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Cultura empresarial: o que é, como criar e qual a sua importância dentro da sua organização?

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    Vagas For Business

  • 21 de ago as 10:00
  • 11 min de leitura
Mulher apontando a tela para um homem

Entenda o que é a cultura empresarial, o que a compõe e como criá-la e cultivá-la na sua empresa

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A cultura empresarial, também chamada de cultura organizacional, é imprescindível para posicionamento sólido no mercado, contratações mais assertivas e colaboradores engajados. Sem ela, dificilmente os objetivos da empresa serão delimitados ou suas estratégias serão certeiras.

Saber o que é cultura empresarial, quais são suas possibilidades, o que a compõe, como criá-la e aplicá-la é fundamental para o bom andamento da sua organização. Saiba mais neste artigo.

O que é cultura empresarial?

Cultura empresarial é o conjunto de posturas, valores e crenças que a empresa toma como direcionador para todas as decisões – sejam elas de mercado, de contratações, de trato com os funcionários e com clientes ou de atividades rotineiras.

Trata-se, portanto, do que norteia a empresa, seus gestores e funcionários em todas as ações, decisões e tarefas. Isso quer dizer que tendo claras quais as bases para as mais diversas maneiras de se posicionar no dia a dia, tem-se a cultura organizacional.

Por se tratar dos princípios da empresa e por derivar todas as ações tomadas, é imprescindível que a cultura empresarial, quando colocada em termos escritos ou quando propagada de alguma forma, seja o reflexo verdadeiro da empresa.

Afinal, de nada adianta ter uma cultura incrível na teoria, mas fazer o completo oposto na prática. É preciso maturidade, clareza e honestidade no momento de defini-la.

Entendendo o conceito e seguindo a leitura, você perceberá se a cultura em sua empresa está bem-definida ou não.

Diferença entre cultura e clima organizacional

Agora que você já sabe o que é a cultura empresarial, veja como diferi-la do clima da organização. Enquanto a cultura diz respeito ao que se vive diariamente enquanto valores, o clima é a qualidade do ambiente que a cultura se dissemina.

A qualidade do ambiente pode ser afetada tanto por questões emocionais quanto técnicas. Isso quer dizer que o clima é impactado por fatores que implicam diretamente o que o colaborador sente em relação a sua atuação na empresa, às condições que a empresa dá para que ele desenvolva seu trabalho e às relações com os colegas de trabalho.

Da mesma forma, o clima também sofre alterações se o colaborador sente que tem respaldo técnico de seu gestor, se ele pode contar com todos os equipamentos que precisa para executar seu trabalho ou se vislumbra melhorias para atuar de modo mais efetivo.

Como medir?

Isso quer dizer que é possível, inclusive, medir com métricas como anda o clima da sua empresa, podendo executar esse plano por meio de pesquisas internas e formulários.

Para checar como anda o clima, é importante ter certeza que a equipe de Recursos Humanos acompanha constantemente os índices de absenteísmo e seus motivos, de turnover e de satisfação com a empresa, por exemplo.

Além disso, também é interessante sempre prestar atenção em cada equipe para estar ciente de comentários que desengajam pessoas, como fofocas e reclamações.

O estudo de fatores como esses dirão como está o clima da empresa, se ele é saudável ou não, quais medidas podem ser tomadas para melhorá-lo e o que é necessário para potencializar o que já está bom.

É importante entender que os números sozinhos não dirão muita coisa: pode haver um alto índice de turnover não somente pelo clima organizacional, mas por falhas no processo seletivo. Por isso, é essencial que os dados sejam analisados a fundo e interpretados da maneira correta.

Somente assim eles trarão resultados que orientarão você e sua empresa e tomarem decisões que façam sentido e sejam relevantes para o negócio.

Importância da cultura empresarial

Ela traz uma linha de conduta a ser seguida pelos integrantes da empresa em diversos aspectos do dia a dia. Tendo todos os pontos claros e acessíveis, o que se tem como resultado é a conformidade de informações, ações e tratativas com clientes, por exemplo.

“A cultura empresarial é importante para todas as tomadas de decisão”.

Além disso, ter uma cultura estruturada e com visibilidade permite que os líderes da empresa – e todos os colaboradores – avaliem se os planos estratégicos estão de acordo com as bases da organização e no que as pessoas que a compõem acreditam.

Nota-se, então, que estabelecer de modo claro qual a cultura é importante para todas as tomadas de decisão. Somente sabendo qual é a postura esperada, quais as diretrizes da empresa e no que elas se baseiam, será possível medir o que está indo bem e o que precisa ser repensado.

Por isso, deixe claro o que compõe a cultura organizacional desde o anúncio da vaga: isso já servirá de filtro para atrair candidatos que compartilham de valores semelhantes, otimizando o processo seletivo.

Tipos de cultura organizacional

Por ser muito particular a cada empresa, a tarefa de colocar os tipos de culturas organizacionais em caixas fechadas não é fácil. Afinal, cada uma tem características e preza por diferentes elementos que são relevantes para a empresa.

No entanto, há quatro divisões pensadas pelo filósofo Charles Handy que trazem as principais linhas dos tipos de cultura mais disseminados.

Cultura de poder

Nesse tipo de cultura, é comum que haja um líder centralizando todo o poder de tomada de decisões. Por haver apenas uma pessoa responsável pelos direcionamentos da empresa, essa cultura é mais propensa a instigar um clima competitivo entre colaboradores.

Isso porque todos sentem a necessidade de se sobressair e de mostrar suas habilidades ao chefe, que é a pessoa que poderá sugerir uma promoção ou aumento de salário, por exemplo.

Com a hierarquia muito bem-definida, é comum que o plano de carreira seja um pouco limitado, uma vez que já há uma figura de poder instaurada.

Assim, na cultura de poder, o clima tende a ser tenso e pouco amigável, já que os colaboradores não se veem unidos trabalhando para o mesmo fim e sim como concorrentes.

Cultura de tarefas

Aqui, o foco é a realização de tarefas. Para isso, para cada tarefa (ou para cada grupo de tarefas) há uma pessoa responsável por executá-la. Isso permite que a empresa conte com profissionais especializados e qualificados, garantindo ações bem-feitas e estrategicamente pensadas.

Por outro lado, há impacto na troca de experiências e vivências, já que cada um fica responsável pela sua gama de atividades. Isso tende a podar um pouco o profissional, que é um expert em determinado assunto, mas corre o risco de não saber muito do funcionamento do todo.

Ainda assim, essa cultura proporciona um ambiente mais ameno, quando comparado ao da cultura de poder. Isso porque, de uma forma ou de outra, as pessoas buscam resolver os problemas, ou seja, sempre estão pensando em trazer soluções.

Cultura de pessoas

Diferentemente das duas culturas já citadas, a cultura de pessoas tem como foco, justamente, a gestão de pessoas. Isto é, nesse tipo de conduta, as pessoas que atuam na empresa são as peças-chave para seu bom funcionamento.

Com esse pensamento, o desenvolvimento profissional desses colaboradores é instigado, uma vez que o que se busca é o bem-estar dos trabalhadores dentro da esfera do trabalho. Isso implica ações de endomarketing, um RH humanizado e colaboradores que, realmente, tenham fit cultural com a empresa.

Dessa forma, é possível vislumbrar um plano de crescimento que aconteça concomitantemente a ações que potencializam a gestão de pessoas, culminando em retenção de talentos, integração entre pessoas, menos processos seletivos, menos demissões e menor taxa de turnover.

Cultura de papéis

Nessa cultura, cada colaborador tem seu papel muito bem-definido, já estando preestabelecido o que ele deve fazer em sua rotina. Bem como a cultura de poder, aqui o senso de hierarquia é forte e há pouco ou nenhum espaço para inovações.

Já que cada um deve desenvolver exclusivamente o papel que lhe é designado, tampouco há grandes perspectivas de crescimento, desenvolvimento profissional ou plano de carreira. O mais provável é aconteça a estagnação de todos, sem perspectivas de mudanças.

Isso pode travar os processos, uma vez que aquilo que um colaborador poderia rapidamente resolver, está nas mãos de outro, gerando extrema dependência de determinadas pessoas ao longo de desenrolar de ações, deixando sua resolução mais lenta e burocrática.

Benefícios da cultura empresarial bem-definida

A criação e o cultivo de uma cultura da empresa adequada traz muitos benefícios para a empresa, desde a otimização na atração de pessoas ideais para o processo seletivo até a imagem que a empresa transparece ao mercado, já que a cultura disseminada internamente refletirá como candidatos, clientes e concorrentes enxergam a companhia.

Separamos os principais benefícios que uma cultura bem-definida traz ao negócio. Para conferir, continue lendo o artigo.

Contratações mais assertivas

Quando as premissas da cultura organizacional estão claras e acessíveis a todos os colaboradores, é muito mais viável transmiti-las para aqueles que desejam ingressar na empresa e compor o quadro de colaboradores.

Já partilhando as bases nas quais a empresa se firma com o candidato, uma seleção acontece. Isso porque será possível, durante as entrevistas, notar quais candidatos se identificam com as práticas adotada pela empresa e quais não se identificam.

Dessa forma, selecionando quem têm fit cultural, as chances de a pessoa se sentir bem no ambiente e à vontade para se desenvolver profissionalmente aumentam.

Colaboradores mais engajados

Quando o ambiente da empresa colabora para que o profissional execute bem o seu trabalho, é natural que ele fique mais engajado e queira dar o seu melhor.

A cultura empresarial bem-estruturada dá ânimo para que as pessoas queiram trazer bons resultados para a empresa, visto que que fornece aparatos e ambiente propício para que seja desenvolvido um bom trabalho.

Além disso, esse profissional satisfeito também se torna um divulgador da empresa, ajudando no fortalecimento de sua imagem e no posicionamento no mercado.

Redução da taxa de turnover

Se as contratações são bem-feitas e mais assertivas, tanto no quesito técnico quanto no de aderência cultural, as chances do novo funcionário não se adaptar à rotina são reduzidas e, assim, a taxa de turnover também diminui.

A tendência é que os colaboradores, que compactuam desde o início com os valores já divulgados para eles durante o processo seletivo, tenham vida longa na empresa. Além da redução da taxa de turnover, coloque como benefício o menor tempo despendido com processos seletivos, com burocracias de demissões e contratações e menos gastos com tais processos.

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Ações coerentes

Expondo as bases e os valores que pautam a cultura empresarial para todos, as ações tomadas, sejam de pequeno, médio ou grande impacto, devem gerar frutos para a empresa.

Quando todas as equipes e seus membros pautam as decisões nas bases da cultura empresarial, as ações tomadas, sejam elas quais forem, estarão condizentes com o que a empresa acredita e propaga internamente.

Comunicação unificada

Se as ações são coerentes e unificadas, a tendência é que a comunicação siga o mesmo caminho. Sempre tendo como embasamento a cultura empresarial, é de extrema importância que a empresa conte com um guia de comunicação.

Quando cada colaborador fala de um jeito e passa uma informação diferente daquela que outra pessoa da mesma empresa já havia fornecido, são gerados ruídos que culminam na falta de confiabilidade.

Assim, pode-se criar o guia de comunicação e divulgá-lo internamente para que todos estejam na mesma página quando o assunto é a comunicação.

Imagem fortalecida no mercado

Colocando em prática as diretrizes estabelecidas pela empresa e tendo colaboradores que não só concordam com elas, mas também as aplicam em suas ações cotidianas, é uma consequência que a imagem da companhia se fortaleça.

É importante mencionar que, antes de se fortalecer para o mercado, a empresa deve estar com a imagem consistente perante os funcionários. Por isso, é essencial que a cultura empresarial seja bem-estruturada e aplicada, para que seus benefícios cheguem, de fato, aos colaboradores.

Esse movimento acontece porque eles serão os primeiros divulgadores da marca empregadora para seus conhecidos, levando para além da empresa todos os benefícios oferecidos. Afinal, uma companhia que se preocupa com quem presta serviços para ela também se preocupa com clientes.

“É essencial estruturar a cultura organizacional adequadamente para que seus benefícios cheguem, de fato, aos colaboradores”.

O valor de uma boa cultura permeia todos os campos da empresa, desde o anúncio da vaga até seu posicionamento no mercado. Por ser tão importante, ela deve ser clara e disponível para todos. Somente assim sua execução será vivenciada diariamente e os resultados poderão ser colhidos.

Como saber se minha empresa tem uma boa cultura empresarial?

Para saber se sua empresa tem ou não uma boa cultura organizacional, é preciso se atentar a algumas questões que levantamos em tópicos anteriores, como indicadores, conduta de líderes e de colegas e clima cotidiano.

Quando a empresa conta com uma boa cultura, alguns indicadores explicitam isso:

  • Baixa taxa de turnover;
  • Baixo volume e frequência de processos seletivos abertos;
  • Alta taxa de engajamento dos colaboradores.

Além disso, você também pode notar como é o clima e o relacionamento entre as pessoas. Perceba se há fofoca e intriga entre colaboradores e equipe, se o clima é tenso no dia a dia, se as pessoas se relacionam em momentos de descontração ou se cada um se isola em sua mesa.

Essas atitudes rotineiras podem dar material para analisar como anda a cultura da empresa.

Desse modo, se ainda não existe uma boa cultura, esse pode ser o momento para a empresa diminuir o ritmo, reunir seus líderes e repensar o quesito.

Como criar ou mudar uma cultura empresarial

Criar ou mudar a cultura da empresa exige a reunião das figuras de liderança da empresa, além da necessidade de entender as dores dos colaboradores.

Para entender como isso deve ser feito de maneira saudável, acompanhe o passo a passo abaixo.

Reúna representantes de cada setor

Geralmente, fundadores e figuras como diretores e gerentes pensam na cultura, já que tendem a ter a visão mais macro da empresa. Pode ser interessante trazer líderes de cada área para ter a visão micro também. Assim, a cultura tem a possibilidade de estar ainda mais aderente ao negócio e às pessoas.

Explique o motivo da reunião e jogue limpo. Somente dessa forma poderão surgir soluções realmente adequadas.

Repensem valores e objetivos da empresa

Como valores pautam objetivos, é produtivo que todos os líderes pensem juntos quais são aqueles que guiam o dia a dia da empresa.

A partir disso, é possível estabelecer no que a empresa se baseia, em quais valores as ações estão firmadas e o que se objetiva alcançar.

Passe por todos os elementos da cultura da empresa

É preciso passar por todos os elementos da cultura empresarial que dão sequência aos valores: comunicação, normas, crenças e pressupostos e assim por diante.

Colocar no papel as informações sobre cada um no contexto da empresa fará com que caminhos e diretrizes fiquem mais claros para os tomadores de decisão.

Passando pelos elementos, todos terão acesso, de modo claro, a todos os embasamentos que são o princípio da empresa.

Compartilhe as bases da cultura empresarial

Para vivenciar a cultura organizacional diariamente, ela precisa estar acessível para qualquer pessoa.

Por isso, é importante ter as bases por escrito. Ela deve estar disponível a todos que queiram se aprofundar e conhecer mais sobre conceito pensado e desenvolvido pela empresa.

Deste modo, dois caminhos se abrem: ou os colaboradores concordam e agem de acordo com tais diretrizes ou não concordam e repensam seu papel na organização.

Como evitar que a cultura da empresa seja tóxica?

É imprescindível evitar que a cultura empresarial se torne tóxica, ou seja, que gere mal-estar ao colaborador ou prejudique o negócio.

Confira as dicas que separamos:

Cooperação ao invés de competição

Que tal estimular o trabalho em conjunto ao invés de promover competições internas para aplicar os valores da sua empresa e colher os resultados de maneira otimizada?

Se todos trabalharem juntos para um mesmo fim, não só os resultados serão melhores, mas a trajetória até eles também.

Impulsione decisões em grupo e não o poder centralizado

Quando somente uma pessoa toma decisões, é grande a probabilidade de não avaliar todos os ângulos da questão por completo, o que pode levar a uma decisão pouco assertiva para o negócio.

Estimular grupos a trocar de ideias para trazer diferentes pontos de vista à discussão pode ser muito benéfico. Ainda que a palavra final seja de um líder, não deixe de considerar o que outras pessoas têm a dizer sobre determinado assunto.

Ao centralizar o poder somente em uma figura e afastá-lo dos demais, aumenta o risco de atritos internos, uma vez que não há discussão adequada.

Por isso, sempre que possível, opte por discussões produtivas entre equipes e apontamentos em conjunto. Isso, certamente, abrirá muitos horizontes.

Contribua para o desenvolvimento de colaboradores

Para ter pessoas sempre antenadas nas novidades e capacitadas para oferecer o melhor, é imprescindível investir no desenvolvimento técnico dos colaboradores.

Workshops, palestras, eventos até mesmo o pagamento de parte dos custos de cursos são ótimas ações para incentivar o aprimoramento de quem atua na empresa.

Além de otimizar os conhecimentos técnicos, isso também faz com que o colaborador se sinta ainda mais acolhido e trabalha diretamente o employer branding. Investir em seus colaboradores é investir em seu negócio.

Compartilhe conquistas individuais ou coletivas

Todos devem compartilhar e celebrar a vitória quando algo positivo acontecer para o negócio. Boas notícias são sempre bem-vindas e as comemorações devem ter a visibilidade que merecem.

Além de mostrar como o negócio caminha, isso também estimula cada colaborador a dar o seu melhor, tanto individualmente quanto em grupo.

Compartilhar as vitórias também estimula o trabalho em grupo, dando aos funcionários a percepção que juntos todos podem ir mais longe.

Alinhe a cultura aos valores

Quando se trata de estabelecer tanto uma cultura quanto um clima organizacional saudável, os valores são determinantes.

Por isso, é de suma importância que os líderes se engajem em movimentos que agreguem algo aos funcionários, como senso de empatia e colaboração.

Com todos os pontos levantados, fica mais claro perceber a importância que a cultura da empresa bem-estruturada e disseminada. Quando trabalhada com dedicação e responsabilidade, ela traz bons resultados, inclusive para a imagem da empresa diante do mercado.

Agora que você já sabe avaliar como anda sua cultura empresarial, se inspire com esses 12 exemplos de cultura organizacional de sucesso.

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