Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Quando acontece uma fatalidade, é comum escutarmos que a pessoa estava no lugar errado e na hora errada. Infelizmente, é o que acontece com relativa frequência quando o assunto é contratação errada. Existem custos monetários e intangíveis associados a uma má contratação.
Muito mais do que um mero deslize, admitir um colaborador que não se enquadra na cultura da organização ou tem desempenho abaixo do esperado pode acarretar uma série de contratempos.
Este artigo visa auxiliar gestores de pessoas a se desviarem de armadilhas e aumentar as probabilidades de acerto. Abordamos algumas soluções para não deixar que uma contratação errada cause estragos em seu ambiente de negócios. Confira!
Como prejuízos financeiros podem surgir com escolhas inadequadas?
A contratação da pessoa errada pode resultar em diversos prejuízos financeiros para uma organização. Estudos mostram que substituir um funcionário pode custar entre 30% a 400% do salário anual do funcionário, dependendo do cargo e do nível de experiência. Entre outras questões, esse custo inclui despesas com recrutamento, treinamento, integração, perda de produtividade.
Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, uma pesquisa conduzida nos EUA revela que as empresas norte-americanas gastam anualmente cerca de 1 trilhão de dólares só com a rotatividade voluntária, quando o trabalhador resolve se desligar da empresa. Mas a demissão espontânea também está ligada a contratação erradas?
Em muitos casos, sim, o movimento “quiet quitting”, traduzido para o português como demissão silenciosamente, traz consigo a insatisfação ou falta de adaptação dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Isso pode ocorrer em casos nos quais a pessoa sente que não está bem integrada à equipe, não está desfrutando do trabalho ou não está recebendo suporte, ou reconhecimento adequados. Esse tipo de situação pode ser um reflexo de uma seleção de pessoas incorretas para trabalharem na empresa.
Veja também: Roteiro de entrevista: o que é e como personalizar o seu
Quais são os custos das contratações erradas?
Contratações erradas podem resultar em uma série de custos diretos e indiretos para uma organização. Essas despesas podem variar dependendo do cargo, da indústria e do tempo para substituir o profissional que foi erroneamente empregado.
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, elencamos abaixo exemplos de custos diretos e indiretos associados ao recrutamento equivocado:
Custos diretos
Os custos diretos de escolher um profissional que não tem fit com a empresa ou com a vaga inclui também o salário, os benefícios e outras remunerações concedidas ao funcionário durante seu período de atuação na organização.
Isso inclui gastos com a criação de anúncios de emprego, a realização de entrevistas, testes de candidatos, verificação de referências e outras atividades de contratação. E quanto mais tempo demorar para encontrar a pessoa certa para a vaga, maiores são os custos de R&S.
Na maioria dos casos, quando uma pessoa é contratada, ela passa por um treinamento para entender a cultura da empresa (onboarding) e para desenvolver suas funções, isso envolve despesas com programas de treinamento, materiais e tempo de gestores e instrutores.
Também pode incluir indenizações e despesas legais associadas à rescisão de contrato, como a multa de até 40% sobre o FGTS do colaborador. Ou seja, entre os gastos diretos, temos:
- salário e benefícios;
- recrutamento e seleção;
- custo do treinamento;
- custo de demissão.
Custos indiretos
Se o funcionário não tem as habilidades, conhecimentos ou experiência necessários para desempenhar eficazmente suas funções, a produtividade da equipe pode diminuir, o que leva a uma perda de eficiência e, por sua vez, a perdas financeiras.
Além disso, se um funcionário lida diretamente com clientes ou parceiros de negócios e não atende às expectativas ou causa insatisfação, isso pode resultar na perda de clientes e oportunidades de negócios, afetando diretamente a receita da empresa.
Uma pessoa que não se encaixa na equipe ou na cultura da empresa também pode criar um ambiente de trabalho negativo. O que pode gerar conflitos entre colaboradores, diminuição do engajamento e aumento da rotatividade, tudo isso traz custos indiretos à organização.
Já se um funcionário não realiza suas tarefas com precisão e comete erros frequentes, isso pode levar a retrabalho e custos adicionais para corrigir os problemas causados por esses deslizes. Portanto, entre os custos indiretos, temos:
- baixo desempenho no trabalho;
- perda de clientes e negócios;
- ambiente de trabalho desfavorável;
- erros e retrabalho.
Reduzindo o custo de contratação errada: como identificar se o profissional tem fit com a sua empresa
Da integração aos primeiros meses de experiência, é preciso estar atento ao profissional recém-admitido para identificar se houve uma contratação errada ou não. Mas quais são os sinais de alerta de um erro na contratação?
Sugerimos os seguintes questionamentos sobre a atuação desse profissional para encontrar esses avisos:
- ele parece confortável com o ambiente e as políticas da empresa?
- interage bem com superiores e colegas de trabalho?
- relaciona-se amigavelmente com clientes?
- entrega suas tarefas dentro do prazo estipulado e de acordo com o esperado? Seu desempenho está a contento?
Todas essas questões precisam ser levantadas e analisadas pelos gestores e o RH. O ideal é que todas elas tenham uma resposta positiva. Caso contrário, é preciso agir rápido e demitir o colaborador quanto antes.
Veja também: 11 dicas para melhorar a experiência do candidato
Como evitar uma contratação errada?
Para evitar gols contra e virar o jogo, apresentamos aqui algumas soluções contra o recrutamento errado. Confira:
1. Defina claramente o perfil do candidato ideal
Antes de iniciar o processo de contratação, tenha uma compreensão clara do que você procura em um candidato. Isso inclui habilidades técnicas, competências comportamentais, experiência e fit cultural com a empresa.
2. Capriche no job description
Tenha em mente que suas descrições de cargo devem atrair candidatos de maneira eficaz. Portanto, evite rodeios e seja preciso ao definir o tipo de profissional que está buscando, suas expectativas e o que está disposto a oferecer em troca.
3. Fortaleça seu processo de recrutamento
Essa medida é essencial para driblar equívocos. Mas como fazer isso? Conduza avaliações comportamentais durante o processo seletivo e analise detalhadamente as competências técnicas para não se deparar com surpresas desagradáveis.
Além disso, contrate com base em resultados. Em vez de apenas olhar para a experiência e qualificações, considere o histórico de realizações do candidato. Isso pode ser um indicativo mais confiável de seu potencial para contribuir para a organização.
4. Realize verificações de referências
Entre em contato com as referências fornecidas pelos candidatos para verificar suas credenciais e obter insights sobre seu histórico de desempenho.
5. Conte com a ajuda da tecnologia
Invista em softwares de R&S como o Vagas For Business para diminuir as margens de erro e acelerar os processos. Com a tecnologia, o recrutador pode percorrer seguramente por todas as etapas do recrutamento e seleção: postagem de vagas, análise de currículos, comunicação com o candidato, entrevistas e análise de dados.
De forma resumida, ao contratar o nosso software de recrutamento e seleção, você terá as seguintes vantagens:
- otimização do investimento feito;
- redução do SLA de contratação;
- liberação de tempo para os profissionais de R&S focarem em ações mais estratégicas e menos operacionais;
- potencialização da marca empregadora.
6. Acompanhe o progresso pós-contratação
Depois de fazer a contratação, continue acompanhando o desempenho do novo funcionário e faça ajustes conforme necessário. Isso pode ajudar a identificar problemas precocemente e a tomar medidas para corrigi-los.
Lembrando que, mesmo com todas essas medidas, não há garantias absolutas de que uma contratação será bem-sucedida. No entanto, ao seguir essas práticas, você aumenta significativamente suas chances de evitar contratações erradas e de encontrar candidatos que se encaixem no fit cultural de sua organização. Agora que você já sabe que um software de R&S pode te ajudar na contratação correta de profissionais, que tal agendar hoje mesmo bate-papo com um dos nossos especialistas?