Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Fazer um agradecimento ao colaborador de forma individualizada ao final do ano é um ritual imprescindível para a boa gestão de pessoas. Se a organização acertar em cheio no estilo de presente de cada perfil comportamental, a prática ajuda na comunicação entre líderes e liderados, no engajamento de equipe e no aumento da produtividade como consequência.
Esse gesto de humanismo ganhou ainda mais relevância nos últimos anos com todas as mudanças sociais, econômicas e de ordem emocional que a população mundial viveu. É difícil encontrar alguém que não tenha tido sua vida alterada, de alguma maneira, após 2019.
Doenças mentais como ansiedade e depressão aumentaram tanto no ambiente de trabalho como fora dele nos últimos anos. De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2020, o aumento dessas patologias foi de 25%.
O fato é que as pessoas estão mais sensibilizadas e inevitavelmente isso se reflete no âmbito profissional. Isso quer dizer que tanto os líderes das organizações quanto os profissionais de RH precisam estar ainda mais atentos à comunicação com o colaborador – de todos os perfis, passando pelo executor, comunicador, analista e chegando ao planejador. Todos precisam de estímulos personalizados para continuarem sua jornada de entregas nas organizações.
Se você quer saber como acolher melhor a sua equipe e mantê-la produtiva com gestos humanizados, você não pode perder a leitura deste post. Nos próximos parágrafos vamos te mostrar como reconhecer seus colaboradores de acordo com o perfil comportamental deles. Confira!
Por que reconhecer os esforços individuais dos colaboradores é importante?
Os melhores programas de reconhecimento de funcionários atendem às necessidades dos colaboradores, além de se alinharem aos valores da empresa. Por sua vez, eles podem ter um impacto positivo nos resultados financeiros da organização quando há, nas ações de reconhecimento, algum tipo de mensagem de agradecimento profissional.
Uma pesquisa conduzida pela agência Social Cast revela que 69% dos funcionários dizem que seriam mais produtivos se seus esforços fossem mais bem reconhecidos.
Ademais, empresas com programas de reconhecimento altamente eficazes têm 31% de taxas menores de rotatividade. É o que provou um estudo da consultoria Bersin & Associates.
A mensagem é alta e explícita: o reconhecimento dos funcionários sensibiliza toda a organização.
Agora que você já sabe a relevância do tema nas organizações, que tal entender como é possível agradecer, da melhor forma possível, os quatro tipos de perfis comportamentais? Vamos nessa?
Como escrever um texto de agradecimento profissional?
Cada empresa é diferente e cada profissional funciona de forma distinta. Não basta ficar somente no agradecimento massificado, como uma cesta de Natal para todos no fim do ano. Esse gesto pode até aumentar a satisfação dos colaboradores, mas não garante que seus esforços individuais foram reconhecidos.
. O segredo aqui é individualizar a recompensa e gerar um feedback autêntico entre líderes e liderados, de acordo com o perfil comportamental do funcionário. Para tanto, você precisará seguir os seguintes critérios:
- Pessoal: aplauda os colaboradores por suas contribuições específicas;
- Personalizado: dê reconhecimento de uma forma que seja significativa para cada indivíduo;
- Criativo: o reconhecimento não precisa ser exclusivamente monetário; uma experiência que agregue valor à pessoa pode ser ainda mais eficiente;
- Honesto: seja sincero e genuíno ao reconhecer alguém. Parabenizar por atos e ações que o colaborador não empregou esforços pode, inclusive, gerar desconforto em outras pessoas.
Além de tomar os cuidados acima, veja que tipo de gratificação combina com o comunicador, analista, planejador e executor.
Perfil Comunicador
O profissional com perfil comunicador é motivado por reconhecimento pessoal. Reconhecer publicamente os esforços dele no trabalho pode ser a melhor forma de agradecer o colaborador com essas características.
Use o Facebook, Twitter ou LinkedIn da sua empresa para reconhecer funcionários com esse perfil.
Além disso, provavelmente esses colaboradores compartilharão postagens de frases de agradecimento por um trabalho bem feito com seus seguidores. Esse trabalho cria embaixadores da marca que representam bem a sua organização.
Perfil Planejador
Um planejador é estimulado pela lealdade, segurança e estabilidade. Oferecer um curso ou treinamento para o desenvolvimento profissional dele pode ser uma excelente forma de recompensar esse perfil.
Ao receber uma promoção ou um treinamento para possível novo cargo, o planejador se sentirá seguro e estável para alcançar novos objetivos. Ele saberá que sua lealdade com a companhia está sendo recompensada.
Mas lembre-se: conceda oportunidade para que os planejadores trabalhem em projetos em que suas competências sejam essenciais para o sucesso do programa. Isso mostrará aos planejadores que o gestor confia no potencial deles, promovendo uma sensação de reconhecimento e pertencimento à organização.
Perfil Executor
O profissional executor é aquele perfil com sangue nos olhos. Ele vai fazer de tudo para alcançar os objetivos, não importa exatamente o caminho para chegar lá.
Nesse caso, o melhor agradecimento é algo que foque nos resultados alcançados e que dê ao profissional a certeza de que está avançando e que está crescendo na carreira. Isso pode ser uma promoção, a chance de liderar um projeto específico, ou um símbolo de reconhecimento claro.
Outra forma de manter esse perfil conectado com as entregas da sua equipe é fornecer feedback constante a ele, concentrando-se nos resultados que eles atingiram.
Perfil Analista
Aqui, o gestor terá de ser preciso. Como o perfil analista é motivado por altos padrões e eficiência, ele é naturalmente exigente. Sugerimos que o agradecimento contemple elementos do gosto singular do colaborador.
Aqui a dica é que o gestor conheça as preferências do profissional. Por exemplo, se o membro analista da sua equipe frequentemente vai ao cinema, que tal entender quais são os estilos de filme que ele gosta e presenteá-lo com livros sobre a temática?
Gostou do conteúdo? Quer entender mais sobre dicas de como recompensar os seus colaboradores? Confira 9 ideias remotas e de baixo custo para motivar seus funcionários!