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Há quem pense que o recrutamento e seleção em startup é um processo simples, sem barreiras, repleto de informalidade e com muitos candidatos se inscrevendo. Mas, na prática, essa imagem está bem longe da realidade.
Geralmente, processos de R&S de startups têm orçamentos limitados e pouco tempo para o preenchimento da vaga. Esses dois fatores são os desafios para a atração e a seleção de candidatos.
A contratação de funcionários para startup precisa visar pessoas com vontade de aprender e crescer com a organização, adotando prontamente a missão, a visão e os valores da empresa.
Junto com os desafios estão as motivações para esse tipo de processo seletivo: a emoção da disrupção da indústria naturalmente atrai pessoas que se conectam com novas ideias e inovação.
Portanto, se você deseja integrar candidatos capazes de dar vida à missão da sua startup, acompanhe nosso artigo. Nele você descobrirá como ser preciso na busca por talentos com um orçamento enxuto e com pouco tempo para contratar. Confira!
Como é o processo seletivo de uma startup
Contratar os primeiros funcionários de uma startup é um marco emocionante, significativo para o futuro da empresa e também um momento desafiador.
É preciso contratar as pessoas certas, com as habilidades e a experiência necessárias para expandir a organização e dar ainda mais tração a ela.
Embora a contratação para qualquer função em todas as fases do crescimento da empresa seja sempre uma tarefa que precisa de muito cuidado, para startups em estágio inicial, aumentar sua equipe é um desafio particular. Por quê?
É o momento em que o modelo de negócios da empresa está sendo posto em xeque. A startup precisará expandir, ganhar mais clientes e capital sem deixar a missão, visão e valores de lado. E isso significa confiar a chave de sua empresa para a pessoa certa.
Por isso, uma das fases mais importantes para startups é a definição do perfil do candidato e a avaliação correta da combinação de valores do profissional com o da organização.
Passo a passo do processo seletivo de uma startup
Embora os sistemas de contratação possam diferir ligeiramente de empresa para empresa, eles normalmente incluem as seguintes etapas:
- Identificar a necessidade: especialmente em uma startup, você não contrata um colaborador sem ter uma necessidade explícita. Determine qual função é mais importante ser preenchida de acordo com os planos de expansão da organização.
- Crie um job description: após ter uma função, uma lista de responsabilidades e lacunas de habilidades que você precisa que seu novo contratado preencha, crie cuidadosamente uma descrição do trabalho que atraia os candidatos certos.
- Anuncie as vagas: publique sua descrição de trabalho e anúncio em job boards, sites de recrutamento e redes de mídia social. Além disso, considere fortemente as referências como um método de obtenção de candidatos, afinal as pessoas que trabalham na startup sabem quais são os perfis profissionais que mais se encaixam na organização.
- Analise e selecione candidatos: revise as inscrições e currículos e comece a restringir sua lista aos principais candidatos.
- Faça entrevistas: realize entrevistas com candidatos pré-selecionados. Determine com antecedência quantas “rodadas” de entrevistas você planeja realizar, mas evite exagerar para não desanimar as pessoas concorrendo pela vaga.
- Verifique as referências: em processos seletivos de grandes organizações, essa parte do processo por vezes é esquecida, mas é essencial para a contratação de profissionais em startups.
- Fazer uma oferta: faça uma oferta ao seu principal candidato. A carta oferta deve incluir o salário do cargo, benefícios e data de início.
Como definir o perfil de profissional no processo seletivo para startups
Como já mencionamos anteriormente, em uma equipe pequena e no ambiente de startup de ritmo acelerado e de alto risco, o impacto de qualquer incompatibilidade de valores, processos ou cultura será ampliado.
À medida que sua startup cresce além da equipe fundadora, cada nova adição de profissionais mudará fundamentalmente o DNA da sua empresa. Novas contratações impactam nos seguintes aspectos:
- desenvolvimento de produtos;
- cultura da empresa;
- moral da equipe;
- quantidade e qualidade do trabalho.
Para não se equivocar na contratação dos profissionais e barrar o crescimento de sua organização, a pessoa recrutadora terá de observar a fundo o perfil ideal do candidato. Como? Investindo em ferramentas eficazes de avaliações comportamentais.
Avaliações comportamentais para startups
Entender os perfis que compõem uma equipe é muito útil para o negócio. Isso permite distribuir e priorizar projetos para garantir o melhor aproveitamento dos pontos fortes de cada profissional.
O perfil profissional resume os traços de comportamento e sentimentos dominantes da pessoa em seu ambiente de trabalho. As avaliações de perfis podem ser observadas já durante a fase de recrutamento com a ajuda de ferramentas como a análise de perfil comportamental DISC.
Além de traçar os comportamentos e sentimentos dominantes das pessoas candidatas, esses testes também avaliam a adequação cultural, ajudando as organizações a determinar se os valores dos profissionais se alinham com os corporativos.
Uma pesquisa sobre tendências globais de avaliação destacou a relevância desse tipo de ferramenta para contratar a pessoa certa, seja em startups ou em grandes corporações, e desenvolvê-las. De acordo com o levantamento, que entrevistou mais de 3 mil profissionais de RH:
- 79% usam para contratação externa;
- 72% empregam a ferramenta para contratação interna;
- 79% utilizam para desenvolvimento de carreira.
Para saber mais sobre o tema, acesse nosso artigo “O que é gestão comportamental, como fazê-la“.
Dicas de como conduzir o processo seletivo em uma startup
Agora que você já sabe todos os passos para escolher a pessoa certa à sua startup, que tal adicionar algumas dicas relevantes ao seu processo de R&S?
Procure potencial futuro em vez de experiência passada
É fácil se debruçar sobre experiências passadas observando o currículo de alguém, mas não se esqueça de que o passado é passado e não necessariamente ele pode apontar o potencial futuro de um candidato e a adequação à sua empresa ou ao cargo anunciado.
Com uma equipe pequena e em crescimento exponencial, você certamente procurará por candidatos que possam desenvolver rapidamente outras habilidades.
Faça a si mesmo estas perguntas: esse candidato tem potencial para crescer além de sua experiência? Ele tem o fit cultural exigido? Existe potencial para um futuro papel de liderança?
Ofereça salários e benefícios competitivos sem esgotar seus recursos
Dada a natureza dos negócios de startups, elas precisam que seus colaboradores se adaptem, de tempos em tempos, preenchendo lacunas de habilidades e realizando tarefas fora de suas funções tradicionais.
Com isso em mente, certifique-se de definir os salários com base enquanto seus funcionários contribuirão para sua organização – não apenas o que o cargo normalmente exige.
Mas lembre-se: encontre um meio-termo onde você possa oferecer uma compensação competitiva sem colocar pressão financeira desnecessária em seus negócios. Isso é muito importante para reter esses talentos e não ter de demiti-los por falta de fluxo de caixa.
Venda seu negócio aos candidatos
As startups precisam persistir muito mais no processo de convencimento dos profissionais do que as companhias já estabelecidas, afinal há poucas informações sobre elas.
Empresas reconhecidas, e com uma boa marca empregadora, receberão candidatos de forma orgânica. No caso das startups, você precisará vender seu peixe para os talentos, investindo na construção de seu employer branding, bem como no estabelecimento do EVP da sua startup.
Procure por , avalie se a pessoa candidata tem a motivação e o entusiasmo para trabalhar duro e de forma colaborativa, além de pensar de forma criativa.
Ela também deve ter confiança e humildade para se encaixar em uma pequena equipe que está se estabelecendo e ser hands on que, em bom português, podemos traduzir como o pau para toda obra.
Para tanto faça as seguintes perguntas às pessoas candidatas:
- Quais são os seus objetivos de vida?
- Pelo que é apaixonado?
- O que falta ou o que mudaria na empresa em que está atualmente?
Para avaliar a paixão e o ânimo, peça ainda aos candidatos que pintem uma imagem de sucesso em uma folha de papel e o que eles fariam para contribuir nos primeiros 60 dias de trabalho.
Se eles retratarem algo que remeta ao êxito da equipe, ampliação e aprendizado, você encontrou as pessoas certas para o seu negócio.
Agora que você já sabe como criar um caminho seguro para seu recrutamento e seleção em startup, convidamos você a conferir como atrair os melhores com uma descrição de cargo assertiva.