Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Desde que surgiu, a inteligência artificial tem ajudado pessoas e empresas a lidarem com diferentes tipos de situações e processos. Por meio da tecnologia e do aprendizado constante, as IAs, como são chamadas, simplificam burocracias e automatizam tarefas.
O ChatGPT para RH é um exemplo de como essa inovação automatizada pode apoiar negócios a tornarem as demandas diárias muito mais simples. Uma das inovações mais disruptivas da atualidade, já conquistou mais de 1 milhão de usuários ao oferecer funcionalidades como responder perguntas, resolver equações, e gerar textos.
Integrado ao Vagas For Business, ela revoluciona o processo de recrutamento, facilitando a criação automática de informações para vagas. Com essa ferramenta, recrutadores podem economizar tempo, reduzir a carga operacional e melhorar a qualidade das descrições, garantindo uma linguagem clara e objetiva.
Quer saber como? Então continue a leitura deste artigo e descubra como usar esse recurso na rotina do setor de recursos humanos.
O que é Inteligência Artificial no RH?
É bem provável que você já tenha se deparado com o conceito de inteligência artificial, mas você sabe, de verdade, o que isso significa?
De forma simples, a IA pode ser explicada como uma tecnologia alimentada por dados que permite que os sistemas tomem decisões de forma independente. Quanto mais “alimentadas” por dados e informações, mais precisos serão seus resultados.
O ChatGPT é um modelo de linguagem avançado desenvolvido pela OpenAI, treinado em uma vasta gama de tópicos para conversar sobre uma infinidade de assuntos, responder perguntas, fornecer informações e até mesmo ajudar na criação de textos.
A sua capacidade de aprender com grandes volumes de dados permite que ele ofereça informações personalizadas e contextualmente relevantes, funcionando como um assistente virtual inteligente que se adapta às necessidades e ao estilo de comunicação do usuário.
No RH, ele ajuda no recrutamento e seleção, triagem de currículos, automação de respostas a candidatos, criação de descrições de cargos e desenvolvimento de estratégias de engajamento e retenção de colaboradores.
Quais são os benefícios do uso do ChatGPT no RH?
Um processo seletivo, por mais simples que seja, demanda tempo, preparo e dedicação tanto da parte do candidato quanto das companhias. É preciso escolher a metodologia mais adequada, filtrar currículos, realizar entrevistas, testes etc.
É aqui que a IA entra para facilitar o trabalho dos recrutadores e permitir que eles se dediquem a tarefas mais estratégicas e de valor agregado.
Ou seja, em vez de gastar tempo com ações repetitivas, o recrutador pode se dedicar a analisar o perfil dos candidatos, ao teste comportamental e, assim, escolher uma pessoa que realmente tenha “fit” com a empresa. Essa é apenas uma das muitas vantagens do uso do ChatGPT para RH. Veja mais:
Automação de tarefas
O ChatGPT pode responder a dúvidas frequentes sobre benefícios, políticas da empresa, procedimentos internos e agilizar demais processos de recrutamento.
Melhoria da comunicação interna
Essa solução também pode criar chatbots que interagem com os colaboradores de forma natural e personalizada, facilitando a comunicação interna. A ferramenta também ajuda na criação de conteúdos, como newsletters, comunicados e informativos.
Personalização da experiência do colaborador
Ele também pode auxiliar no processo de onboarding de novos colaboradores, na etapa de treinamento e sanando dúvidas comuns.
Análise de dados
Entender dados e relatórios nem sempre é fácil, e o ChatGPT para RH executa análises de grandes volumes de dados, identificando padrões e tendências que podem influenciar a tomada de decisões estratégicas.
4 formas práticas do uso do ChatGPT no RH
Agora que você entendeu o impacto que essa solução pode causar na rotina da empresa, chegou o momento de aprender a usá-la na prática!
1- Geração de retornos personalizados
Outra demanda que consome muito tempo da equipe é a produção de respostas para candidatos que não foram aprovados. Em vez de enviar e-mails genéricos e frios, é possível contar com a ajuda da IA para criar um conteúdo personalizado de forma automatizada, tornando esse feedback mais agradável.
2- Feedbacks e sugestões
Feedbacks são processos que exigem uma análise detalhada e qualitativa por parte de profissionais qualificados de toda a equipe. Após essa avaliação cuidadosa, o ChatGPT pode auxiliar na elaboração de relatórios e fornecer insights, atuando como um assistente nesse processo.
Além disso, a automação de respostas e o fornecimento de sugestões baseadas em dados podem liberar tempo para que os profissionais de RH se concentrem em interações de maior impacto, promovendo um ambiente de desenvolvimento contínuo e apoio mais efetivo para candidatos e colaboradores.
3- Descrições das vagas
Para atrair os melhores perfis para a vaga desejada, é importante ter um job description bem estruturado, claro e com as palavras-chave certas. Essa tecnologia pode criar textos coesos que expliquem de forma simples e direta quais serão as funções a serem executadas.
4- Entrevistas com os candidatos
O momento da entrevista com futuros funcionários demanda dedicação e empatia. Durante essa fase, o ChatGPT pode gerar insights e sugestões em tempo real, ajudando a conduzir conversas mais focadas e produtivas. Esse suporte não só economiza recursos, mas também melhora a precisão na seleção.
3 ideias de prompts para o ChatGPT relacionados a recrutamento
Os prompts são as instruções ou perguntas usadas para gerar respostas ou guiar a criação de conteúdo em modelos de linguagem. Eles funcionam como comandos para a inteligência artificial dar retornos mais precisos e corretos. Confira a seguir 3 prompts que podem ser aplicados pelo RH para otimizar demandas.
1. Descrições de vagas
Para fazer descrições de vagas, siga o prompt:
“Crie uma descrição de vaga para um(a) [cargo] com as seguintes responsabilidades: [lista de responsabilidades]. Destaque as habilidades técnicas e comportamentais mais importantes.”
2. Perguntas para entrevista
Para estruturar entrevistas, focadas em extrair tanto as competências técnicas quanto as soft skills dos candidatos. Use esse prompt:
“Quais são as melhores perguntas para identificar habilidades técnicas e comportamentais em uma entrevista para [nome do cargo]?”
3. Legendas para redes sociais
Uma boa ferramenta para divulgação de vagas são as redes sociais. Por meio delas, é possível aumentar o alcance do seu anúncio. Para essa estratégia funcionar, um dos segredos é investir em uma legenda atrativa e que não deixe dúvidas para os interessados.
Para isso, siga o seguinte prompt:
“Crie uma mensagem para postar no LinkedIn divulgando a vaga de [cargo] e destacando os benefícios de trabalhar na nossa empresa.”
Lembre-se, no entanto, de que nenhuma IA deve substituir o trabalho humano, especialmente quando se fala em textos que serão publicados nas páginas oficiais das empresas. Por isso, revise sempre com atenção o conteúdo para evitar que erros passem despercebidos.
Como começar a implementar o ChatGPT no RH da sua empresa?
Para implementar essa solução é necessário considerar alguns pontos:
- Avaliação das necessidades específicas da empresa
- Escolher ferramentas de RH e tecnologias adequadas
- Oferecer treinamento para o time sobre o uso
Transforme o futuro do seu recrutamento com Vagas For Business!
A inteligência artificial está revolucionando o recrutamento, e a Vagas For Business está na vanguarda dessa transformação com sua plataforma inovadora. Utilizando o ChatGPT, para oferecer uma experiência mais personalizada.
Ele atua na geração de descrições de vagas, permitindo que os profissionais de RH se concentrem no que realmente importa: encontrar os melhores talentos.
Não deixe de selecionar recursos que valorizem a sua marca empregadora e atraiam ativos humanos, como Vagas For Business. Com nosso sistema você economiza tempo, implementa uma seleção de candidatos sem vieses e encontra os melhores perfis de forma rápida.