Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Para crescer e trazer mais serviços aos seus clientes, a empresa precisa contratar. Pode parecer muito simples, mas a falta de mão de obra no mercado e a alta demanda das empresas tornam essa tarefa ainda mais difícil. Nessa jornada, a velocidade na contratação de candidatos pode ser a chave para destravar as portas do seu recrutamento.
Como destacado pelo especialista em gestão de processos seletivos, Bill Stauffer, em artigo publicado pela Forbes, muitos candidatos estão recebendo diversas propostas de emprego e, nesse jogo, vence quem oferecer a oferta de emprego rapidamente.
Se você ainda não pensou em fazer processos seletivos mais velozes, é bom acelerar o passo. Só no Brasil, na área de TI, haverá uma carência de mais de 408 mil postos de trabalho até 2022, segundo levantamento da Softex. Com isso, as perdas acumuladas entre 2010 e 2020, por falta de profissionais da área, já alcançam os R$ 167 bilhões, destaca o estudo.
Não faça sua organização perder dinheiro, seja ágil na hora de recrutar e fazer a oferta ao candidato. Como? Separamos aqui algumas dicas para você sair das últimas posições da largada e vencer essa corrida. Confira!
Por que as empresas precisam contratar rapidamente?
As empresas que buscam aproveitar as oportunidades e crescer sem obstáculos podem procurar dimensionar sua equipe rapidamente.
Foi o que aconteceu com empresas da área de saúde e MKT digital durante a pandemia de covid-19. Para empresas em setores essenciais como saúde e transporte, as demandas exigiram um rápido processo de contratação. E com o isolamento social, vender on-line foi a chave dos negócios para se manterem vivos, com isso, cresceu a demanda por profissionais de MKT digital.
As organizações que enfrentam um fluxo repentino de aumento de trabalho do cliente – seja devido à assinatura de um contrato importante ou preenchimento de uma vaga de emprego inesperada – também podem precisar trazer uma equipe qualificada o mais rápido possível para gerenciar a carga de trabalho.
Por isso, a agilidade na contratação sempre será um diferencial de equipes de R&S de alta performance.
Como conceder velocidade na contratação de candidatos
O tempo de contratação de candidatos é um dos principais indicadores de desempenho para equipes de contratação.
Apesar disso, poucas são as organizações que conseguem atingir essa meta. Uma pesquisa do LinkedIn, destacou que apenas 30% das empresas são capazes de preencher uma função em 30 dias. O restante leva de 1 a 4 meses para fazer uma contratação.
Convenhamos, contratar rapidamente a pessoa certa para a sua organização não é tarefa fácil, mas é um movimento possível. Veja aqui algumas dicas de como acelerar esse processo!
Estruture o seu processo de R&S
Não ter um processo de contratação estruturado significa perder mais tempo para contratar, basicamente, você acaba começando do zero cada vez que há uma nova função a preencher.
Caso você tenha que, de fato, começar do zero o processo, desenhe os passos dele antes. Do início ao fim, como será a jornada do candidato? Quais são as etapas e quanto tempo deve levar cada parte do processo? Esse trabalho prévio, ajudará a acelerar o processo.
Identifique suas necessidades de contratação
Uma das primeiras etapas para acelerar o processo de contratação e seleção de candidatos é ter uma ideia clara das funções que deseja preencher, incluindo as habilidades e competências exigidas do candidato a funcionário.
Especificamente, procure informações sobre o seguinte:
- Descrição do trabalho
- Palavras-chave de trabalho
- Objetivos da função
- Habilidades essenciais necessárias
- Salários
- Tendências da indústria
Use o software de rastreamento de candidatos
Lidar com grandes grupos de candidatos e preencher vários cargos é um processo tedioso para qualquer equipe de recrutamento. É natural que atrasos e erros apareçam quando você está lidando com um volume considerável de currículos, testes e entrevistas.
Um software de rastreamento do candidato (ATS) resolve esse problema. Ele permite que as empresas coloquem todos os seus dados de candidatos em uma plataforma e simplifique o gerenciamento de candidatos.
Algumas das principais tarefas que um ATS tira de suas mãos são o agendamento de entrevistas, a classificação de currículos e o acompanhamento do desempenho do recrutamento.
Construa uma pipeline de talentos
Um pipeline de talentos, ou um grupo de candidatos que você pré-selecionou para uma determinada função, é uma das maneiras mais poderosas de reduzir o tempo de contratação.
Quando você tem vários candidatos pré-qualificados ao cargo, não precisa anunciar a vaga, esperar que as inscrições cheguem ou perder tempo examinando os candidatos. Tudo o que você precisa fazer é falar com essas pessoas sobre a função aberta.
As chances de você encontrar o talento que você precisa nesse pool pré-selecionado são muito boas.
Prepare-se para fisgar seu candidato!
Isso envolve uma combinação de vendas, entrevistas, construção de um relacionamento e gerenciamento de expectativas em torno do processo. Os candidatos precisam ser tratados como clientes e convencidos de que (se forem qualificados) devem trabalhar para você.
Identifique onde estão os talentos
Não importa o quão atraente seja seu anúncio de emprego, ele pode não atrair o talento certo se não aparecer nos locais onde seus candidatos procuram novas oportunidades.
Para evitar esse problema, dedique um tempo para identificar onde os funcionários em potencial estão procurando por cargos semelhantes ao seu e, em seguida, concentre seus esforços nesse canal.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como encantar seu futuro colaborador? Não deixe, então, de ler artigo com 23 dicas de como atrair talentos para sua empresa.