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[GUIA COMPLETO] Avaliação 360 Graus: O que é, como aplicar e modelos mais usados

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    Vagas For Business

  • 22 de jan as 17:06
  • 3 min de leitura
Homem olhando pensativo para o notebook

A avaliação 360 graus é um método de feedback que busca a opinião de diferentes colegas de trabalho para medir o desempenho de um colaborador.

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A avaliação 360 graus oferece a oportunidade de dar feedback preciso e construtivo para funcionários de diversos níveis hierárquicos da empresa, inclusive líderes . Quando aplicado e aproveitado estrategicamente, o processo ajuda a identificar pontos fortes e de melhoria entre colaboradores, o que beneficia a empresa e a comunicação entre áreas.

Continue lendo para saber mais sobre a avaliação 360º.

O que é avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é um método de análise de desempenho de funcionários a partir da sua autoavaliação e das opiniões de colegas de trabalho, tanto líderes quanto subordinados. Assim, tem-se uma visão completa do colaborador.

Quais são as diferenças entre as avaliações 360 e 180 graus?

O feedback 180 graus normalmente é composto apenas da autoavaliação do funcionário e da avaliação de seu gerente direto. Em seguida, ambos se reúnem para discutir os resultados. Se trata de abordagem menos holística, pois envolve menos pessoas.

Já na avaliação 360 graus, o colaborador é avaliado por todas pessoas com quem teve interação, o que aumenta a abrangência da performance por completo.

A diferença entre os dois métodos é muito grande no que diz respeito a quem avalia e ao tipo de feedback dado. Uma abordagem holística fornece detalhes que podem fazer toda a diferença para o desempenho futuro das equipes.

Quando e como surgiu o feedback de 360 ​​graus?

A história do feedback 360 é antiga: datada na Segunda Guerra Mundial, quando os militares alemães começaram a reunir relatos de várias fontes para avaliar o desempenho de seus oficiais.

A prática invadiu o ambiente comercial em 1950, com a adoção pela Esso Research and Engineering Company, mas seu sucesso só se consolidou na década de 1980 durante a modernização da General Electric.

A partir daí, a ideia do feedback de 360 ​​graus se popularizou, tornando-se uma das mais conhecidas e aplicadas por profissionais de Recursos Humanos, especialmente após o advento da internet, que tornou o processo mais rápido, barato e eficaz.

Para que serve a avaliação 360 graus?

Esse tipo de feedback costuma ser aplicado para identificar pontos fortes e de melhoria de colaboradores. Como contempla todos os relacionamentos dos indivíduos avaliados, gera insights sobre habilidades e desempenho mais claros do que as análises tradicionais – baseadas somente na opinião do gerente do departamento.

A avaliação 360 graus funciona particularmente bem em organizações não tão tradicionais, como as que seguem o modelo de gestão horizontal, visto que nelas o avaliado pode fazer parte de várias equipes ou trabalhar de forma autônoma, o que torna menos visíveis as contribuições que faz para gerentes e altos escalões.

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Quais são as vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus?

O feedback de 360 graus beneficia a liderança, as equipes e toda a organização. Ao fornecer uma maneira segura, confidencial e confiável para os colegas darem feedback, a empresa obtém uma visão valiosa da liderança atual, das equipes e da cultura organizacional.

O método fornece conhecimento sobre o que está funcionando e o que não está. Ao usar esses dados corretamente, o RH consegue ajudar os profissionais a evoluírem.

Ainda assim, é comum se deparar com reações relutantes ao lançar um programa de avaliação 360 graus pela primeira vez, como “Por que preciso de feedback?” e “Já sei tudo que preciso saber”. Essas alegações devem ser respondidas com base no fato de que o RH está criando processos para mapear os pontos fortes e a desenvolver de seu capital humano.

É verdade que as percepções de colaboradores podem não ser indicadores 100% reais, mas são uma das informações mais valiosas que se pode receber.

Outra desvantagem é que obter uma avaliação honesta sobre o desempenho dos líderes é difícil. Conforme eles crescem em uma organização, o feedback sincero sobre seu desempenho ou estilo diminui, muitas vezes devido ao medo que alguns colaboradores têm em desagradar seus gestores.

Como aplicar um feedback 360º?

É importante que a avaliação 360 ​​graus seja realizada de forma sensível e justa. Para isso, deve haver planejamento e suporte posterior. 

  1. Defina as competências que serão avaliadas;
  2. Selecione os avaliadores em diferente cargos, níveis e relações com o colaborador;
  3. Prepare um formulário para a avaliação;
  4. Faça a aplicação do questionário entre o grupo selecionado;
  5. Avalie os resultados individualmente;
  6. Passe o feedback para o profissional avaliado. 

Normalmente, o indivíduo avaliado preenche um questionário de autopercepção e, em seguida, 3 a 10 outras pessoas devem dar seus feedback usando questionários idênticos.

Os respondentes costumam ser organizados em grupos, dependendo do relacionamento que mantêm com o avaliado; por exemplo, sênior, par, júnior, cliente. Isso dá ao avaliado uma visão geral (portanto, de 360 ​​graus) de seu desempenho.

Quem dará feedback deve ser encorajado a fazê-lo de forma objetiva e sem vieses. Também é importante manter a confidencialidade de todos os participantes.

Quais são as principais premissas da avaliação 360 graus?

O documento de avaliação 360 graus costuma englobar questões de:

  • Proatividade, 
  • Interesse, 
  • Organização, 
  • Flexibilidade, 
  • Sociabilidade, 
  • Relacionamento, 
  • Versatilidade,
  • Liderança, 
  • Talento, 
  • Disponibilidade,
  • Eficiência, 
  • Trabalho em equipe,
  • e Ética.

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