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Gestão de pessoas para farmácias: melhores práticas para aumentar a performance da equipe

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    Vagas For Business

  • 19 de nov as 10:37
  • 5 min de leitura
Equipe de farmácia sendo gerenciada na loja.

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A gestão de pessoas para farmácias é um fator importante para o sucesso do negócio, mesmo para as de pequeno e médio porte, que não possuem um setor de Recursos Humanos bem estruturado. 

Uma equipe motivada, bem treinada e engajada oferece um atendimento de qualidade, fideliza clientes e contribui para o crescimento da empresa. 

Para isso, é importante que os gestores estejam atentos às necessidades e demandas dos funcionários, pois um time satisfeito e motivado entrega resultados melhores. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo para aprender sobre treinamento e estratégias de gestão de pessoas!

O que é gestão de pessoas e por que é importante para farmácias?

Antes de abordar a importância dessa estratégia, é importante você entender a fundo o que isso significa. 

Basicamente, a gestão de pessoas é o conjunto de práticas e estratégias que buscam organizar, motivar e desenvolver os colaboradores em uma empresa. 

Esse processo envolve desde o recrutamento e seleção de novos talentos até o acompanhamento do desempenho, passando pelo treinamento e o engajamento das equipes. Em uma farmácia, essa prática é relevante por diversos motivos, como:

Melhora nas contratações 

Tudo começa na contratação. Para garantir uma equipe qualificada e alinhada com os objetivos da farmácia, é necessário repensar os métodos usados nos processos seletivos. 

Ferramentas modernas, como plataformas de recrutamento online, são mais eficazes do que práticas ultrapassadas, como pendurar cartazes na porta da loja ou depender exclusivamente de indicações de funcionários, ou grupos de WhatsApp. 

Investir em processos estruturados é o primeiro passo para montar uma equipe que realmente faça a diferença. O setor de farmácias é um dos que mais crescem no Brasil, e essa expansão é acompanhada por uma oferta crescente de profissionais capacitados. 

Bancos de currículos especializados reúnem candidatos com experiência no atendimento farmacêutico, o que pode ser um diferencial importante para oferecer um serviço de qualidade e atender melhor às necessidades dos clientes.

Melhora do atendimento ao cliente

Uma equipe bem treinada e motivada garante um atendimento de qualidade, que contribui para a satisfação e fidelização dos clientes. Por isso, o treinamento deve ser periódico, mantendo o time atualizado sobre novos medicamentos, produtos e funções essenciais para seu desempenho.

Redução de turnover

Quanto mais satisfeitos os colaboradores estiverem, menores são as chances de desligamento, reduzindo o turnover e trazendo economia, pois processos seletivos e treinamentos são custosos para a receita da empresa. Além disso, um baixo turnover garante a continuidade dos serviços.

Melhora da produtividade

Como deu para perceber, a motivação é um fator crucial para o bom desempenho dos funcionários. Quanto mais engajado, maiores as chances de ele prestar um bom atendimento, ser proativo, eficiente e atingir as metas estabelecidas. 

Para mensurar esse resultado, os gestores podem aplicar pesquisas periódicas de eNPS, uma métrica cuja medida varia de 0 a 10 e avalia o quão satisfeito o funcionário está com a empresa. A pesquisa é anônima e leva menos de 5 minutos para ser respondida.

Saiba mais: Estágio na farmácia: como contratar potenciais talentos nesse setor

Quais são as melhores práticas na gestão de pessoas em farmácias?

No setor farmacêutico, a eficiência da equipe impacta no sucesso da marca. Conheça as melhores práticas que podem otimizar esse processo e garantir um atendimento de excelência.

1. Comunicação clara e transparente

Manter a equipe atualizada sobre os objetivos da marca e as mudanças que ocorrem nela não apenas reduz a ansiedade, mas também fortalece uma comunicação clara e eficaz. Isso transforma a empresa em um ambiente seguro, onde os colaboradores sabem que podem contar com o apoio de seus superiores sempre que necessário.

2. Reconhecimento e valorização

Reconhecer e valorizar o trabalho e as conquistas dos colaboradores aumenta as chances de retenção de talentos. Nesse sentido, programas de valorização, com premiações ao longo do ano, podem incentivar eles a se destacarem e a entregarem melhores resultados. 

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Premiações como recompensas, vouchers de desconto ou um dia de folga são exemplos de táticas eficazes para motivar a equipe e fortalecer o vínculo com a organização.

3. Desenvolvimento profissional

Outro ponto importante é focar no desenvolvimento profissional. Oferecer cursos e eventos, além de reconhecer aqueles que buscam se aprimorar, estimula a inovação e a troca de experiências. 

Colaboradores engajados em aprender novas técnicas tendem a ser mais produtivos e a propor soluções criativas para os desafios do dia a dia. 

4. Delegação de tarefas

Delegar tarefas conforme as habilidades e competências individuais de cada membro do time não apenas garante que cada um tenha clareza sobre sua função e responsabilidades, mas também contribui para um equilíbrio de trabalho, evitando sobrecarga e promovendo um ambiente mais produtivo e colaborativo.

Como treinar e desenvolver a equipe da farmácia?

Investir no treinamento dos funcionários é uma estratégia eficaz para marcas que buscam evitar erros e retrabalhos. Eles podem ser periódicos, de reciclagem ou iniciais, aqueles oferecidos logo que o colaborador entra na empresa. Existem várias formas de capacitação, veja algumas delas:

Treinamentos específicos

Cursos sobre os produtos vendidos, legislação farmacêutica e atendimento ao cliente são úteis para todos da equipe. 

Participação em eventos e congressos

Além dos cursos oferecidos pela marca empregadora, incentive a participação em eventos da área para que a equipe se mantenha atualizada sobre as novidades do mercado. A empresa pode cobrir total ou parcialmente os custos dos ingressos para apoiar essas ações. 

Utilizar diferentes métodos de treinamento

A gente sabe que nem todas as pessoas absorvem o conteúdo da mesma maneira. Pensando nisso, combine treinamentos presenciais, online e mentoring para atender às diferentes necessidades de aprendizado.

Como lidar com conflitos e problemas de desempenho na equipe?

Assim como em outras organizações, conflitos entre funcionários ou entre áreas podem ocorrer também na farmácia. Nesse caso, a gestão de pessoas deve ser acionada para evitar que a situação se agrave. Algumas boas práticas para lidar com isso eficazmente são:

Abrir um canal de comunicação anônimo

Por meio de um canal de comunicação confiável, o colaborador poderá expressar suas opiniões e percepções sem se preocupar com retaliações futuras.

Oferecer suporte

A gestão de pessoas deve ser um ambiente onde os funcionários se sintam acolhidos. Por isso, é imprescindível oferecer suporte para aqueles que estão enfrentando dificuldades profissionais, seja nas demandas ou na relação com a equipe. 

Estabelecer um plano de ação

Caso haja problemas de desempenho, estabeleça um plano de ação com metas claras e prazos definidos. Já se o conflito foi interpessoal, uma conversa com o RH e a gestão pode ajudar a sanar essa dor.

Criar feedback construtivo

Feedbacks estruturados pelos gestores e pelo RH ajudam os colaboradores a entenderem seus pontos fortes e fracos. Eles precisam ser regulares, de preferência a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Veja também: O que é gestão comportamental e como fazê-la na empresa

Como motivar e reter a equipe? 

Com tudo o que citamos, é possível perceber que cuidar dos funcionários da sua farmácia é importante para a retenção de talentos, e algumas ações podem contribuir ainda mais para esse objetivo.

  • Promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, com horários de trabalho bem definidos e pausas regulares;
  • Oferecer benefícios atrativos, como plano de saúde, vale-refeição, desconto em medicamentos, entre outros;
  • Fomentar o desenvolvimento da equipe e criar oportunidades reais de crescimento e progressão na carreira;
  • Formar lideranças empáticas e gentis;
  • Ofertar salário justo;
  • Criar um ambiente de trabalho agradável.

Você aprendeu as principais vantagens de fazer uma boa gestão de pessoas para farmácia, e já sabe que quando bem feita, esse gerenciamento pode diminuir a rotatividade de funcionários e trazer excelentes resultados financeiros para o seu negócio.

É importante lembrar que, embora o time de Recursos Humanos tenha um papel fundamental nesse processo, ele não deve ser o único responsável. Gestores, diretores e gerentes também precisam se envolver, assumindo o compromisso de implementar planos de ação eficazes que garantam um ambiente de trabalho saudável.

Se você está pronto para implementar essas estratégias, é o momento de descobrir as ferramentas de Vagas For Business. Auxiliamos farmácias em todas as etapas do processo de gestão, garantindo contratações assertivas para fortalecer sua equipe!

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