidade.
Os chatbots permitem fazer uma interação com os candidatos, especialmente nas fases iniciais. Além de descobrirem em que etapa está o processo seletivo, os profissionais podem sanar dúvidas e agendar suas entrevistas. Dessa forma, você melhora a experiência dessas pessoas ao mesmo tempo que evita a sobrecarga dos colaboradores.
Com o uso da IA no processo seletivo, as empresas automatizam os testes técnicos, psicométricos e comportamentais. Assim, é possível descobrir quais candidatos têm o perfil mais adequado para a vaga disponível. Além disso, é possível fazer uma análise preditiva para reduzir o turnover e trazer mais precisão às contratações.
A inteligência artificial torna as etapas do processo seletivo mais padronizadas. As ferramentas facilitam a integração com o calendário para garantir que as entrevistas sejam agendadas em horários realmente disponíveis. Também gerenciam o envio de lembretes, convites e reagendamentos, além de interagirem por meio de chatbots.
No que se refere à condução de entrevistas, a IA contribui para a análise de linguagem, inclusive com a transcrição do áudio. Além disso, é possível fazer entrevistas virtuais pré-gravadas para a tecnologia verificar a linguagem corporal, as respostas, as expressões faciais e o tom de voz usado. Assim, você tem uma noção maior da personalidade do potencial colaborador.
A partir da inteligência artificial, você cria relatórios completos com dados sobre os candidatos e seu desempenho no processo seletivo. Ao mesmo tempo, identifica a existência de vieses inconscientes para reduzi-los e ter uma equipe mais diversa. Outra vantagem é a possibilidade de prever a performance dos candidatos a partir dos dados coletados para efetivar uma contratação mais acertada.
As vantagens de utilizar um software de RH com inteligência artificial no processo seletivo são:
As entrevistas online por IA são mais eficientes e favorecem a identificação de padrões na fala, na linguagem corporal e nas expressões faciais para ter uma ideia da personalidade do candidato. Desse modo, você verifica quem tem mais chance de permanecer na empresa, evitando o turnover, já que analisa aspectos técnicos e comportamentais.
Leia também: Como definir a cultura organizacional e comunicá-la aos colaboradores?
Mesmo com diversas vantagens, também é necessário tomar alguns cuidados e superar os desafios de usar a IA no processo seletivo. Confira quais são esses obstáculos:
Existem sites que permitem detectar o uso de inteligência artificial em textos e diferentes tipos de conteúdos. Dessa forma, você identifica o uso da tecnologia no trabalho e evita problemas com as questões legais, como plágio.
O uso da IA em processos seletivos ainda deve aumentar e se aperfeiçoar. Acompanhe as tendências que devem se consolidar no futuro.
Com a IA, é cada vez mais possível prever o sucesso do candidato a partir da análise de dados multifatorial (informações de diferentes fontes, como testes, currículos, performance anterior e dinâmica de entrevistas por vídeo), avaliação de competências e verificação de fatores de sucesso (como traços de personalidade desejados para a vaga). Esses critérios são identificados por meio de um teste de perfil automatizado aliado à supervisão humana.
A tecnologia tende a ter um papel de facilitador cada vez maior, permitindo que as equipes agreguem valor à empresa por meio de uma atuação estratégica. Por meio da integração com os softwares de RH, é mais fácil automatizar processos, analisar dados e insights e tomar decisões embasadas. Além disso, é possível fazer uma gestão de talentos mais proativa, com identificação de treinamentos necessários;
O uso da IA no processo seletivo segue em direção a avaliações mais precisas e aprofundadas. Em vez de focar apenas a triagem curricular, há uma tendência de uso de plataformas de entrevista híbrida, para que a IA realize o contato com os candidatos e o recrutador revise a gravação. Isso também permite ter mais dados para analisar e tomar decisões, além de facilitar a detecção de fraudes.
Em suma, a IA no processo seletivo deve ser encarada como um auxílio extra para trazer precisão e transparência ao recrutamento. A tecnologia nunca deve substituir o humano, mas atuar em conjunto, a fim de garantir os melhores resultados. Ao implementar um ATS que oferece essa condição, você tem tudo para alcançar uma equipe de sucesso, diversa e inclusiva.
É isso que você deseja? Então, conheça o Vagas For Business e entenda como o nosso ATS pioneiro no mercado facilita os seus processos e traz mais eficiência ao recrutamento e seleção!
Categorias
Como apoiar mulheres negras no trabalho?
Dentre as questões que as práticas de diversidade e inclusão no RH apontam, é comum...
Como e por que combater a LGBTfobia nas empresas
Entenda o cenário da LGBTFobia nas empresas brasileiras e como combatê-la pode ser benéfico sob...
RH tático e estratégico: por que você precisa fazer isso agora
Qual é a diferença entre RH tático e estratégico? Um leigo diria que o primeiro...