• Diversidade e inclusão
  • RH

8 ações de diversidade para empresas: passo a passo para implementar

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 25 de ago as 11:03
  • 9 min de leitura
Colaboradores em uma reunião comemorando uma conquista

Diversidade nas empresas traz resultados comprovados para os negócios. Saiba como implementar um plano estratégico de ação afirmativa na sua empresa

Tópicos desde artigo

Sabia que investir em programas de diversidade nas empresas não se trata apenas de atender aos propósitos sociais, mas sim de impulsionar a inovação e a geração de lucro?

Líderes inteligentes sabem que suas empresas se beneficiam ao atrair, desenvolver e reter uma força de trabalho diversa. Além disso, entendem que criar e manter uma cultura acolhedora e inclusiva faz com que pessoas talentosas queiram ingressar e permanecer em suas organizações.

Nesse contexto, quais são as barreiras e vieses inconscientes que ainda precisam ser vencidos para programas de diversidade e inclusão nas empresas? Como a liderança e os atuais colaboradores da organização podem apoiar a causa e gerar impactos positivos? E como o RH pode auxiliar a acelerar essa pauta nas corporações? 

Se você não quer ficar para trás, veja essas e outras respostas sobre a temática no artigo abaixo. Boa leitura! 

Veja também: Como romper vieses inconscientes? Especialista em D&I analisa tema

O que é a diversidade nas empresas?

O RH é um dos grandes protagonistas nas ações de D&I, pois é no processo seletivo que surge a oportunidade de trazer pessoas com perfis historicamente sub-representados ou excluídos.

Diversidade é um termo que se refere às diferentes perspectivas e vivências dos colaboradores de uma organização. A palavra simboliza uma ampla gama de experiências que compõe a força de trabalho, incluindo diferenças de:

  • identidade de gênero;
  • situação socioeconômica;
  • acesso à educação;
  • religião;
  • orientação sexual;
  • etnia;
  • idade. 

Uma força de trabalho plural, como veremos mais adiante, gera mais inovação e lucro para as empresas. Mas não é só isso, investir em diversidade significa também dar oportunidade às pessoas de grupos mais vulneráveis na sociedade.

É muito importante lembrar que profissionais desses grupos, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas transsexuais (dentre outros grupos também minorizados), não costumam receber as mesmas chances de inserção ou movimentação no mercado de trabalho, seja por preconceito ou por prévia falta de acesso a estudos formais.

Benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

Investir em diversidade e inclusão combina tanto o lado social quanto o lado de crescimento do negócio. Sim, à medida que a sociedade se torna mais diversa, as organizações que refletem essa diversidade têm mais chances de prosperar. Quer ver só? 

A diversidade beneficia as organizações em diversos aspectos. Estudos mostram que equipes com diversidade de gênero, raça e idade, por exemplo, têm melhor desempenho e tomam melhores decisões.

Isso porque essas organizações contam com profissionais com diferentes experiências que pensam de modo distinto nas situações do dia a dia. No fim do dia, ao juntar essas perspectivas mais plurais, as decisões são mais assertivas e com isso a empresa obtém mais lucratividade. 

Segundo o relatório “A diversidade como alavanca de performance”, da consultoria Mckinsey, “há um vínculo entre diversidade e a performance financeira das empresas”. 

Empresas que têm como pilar a disseminação da diversidade e inclusão garantiram um lucro 35% maior do que empresas que não têm compromissos com a temática. Isso se relaciona intimamente com o engajamento, com as entregas de valor e com o bem-estar no âmbito profissional.

Outro levantamento de empresas europeias demonstra ainda que aquelas com uma parcela maior de mulheres em cargos seniores tiveram um desempenho financeiro significativamente maior, especialmente em segmentos de tecnologia e outros setores onde o pensamento crítico e a criatividade são importantes.

Em suma, empresas que investem em diversidade e inclusão contam com grande potencial para: 

    • melhorar os índices de criatividade das equipes;
    • elevar nível de inovação da empresa;
    • acentuar o índice de resolução assertiva de problemas;
    • otimizar a tomada de decisão;
    • aumentar os lucros;
    • reduzir a rotatividade de colaboradores.

Desafios e obstáculos na busca por um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo

Apesar das vantagens, o caminho rumo à inclusão e à diversidade (D&I) no ambiente de trabalho é repleto de desafios. Preconceitos, comunicação falha e programas de D&I mal desenhados são alguns desses obstáculos. A seguir pontuamos melhor essas “pedras no sapato” que podem atrapalhar a pluralidade da sua organização: 

Recrutamento e seleção 

As organizações geralmente afirmam que não há talentos suficientes nos grupos minorizados. No entanto, as evidências mostram que esse não é o caso. Quer ver só?

O número de mulheres estudantes nas universidades brasileiras já ultrapassou o número de homens. Mas por quê, elas têm mais dificuldade de ingresso no mercado de trabalho e não estão no topo das organizações? 

Quando observamos os dados, é possível perceber que o problema de R&S reside na falta de estratégias de atração de talentos diversos. 

Triagem por autodeclaração racial

Para facilitar a seleção inclusiva, disponibilizamos através da nossa plataforma Vagas For Business para as empresas que possuem programas de Diversidade e Inclusão, o critério de triagem baseado na autodeclaração racial.

O uso do critério de triagem baseado na autodeclaração racial só é disponibilizado para empresas que concordarem e aceitarem o nosso Termo de Responsabilidade sobre Inclusão.

Dessa forma, dentro de cada processo seletivo, você poderá especificar quais cores e etnias você espera contratar em uma vaga exclusiva e rapidamente visualizar os candidatos compatíveis com ela.
Agende uma demonstração gratuita e veja a triagem em ação

Discriminação

Não adianta apenas contratar pessoas diversas sem estabelecer políticas objetivas de D&I na sua empresa. Todos os colaboradores precisam compreender a importância da diversidade e inclusão e como lidar com pessoas distintas. 

Caso a empresa não promova essa conscientização, maior é a probabilidade de seus novos funcionários sofrerem preconceitos, discriminação e assédio. E o que vai acontecer? 

Provavelmente, esses talentos diversos não se sentirão acolhidos e não conseguirão fazer entregas de forma autêntica e assertiva, pois têm medo de serem julgados. Portanto, a discriminação pode também prejudicar a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação.

Leia também: Como e por que combater a LGBTfobia nas empresas

Os clientes do Vagas For Business também podem contar com facilidades oriundas do que oferecemos aos candidatos nesse sentido como a autodeclaração racial e de identidade de gênero.

 

Ao longo de anos de aprendizado descobrimos que sem as informações necessárias o RH não consegue ser afirmativamente inclusivo. É preciso identificar as pessoas que fazem parte do seu grupo de interesse, para então entrevistá-las e contratá-las.

Pensando nisso, desde 2019 passamos a disponibilizar para nossa base de mais de 20 milhões de profissionais o campo de autodeclaração racial. Com isso, em seu perfil profissional, cada pessoa consegue nos dizer como ela mesma se enxerga, ou não responder se não se sentir confortável.

Quando se trata de inclusão no mercado de trabalho formal, a comunidade Trans é uma das mais discriminadas e sub-representadas. Dentro do Vagas.com.br, os candidatos podem autodeclarar sua identidade de gênero, se identificando como homem cisgênero ou transgênero, por exemplo, e essas informações ficam disponíveis para o RH durante o processo seletivo.

identidade de genero

Lembrando que: O uso do critério de triagem baseado na autodeclaração racial só é disponibilizado para empresas que concordarem e aceitarem o nosso Termo de Responsabilidade sobre Inclusão.

Além disso, proporcionamos a facilidade de visualizar o laudo PCD dos candidatos com deficiência. Isso é possível porque os profissionais do Vagas.com.br podem incluir o Laudo Médico Comprobatório em seu currículo.

Isso também se estende a acessibilidade para pessoas surdas. A maioria dos surdos não compreende o português e depende exclusivamente da língua de sinais para obter informações. Por isso, o Vagas.com.br e o Vagas For Business contam com a intérprete virtual Maya, que traduz todo o conteúdo das nossas páginas para Libras automaticamente.

Veja também: Vagas exclusivas para pessoas com deficiência: por que fazer e como implementar

Problemas de comunicação

Em geral, a maioria dos problemas de negócio está relacionada à comunicação. No caso de programas de inclusão e diversidade nas empresas não é diferente. 

Portanto, antes de levantar a bandeira de que sua organização é diversa fique atento, por exemplo, às barreiras linguísticas de sua equipe, como pessoas com deficiência auditiva e de fala se comunicarão com as demais e até mesmo diferentes estilos de comunicação e preferências geracionais.

É crucial resolver esses problemas antes que eles prejudiquem a produtividade da equipe e as metas de negócios.

Leia também: Comunicação inclusiva: coisas importantes que você precisa saber

Problemas de integração

Alguns locais de trabalho podem encontrar problemas quando se trata de integração de funcionários diversos à cultura da organização. Ajudar os funcionários a se sentirem incluídos é um passo relevante para o seu programa de D&I. Mas o que seria isso? 

Significa: olhar para as conexões sociais no ambiente de trabalho, como o novo membro da equipe será recebido pelos colegas de trabalho e para questões relacionadas à igualdade no local de trabalho, tais como pagamento e ascensão à carreira equânimes de acordo com as metas pré-estabelecidas. 

Resistência à mudança

Uma das maiores barreiras ao aumento da diversidade no local de trabalho pode ser a resistência à mudança. Sim, à medida que novas políticas e funcionários são trazidos para uma organização, pode haver aqueles que resistem às mudanças que estão acontecendo.

Aqueles que são resistentes à mudança podem ofender e prejudicar diversos funcionários, fazendo com que se sintam indesejados e não pertencentes à organização.

Estereótipos, racismo e comentários ofensivos são apenas algumas das consequências negativas quando sua força de trabalho é resistente a mudanças.

Como promover a inclusão e diversidade nas organizações: Ações e estratégias eficazes

Abaixo elencamos as ações e estratégias mais eficazes para você começar hoje mesmo o processo de D&I na sua empresa: 

1. Promova um ambiente de trabalho de respeito

Promova uma cultura geral de respeito e mente aberta. Incentive os colaboradores a denunciar palavras e ações ofensivas, garantindo que todas as reclamações sejam levadas a sério pelo RH e pela administração.

2. Sensibilize os líderes da organização

Promova educação e sensibilização de pessoas que ocupam cargos de liderança. A cultura da diversidade e inclusão só será assimilada por todos da organização a partir de constantes inputs da liderança nos profissionais que estão mentorando. 

Leia mais: Como incentivar a diversidade nas empresas por meio da liderança inclusiva?

3. Tenha uma cultura de escuta ativa 

Um dos atos mais altruístas de um líder é ouvir. Essa dica também se aplica à gestão de pessoas, que deve avaliar os sentimentos dos colaboradores. Vale lembrar que nem todos se sentirão à vontade para compartilhar suas preocupações em uma reunião. Uma pesquisa anônima pode oferecer informações valiosas para aprimorar sua política de D&I.

4. Organize discussões abertas sobre desigualdade

Conversas sobre desigualdade devem ser tão normais quanto discutir próximos passos durante uma reunião. Peça feedback e ouça em vez de ficar na defensiva. Incentivar todos a falar também é um pilar da inclusão. 

Durante as reuniões, certifique-se de que os líderes da sua organização sejam inclusivos, que eles deixem todos compartilharem suas opiniões. Algumas pessoas são mais silenciosas, mas podem ter ideias e opiniões fantásticas sobre diversos temas inerentes à organização.

5. Considere reescrever anúncios de emprego

A linguagem é importante quando se trata de inclusão. Você está usando palavras ou pronomes que acabam estereotipando a vaga? Isso pode excluir alguns candidatos? Estereotipar vagas pode fazer com que o candidato ideal subconscientemente acredite que o trabalho não é para ele, neste caso, ele tende a não interagir com o anúncio da sua vaga. 

6. Revise a linguagem visual do seu site 

Veja o que o site da empresa transmite. Trata-se de uma empresa inclusiva? Ou você tem apenas fotos de homens brancos com terno e gravata? Certifique-se de que sua comunicação visual represente pessoas de todas as raças, gêneros, etnias e idades.

Não adianta nada criar um portal de carreiras tentando atrair colaboradores diversos se o site da marca transmite outra visão. Fica a dica!

7. Comunique as metas de inclusão da organização

A simples criação de políticas inclusivas no local de trabalho não é suficiente. Você precisa também comunicar as expectativas relacionadas ao tema D&I à sua força de trabalho.

Os funcionários devem sentir que podem conversar com seus gerentes caso enfrentem qualquer tipo de discriminação. Por sua vez, os líderes devem manter a mente aberta, evitando quaisquer suposições e certificando-se de que os funcionários se sintam à vontade para compartilhar.

8. Crie comitês de diversidade

Para garantir que as metas de inclusão sejam atendidas, crie comitês dedicados à diversidade. Ter um comitê diversificado com membros em vários departamentos garante que o processo permaneça transparente para todos.

Nem todo mundo se sente à vontade para falar sobre discriminação no local de trabalho. O comitê de diversidade deve ajudar nos esforços contínuos para tornar o ambiente de trabalho livre de qualquer viés inconsciente.

Criar esse ambiente adequado dentro da organização para abordar o tema é o primeiro passo para o efetivo sucesso do programa de D&I de sua empresa. Mas não é só isso, você terá de monitorar se os programas estão sendo efetivos. Conheça alguns KPIs (indicadores) de diversidade:

  • Quantas pessoas diversas você contratou no período de um ano? 
  • Quantas delas continuaram na sua empresa? 
  • Suas vagas estão atraindo pessoas diversas?
  • Quantas lideranças femininas, pretas e LGBTQIA+ você tem na sua organização?
  • Qual é a faixa etária dos seus colaboradores? É diversa? 
  • E o seu conselho de administração. Ele é diverso ou só composto por homens brancos 50+? 

Quando membros de diversas equipes veem as coisas de várias maneiras, eles estão preparados para reconhecer novas e diferentes oportunidades de mercado e podem avaliar melhor as necessidades de mercado não atendidas.

O conhecimento pode mudar o mundo mais rápido: Conheça o Colettivo

Como observado, existe uma lacuna para fomentar a D&I nas empresas. Portanto, criamos o Colettivo, nossa plataforma de ensino totalmente gratuita especialmente voltada para o tema com cursos online produzidos por especialistas para acelerar a formação de RHs mais justos e inclusivos.

Dentre eles, estão:

    • Vieses e os impactos na inclusão: Um panorama sobre um dos grandes desafios dos profissionais de RH e das organizações como um todo. Lidar com vieses é passo essencial para a transformação do cenário de Diversidade e Inclusão das empresas. Faça sua inscrição aqui.

    • Os horizontes da Diversidade e Inclusão: Um olhar especializado sobre os rumos que a Diversidade e Inclusão vêm tomando no Brasil e no mundo. Uma visão compartilhada de especialistas que estudaram a fundo o tema e têm muito para compartilhar. Faça sua inscrição aqui.

    • Como contratar e incluir pessoas trans: Um dos grandes desafios quando se trata de contratar e incluir pessoas trans é a falta de conhecimento. Esse infelizmente é um dos grupos mais sub-representados no universo corporativo. Faça sua inscrição aqui.

    • Etarismo e as gerações nas organizações: O mercado de trabalho está preparado para o envelhecimento populacional? Quais são as principais barreiras que pessoas mais velhas enfrentam? Essas e outras perguntas serão respondidas neste curso gratuito sobre Etarismo e as Gerações nas Organizações. Faça sua inscrição aqui.

Veja também: Diversidade geracional: o que é e como promover na empresa

O objetivo da solução é ajudar as empresas – e a Vagas está entre elas – a lidar com diversos perfis de candidatos nas mais variadas etapas do processo de R&S e na inclusão dessas pessoas no ambiente corporativo.

Nesses anos de iniciativas de D&I aprendemos uma coisa: o conhecimento é a base para a transformação do cenário atual. Resolvemos torná-lo mais acessível para empresas que querem mudar, assim como a gente.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.