• Gestão de Pessoas
  • RH

Como aplicar pesquisa de clima organizacional na sua empresa?

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 29 de abr as 8:07
  • 6 min de leitura
Pessoas respondendo a pesquisa de clima organizacional no ambiente de trabalho

A pesquisa de clima organizacional é um recurso que mapeia o nível de satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Tópicos desde artigo

A pesquisa de clima organizacional é um recurso utilizado pelo RH para entender a relação dos colaboradores com o ambiente de trabalho. Assim, é possível entender, pela perspectiva dos funcionários, qual são os pontos positivos e negativos das empresas.

Também chamada de questionário de clima organizacional, a estratégia é uma forma estruturada e bastante eficiente de estabelecer uma boa comunicação entre funcionários, gestores e departamento de RH.

Continue lendo e saiba as vantagens e como aplicar a pesquisa de clima na empresa:

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é um recurso do setor de RH para mapear a satisfação e a perspectiva dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. 

Quais são os objetivos da pesquisa de clima organizacional?

O objetivo da pesquisa de clima organizacional é compreender a visão da empresa na perspectiva dos colaboradores. Desse modo, é possível ajustar a cultura organizacional para minimizar impactos negativos nos resultados.

O que deve constar na pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional deve conter perguntas referentes, principalmente, à comunicação interna, ao ambiente de trabalho, à política de benefícios da organização e à qualidade de vida dos colaboradores.

Quem faz a pesquisa de clima organizacional?

Normalmente, o setor de Recursos Humanos é o responsável por aplicar a pesquisa de clima organizacional. Entretanto, a elaboração do questionário com as perguntas para os colaboradores deve ser feita em parceria com a gestão da empresa.

Também é papel do RH garantir que o processo de avaliação seja realizado de maneira adequada e que os resultados sejam acompanhados rigorosamente. 

Para que serve pesquisa de clima organizacional?

Aplicar uma pesquisa de clima organizacional na empresa ajuda a promover mudanças e melhorias de verdadeira repercussão positiva nos colaboradores, aumentando o nível de satisfação com o ambiente de trabalho.

Entre os principais objetivos do estudo estão:

Entender mudanças

As empresas que enfrentam reestruturações ou fusões costumam usar perguntas sobre clima organizacional para obter informações sobre como os funcionários estão recebendo as mudanças.

Avaliar engajamento

Organizações podem usar os tipos de pesquisa de clima para avaliar o grau de engajamento e dedicação dos funcionários em relação ao seu trabalho e ao negócio e, a partir dos dados, tomar medidas para melhorá-lo.

Para isso, são analisados elementos como clareza de funções, responsabilidade, comunicação, reconhecimento e relações de trabalho.

Medir a satisfação dos funcionários

Outro motivo para realizar uma pesquisa de clima organizacional é determinar a satisfação dos colaboradores para com a empresa.

Isso é realizado por meio das respostas dadas a uma variedade de questões, como satisfação no trabalho, remuneração e salário, benefícios, políticas da empresa, retenção, jornada, etc.

Os dados beneficiam a empresa à medida que fornecem percepções e opiniões específicas dos funcionários que podem então ser usadas pelo gerenciamento para fins de planejamento.

Reduzir conflitos

Ao optar por realizar uma questionário de clima organizacional, a organização tem a oportunidade de identificar os principais fatores que promovem desmotivação e conflitos nas equipes.

Reter talentos

Os resultados obtidos na pesquisa de clima organizacional auxiliam fortemente a atração e retenção de talentos. Afinal, ninguém deseja ou se sentiria bem em ficar ou ingressar em uma equipe estressada ou em uma empresa que não se preocupa em entender o que os colaboradores estão pensando.

Aumentar senso de pertencimento

Os resultados obtidos por uma pesquisa de clima eficaz fazem o colaborador perceber que suas opiniões são importantes para a organização e que sua atividade é essencial para o negócio.

Identificar de pontos fortes e fracos

Ao medir o clima organizacional de uma empresa, é possível reconhecer oportunidades e fragilidades internas, além de detectar pontos que precisam ser melhorados e problemas que precisam ser revistos imediatamente.

Tomar decisões mais estratégicas

Ao definir as fragilidades e os hábitos que precisam ser substituídos, a empresa tem a oportunidade de investir em ações eficazes, que geram resultados mais significativos e, em alguns casos, em menos tempo do que o esperado.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Entender rotatividade

Empresas que oferecem salários atraentes e benefícios flexíveis, e ainda perdem muitos profissionais para a concorrência, devem se perguntar os motivos de tamanha rotatividade. A resposta a essa pergunta pode ser encontrada na pesquisa de clima organizacional.

Analisar líderes

A organização ainda tem a possibilidade de verificar quais gestores respeitam os valores corporativos e quais exercem autoritarismo.

Receber sugestões

Uma pesquisa de clima organizacional elaborada com perguntas abertas dá espaço para que os profissionais apresentem sugestões e ideias para o progresso da empresa.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

O ideal é que a pesquisa de clima seja aplicada periodicamente quando o turnover está alto ou quando a área de RH identifica problemas de motivação e produtividade dos colaboradores. Para saber como aplicar as perguntas de clima organizacional na empresa de forma eficaz, siga as dicas abaixo:

1. Faça o planejamento

Antes de colocar a mão na massa, é preciso esclarecer quais são os objetivos da pesquisa, como entender motivos de turnover, receber sugestões e/ou medir a satisfação dos colaboradores.

Em seguida, é preciso conversar com a alta administração sobre a proposta, a fim de garantir sua colaboração em todas as etapas do processo, especialmente as que envolvem análise de resultados.

2. Decida como a pesquisa será aplicada

Uma vez compreendido o objetivo da pesquisa, é hora de decidir seu formato. Aspectos como idioma e níveis de escolaridade devem ser considerados, visto que questionários confiáveis são aqueles que fornecem os mesmos resultados quando usados em grupos em condições idênticas.

Também é necessário bater o martelo sobre a forma de avaliação, ou seja, em papel, pela internet ou em grupo. Ainda é possível combinar dois modos, como uma pesquisa on-line seguida por debates entre grupos para fortalecer a validade dos dados.

3. Compare custos da aplicação interna e terceirizada

Considere também decisões relativas a custos, como se a avaliação será feita internamente ou terceirizada.

As principais vantagens da terceirização são a capacidade de comparação dos resultados obtidos com os de outras organizações. Já a realização interna é menos custosa e permite mais controle.

4. Formule as questões da pesquisa de clima

É hora de formular as questões, o cronograma e a amostragem. Ao fim deste artigo, disponibilizamos uma lista de perguntas valiosas para tal.

5. Aplique a pesquisa de clima

A captura de dados pode ser um exercício demorado se o formato da pesquisa não for bem pensado. Portanto, certifique-se de que tudo esteja alinhado.

6. Analise os dados obtidos

É nesta fase que a pesquisa se torna útil no que diz respeito à análise dos dados. Os números ajudarão você a entender exatamente tudo o que está acontecendo no clima organizacional.

É possível analisar os resultados de forma qualitativa – ou seja, procurando tendências e padrões nos dados e transformando-os em informações – ou quantitativa (também chamada de estatística) – que envolve coleta, sumarização, manipulação e interpretação de informações para identificar causas, padrões e tendências.

7. Crie e acompanhe ações de melhoria

É hora de tomar medidas. Para isso, selecione os principais insights obtidos na pesquisa e gere ações para atendê-los. Por exemplo, se o questionário identificou problemas de comunicação entre líderes e equipes, institua reuniões diárias claras para tornar o diálogo mais recorrente e claro.

Não se esqueça de acompanhar as ações em longo prazo e adequá-las caso necessário.

8. Divulgue os resultados

Ao final da pesquisa, deve ser gerado um relatório de fácil visualização com os principais resultados e percepções. Nesta etapa, abuse de gráficos e imagens.

Além de apresentar as informações para o alto escalão da empresa, é indicado dar feedback aos funcionários para mostrar que suas opiniões foram valorizadas e aproveitadas. O cultivo da confiança mútua entre administração e força de trabalho é um dos aspectos mais importantes da avaliação de clima.

22 ideias de perguntas para pesquisa de clima organizacional

Dependendo do objetivo da empresa, diferentes perguntas podem ser feitas. Veja quais perguntas fazer em uma pesquisa de clima organizacional e exemplos:

  • Você tem todos os recursos necessários para realizar seu trabalho?
  • Enxerga oportunidades de crescimento de carreira na empresa?
  • Você acredita que contribui com a melhoria dos processos da empresa?
  • Se sente desafiado no trabalho?
  • As orientações dadas por seus superiores auxiliam na execução do trabalho?
  • Seus superiores te incentivam a aprender?
  • Sua perspectiva de carreira o motiva a continuar na empresa?
  • A cultura organizacional facilita o relacionamento entre funcionários?
  • Você confia em seus colegas de trabalho?
  • Os funcionários desta empresa têm um bom relacionamento entre si?
  • Outros funcionários ajudam prontamente quando você precisa deles?
  • Em geral, seus colegas compartilham conhecimentos?
  • Todos são ouvidos nas tomadas de decisão?
  • Você acredita que a jornada de trabalho é suficiente para cumprir suas tarefas?
  • Você se sente feliz na empresa?
  • Acha que trabalhar na empresa contribui para melhorar sua vida?
  • Acredita que o propósito e a cultura da empresa estão alinhados com sua vida?
  • Você tem orgulho de trabalhar aqui?
  • Tem amigos e/ou parentes trabalhando aqui?
  • Ao terminar o dia e voltar para casa, você se sente realizado profissionalmente?
  • Você acredita que os produtos e serviços que a empresa oferece são importantes para a sociedade
  • Quais ideias e sugestões você gostaria de dar para a diretoria da empresa?

Gostou do texto? Aproveite para ler tudo sobre Endomarketing!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.