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O feedback é um elemento essencial na gestão de pessoas. Ele ajuda a aumentar a produtividade, aprimorar o desempenho dos colaboradores e aperfeiçoar o ambiente de trabalho. Para utilizá-lo, especialistas indicam o uso de algumas ferramentas de feedback. Por quê?
Pesquisas mostram que a falta de feedback ou erros ao conduzi-lo podem levar a um mix ruim nos indicadores de gestão de pessoas: aumento do turnover, diminuição da motivação dos funcionários e até mesmo queda na qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.
Ou seja, o que é muitas vezes traduzido como “retorno” (feedback) pode trazer retornos bons e ruins para pessoas e organizações.
Para garantir que o feedback seja efetivo, é importante contar com ferramentas adequadas, que possam auxiliar na sua aplicação e na mensuração dos resultados.
Que tal conhecer algumas das ferramentas que ajudam no processo de feedback e que ainda dão uma força nos processos de avaliação de desempenho?
Confira!
Dar feedbacks aos colaboradores é algo muito importante na gestão de pessoas. Por meio desses retornos, o colaborador tem melhores condições de saber como está se saindo em relação às suas atividades, quais são seus pontos fortes e fracos e o que precisa melhorar.
E não apenas isso!
Os feedbacks ajudam a melhorar a comunicação entre gestores e colaboradores, aumentando a transparência e a confiança na equipe.
Aplicado ao feedback, podemos dizer que: é dando feedback que se recebe informações valiosas e outros benefícios:
De acordo com uma pesquisa da HBR, as empresas que utilizam práticas de feedback mais eficazes têm melhor desempenho financeiro do que aquelas que não utilizam. O estudo também mostrou que as organizações que fornecem feedback regularmente têm menor turnover e uma cultura mais forte.
Esses dados mostram que receber feedback dos funcionários é importante:
Agora que você já compreendeu a importância do uso do “retorno” para o crescimento profissional de seu capital humano e para a aceleração dos negócios, que tal dar um up na forma como os líderes da sua empresa conduzem esse feedback? De que forma?
Usando boas ferramentas, tecnológicas ou não, para otimizar esse diálogo com as pessoas. Nossos especialistas separaram algumas para você. Confira!
Elas são uma das formas mais comuns de dar um feedback ao colaborador. Quando bem conduzida, ela permite uma conversa mais detalhada e uma melhor compreensão das percepções e perspectivas do funcionário sobre como ele vem desempenhando.
Veja também: Dicas de Como dar Feedback em Entrevista
Essa avaliação 360 graus envolve o feedback sobre o desempenho de uma pessoa a partir de várias fontes. Elas podem ser colegas de trabalho, gestores, subordinados e até mesmo clientes.
Ao ouvir todos esses atores, é possível ter uma visão mais abrangente do desempenho do funcionário.
Já pensou em pedir para o colaborador fazer uma autoavaliação? Com essa ferramenta, cada pessoa tem mais condições e estímulos para refletir sobre seu próprio desempenho e identificar pontos ou aspectos que precisam ser desenvolvidos.
Para alguns especialistas, esse exercício pode ajudar a tornar o processo de avaliação de desempenho mais colaborativo e promover o autoaperfeiçoamento.
Porém, é preciso que o colaborador seja bem preparado para essa autorreflexão para que não omita ou deixe de aprofundar seu conhecimento sobre pontos sensíveis a sua carreira.
Muitas empresas passaram a adotar, em vez de uma avaliação de desempenho formal, os feedbacks contínuos aos funcionários. Dessa maneira, é possível ajustar a “rota” de performance ao longo do tempo, sem ter de verificar no fim de um período que as coisas saíram do controle.
A tecnologia chega para apoiar seus processos no dia a dia. Nos feedbacks, isso não é diferente. Hoje, há uma gama muito grande de programas e aplicativos que permitem o registro digital de feedbacks aos colaboradores.
Cada ferramenta vai permitir diferentes abordagens: feedbacks do cotidiano, feedbacks estruturados, agendamento de reuniões 1:1.
Antes de adotar alguma dessas ferramentas, é importante lembrar que cada uma tem seus próprios recursos e benefícios exclusivos para ajudar no feedback e na avaliação de desempenho.
Por essa razão, é fundamental escolher a ferramenta que melhor se adapta às necessidades da sua equipe ou organização.
Lembre-se: o feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e para a melhoria do desempenho da empresa.
Por isso, é importante investir em ferramentas adequadas e promover uma cultura de feedbacks na empresa.
E saiba que esse processo de feedback deve ser uma ação iniciada já ao longo do processo seletivo. Conheça a importância de conceder feedback para candidatos finalistas
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