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Funcionários vivem jornadas nas empresas — alguns ficam anos na empresa, outros apenas alguns meses. Mas quanto mais rápido esse processo de despedida, mais oneroso e doloroso é para as organizações. Quando um colaborador deixa a companhia, leva tempo e dinheiro para encontrar e treinar um novo colaborador. Como diminuir o turnover e reter talentos?
Não há uma resposta fácil e pontual para esse questionamento, no entanto, diminuir rotatividade nas empresas esbarra nos seguinte tópicos:
- criar um plano de ação para diminuir turnover;
- destacar como a liderança pode contribuir na redução do índice de turnover nas empresas;
- tornar a sua organização mais colaborativa e transparente.
Se você ainda não sabe exatamente por onde começar para diminuir a rotatividade de talentos na sua empresa, não se preocupe, vamos te ajudar nessa tarefa. Separamos aqui alguns bons motivos para você investir num programa de baixa rotatividade e ações positivas para manter os colaboradores por um bom tempo na sua organização. Acompanhe!
Quais as principais causas do turnover?
A falta de crescimento e progressão na carreira é um dos principais fatores que afetam o turnover. De acordo com um relatório da Gallup, 87% dos millennials compartilharam que as oportunidades de crescimento e desenvolvimento são um dos fatores mais importantes para a satisfação na carreira. Cerca de 70% dos profissionais de outras gerações concordaram com esse sentimento.
Para além das questões de crescimento de carreiras, várias outras razões podem fazer aumentar a taxa de turnover. Entre as mais comuns estão:
- insatisfação com a política de remuneração;
- falta de assertividade nos processos seletivos;
- má gestão;
- sobrecarga de trabalho;
- ambiente de trabalho tóxico;
- ausência de políticas de diversidade.
E o mundo pós-pandemia impôs mais um bom motivo para as altas taxas de rotatividade: a falta de flexibilidade das empresas em lidar com as rotinas de trabalho e vida pessoal.
Isso mesmo, de acordo com uma pesquisa, 82% dos entrevistados afirmaram que se sentiriam mais compelidos a ficar com um empregador que oferecesse acordos de trabalho flexíveis.
Quais os custos e consequências do turnover?
Ter uma taxa de rotatividade de funcionários consistentemente alta pode impactar os negócios de sua empresa de várias maneiras. Quando um funcionário pede demissão, as empresas são obrigadas a gastar mais verbas em recrutamento, contratação e treinamento de um substituto.
Conforme divulgado pela Society for Human Resource Management (SHRM), o custo de substituição de um funcionário varia de seis a nove meses do salário desse cargo.
Isso mesmo, para substituir um funcionário que ganha um salário mensal de 15 mil reais, por exemplo, a empresa deve desembolsar de 90 mil a 135 mil reais. Salgada essa conta, não?
Mas os custos não param por aí. Se o funcionário estava na linha de frente de atendimento aos clientes — como um vendedor ou gerente de conta, por exemplo — há ainda o risco de alguns clientes encerrarem os negócios com sua empresa ou seguir o funcionário até o próximo empregador porque se estabeleceu uma relação de confiança entre as pessoas.
Além do mais , o aumento da rotatividade de funcionários também pode ter um impacto negativo sobre aqueles que permanecem na empresa. A motivação do local de trabalho tende a ser impactada e a confiança na gestão da empresa pode ser questionada quando muitos funcionários deixam a empresa em um curto espaço de tempo.
Mais um ponto para se pensar: uma alta taxa de rotatividade pode ainda dificultar a contratação de novos talentos
Aqui vale a pena destacar que os candidatos hoje estão acostumados a acompanhar sites que medem a felicidade do trabalho nas organizações. Qualquer deslize e seu possível novo colaborador pode desistir da oferta porque viu um comentário ruim sobre a sua empresa de um ex-empregado na internet.
Como diminuir o turnover na sua empresa?
Como vimos ao longo desse artigo, uma alta taxa de rotatividade normalmente significa que seus funcionários estão insatisfeitos com sua empresa. O que fazer para diminuir o turnover na sua empresa, então?
A boa notícia é que você pode usar métodos gratuitos e baratos para diminuir o turnover e convencer os funcionários a permanecer por perto. Como? Veja as dicas que separamos para você!
Contrate as pessoas certas
Manter os colaboradores na sua empresa começa com a contratação dos funcionários certos. Mas como chegar a esse match ideal?
A contratação de profissionais deve levar em conta a adequação do candidato com o fit cultural e com as competências técnicas e comportamentais requeridas pela vaga. Para fazer essa análise, o profissional de Talent Acquisition deve, além de examinar o currículo da pessoa candidata, conduzir perguntas comportamentais na hora de entrevistá-las e ver como elas reagem em determinadas situações.
Além disso, durante as entrevistas, certifique-se de mostrar aos candidatos as áreas de atuação da companhia e falar sobre a cultura do local de trabalho. Os candidatos automaticamente se eliminarão se não se enquadrarem à cultura da empresa.
Lembre-se: um excelente candidato que não corresponde ao comportamento e à cultura da sua empresa não permanecerá por muito tempo.
Crie um plano de carreiras
Se os funcionários ficam estagnados em um emprego por muito tempo, eles podem procurar outro empregador onde possam progredir de forma mais constante. Mostrar aos funcionários uma trajetória de carreira projetada lhes dá um senso de direção e propósito.
Portanto, a sua empresa deve mostrar aos seus colaboradores um plano de carreira claro. Destacando os caminhos de carreira da organização, a partir da posição atual deles.
Talvez seja um movimento para cima ou lateral. Seja o que for, deixe os profissionais da sua empresa saberem como eles podem progredir.
Seja transparente
Um estudo da Harvard Business Review mostrou que a contínua comunicação da liderança sobre a estratégia do negócio é um fator impactante para o engajamento dos funcionários e pode aumentar o desempenho deles.
É isso mesmo, para manter a retenção dos talentos, algumas organizações apostam na transparência, convidando e encorajando os funcionários a falar abertamente sobre os desafios e possíveis barreiras para o negócio.
E aqui valeu um ponto de reflexão, lembre-se que a verdadeira transparência exige que as pessoas digam o que realmente pensam e acreditam na meritocracia. Os funcionários investem mais em uma empresa quando sentem que têm voz e uma compreensão real do que está acontecendo com o negócio.
Ofereça remuneração e benefícios competitivos
As pessoas querem ser bem recompensadas. Se a sua organização não paga o valor devido aos seus funcionários, eles encontrarão uma empresa que os valorize.
Portanto, ao determinar a remuneração de seus funcionários, é bom conduzir pesquisas de mercado sobre salários. Descubra quanto seus concorrentes pagam e pesquise uma faixa salarial competitiva com base em empregos semelhantes em sua área. Por exemplo, se você deseja contratar um especialista em TI em Curitiba, deve considerar a comparação com outras empresas na cidade e entorno.
Além do mais, cuide com carinho do pacote de benefícios. Pesquise quais são as tendências de benefícios da sua região de atuação e de seu segmento. Mas lembre-se de que o ideal é oferecer a flexibilidade da escolha ao funcionário, podendo ele escolher quais benefícios prefere dentro do pacote de benefícios oferecidos pela organização.
Conceda elogios.
Profissionais precisam ter sua atuação elogiada de tempos em tempos. Quando os colaboradores fazem entregas acima da média, o ideal é que a empresa e seus líderes tornem o feito público.
Agora, não é uma obrigação da liderança nem da organização fazer elogios a torto e a direito aos funcionários. O enaltecimento das tarefas deve vir logo após a visualização do resultado. Com isso, o objetivo é criar um ambiente de trabalho encorajador e positivo.
Quando os funcionários se sentem respeitados, reconhecidos, desejados e motivados, é mais provável que permaneçam. O melhor de tudo é que esse método para diminuir a rotatividade de funcionários é gratuito, basta usar o dom da palavra.
Permita horários de trabalho flexíveis
Se for possível, permita horários de trabalho flexíveis. A política consente que os funcionários possam criar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Com a prática, o colaborador poderá ter também mais autonomia para julgar quando é melhor marcar consultas médicas (não precisará faltar no trabalho), e cuidar de outros compromissos particulares.
Quando os funcionários podem viver suas vidas fora do trabalho, eles ficarão mais satisfeitos e menos distraídos durante o trabalho, o que ajuda a diminuir o turnover.
Proporcione um equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Trabalhar nos fins de semana ou fora do horário comercial impede que os funcionários alcancem um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Essa prática não só é ruim para o funcionário como também para a empresa. Por quê?
Ela pode levar ao esgotamento mental do colaborador como também instigá-lo a mudança para um ambiente de trabalho mais saudável.
Portanto, se você quer o bem-estar físico e emocional do seu trabalhador, crie programas corporativos que façam o colaborador se desligar do trabalho, tais como horários de trabalho flexível, grupos de corridas, exercícios de yoga etc.
Feedback de Desempenho
Os funcionários que se sentem criticados ou sem inspiração após uma avaliação de desempenho têm maior probabilidade de procurar um novo emprego. Avaliações de desempenho pouco frequentes e improdutivas são uma receita para alta rotatividade de funcionários.
Crie um processo de avaliação de desempenho que seja colaborativo, inclusivo e dinâmico. Alterar as revisões de desempenho para serem contínuas ajuda a melhorar o relacionamento entre um funcionário e um gerente, aprimorando a comunicação.
Seu sistema de avaliação de desempenho deve ser transparente, reconhecendo as metas e KPIs de cada funcionário.
Como vimos ao longo deste artigo, atrair e reter é um dos maiores problemas que as empresas enfrentam. E as organizações mais bem-sucedidas reconhecem o valor de sua força de trabalho e estão constantemente procurando estratégias que as ajudem a manter os melhores desempenhos.
Portanto, não dá para ficar olhando os talentos da sua empresa fugirem sem elaborar um plano estratégico para mantê-los. Esperamos que nossas dicas tenham o ajudado a compreender e aplicar medidas para evitar esse cenário.
Além do turnover, outra questão que afeta a produtividade das empresas é a escassez de talentos. Para você compreender melhor essa dificuldade, convidamos você a ler o artigo Escassez de talentos: o que é e como sua empresa pode contorná-la?