• Gestão de processos seletivos
  • Recrutamento e Seleção

Como melhorar a comunicação com os candidatos no processo seletivo

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 7 de out as 10:30
  • 7 min de leitura
mulher sorrindo enquanto trabalha a comunicação com candidatos a vagas em sua empresa

Candidatas e candidatos ficam frustrados com processos seletivos robotizados. Veja como mudar esse cenário usando um software que une a agilidade tech com a humanização dos processos

Tópicos desde artigo

A comunicação com candidatos é um dos principais pilares para atrair ou repelir bons profissionais para o seu funil de recrutamento. Por que?

Como em qualquer relacionamento, a comunicação ajuda a construir credibilidade e confiança entre as partes. Se não há transparência nem consideração pelo outro nesse processo, a interação é rompida de forma que uma das partes acaba frustrada e com más impressões.

No caso de candidatos mal acolhidos durante o R&S, é quase certo que eles divulguem os resultados ruins dessa experiência, desprestigiando a marca empregadora. 

Os principais protestos e angústias com relação à comunicação com as empresas referem-se à falta de informações sobre o andamento do processo seletivo ou à robotização intensa do relacionamento entre candidatos e empresa.  

Sabemos que a tecnologia deve ser usada para facilitar a vida de pessoas recrutadoras e candidatas, mas há maneiras humanizadas de estabelecer esse diálogo e ainda contar com a contribuição de automações. 

Continue conosco e você descobrirá como a tecnologia certa ajudará você a otimizar seu processo de recrutamento e manter seu olhar humano e experiente, melhorando seus KPIs de experiência de candidato. 

Por que é importante se comunicar bem com candidatos?

Em um mercado competitivo, é difícil atrair bons candidatos. Grande parte do processo de tomada de decisão dos profissionais será baseada invariavelmente em como eles se sentiram durante o processo seletivo.

Por isso, é preciso investir em boas experiências para o candidato. Para tanto, seu processo seletivo precisa ter uma comunicação objetiva e acolhedora do início ao fim. E o que isso significa na prática? Que mesmo que um candidato não consiga o emprego, ele manterá uma experiência positiva da marca empregadora.

E o que acontece se a empresa deixar de lado, sem respostas, os candidatos que estão no seu funil de recrutamento?

Uma pesquisa apontou que 78% dos entrevistados desencorajariam alguém que conhecessem a se candidatar a uma vaga em uma empresa onde já tivessem passado por um processo seletivo ruim.

Veja: a experiência do candidato começa antes mesmo de um indivíduo se candidatar a um emprego, de acordo com um levantamento da consultoria Talent Board. A pesquisa sugere que os candidatos querem um diálogo aberto com a organização e para tanto precisam saber mais sobre:

  • a empresa, sua cultura, a experiência do funcionário;
  • o trabalho em si e detalhes sobre o que se espera deles;
  • mais informações sobre benefícios.

Você deve estar se perguntando: “como posso prover uma experiência positiva do candidato à medida que classifico e analiso um volume tão alto de inscrições?”

Antes de responder a essa pergunta, vamos entender um pouco o contexto dos candidatos e de que forma a tecnologia não deve ser usada na experiência do candidato. Vamos nessa?

Como não se comunicar com o candidato?

A grande equação no R&S é conseguir dar feedbacks personalizados a um alto volume de candidatos. Por isso, é comum imaginar que os processos seletivos de hoje passam por filtros automatizados de inteligência artificial e, quiçá, machine learning.

A maioria dos candidatos sabe que esse é o atual modus operandis. Contudo, o que deixa os profissionais em busca de novas oportunidades consternados é o uso inadequado dessa tecnologia.

Algumas empresas exigem, para além do envio do currículo, o preenchimento de muitos formulários, criam diversos testes, solicitam vídeos de apresentação  e, quando o candidato acha que acabou, vem mais outro formulário. A jornada do candidato acaba sendo exaustiva. Muitos relatam que gastam mais de duas horas cumprindo essa maratona.

Após cumprir todos os passos, é natural que o candidato estabeleça uma expectativa de retorno. Afinal, ele investiu uma ou duas horas se dedicando ao processo seletivo. É aí que vem a parte delicada da história e que pode mudar o seu jogo: o profissional recebe um e-mail super padrão e sem nenhum tipo de acolhimento, agradecendo a participação no processo, mas que após analisarem o currículo não seria possível dar prosseguimento a candidatura dele.

Angústia, raiva e desespero. Essas são algumas sensações que os candidatos relatam nas redes sociais após passarem por esse processo doloroso que não estabelece os motivos pelos quais eles foram excluídos do processo.

Melhores ferramentas de comunicação com candidatos

Agora que você entendeu como as pessoas candidatas ficam frustradas com processos robotizados de comunicação, que tal aprender a automatizar o seu processo de R&S sem perder o toque humano dele?

Com mais de vinte anos de atuação no mercado brasileiro, o software de recrutamento e seleção Vagas For Business oferece boas alternativas para que recrutadores ganhem muita agilidade na comunicação com os candidatos e mantenham a humanização nesse processo:

  • mensagens personalizadas de acordo com a fase do processo seletivo;
  • disparo de e-mails em massa para um determinado grupo de candidatos, mantendo a humanização e o contexto daqueles profissionais;
  • mensagens via chat do próprio software Vagas For Business, que além de enviar e receber arquivos, grava o histórico de mensagens;
  • possibilidade de integração com o Whatsapp, facilitando a vida do recrutador e do candidato.

Vamos entender, então, como o Vagas For Business te ajuda, de fato, nessa comunicação?

Confira!

Comunicação automatizada e personalizada

Com o nosso software de R&S, é possível que a pessoa recrutadora estabeleça um canal de comunicação com o candidato de ponta a ponta, da inscrição dele até a última mensagem (de contratação ou não desse profissional).

Na primeira fase do funil de recrutamento, a candidatura, já é possível programar uma mensagem aos que se inscreveram na vaga. Assim, o candidato já fica sabendo que o currículo dele foi recebido pela organização, sem deixar no ar a dúvida se tudo deu certo no envio do currículo.

Você pode aproveitar esse primeiro contato para:

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH
  • Comunicar como serão os próximos passos do recrutamento, indicando datas;
  • Dar algumas dicas de como se preparar para as próximas fases do processo;
  • Descrever (com depoimentos) a cultura e o dia a dia da empresa.

Feedbacks personalizados

Enviar feedbacks personalizados de acordo com a fase que o candidato está no funil de recrutamento é extremamente importante. Isso faz com que os profissionais entendam os motivos pelos quais eles seguem ou não no processo.

Ao mesmo tempo, também é importante que recrutadores e recrutadoras tenham a possibilidade de fazer esse envio para um volume considerável de candidatos, com o objetivo de ganhar mais agilidade nas atividades operacionais e ter mais tempo para as estratégicas.

Dessa forma, dentro do software de R&S Vagas For Business, o recrutador pode deixar candidatos que seguem em uma fase personalizada do processo seletivo e os que não seguem em outra fase personalizada. Criando mensagens para cada um dos grupos e detalhando quais foram os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos, os candidatos têm uma visão de como se saíram.

Note como é possível utilizar a tecnologia certa da maneira mais adequada para otimizar sua rotina e manter a humanização que é tão importante na condução de processos seletivos.

Autodeclarações de candidatos para vagas afirmativas

Com intuito de criar pontes entre grupos minorizados e as organizações, o Vagas.com, a plataforma de empregos com melhor reputação do país e com integração exclusiva com o Vagas For Business, disponibiliza aos candidatos a funcionalidade da autodeclaração em seus currículos que abrangem:

  • autodeclaração racial;
  • autodeclaração de gênero;
  • inclusão de laudo médico comprobatório para profissionais que são PcD.

Os recrutadores, por sua vez, podem ter acesso a essas informações pelo Vagas For Business e, a partir delas, promover processos seletivos afirmativos. Dessa forma, a comunicação entre empresas e candidatos é facilitada, uma vez que não é necessário a troca de e-mails para pedir qualquer tipo de documento, como o laudo médico.

Além disso, tendo acesso rápido às autodeclarações, os processos afirmativos caminham com muito mais agilidade.

Ah, e lembre-se: por aqui, as informações de autodeclaração são utilizadas exclusivamente para processos afirmativos.

Acessibilidade para pessoas surdas

Quando falamos em comunicação, é muito importante abri-la para o maior número de pessoas possível.

Pensando nisso, candidatos e recrutadores que possuem deficiência auditiva contam com um parceiro inclusivo: a intérprete virtual Maya, que traduz todo o conteúdo do site Vagas.com e do Vagas For Business para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Mobile first

Hoje em dia, boa parte dos talentos usam o celular para navegar por vagas de emprego e se inscreverem nelas. 

Não ter um processo seletivo, responsivo (que se adeque a distintos formatos de telas) significa comprometer a comunicação com boa parte dos candidatos.  

Pensando nisso, tanto o Vagas.com quanto o Vagas for Business criaram boas experiências via dispositivo móvel.

Acesso a estatísticas do processo

Medir, rastrear e tomar a decisão, a partir de dados, é essencial para o sucesso do seu processo seletivo na Era dos Dados.

De olho nisso, o Vagas For Business oferece, para os recrutadores, dados importantíssimos dos do processo seletivo:

  • SLA das vagas;
  • novas candidaturas;
  • taxa de desistências;
  • canais pelos quais estão sendo realizadas as candidaturas;
  • se o candidato fez a candidatura por desktop ou mobile;
  • gráfico de diversidade.

Fazer a leitura desses dados dá ao recrutador uma boa fotografia de como anda o processo seletivo e onde ele pode aplicar melhorias (e isso também é comunicação com o candidato, afinal, diz respeito à experiência dele com sua marca).

Página de carreiras

Quer estabelecer um canal de comunicação com o candidato mesmo após o término do processo seletivo? Que tal, então, investir numa página de carreiras para nutrir em tempo real essa comunicação entre profissionais e empresas?

Com o Vagas For Business, é possível que sua empresa tenha essa página. Em um só lugar, os profissionais podem encontrar:

  • missão, visão e valores da organização;
  • cultura da empresa;
  • pacote de benefícios;
  • depoimentos de colaboradores sobre como é o dia a dia da empresa 
  • vagas de emprego disponíveis na organização.

Reunir todas as informações em uma página que imprime a cara da sua organização é um atrativo e tanto para despertar nos candidatos o interesse de pertencer à empresa e vivenciar seus valores.

Como manter uma comunicação constante com o candidato? 

Como vimos ao longo deste artigo, é preciso que recrutadores trabalhem quase como profissionais de marketing para atrair e reter os melhores talentos. Saber como usar ferramentas de comunicação com candidatos corretamente é primordial nessa jornada. 

Também já vimos que há diversos meios para a área de Talent Acquisition se comunicar com muitos candidatos ao mesmo tempo de forma humanizada, usando recursos tecnológicos. A estratégia por trás da abordagem dessa comunicação é fundamental para o sucesso da experiência do candidato.   

Uma abordagem pouco profissional ou descuidada não só criará insatisfação, como prejudicará a marca empregadora a longo prazo.

Todo candidato, independentemente de conseguir o emprego ou não, é um embaixador da empresa. A experiência dele no processo seletivo é decisiva para ele falar positivamente ou negativamente sobre sua marca. No segundo caso, um sentimento negativo tem um enorme efeito na imagem pública da companhia e, por sua vez, prejudica a atração de talentos.

Discurso, tom, objetividade e humanidade são pilares de um processo seletivo de sucesso. Quando você domina a arte de se comunicar de maneira eficaz com candidatos, obtém benefícios que vão desde fornecer uma experiência de recrutamento de alta qualidade até reduzir o tempo de fechamento da vaga e elevar a reputação da organização. Pense nisso! 

Com todas essas informações, você ficou pensando nas oportunidades de melhoria  do fluxo de seus processos seletivos? Então, te convidamos para realizar um diagnóstico rápido sobre a efetividade de seus processos. São perguntas objetivas que vão mostrar qual seu cenário atual e alguns caminhos para melhorá-los ainda mais.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.