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A rotatividade de colaboradores é uma das principais dores de cabeça para gestores e profissionais de recursos humanos, especialmente quando se trata de cargos altos ou que afetam diretamente a qualidade final dos resultados. É por isso que você precisa entender como diminuir o turnover da sua equipe.
Afinal, especialmente em mercados competitivos, a necessidade de reter talentos é cada vez mais importante para manter uma operação eficiente e inovadora. O desafio, porém, é conseguir fazer isso, já que essa tarefa exige um planejamento estratégico de gestão de pessoas e a adoção de práticas específicas.
Mas não se preocupe! Se você ainda não sabe exatamente por onde começar para diminuir a rotatividade de profissionais na sua empresa, descubra neste conteúdo.
Continue a leitura!
O que é turnover?
O turnover é a taxa de saída de funcionários de uma empresa em um período determinado, seja de maneira voluntária ou involuntária. Em outras palavras, é a rotatividade da equipe, representando a quantidade de colaboradores que saem da organização e precisam ser substituídos por novos.
Essa métrica ajuda a entender a estabilidade do quadro de pessoal e os custos associados às contratações e demissões. Uma taxa elevada pode ser indicativa de problemas estruturais, como baixa satisfação no trabalho ou desmotivação, que podem prejudicar a produtividade.
Quais os principais tipos de turnover?
Para tomar decisões a partir dessa taxa, é necessário, antes, entender que existem diferentes motivos para a saída de um colaborador.
Voluntário
O turnover voluntário ocorre quando o funcionário decide deixar a empresa por vontade própria. As razões para essa decisão podem incluir melhores oportunidades, insatisfação com o ambiente de trabalho ou a busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Quando esse indicador é alto, ele pode sugerir que a companhia não está atendendo às expectativas dos profissionais em termos de desenvolvimento profissional ou cultura empresarial.
Involuntário
Ao contrário do voluntário, esse tipo de saída acontece quando a empresa decide desligar o colaborador por motivos variados, como baixo desempenho, violações de políticas internas ou reestruturação organizacional.
Por mais que em alguns casos esse tipo de situação seja inevitável, ele também gera custos consideráveis para a organização, como o recrutamento e treinamento de novos profissionais, além do tempo para adaptação.
Funcional
Parecido com o involuntário, a diferença é que, nesse caso, estamos falando em decisões diretamente conectadas com a saída de quem tem baixo desempenho ou não está alinhado com os objetivos corporativos.
Nessas situações específicas, a rotatividade pode ser benéfica, já que abre espaço para a entrada de talentos. Quando feito com planejamento e organização, esse tipo de turnover contribui para melhorar a qualidade da equipe na totalidade a longo prazo.
Disfuncional
Aqui, talvez, seja o maior problema: quando os colaboradores de alto desempenho ou aqueles com grande potencial deixam o negócio, estamos diante da versão disfuncional da rotatividade.
Esse é o tipo mais prejudicial para as empresas, pois a perda de talentos pode causar uma queda significativa no desempenho geral, além de prejudicar o potencial e a competitividade da organização no mercado.
Quais as principais causas do turnover?
Compreender o turnover é mais do que olhar para números; envolve desvendar as dinâmicas que fazem os colaboradores decidirem deixar o cargo.
- Má gestão: uma liderança ineficaz ou a falta de suporte por parte dos gestores imediatos pode levar a uma alta rotatividade;
- Sobrecarga de trabalho: o excesso de tarefas e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional são fatores que desmotivam e aumentam as saídas;
- Falta de desenvolvimento profissional: a ausência de oportunidades claras de crescimento é um dos fatores mais comuns que levam os profissionais a procurar novas oportunidades;
- Desajuste cultural: quando os valores e o ambiente não estão alinhados com as expectativas da pessoa, a insatisfação pode crescer rapidamente;
- Salários e benefícios pouco competitivos: profissionais talentosos podem optar por sair em busca de remuneração mais atrativa, especialmente em mercados onde a competição por talentos é acirrada.
7 dicas de como diminuir o turnover da sua empresa
Agora que você entendeu o que é, seus tipos e causas, é hora de descobrir quais são as melhores estratégias para reduzir a rotatividade, confira!
1. Invista em programas de desenvolvimento de carreira
Uma das principais razões para a saída voluntária é a falta de oportunidades de crescimento. Para reter talentos, é necessário oferecer um plano de carreira que inclua treinamentos, cursos de capacitação e possibilidades de promoções.
Colaboradores que veem um caminho bem definido para seu progresso são menos propensos a procurar novas oportunidades. Uma opção aqui é criar programas específicos focados em manter a equipe motivada e desafiada.
2. Melhore a comunicação interna
Uma comunicação transparente e eficiente é fundamental para manter os funcionários engajados e evitar desentendimentos que podem levar à insatisfação. A falta de clareza sobre expectativas, metas ou feedback é uma das principais causas de desmotivação.
Você pode, por exemplo, implementar plataformas de comunicação interna que vão auxiliar na melhoria da produtividade, já que o time irá se sentir mais conectado e informado sobre o que está acontecendo, tanto no nível de trabalho quanto no de direção da companhia.
3. Ofereça benefícios competitivos
Além de um salário justo, os benefícios oferecidos pela empresa podem fazer uma enorme diferença. Hoje, os profissionais valorizam flexibilidade no trabalho, plano de saúde, auxílio para educação e bem-estar, entre outros.
Além disso, disponibilizar opções de trabalho remoto e horários flexíveis também pode contribuir.
4. Promova uma cultura de feedback constante
Ter um ambiente onde o feedback é frequente e construtivo pode ajudar a identificar problemas antes que se tornem grandes o suficiente para resultar na saída de alguém. Esse retorno também ajuda os colaboradores a se sentirem valorizados e a identificarem o que precisam melhorar para crescer.
Mas uma dica importante aqui é implementar esse sistema de feedback contínuo com métricas que guiem. Um exemplo é adotar os OKRs (Objectives and Key Results) para que eles guiem os objetivos individuais e também da organização.
5. Desenvolva uma forte cultura organizacional
Você também não pode esquecer que a cultura desempenha um papel crucial na retenção de funcionários. Criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam valorizadas e reconhecidas contribui para a lealdade e satisfação de todos.
6. Melhore o processo de recrutamento e seleção
Muitas vezes o problema da rotatividade elevada acontece por contratações que não tem fit com a empresa. Por isso, contratar a pessoa certa para o cargo certo é fundamental para reduzir o turnover.
Um processo de recrutamento e seleção bem estruturado, que avalia tanto habilidades técnicas quanto a compatibilidade cultural, pode garantir um alinhamento mais assertivo.
Uma sugestão aqui é usar ferramentas de testes de perfil comportamental que ajudem a identificar candidatos que têm mais chances de permanecer na empresa a longo prazo, evitando contratações inadequadas e saídas precoces.
7. Incentive o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
O esgotamento profissional é uma das causas principais do turnover, especialmente em cargos de alta responsabilidade. Incentivar práticas que promovam equilíbrio e qualidade de vida pode ajudar a manter as pessoas motivadas e comprometidas.
Veja mais: Diversidade reduz o turnover nas organizações
Quais são os impactos do turnover na empresa?
Esse cenário pode ser um sinal de alerta de que algo não está funcionando bem na companhia. Afinal, é o tipo de situação que afeta diretamente toda a cultura organizacional, o ânimo dos colaboradores e, é claro, as finanças.
Na prática, são vários os impactos negativos:
- Custos elevados com contratações e treinamentos: a substituição exige investimento em recrutamento, seleção e integração de novos profissionais;
- Perda de conhecimento e experiência: cada colaborador que sai leva consigo conhecimentos e habilidades que podem ser difíceis de substituir;
- Queda de produtividade: o processo de adaptação de quem está chegando também pode gerar uma diminuição temporária na produtividade da equipe;
- Impacto negativo na cultura da empresa: isso pode minar a confiança e o engajamento dos colaboradores que permanecem.
Todos esses fatores deixam claro como é importante entender como diminuir garante a sustentabilidade e o sucesso do negócio.
Se você quer começar agora a colocar em prática essas ações, é hora de conhecer a ferramenta de Recrutamento e Seleção da Vagas For Business que apoia empresas do início ao fim dos processos seletivos e garante contratações certeiras para o seu time!