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Saiba como a IA pode ajudar na gestão de pessoas

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    Vagas For Business

  • 6 de mar as 11:29
  • 6 min de leitura
Mulher no escritório sorrindo para a foto enquanto segura o computador

Descubra como a inteligência artificial na gestão de pessoas pode melhorar o recrutamento de talentos, as avaliações de desempenho, o desenvolvimento de colaboradores e muito mais!

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A inteligência artificial (IA) na gestão de pessoas inaugurou uma nova era na administração de talentos. Assim, o recrutamento e seleção e toda a jornada do colaborador na organização passam a ser medidas e acompanhadas por dados, evitando vieses. E não é só isso. A análise de dados e a automação podem trabalhar em conjunto para poupar tempo às pessoas e apoiar resultados de maior qualidade. 

Para além do destacado, a IA gera celeridade dos processos de gestão de talentos e fornece informações assertivas e recomendações baseada em tendências para a tomada de decisão. E isso é apenas o começo da IA em recursos humanos.

À medida que as organizações adotam a automação e a tomada de decisões baseadas em dados, o futuro papel da IA no mercado de trabalho tornou-se um tema contemporâneo. Quer você queira ou não, provavelmente, alguns dos processos de gestão de pessoas da sua empresa já estão sendo conduzidos por esta tecnologia. 

Por isso, neste artigo vamos te explicar como a IA funciona, benefícios e como aplicá-la a gestão de pessoas. Boa leitura!

O que é Inteligência Artificial?

Muito se fala hoje sobre inteligência artificial (IA), mas poucos sabem que o termo foi cunhado há um bom tempo, em 1956.  Na prática, a IA é a capacidade de um computador de imitar a cognição humana. 

Isso mesmo, esse campo da ciência computacional permite que as máquinas aprendam com a sua experiência, a partir de dados imputados em seu sistema, se ajustem a novas informações e executem tarefas cognitivas semelhantes às humanas. Quem está familiarizado com o uso de IA sabe que quanto mais informações absorvidas pela máquina, melhor é a sua capacidade e assertividade de trazer novos insights. 

A maioria dos exemplos de IA — desde os supercomputadores até carros autônomos — dependem fortemente desta aprendizagem, cujo termo é machine learning, em inglês, e aprendizagem de máquina, em português.  

Inteligência Artificial na gestão de pessoas

A inteligência artificial desempenha um papel crescente na gestão de talentos, oferecendo diversas vantagens e funcionalidades. As ferramentas de IA têm capacidade para ajudar os líderes de RH em uma ampla variedade de áreas, incluindo as seguintes:

  • Processos de recrutamento e contratação;
  • Processamento de folha de pagamento;
  • Gestão e avaliação de desempenho;
  • Administração de benefícios;
  • Integração de novos funcionários;
  • Atendimento a candidatos e colaboradores.

Veja também: Como usar a Inteligência Artificial no recrutamento e seleção

Vantagens da IA na gestão de pessoas

Os processos tradicionais de gestão de talentos enfrentam vários desafios que podem levar à ineficiência dos funcionários, afetando negativamente as operações comerciais. A IA surge como uma ferramenta para brecar essas ineficiências e trazer mais eficiência e assertividade nos processos de gestão de talentos. 

Dentre as vantagens da tecnologia e da inteligência artificial no RH podemos citar as seguintes: 

Aceleração dos processos 

A automação de tarefas repetitivas e demoradas por meio da IA pode acelerar os processos de gestão de talentos. Isso torna-os mais eficientes e permitindo uma maior capacidade de resposta e agilidade organizacional.

Contratações mais acertadas 

Os algoritmos de IA analisam um grande volume de currículos para identificar candidatos adequados com base em critérios específicos destacados pelo recrutador. Isso ajudaa melhorar a qualidade geral das contratações e reduzindo o viés humano nos processos de seleção.

Atender assertivamente aos critérios de R&S

Os algoritmos de IA podem analisar conjuntos de habilidades e preferências individuais para contratar pessoas mais diversas e eficazes, levando em consideração requisitos como gênero, raça, criatividade e colaboração, por exemplo. Essa abordagem contribui para uma seleção mais inclusiva e equitativa.

Identificação e desenvolvimento de talentos internos 

Os sistemas de IA também podem ser usados para gerir o desempenho e as competências dos funcionários, identificando talentos internos, bem como traçando recomendações para o desenvolvimento e progressão de carreira dos colaboradores. Essa aplicação possibilita uma abordagem mais eficiente e personalizada na gestão da empresa.

Aprimoramento da avaliação de desempenho 

Os algoritmos de IA analisam dados de desempenho de forma mais objetiva e abrangente, fornecendo insights valiosos para melhorar o desempenho individual e da equipe. Além disso, ajuda a humanizar os processos de R&S com a inteligência artificial.

5 maneiras de como IA pode contribuir na gestão de pessoas 

Como já vimos ao longo deste artigo, as empresas hoje têm o potencial de usar inteligência artificial em funções e processos de gestão de talentos para informar a tomada de decisões, facilitar a interação do RH com os funcionários e liberar tempo para tomar melhores decisões de contratação. 

Mas como isso funciona na prática? Separamos abaixo 5 maneiras de como a tecnologia está otimizando os processos de gestão de pessoas: 

1. Recrutamento e seleção

A tecnologia inovadora do Matching IA+H, oferecido pelo Vagas For Business, se destaca ao permitir que os recrutadores personalizem a IA de acordo com critérios específicos. 

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Essa ferramenta não se limita a analisar currículos, mas também utiliza os dados resultantes para ranquear os candidatos ideais. 

É importante ressaltar que os recrutadores podem adaptar os resultados da IA com o fator H, conforme a quantidade e os tipos de critérios desejados, o que não só revitaliza, mas também otimiza os processos seletivos, aumentando as chances de encontrar o talento certo para as empresas.

2. Chatbots de RH e assistentes virtuais

Imaginando um chatbot de IA como assistente de RH, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, os funcionários e candidatos podem fazer perguntas sobre políticas de licenças, vantagens e outros assuntos relacionados. 

Essa solução possibilita que a equipe de RH e de Recrutamento e Seleção se concentre em tarefas estratégicas, enquanto os funcionários e candidatos recebem respostas instantâneas às suas dúvidas, proporcionando uma experiência mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos. No Vagas For Business disponibilizamos um chat para recrutadores dentro do software, além da possibilidade de iniciar uma conversa pelo whatsapp. 

3. Avaliações de desempenho

A inteligência artificial (IA) oferece também uma série de benefícios significativos no processo de revisão de desempenho dos colaboradores. Como?

Digamos que você é a responsável por comandar uma equipe de seis pessoas e está passando por um processo de avaliação de desempenho para possivelmente promover alguns deles.  Para tanto, você precisará considerar os seguintes fatores: tarefas concluídas, envolvimento no projeto e feedback dos pares.

Se um sistema baseado na inteligência artificial for usado na avaliação de desempenho desses colaboradores, você receberá um relatório destacando os pontos fortes e fracos, as áreas de melhoria e o progresso ao longo do tempo das pessoas sob a sua liderança. Isso facilita na hora de saber quem deve receber a promoção.

4. Processos de integração/desligamento de funcionários

Em geral, os novos contratados muitas vezes se sentem sobrecarregados com papelada e procedimentos acumulados nos primeiros dias de trabalho. Agora, essa situação pode ser suavizada com o uso da IA. Como? 

A plataforma de IA pode orientar os novos colaboradores no preenchimento dos formulários necessários, apresentar as políticas da empresa e até organizar as primeiras sessões de treinamento e onboarding. Com isso, as pessoas se sentem menos estressadas e mais acolhidas nesse primeiro passo na nova jornada profissional. 

Da mesma forma, quando um funcionário sai da empresa, a IA pode gerenciar partes mais burocráticas deste tópico, como a pesquisas de desligamento e devolução de bens da empresa, garantindo uma transição tranquila para ambas as partes. 

5. Desenvolvimento e treinamento de talentos

A IA também pode personalizar o aprendizado e o desenvolvimento dos funcionários. De que forma?

Imagine uma plataforma de inteligência artificial que analisa as habilidades e ambições de carreira de cada colaborador. Com base na função e objetivos do colaborador, a máquina recomendará cursos de treinamento, webinars e workshops específicos. Rápido, prático e assertivo, não? 

Veja também: Fluxograma de admissão: o que é, modelos e boas práticas

Desafios da IA na gestão de pessoas 

Para enfrentar os desafios da IA na gestão de pessoas e impulsionar o sucesso organizacional através da implementação de IA, é crucial que os líderes de gestão de talentos adotem uma abordagem estruturada e estejam atentos às tendências tecnológicas emergentes. 

Aqui está um plano de três etapas para avaliar e aproveitar eficazmente as soluções de IA:

Distinguir a realidade do mito

O primeiro passo é distinguir entre mitos e realidades em torno da IA, especialmente no contexto do RH. Isso envolve trabalhar em conjunto com especialistas de diversas áreas, como TI, jurídica, conformidade e do setor, para compreender o verdadeiro potencial da IA e evitar preconceitos infundados. 

Avaliar casos de uso e benefícios

Após compreender melhor o potencial da tecnologia, os líderes de RH podem avaliar os possíveis casos de uso e benefícios específicos para sua organização. Isso pode incluir:

  • Automatização de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado;
  • Melhoria da precisão e eficiência nos processos de recrutamento inteligente e seleção;
  • Personalização do aprendizado e desenvolvimento dos funcionários;
  • Análise preditiva para identificar tendências de rotatividade e planejar estratégias de retenção.

Implementar e iterar

Com uma compreensão clara dos benefícios potenciais, os líderes de RH podem começar a implementar soluções de IA de forma estratégica em sua organização. É importante adotar uma abordagem iterativa, monitorando de perto os resultados e ajustando as estratégias conforme necessário. Isso permite uma implementação mais eficaz e uma maximização do retorno sobre o investimento em IA em RH.

Em resumo, a inteligência artificial pode ajudar as organizações a superar os desafios das estratégias tradicionais de gestão de talentos, melhorando a eficiência, a precisão e a eficácia dos processos de recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos.

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