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Talent acquisition: o que significa e como aplicar no recrutamento?

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    Vagas For Business

  • 17 de dez 2018 às 8:52
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Foto de uma mulher e um homem olhando para post-its

Talent Acquisition (Aquisição de Talentos, em português) se refere à estratégia da área de RH de identificação e atração dos melhores profissionais do mercado para posterior contratação pela empresa.

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Se o mercado de trabalho era bastante estável alguns anos atrás, atualmente está cada vez mais dinâmico. As empresas precisam se adaptar a esse novo cenário, tanto para atrair clientes quanto para chamar a atenção dos melhores profissionais de cada área. Aqui, entra o conceito de talent acquisition.

A ideia é usar técnicas específicas para a atração de talentos qualificados. Quando bem direcionada, a prática ajuda a ter uma taxa de retenção maior e a formar uma equipe de alta performance. Esses benefícios são ainda mais significativos com o uso da tecnologia.

Por isso, as tendências atuais passam pelo equilíbrio entre tecnologia, eficiência, personalização, flexibilidade, estrutura e conexão humana. Isso é o que aponta uma pesquisa da consultoria Korn Ferry, que ainda indicou que as 3 principais maneiras que os empregadores pretendem inovar na aquisição de talentos são:

  • Uso da inteligência artificial (IA) para melhorar a busca e a análise de candidatos (27%);
  • Adoção mais ampla do People Analytics nas contratações (26%);
  • Implementação de ferramentas de automação para gerenciar o relacionamento com os candidatos (21%).

Esses são apenas alguns dados que reforçam a importância do talent acquisition. Neste post, vamos explicar melhor o conceito e indicar como você pode implementar essa estratégia na sua empresa. Confira!

O que é Talent Acquisition?

Talent acquisition é uma técnica utilizada para detectar e atrair talentos do mercado para contratá-los. Essa abordagem, também referida como aquisição de talentos, é estratégica e contínua, além de ter como foco o alinhamento das demandas organizacionais com as expectativas dos candidatos. Dessa forma, é possível fortalecer o employer branding.

Essa estratégia faz parte do ramo de Recursos Humanos que se dedica ao recrutamento e seleção. Assim, a proposta é construir uma base de profissionais para manter uma rede de relacionamento e antecipar possíveis demandas futuras da empresa.

Por exemplo, em uma empresa de tecnologia, ter os melhores desenvolvedores do mercado é um fator de competitividade. Ao ter os talentos da área mapeados, você identifica suas habilidades e competências e compara às necessidades de cada cargo.

Também tem a chance de relacionar aos profissionais que já estão na empresa para escolher aptidões complementares, que contribuirão para o melhor desempenho do time.

Leia também: O que é recrutamento e seleção por competências e como aplicar?

O que um profissional de talent acquisition precisa saber?

Um profissional de talent acquisition precisa saber de técnicas de recrutamento e seleção, do funcionamento de ferramentas de Applicant Tracking System (ATS), de People Analytics (para análise de dados) e de employer branding. Ainda deve ter competências para a análise de candidatos eficiente, a fim de contratar as pessoas certas para a posição.

Considerando esses aspectos, algumas informações necessárias para efetivar um recrutamento estratégico são:

  • Conhecimento das estratégias do negócio: entenda bem o que é a empresa, como funciona e as técnicas usadas para se destacar no mercado. Assim, é possível identificar as habilidades necessárias para cada vaga e identificar como cada perfil de candidato poderá contribuir com os resultados;
  • Estratégias de recrutamento: organize todo o processo de atração de talentos de forma visual e avalie as demandas de cada área organizacional. Faça um levantamento com várias informações, como perfis de liderança e analítico, formação específica, uso de ferramentas, competências comportamentais (trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal, por exemplo);
  • Avaliação de candidatos conforme os perfis interessados. Compare com o descritivo da área e domine as técnicas de entrevistas, testes, dinâmicas e análise das respostas para chegar ao melhor resultado;
  • Conhecimento sobre o mercado de trabalho: atualize-se sobre o mercado de trabalho atual, as demandas dos talentos e o que as empresas oferecem e exigem de habilidades e competências. O objetivo é alinhar o que o negócio precisa com aquilo que é possível na prática;
  • Práticas de employer branding: mantenha uma boa relação com os candidatos, ofereça uma boa jornada e aceite os feedbacks para demonstrar respeito e transparência.

Quando falamos de aquisição de bons profissionais, não estamos reduzindo o leque apenas aos millennials, que sim, dominam uma parte considerável do mercado e possuem perfis muito característicos. Mas também, de outras gerações que, em sua maioria, compõem as vagas da empresa com perfil de média e alta liderança. Veja algumas características:

  • Esses profissionais querem trabalhar em uma empresa que tenha um propósito definido. O objetivo é fazer parte de algo mais grandioso, que realmente faça a diferença no mundo.
  • Felicidade no trabalho se tornou um importante pré-requisito, trabalhar somente por dinheiro virou coisa do passado.
  • A busca pelo equilíbrio também se tornou algo imprescindível – conciliar a vida pessoal com a profissional e continuar sendo um gerador de bons resultados.
  • Possibilidade de estar com a família, realizar mais viagens e ampliar a bagagem cultural.

Nesse modelo, salário e benefícios continuam relevantes e o modelo de contratação CLT ainda é o que mais passa confiança para as pessoas, já que também há o desejo por estabilidade. Mas uma forte característica desse novo perfil é que o sucesso pessoal vai muito além dos critérios financeiros. Vivenciar suas crenças, objetivos, valores e gerar novas experiências é o que move os talentos atuais.

Quais são as principais etapas do talent acquisition?

As principais etapas do talent acquisition são voltadas para a realização de um processo seletivo eficiente, que ajude na contratação de pessoas e retenção de talentos. Veja quais são as atividades importantes para a aplicação dessa estratégia.

Divulgação

A divulgação dos processos seletivos disponíveis na empresa é essencial para chamar a atenção dos talentos certos. Utilize vários canais, inclusive uma plataforma especializada que utilize inteligência artificial. Dessa forma, o algoritmo destaca os currículos com o perfil mais adequado para a vaga aberta, mas você ainda mantém a decisão final.

Leia também: Entenda o que é inteligência artificial e inteligência humana e quais os limites de cada uma no recrutamento e seleção

Descrição de cargos

Detalhe a vaga e as competências e habilidades necessárias. Considere tanto as competências técnicas quanto comportamentais (hard e soft skills) e repasse alguns dos valores da marca. Essa é uma forma de fortalecer a marca empregadora e atrair as pessoas com o fit cultural.

Foco nas pessoas

O principal aspecto do talent acquisition são as pessoas. Então, um currículo é mais do que um arquivo digital. Responda às perguntas, forneça a possibilidade de acompanhar o status do processo seletivo e invista em uma boa jornada do candidato. Essa experiência positiva é muito importante para fortalecer a reputação organizacional.

Qual a diferença entre talent acquisition e recrutamento?

A diferença entre talent acquisition e recrutamento é o foco da contratação de pessoas. Na aquisição de talentos, o objetivo é o longo prazo. Por isso, observa-se o employer branding, a proposta de valor do colaborador (employee value proposition) e outros aspectos estratégicos. Já no recrutamento simples, o objetivo é preencher uma vaga.

Na prática, qualquer processo de seleção de profissionais é um tipo de recrutamento. Porém, o talent acquisition é uma ação cíclica, que busca a consistência na busca pelos profissionais certos para aumentar a retenção de talentos.

Nessa atividade, você considera todas as experiências e habilidades que a empresa precisa hoje e no futuro para entregar resultados. Enquanto isso, o recrutamento é pontual e integra a aquisição de talentos.

O talent acquisition é fundamental devido à dificuldade das empresas encontrarem os talentos certos. Segundo a pesquisa Global Talent Shortage, 74% dos empregadores indicam ter esse problema. No Brasil, o índice chega a 81%.

Quais são os tipos de talent acquisition?

Os tipos de talent acquisition são, basicamente, as estratégias de recrutamento e a abordagem adotada. Assim, as alternativas são:

  • Recrutamento interno: é o processo de encontrar o talento dentro da própria empresa;
  • Recrutamento externo: é o modelo tradicional, em que se busca uma pessoa de fora da organização;
  • Recrutamento misto: é o processo que envolve a pesquisa dentro e fora da companhia. Normalmente, ocorre quando se pesquisa um profissional dentro do seu quadro de funcionários, mas não encontra;
  • Recrutamento online: consiste em usar um ATS para encontrar o candidato certo. Pode contar com tecnologias integradas, como a inteligência artificial;
  • Abordagem proativa: foca a construção de um pipeline de talentos, com objetivo de longo prazo. Assim, a empresa se prepara antecipadamente para suas demandas de contratação.

Perceba que a abordagem proativa é combinada ao tipo de recrutamento. A partir da formação do pipeline, você sabe se é melhor efetivar o recrutamento interno, externo ou misto. Também pode implementar a modalidade online, que agiliza o processo e simplifica a busca pelo profissional mais adequado para a vaga.

É o que a Vagas.com Empresas faz. Com nossa solução, você busca o candidato em nosso banco e ainda pode receber candidaturas para ampliar o leque de opções.

Como aplicar o talent acquisition no recrutamento?

Para aplicar o talent acquisition no recrutamento, você precisa atuar de maneira estratégica. Veja algumas dicas que ajudam a obter o melhor resultado:

  • Mapeie o cenário atual: compreenda a situação em que a empresa se insere, quais são os talentos, as competências que faltam e as áreas em crescimento;
  • Defina os perfis ideais: construa uma persona que demonstre o tipo de talento desejado. Descreva as habilidades técnicas e comportamentais e quais valores precisa ter para alinhar à cultura organizacional;
  • Escolha os objetivos a seguir e indicadores a mensurar: escolha o que será medido para saber se as metas são alcançadas. Algumas possibilidades são a redução do tempo de contratação, a melhoria da qualidade dos candidatos e o fortalecimento do employer branding;
  • Invista na marca empregadora: busque melhorar a reputação do negócio e evidenciar quais são os diferenciais da empresa, como seu propósito, sua cultura, suas histórias e seus benefícios;
  • Selecione os canais de divulgação: identifique os meios usados pelos talentos e adote-os. Escolher um ATS com um bom banco de profissionais e que utilize várias tecnologias para otimizar o processo é fundamental. A Vagas For Business é pioneira no mercado e o sistema mais completo do mercado;
  • Monte um banco de talentos: continuamente, crie um banco de talentos estratégico para evitar a busca por candidatos do zero todas as vezes. Mais do que registrar e organizar as informações, mantenha o contato, especialmente com pessoas que tenham fit com a cultura organizacional;
  • Ofereça uma boa experiência ao candidato: garanta que os talentos possam acompanhar os status dos processos seletivos. Evite deixar sem retorno ou com um prazo de resposta muito demorado. Aqui, a Vagas For Business também é um facilitador, já que o potencial colaborador pode verificar a situação diretamente pela plataforma;
  • Conte com líderes e gestores: envolva a gestão ativamente para simplificar a descrição das vagas, descobrir as competências necessárias, fazer o onboarding e mais. Essa parceria com o RH é crucial para o alcance de bons resultados;
  • Monitore continuamente: acompanhe os indicadores e faça os ajustes necessários. Essa medida é necessária para identificar gargalos e se adaptar à dinâmica do mercado. O People Analytics contribui muito para essa etapa por fornecer dados e facilitar sua análise.

Movimentações da alta gestão que exigem atenção

O talent acquisition exige uma boa preparação para um movimento muito impactante que já acontece com muitos profissionais com cargos de liderança. Eles chegam a um nível em suas carreiras que já não se sentem tão desafiados, então, passam a ter um forte desejo de empreender, seja abrindo algum negócio, seja prestando consultorias com base em suas vastas experiências adquiridas nas empresas em que trabalharam.

Perder esses profissionais pode impactar diretamente nos resultados. Estruturar antecipadamente planos de ação baseado nas suas novas necessidades para reter esses talentos é urgente e necessário.

Como as empresas podem atuar?

Com foco no talent acquisition, as empresas podem olhar e entender os profissionais, que é um importante primeiro passo. Reinventar-se com base nessas informações também. Por isso, alguns pontos são muito importantes para caminhar no mesmo ritmo e não correr o risco de ficar para trás na competição global pela atração e retenção de bons profissionais.

Vale também detectar e considerar que esses perfis desejam ter cada vez mais autonomia para fazerem suas escolhas, sempre olhando para o bem do negócio.

Incentivar o conhecimento é outro ponto importante, ainda mais considerando que ele será cada vez mais necessário para novas habilidades que surgirem ao longo do tempo.

Ainda é preciso ser um aliado da tecnologia e romper o paradigma de que um bom funcionário tem que estar sentado em um escritório durante uma longa carga horária. A conectividade está aí para aproximar pessoas de qualquer lugar do mundo, permitindo conversas e reuniões em tempo real. Por que não usar isso a favor da sua empresa?

Outro ponto é a flexibilidade nas regras e mais confiança em seus colaboradores, de modo que possibilite que eles realmente sintam que fazem parte do negócio e que possam também encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Ter um propósito da empresa bem definido e garantir que ele seja realizado por todos é igualmente importante.

Por fim, para a parte crítica de alta gestão, vale elaborar programas internos que incentivem o intraempreendedorismo e fazer com que eles queiram inovar dentro da empresa. Isso também serve para o público mais jovem. Dar a possibilidade de serem geradores de inovação é o grande combustível para talent acquisition.

Quer melhorar o seu talent acquisition? Conheça o Vagas for Business!

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