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Se o mercado de trabalho era bastante estável alguns anos atrás, atualmente está cada vez mais dinâmico. As empresas precisam se adaptar a esse novo cenário, tanto para atrair clientes quanto para chamar a atenção dos melhores profissionais de cada área. Aqui, entra o conceito de talent acquisition.
A ideia é usar técnicas específicas para a atração de talentos qualificados. Quando bem direcionada, a prática ajuda a ter uma taxa de retenção maior e a formar uma equipe de alta performance. Esses benefícios são ainda mais significativos com o uso da tecnologia.
Por isso, as tendências atuais passam pelo equilíbrio entre tecnologia, eficiência, personalização, flexibilidade, estrutura e conexão humana. Isso é o que aponta uma pesquisa da consultoria Korn Ferry, que ainda indicou que as 3 principais maneiras que os empregadores pretendem inovar na aquisição de talentos são:
Esses são apenas alguns dados que reforçam a importância do talent acquisition. Neste post, vamos explicar melhor o conceito e indicar como você pode implementar essa estratégia na sua empresa. Confira!
Talent acquisition é uma técnica utilizada para detectar e atrair talentos do mercado para contratá-los. Essa abordagem, também referida como aquisição de talentos, é estratégica e contínua, além de ter como foco o alinhamento das demandas organizacionais com as expectativas dos candidatos. Dessa forma, é possível fortalecer o employer branding.
Essa estratégia faz parte do ramo de Recursos Humanos que se dedica ao recrutamento e seleção. Assim, a proposta é construir uma base de profissionais para manter uma rede de relacionamento e antecipar possíveis demandas futuras da empresa.
Por exemplo, em uma empresa de tecnologia, ter os melhores desenvolvedores do mercado é um fator de competitividade. Ao ter os talentos da área mapeados, você identifica suas habilidades e competências e compara às necessidades de cada cargo.
Também tem a chance de relacionar aos profissionais que já estão na empresa para escolher aptidões complementares, que contribuirão para o melhor desempenho do time.
Leia também: O que é recrutamento e seleção por competências e como aplicar?
Um profissional de talent acquisition precisa saber de técnicas de recrutamento e seleção, do funcionamento de ferramentas de Applicant Tracking System (ATS), de People Analytics (para análise de dados) e de employer branding. Ainda deve ter competências para a análise de candidatos eficiente, a fim de contratar as pessoas certas para a posição.
Considerando esses aspectos, algumas informações necessárias para efetivar um recrutamento estratégico são:
Quando falamos de aquisição de bons profissionais, não estamos reduzindo o leque apenas aos millennials, que sim, dominam uma parte considerável do mercado e possuem perfis muito característicos. Mas também, de outras gerações que, em sua maioria, compõem as vagas da empresa com perfil de média e alta liderança. Veja algumas características:
Nesse modelo, salário e benefícios continuam relevantes e o modelo de contratação CLT ainda é o que mais passa confiança para as pessoas, já que também há o desejo por estabilidade. Mas uma forte característica desse novo perfil é que o sucesso pessoal vai muito além dos critérios financeiros. Vivenciar suas crenças, objetivos, valores e gerar novas experiências é o que move os talentos atuais.
As principais etapas do talent acquisition são voltadas para a realização de um processo seletivo eficiente, que ajude na contratação de pessoas e retenção de talentos. Veja quais são as atividades importantes para a aplicação dessa estratégia.
A divulgação dos processos seletivos disponíveis na empresa é essencial para chamar a atenção dos talentos certos. Utilize vários canais, inclusive uma plataforma especializada que utilize inteligência artificial. Dessa forma, o algoritmo destaca os currículos com o perfil mais adequado para a vaga aberta, mas você ainda mantém a decisão final.
Detalhe a vaga e as competências e habilidades necessárias. Considere tanto as competências técnicas quanto comportamentais (hard e soft skills) e repasse alguns dos valores da marca. Essa é uma forma de fortalecer a marca empregadora e atrair as pessoas com o fit cultural.
O principal aspecto do talent acquisition são as pessoas. Então, um currículo é mais do que um arquivo digital. Responda às perguntas, forneça a possibilidade de acompanhar o status do processo seletivo e invista em uma boa jornada do candidato. Essa experiência positiva é muito importante para fortalecer a reputação organizacional.
A diferença entre talent acquisition e recrutamento é o foco da contratação de pessoas. Na aquisição de talentos, o objetivo é o longo prazo. Por isso, observa-se o employer branding, a proposta de valor do colaborador (employee value proposition) e outros aspectos estratégicos. Já no recrutamento simples, o objetivo é preencher uma vaga.
Na prática, qualquer processo de seleção de profissionais é um tipo de recrutamento. Porém, o talent acquisition é uma ação cíclica, que busca a consistência na busca pelos profissionais certos para aumentar a retenção de talentos.
Nessa atividade, você considera todas as experiências e habilidades que a empresa precisa hoje e no futuro para entregar resultados. Enquanto isso, o recrutamento é pontual e integra a aquisição de talentos.
O talent acquisition é fundamental devido à dificuldade das empresas encontrarem os talentos certos. Segundo a pesquisa Global Talent Shortage, 74% dos empregadores indicam ter esse problema. No Brasil, o índice chega a 81%.
Os tipos de talent acquisition são, basicamente, as estratégias de recrutamento e a abordagem adotada. Assim, as alternativas são:
Perceba que a abordagem proativa é combinada ao tipo de recrutamento. A partir da formação do pipeline, você sabe se é melhor efetivar o recrutamento interno, externo ou misto. Também pode implementar a modalidade online, que agiliza o processo e simplifica a busca pelo profissional mais adequado para a vaga.
É o que a Vagas.com Empresas faz. Com nossa solução, você busca o candidato em nosso banco e ainda pode receber candidaturas para ampliar o leque de opções.
Para aplicar o talent acquisition no recrutamento, você precisa atuar de maneira estratégica. Veja algumas dicas que ajudam a obter o melhor resultado:
O talent acquisition exige uma boa preparação para um movimento muito impactante que já acontece com muitos profissionais com cargos de liderança. Eles chegam a um nível em suas carreiras que já não se sentem tão desafiados, então, passam a ter um forte desejo de empreender, seja abrindo algum negócio, seja prestando consultorias com base em suas vastas experiências adquiridas nas empresas em que trabalharam.
Perder esses profissionais pode impactar diretamente nos resultados. Estruturar antecipadamente planos de ação baseado nas suas novas necessidades para reter esses talentos é urgente e necessário.
Com foco no talent acquisition, as empresas podem olhar e entender os profissionais, que é um importante primeiro passo. Reinventar-se com base nessas informações também. Por isso, alguns pontos são muito importantes para caminhar no mesmo ritmo e não correr o risco de ficar para trás na competição global pela atração e retenção de bons profissionais.
Vale também detectar e considerar que esses perfis desejam ter cada vez mais autonomia para fazerem suas escolhas, sempre olhando para o bem do negócio.
Incentivar o conhecimento é outro ponto importante, ainda mais considerando que ele será cada vez mais necessário para novas habilidades que surgirem ao longo do tempo.
Ainda é preciso ser um aliado da tecnologia e romper o paradigma de que um bom funcionário tem que estar sentado em um escritório durante uma longa carga horária. A conectividade está aí para aproximar pessoas de qualquer lugar do mundo, permitindo conversas e reuniões em tempo real. Por que não usar isso a favor da sua empresa?
Outro ponto é a flexibilidade nas regras e mais confiança em seus colaboradores, de modo que possibilite que eles realmente sintam que fazem parte do negócio e que possam também encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Ter um propósito da empresa bem definido e garantir que ele seja realizado por todos é igualmente importante.
Por fim, para a parte crítica de alta gestão, vale elaborar programas internos que incentivem o intraempreendedorismo e fazer com que eles queiram inovar dentro da empresa. Isso também serve para o público mais jovem. Dar a possibilidade de serem geradores de inovação é o grande combustível para talent acquisition.
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