Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Embora a inteligência artificial ofereça muitos benefícios para o recrutamento e seleção, é importante lembrar que ela não substitui completamente o julgamento humano. A combinação da IA e da expertise humana é a abordagem mais eficaz para encontrar os melhores talentos que se encaixam na cultura e nas necessidades das organizações.
Pensando nisso, a Vagas lança para o mercado de Recursos Humanos uma nova maneira de trabalhar com a inteligência artificial: o Matching IA+H. Esse modelo combina o conhecimento e a experiência dos recrutadores com a análise de uma grande quantidade de dados, para identificar os candidatos mais adequados para cada vaga.
Ficou curioso para entender como se dá essa mescla do toque humano (hightouch) com o toque tecnológico (hightech) na busca pelo melhor candidato? Acompanhe aqui nosso artigo que vamos te contar os detalhes sobre a tecnologia de Matching IA +H, como ela funciona e quais são as vantagens de usá-la no R&S. Confira!
Veja também: Inteligência artificial no RH: qual o impacto e como aplicar agora
O que é a tecnologia de Matching IA+H?
O Matching IA+H é uma tecnologia desenvolvida pela Vagas que inaugura uma nova maneira de se trabalhar em processos seletivos com a inteligência artificial. Trata-se da possibilidade do recrutador moldar a IA a partir dos critérios que ele escolher para formar o que chamamos de “Matching H”.
Isso permite que os recrutadores personalizem a ordenação dos candidatos de uma vaga, tornando-se protagonistas do processo seletivo.
Só para se ter uma noção da qualidade da personalização, o Matching IA+H permite que os recrutadores moldem a IA com uma quantidade ilimitada de critérios para ajustá-la aos requisitos específicos do processo seletivo. Mas como chegamos nessa ideia?
Por termos um dos maiores bancos de currículos do Brasil, com mais de 25 milhões de perfis, sabemos que a IA é uma importante aliada do recrutador na hora de se analisar grandes volumes de informações.
Contudo, sabemos que cada processo seletivo tem suas particularidades com base na cultura da empresa, nas peculiaridades do cargo e nos objetivos específicos da contratação.
Como, então, fazer com que a IA não engesse o recrutador, limitando o seu poder de definir as nuances demandadas pelo processo seletivo sob sua responsabilidade? Mais ainda, como fazer com que a expertise do recrutador melhore a seleção feita pela IA, atingindo resultados ainda mais acurados?
Da reflexão sobre estas perguntas, nasceu o Matching IA+H. E a tecnologia foi liberada gratuitamente para todos os usuários do Vagas For Business, o software de R&S da Vagas.
Como funciona o Matching IA+H?
Agora que você já sabe o que é o Matching IA+H, que tal conhecer como ele funciona, de que forma ele faz essa combinação perfeita entre a expertise na escolha de perfis dos recrutadores e a análise estatística de grandes volumes de dados da máquina?
O primeiro passo rumo a essa personalização do uso da IA foi criar uma interface na qual a pessoa recrutadora pode observar com facilidade como as mudanças no conjunto de critérios escolhidos alteram o ranking de matching de acordo com as suas preferências. Mas como ocorre exatamente a combinação de dados para criar um ranking dos melhores candidatos?
No painel do ATS Vagas For Business, a pessoa recrutadora seleciona os critérios que farão parte do Matching H que será usado no ranking dos candidatos, atribuindo a cada um peso: indiferente, interessante, desejável, importante ou necessário. Digamos então que, hipoteticamente, temos a abertura de uma vaga para gerente de canais de uma startup cujos critérios de seleção são os seguintes:
- inglês fluente;
- experiência de no mínimo 2 anos na função;
- conhecimento do mercado de tecnologia;
- já ter trabalhado no segmento de logística;
- bom conhecimento na ferramenta de gestão de projetos Clickup.
Logo ao entrar na triagem, o recrutador irá encontrar uma lista dos candidatos ordenados pelo Matching IA. Em seguida, o recrutador, de forma fácil, vai escolher os critérios que vão compor o Matching H — aqueles que listamos lá em cima — e dizer quais será o peso de cada um deles. Em questão de segundos, o Matching IA+H irá gerar uma pontuação para os candidatos e os ordenará, colocando no topo da lista as pessoas que mais combinam com os requisitos da vaga.
Se e a relação das pessoas candidatas não for satisfatória, a pessoa recrutadora poderá refazer a seleção de critérios e pesos até encontrar o match ideal. Ele poderá, inclusive, definir se deseja ou não utilizar o Matching IA naquela triagem. Sim, o recrutador decide se irá querer usar o Matching IA ou não.
Importante ressaltar que a pessoa recrutadora poderá personalizar o resultado do Matching IA utilizando todo tipo de informação, não só dos currículos, mas também de testes e demais informações relativas às pessoas candidatas que estão organizados em formulários, além de avaliações e tags (carimbos)
Para ajudar o recrutador, o Vagas For Business já disponibiliza diversos critérios, testes e formulários prontos. É possível, ainda, criar os seus próprios testes e formulários, e também adquirir testes de nossos parceiros, através do nosso marketplace.
Veja também: Machine Learning no RH: o que é e como pode ajudar o R&S
Benefícios da nova tecnologia da Vagas no processo de recrutamento e seleção
Como sabemos, a inteligência artificial tem desempenhado um papel crescente na melhoria dos processos de recrutamento e seleção. Mas, agora que conseguimos unir o lado humano da tomada de decisão ao poder de análise de um grande volume de informações pela máquina, os benefícios dessa nova tecnologia da Vagas são ainda mais poderosos. Veja alguns deles:
Mais força para a diversidade e inclusão
O fato do recrutador poder moldar o Matching IA faz com que ele tenha controle sobre os critérios que serão utilizados e, assim, evitar vieses inconscientes durante o processo de recrutamento.
A Vagas também apoia o desenvolvimento de RHs mais justos e inclusivos através do primeiro hub de conhecimento neste sentido, o Colettivo, no qual oferece cursos gratuitos para que os recrutadores possam aprimorar seus conhecimentos em DEI.
Precisão Aprimorada
A combinação da inteligência artificial (IA) com a humana (H), através da adição de critérios ponderados, resulta em uma avaliação mais precisa dos candidatos. A IA pode processar grandes quantidades de dados, enquanto os critérios ponderados garantem a compreensão contextual e a sensibilidade às nuances.
Eficiência no Ranqueamento
A IA utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os perfis dos candidatos em um piscar de olhos. Com base em uma enorme quantidade de informações de vários bancos de dados, a IA identifica os candidatos com as maiores pontuações, de acordo com os critérios estabelecidos.
Personalização do Processo
A tecnologia de Matching IA+H permite a adaptação do processo de seleção de acordo com as necessidades específicas de cada processo seletivo. Enquanto a IA se encarrega da análise detalhada e padrão dos candidatos, e os critérios H podem ser ajustados para refletir os requisitos exclusivos de cada posição
Otimização do Processo de Seleção
A possibilidade de salvar e restaurar Regras de Matching IA+H é outro ponto que tem grande impacto na eficiência, uma vez que o recrutador não terá de recriar a combinação exata de critérios num próximo processo seletivo com as mesmas características.
Melhoria na Experiência do Candidato
A combinação de IA e critérios humanos pode resultar em uma avaliação mais completa e justa dos candidatos, contribuindo para uma experiência positiva durante o processo de seleção.
Economia de Tempo e Recursos
A nova ferramenta já disponível no software Vagas For Business ajuda a economizar tempo e recursos, permitindo que os recrutadores se concentrem em tarefas de alto valor, como entrevistas presenciais e estratégias de seleção.
Agora que você já sabe como o Matching IA+H pode te ajudar com processos seletivos mais assertivos, que tal agendar hoje mesmo um bate-papo com os nossos especialistas?