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O Código de Conduta e Ética é o documento de regimento interno de uma organização, estabelecendo seu objetivo, valores e princípios, assim como a postura que os integrantes do grupo devem adotar no seu dia a dia e relacionamentos.
Também considerado o “manual do funcionário”, é o primeiro passo para que a cultura organizacional seja disseminada para todo o capital humano e demais partes interessadas.
É importante que esse agrupamento de normas seja claro e abrangente, cobrindo todas as áreas relativas ao negócio.
Por que ter um código de ética na empresa?
Um código de conduta não é somente um conjunto de diretrizes internas para funcionários seguirem, mas também é uma declaração externa de valores e compromissos corporativos.
Ele deve:
- Definir a cultura da empresa;
- Definir padrões para funcionários seguirem no que diz respeito a comportamento;
- Deixar que clientes e parceiros conheçam seus valores e, a partir daí, decidir se desejam trabalhar com você, cultivando a transparência para um relacionamento comercial saudável.
Um código de conduta bem escrito esclarece valores e princípios de uma organização, vinculando-os à conduta profissional. Como resultado, define os padrões que a empresa deve seguir.
Previne e reduz conflitos
O documento pode apoiar colaboradores na tomada de decisões, fornecendo-lhes parâmetros para seguir no que diz respeito ao comportamento da empresa, assim como permitindo que saibam o que fazer perante dilemas éticos no ambiente de trabalho. Ou seja, esse manual reduz as chances de problemas e, caso o pior ocorra, facilita a maneira de lidar com eles.
Viabiliza denúncias
Além de definir regras, o código de conduta auxilia os colaboradores que precisarem relatar alguma violação da política da empresa e explica as consequências de agir contra as normas veiculadas.
A partir disso, funcionários têm maior entendimento das regras do negócio, que acaba tendo seus valores enaltecidos.
Desestimula o assédio
Bullying, assédio moral, sexual, racismo, xenofobia e até brigas são tratadas no código de conduta. Por meio dele, deve ser deixada clara a posição da empresa perante tais desvios de comportamento, de modo a proteger as pessoas de situações desagradáveis.
Confidencialidade
As normas também abordam a confidencialidade de informações, essencial para proteger dados estratégicos da empresa.
Compliance
O documento recomenda como deve ser o comportamento de funcionários como representantes da empresa, especialmente no que tange conflitos de interesses, que é um dos assuntos mais importantes de compliance.
Colabora com o employer branding
A marca empregadora também é beneficiada pelo código empresarial, pois sua criação mostra que a organização se preocupa com a ética profissional e o bem-estar dos funcionários.
Proteção legal
Por fim, a importância do código de conduta se dá pela proteção legal que representa perante má conduta ética, pois comprova o esforço que a companhia teve em prevenir comportamentos ilegais.
Como desenvolver um código de conduta na empresa?
O principal objetivo do código de conduta é definir e manter um padrão de comportamento aceitável para todos integrantes de uma empresa. É um lembrete aos funcionários do que se espera deles. Destaca, ainda, que suas ações devem estar sempre alinhadas à ética do negócio. Além disso, deve sempre abordar as consequências em caso de violação da conduta.
O manual não deve, em hipótese alguma, ser ambíguo, porque sempre que as linhas são borradas, as regras podem ser quebradas.
O código de conduta da empresa difere entre setores, embora sempre deva atender aos seguintes critérios:
Linguagem de fácil entendimento: o documento deve escrito de maneira clara e não incluir jargões técnicos ou jurídicos.
Compreensão: deve abranger todos os detalhes que impactam a vida diária dos funcionários e responder a perguntas comuns.
Validação pela liderança: o código de conduta ética precisa ser reconhecido e aprovado pelos líderes da companhia. Isso geralmente é ressaltado por meio de um prefácio escrito por um CEO ou presidente.
Acessível: o manual deve estar sempre à disposição dos funcionários, assim como atuais e potenciais investidores.
Padrão visual: o material deve seguir a identidade visual da empresa.
O que incluir?
Em geral, todas as esferas referentes a relacionamentos e comportamentos profissionais esperados de funcionários, freelancers, parceiros, investidores, entre outros.
O código de conduta da empresa precisa ser escrito tendo em mente a integridade e os padrões éticos assumidos, como transparência, honestidade, entre outros.
As atitudes esperadas tem de estar alinhadas à natureza do negócio e às profissões dos funcionários, por isso o tom do documento pode variar de acordo com o setor do mercado.
Esse documento também deve explicar quais dados são tratados pela companhia, sempre tendo em vista a LGPD no RH, assim como outras informações de interesse do público.
Seções
O conteúdo do documento é diferente de empresa para empresa, mas é possível conferir as principais seções abordadas abaixo:
- Valores fundamentais e visão da empresa
- Proibição de atividades ilegais: fumar, beber, linguagem chula, entre outros
- Uso da Internet: segurança, e-mail corporativo e mídia social
- Discriminação, bullying e assédio
- Procedimentos de confidencialidade
- Dress code
- Envolvimento da comunidade
- Políticas de presentes e entretenimento
- Políticas de intervalo para refeição e descanso
- Relacionamentos no local de trabalho
- Violação do código de conduta
- Programa de conformidade
Como divugar?
O manual deve ser publicado e divulgado aos funcionários e a outras partes interessadas. Isso pode ser feito por meio do site da organização, assim como por e-mail. Caso a modelo de trabalho seja presencial, vale imprimir cópias e deixá-las em locais estratégicos da empresa.
Códigos de conduta famosos
Veja alguns ótimos exemplos de códigos de conduta de funcionários:
Coca-Cola
O código de conduta da Coca-Cola se destaca pelo design e clareza. O documento aborda regras sobre como usar os ativos da empresa, como lidar com informações, conflito de interesses e relacionamento com parceiros externos. Ele também fornece ao leitor exemplos marcantes de situações.
O Google é um ótimo exemplo, pois destaca os valores da empresa, tem uma estrutura clara e é fácil de entender. Ele descreve as regras do negócio, assim como as expectativas e deveres de cada uma das partes relacionadas.
Da mesma forma, um exemplo a ser seguido é a versão mais recente do código de conduta do Facebook. Bem estruturado e direto, ele adota um tom mais sério que os documentos anteriores e considera as principais atividades e comportamentos que são esperados de seus colaboradores.
Nestlé
O código de conduta empresarial da Nestlé também se destaca por ser completo e abrangente, apresentando, inclusive, informações sobre a indicação de parentes para cargos na companhia e repreensão quanto a suborno e corrupção.
Quer saber mais sobre ética na empresa? Então entenda o que é accountability.