Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Promover diversidade dentro das empresas deve ser uma prioridade de todos os negócios que pretendem se tornar inovadores e relevantes no mundo atual. Para isso, adotar uma forma de liderança inclusiva é essencial nesse processo.
Quando genuína e vivenciada pelos colaboradores, sua marca empregadora tem a diversidade como diferencial competitivo.
Para entender a importância do movimento, continue lendo este artigo.
O que é a liderança inclusiva?
A liderança inclusiva é um modelo de gerenciamento de pessoas no qual o líder busca promover diversidade na empresa, trazendo diferentes pessoas para o seu time e dando autonomia para que esses colaboradores apresentem suas perspectivas, ideias e opiniões, colaborando para as tomadas de decisão.
O que é diversidade dentro de uma empresa?
A diversidade na empresa diz respeito às diferentes características que estão ali representadas. Essas características podem se dividir em duas vertentes:
- diversidade em relação a grupos minorizados;
- diversidade em relação às vozes na empresa.
Isso quer dizer que a diversidade passa tanto por pluralidade nas representações como reparações históricas e sociais quanto pela gama de pessoas que se sentem à vontade para dividir seu posicionamento, seja em planejamentos, definição de estratégias, workshops, reuniões do dia a dia ou eventos internos.
Tanto uma vertente quanto outra são responsabilidades que a equipe de RH deve tomar a frente, sempre com o propósito de disseminar o conhecimento para as pessoas colaboradoras para que todas possam aplicar as boas práticas de diversidade e inclusão no dia a dia.
Quais são os pilares da diversidade nas empresas?
Para ampliar cada vez mais a diversidade na liderança das empresas é preciso ter pilares muito bem estabelecidos, de modo que eles sejam guias para as pessoas colaboradoras.
Separamos os principais pilares da diversidade que a equipe de RH tem como responsabilidade em seu escopo:
- construir a cultura de diversidade empresa;
- defender a cultura e ser uma pessoa aliada;
- promover eventos que disseminem informação;
- ter conhecimento de vieses nos processos de R&S e combatê-los;
- abrir vagas afirmativas para diferentes níveis e áreas;
- investir em desenvolvimento de pessoas de grupos minorizados, para que elas tenham oportunidades de chegarem a cargos de liderança;
- acompanhar as métricas de sucesso de diversidade e inclusão para entender quais ações estão boas e quais precisam de ajuste.
Dentro dessa base, ainda há uma pluralidade de direções que podem ser abordada nas diversidades, como:
- diversidade geracional;
- diversidade racial;
- diversidade social;
- diversidade de gênero;
- diversidade cultural.
Perceba que há muito espaço para você e sua empresa construírem os pilares da diversidade que fazem sentido e vivenciá-los na rotina corporativa.
Quais são os benefícios da liderança inclusiva e da diversidade nas empresas?
Até aqui, vimos a importância da diversidade na empresa e nos cargos de liderança e também as principais ações para caminhar nessa direção.
Listamos abaixo os principais motivos para você aumentar a diversidade nos papéis de liderança:
Equidade social
Trazer mais pessoas diversas para cargos de liderança é, antes de tudo, a chance que a sua empresa dá para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa.
Para te ajudar nesse processo, você conta com o Vagas For Business, o software de recrutamento e seleção pioneiro no mercado. Nele, você utiliza relatórios que indicam o quão diversos estão os candidatos de seus processos seletivos e também conta com ferramentas que já selecionam candidatos para vagas afirmativas.
Esse ponto é o mais importante para nós: utilizamos informações como raça, gênero e deficiência exclusivamente para processos afirmativos.
Estimula crescimento do negócio
Esperar resultados diferentes e seguir com as mesmas ações é um pouco contraditório, certo? Por isso, contar com visões e experiências plurais é o caminho para a inovação e o crescimento do seu negócio.
Desde 2018, pesquisas indicam que empresas que trabalham com equipes diversas lucram mais que a média do mercado – quando o cenário se estende para cargos mais altos, isso é ainda mais potencializado, de modo que a empresa tem 1,4 mais chances de crescimento que aquelas que não têm práticas voltadas à diversidade.
Candidatos mais aderentes
Quando se tem líderes mais diversos, o recrutamento e seleção de pessoas colaboradores também tende a ser mais diverso.
Com isso, o posicionamento da empresa em relação a práticas de D&I também se torna mais forte e explícito no mercado, de modo que os profissionais que compactuam com os valores se sentem atraídos e com vontade de estar na sua organização.
Se o processo seletivo conta com pessoas que compartilham os mesmos valores que sua empresa, as chances de o profissional contratado ter uma jornada longa e de qualidade no seu negócio são potencializadas.
Como aderir à liderança inclusiva e promover a diversidade na empresa?
É preciso que os executivos se disponham a entender como ser um líder inclusivo.
Isso quer dizer que os movimentos em busca de mais diversidade e inclusão nas empresas devem estar harmônicos entre recursos humanos e lideranças, para que ganhem cada vez mais força – e para que não percam a intensidade nem a credibilidade diante dos colaboradores.
Algumas das atitudes que um líder deve ter para garantir a diversidade em sua equipe e exercer uma liderança inclusiva na prática são:
- solicitar a abertura de vagas afirmativas para o time;
- demonstrar, no dia a dia e com ações, que você é um canal aberto para os temas de diversidade;
- estar atento a falas e atitudes que vão contra a prática da diversidade e ser uma pessoa aliada;
- promover eventos, workshops ou palestras para você e seu time estarem cada vez mais informados;
- buscar por cursos que desenvolvam líderes voltados à diversidade e inclusão.
Note que o desafio é estar alinhado com a cultura da empresa e com as iniciativas do RH, sendo um disseminador do tema para a equipe. Você, como profissional de RH, deve se atentar a essas características no momento de recrutar líderes de equipes para a empresa:
- a pessoa é empática?
- há, em sua fala, menções à diversidade?
- se não for uma pessoa que faz parte de um grupo minorizado, há a preocupação em trazer colaboradores com esse perfil para o mercado de trabalho?
- o profissional já participou ou demonstra interesse em participar de ações rotineiras envolvendo D&I?
Formando líderes mais inclusivos, sua empresa será cada vez mais plural, atuará ativamente contribuindo com a sociedade e tem muito mais chances de crescer e se firmar como marca empregadora forte no mercado.
Como contratar líderes inclusivos e diversos?
A Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão de 2020, da PwC, apontou que apenas 26% das organizações participantes do estudo tinham planos de diversidade e inclusão para líderes e somente 17% contam com alguma função de diversidade em papéis executivos.
Os números apontam que, apesar de o tema estar sendo largamente discutido, precisamos pensar além e associar diversidade e inclusão às lideranças no mercado de trabalho. Olhe para as lideranças da empresa em que você está: quantas pessoas líderes fazem parte de grupos minorizados?
Antes de abrir uma vaga para recrutar líderes, é preciso entender a falta de equidade que existe para pessoas de grupos minorizados no que diz respeito a:
- oportunidades para estudo formal;
- oportunidades de treinamento e desenvolvimento que agregam no currículo, como cursos, intercâmbios ou eventos;
- formação de networking;
- chances para a entrada, a recolocação ou o crescimento no mercado de trabalho.
Dessa forma, a primeira questão a se pensar é: como contribuir no desenvolvimento de pessoas para que a sua empresa seja ativa na empregabilidade de lideranças mais diversas?
Listamos algumas ações que a equipe de RH pode implementar para começar a fazer a diferença no mercado de trabalho:
- ter processos de planos de carreira bem consolidados;
- investir em programas afirmativos de trainee e de lideranças e capacitar as pessoas;
- ter auxílio-desenvolvimento como um benefício para os colaboradores;
- investir tempo para o aprendizado especializado em diversidade.
Dica de ouro: o Colettivo, uma iniciativa Vagas, é o primeiro hub de conhecimento focado em formar e acelerar RHs mais justos e inclusivos. Na plataforma, você encontra cursos gratuitos e com certificação que são ministrados por especialistas na área.
No Colettivo, você investe seu tempo e contribui para que sua empresa seja mais diversa e inclusiva.
Além disso, a plataforma de recrutamento e seleção de Vagas for Business têm ferramentas específicas pensadas para a promoção de diversidade e inclusão nas empresas. Confira!