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Existe um debate sobre a importância das hard skills e soft skills no mercado de trabalho. Alguns defendem que é mais fácil contratar as pessoas pela soft skills e treiná-las ao longo da jornada de trabalho nas competências técnicas, outros preferem apostar na contratação pela habilidade técnica.
No entanto, ambos são necessários e complementares entre si. As hard skills são habilidades técnicas facilmente aprendidas, como análise econômica, planejamento estratégico ou design. Já as habilidades comportamentais se enquadram no domínio interpessoal e incluem ouvir, se comunicar e negociar.
Ao longo desse artigo abordaremos ainda a diferença entre as duas habilidades, traremos outros exemplos de soft e hard skills, bem como a importância de um recrutamento e seleção que olhe para as competências técnicas e como analisá-las em um processo de R&S. Confira!
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O que são hard skills?
Hard skills são habilidades técnicas que permitem lidar com tarefas e responsabilidades específicas do trabalho. Essas competências geralmente são focadas em tarefas e processos de determinada profissão, como o uso de ferramentas, equipamentos ou software.
Vale ainda ressaltar que as hard skills são habilidades técnicas desenvolvidas por meio de treinamento e cursos. São exemplos de hard skills:
- Proficiência em línguas estrangeiras;
- Domínio de programas de computador;
- Análise de dados;
- Escrita de textos;
- UX/UI;
- Linguagens de programação.
Quais as diferenças entre hard e soft skills?
O perfil de todo profissional é composto pela mescla das hard e soft skills. As competências técnicas, como já vimos no parágrafo anterior, são habilidades relacionadas à proficiência da pessoa dentro de sua área de atuação.
Já as soft skills são habilidades interpessoais que estão conectadas a como os profissionais lidam com pessoas, emoções e situações ao longo da jornada de trabalho.
Outra diferença entre as competências técnicas e interpessoais é que, a primeira é conquistada por meio de treinamento e cursos, já a soft skills são características inatas que eventualmente podem ser trabalhadas, mas cujo esforço para aprender é muito maior. São exemplos de soft skills:
- Comunicação;
- Flexibilidade;
- Liderança;
- Trabalho em equipe;
- Gerenciamento do tempo;
- Persuasão;
- Resiliência e ética.
Resumindo, hard skills são conhecimentos e habilidades específicos e quantificáveis, que podem ser comprovados com qualificações, certificados ou portfólios. Já as soft skills são atributos que não podem ser quantificados ou formalmente demonstrados, ou seja, não existem métodos para avaliar soft skills, trata-se de uma avaliação subjetiva.
Quais hard skills analisar no processo de R&S?
Para saber quais hard skills analisar durante o processo de recrutamento e seleção, primeiro você precisará entender qual é o escopo do cargo do candidato que você está procurando.
Digamos que você está em busca de um analista financeiro. Neste caso, você provavelmente precisará encontrar as seguintes competências técnicas no candidato:
- Fechamento contábil da folha de pagamentos;
- Construção do orçamento anual e previsão mensal;
- Análise e mensuração de KPIs da área.
Agora, se você procura por um tech lead na área de desenvolvimento de sites, as competências técnicas são totalmente distintas. Nesse caso, você provavelmente terá de buscar pelas seguintes hard skills:
- Inglês avançado;
- Conhecimento em React, WP, WP Blocks, CSS;
- Certificados de metódologia ágil.
Além da análise curricular, recomenda-se que ao longo do processo de recrutamento, os candidatos tenham esses conhecimentos testados. Como?
Sugere-se a aplicação de testes e até a apresentação de estudo de caso. Em ambos os casos, a pessoa candidata terá como comprovar na prática sua competência técnica.
Qual a importância de avaliar hard skills no recrutamento?
As hard skills são extremamente relevantes no processo de R&S porque elas revelam o conhecimento técnico do candidato em determinada profissão ou área de atuação.
Se você já contratou um funcionário sem testar as habilidades técnicas dele, sabe muito bem do que estamos falando, certo? Sim, sem esse aval técnico é possível que o recrutador contrate a pessoa errada para o cargo.
Os benefícios de considerar a avaliação de competências técnicas no recrutamento e seleção são:
- Compreensão abrangente das capacidades de um candidato;
- Melhor alinhamento dos candidatos com os requisitos técnicos do cargo;
- Ajuda na tomada de decisão no processo de contratação.
Como treinar hard skills nos colaboradores?
Nem sempre o recrutador encontra a pessoa certa com todas as hard e soft skills desejadas no cargo ao longo do processo seletivo. E aí o que fazer? Neste caso, é possível que você terá de treinar o profissional ao longo de sua jornada de trabalho em algumas competências técnicas exigidas. Para isso, confira as nossas dicas a seguir:
Identifique as lacunas de habilidades
Conduza análises de desempenho regulares para identificar as lacunas de habilidades do profissional.
Ofereça programas de treinamento
Forneça programas de treinamento, workshops ou cursos direcionados para ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para suas funções e crescimento na carreira.
Incentive a aprendizagem autodirigida
Forneça acesso a recursos on-line, webinars e plataformas de e-learning que os funcionários podem usar para desenvolver habilidades técnicas em seu próprio ritmo, na modalidade assíncrona.
Apoie o desenvolvimento profissional
Aloque tempo e orçamento para que a pessoa participe de conferências do setor ou obtenham certificações que aprimorem suas habilidades técnicas.
Incentive a colaboração do conhecimento
Incentive os funcionários a trabalharem juntos ou compartilharem seus conhecimentos, permitindo o desenvolvimento de habilidades por meio da colaboração e da transferência de conhecimento
De forma resumida, você não pode avaliar seus funcionários ou candidatos em potencial sem pensar nas habilidades técnicas. Elas nos dizem se um indivíduo possui o conhecimento e as habilidades necessárias para desempenhar uma função específica dentro de uma organização.
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