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Já parou para pensar no quanto um colaborador insatisfeito impacta os resultados da empresa? Nesse sentido, a pesquisa de satisfação de funcionários tem um papel importante, pois ter um feedback preciso sobre a atuação da organização a auxilia a revisar pontos de atenção, o que pode evitar a queda da produtividade e diminuir o turnover.
O desenvolvimento de uma pesquisa exige bastante planejamento, visto que a empresa precisa entender quais são seus objetivos com essa ação. Também é importante ter uma equipe capacitada para comandar o processo, que é composto por várias etapas, desde a definição dos colaboradores que participarão da coleta e análise de dados.
Abaixo, você tira suas dúvidas sobre como medir o índice de satisfação de funcionários e acompanha um passo a passo para aplicar uma pesquisa em sua empresa.
O que é pesquisa de satisfação de funcionários?
Como o próprio nome já diz, a pesquisa de satisfação pede a opinião e mede o nível de satisfação dos funcionários em relação a diversos assuntos da organização.
Nessas pesquisas, podem ser abordados temas como os programas da empresa, suas políticas, a efetividade da comunicação com os colaboradores e até a qualidade do ambiente de trabalho.
Por que medir a satisfação de funcionários?
Saber a opinião dos funcionários é de extrema importância para que a empresa entenda como ela impacta suas vidas, o que ela tem feito que traz satisfação e quais de suas medidas e ações são desaprovadas por eles.
A voz do colaborador é valiosa, mas, na maioria das vezes, ela não chega espontaneamente aos gestores e ao RH, o que dificulta a análise desses pontos positivos e negativos da organização.
Essas respostas são essenciais para que a empresa faça um balanço do que ela precisa mudar ou criar em prol da satisfação e do bem-estar do funcionário, que vai desde pequenos programas ou ações de comunicação a grandes reestruturações físicas e organizacionais.
Vale ressaltar que, se a empresa não é um bom lugar para trabalhar do ponto de vista do colaborador, isso dificulta a atração de novos talentos.
A pesquisa de satisfação também cumpre a função de um canal de sugestões. Os colaboradores podem sugerir melhorias ou mudanças que, às vezes, não são identificadas por pessoas que estão em outros níveis ou têm funções diferentes na empresa.
Quando fazer a pesquisa de satisfação de funcionários?
Quando há planos de mudanças na organização, essas pesquisas servem como um guia. Elas ajudam a empresa nas tomadas de decisões e a definir as prioridades de acordo com o que foi levantado pelos colaboradores.
De repente, uma nova medida ou ação que seria vantajosa para a empresa comprometeria a rotina ou até a saúde do ambiente de trabalho, o que causaria insatisfação nos colaboradores.
Outro ponto que ajuda a organização a identificar o momento de aplicar uma pesquisa de satisfação é ficar atenta ao comportamento dos funcionários. Baixos níveis de desempenho, falta de compromisso com horários, aumento nos pedidos de demissão, por exemplo, são alguns indicadores de que algo não vai bem em uma equipe.
Como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários?
Pré-avaliação
O primeiro passo para conduzir uma pesquisa é entender os motivos que a fizeram necessária para a empresa. Organize reuniões com os envolvidos para que essas questões sejam debatidas, bem como as metas e objetivos que desejam alcançar com esse processo.
Defina o público
Uma das etapas mais importantes do desenvolvimento da pesquisa é definir a quais grupos ela será aplicada. Focar em um perfil específico de colaboradores garante respostas mais assertivas e relevantes. No entanto, no caso de pesquisas mais generalistas, também é possível que ela seja aplicada para todos os funcionários da empresa.
Escolha o método
As pesquisas podem ser realizadas no formato de entrevista, no entanto, os formulários virtuais são mais práticos tanto para quem responde quanto para quem coletará esses dados.
Os colaboradores podem participar do processo remotamente, onde quer que estejam, e a coleta, o armazenamento e a análise das informações ficam por conta de ferramentas.
Defina os temas
Desenvolva as questões da pesquisa baseadas nas informações coletadas anteriormente, como as motivações do processo e o grupo eleito como público-alvo. Diversos temas podem ser abordados, como as relações entre os colaboradores, comunicação, trabalho em equipe, reconhecimento, ambiente de trabalho, pagamento e benefícios.
Faça o questionário
Questões abertas podem ser aplicadas quando houver necessidade, mas as questões de múltipla escolha costumam ser mais intuitivas. As pesquisas de satisfação de funcionários geralmente apresentam itens avaliados em uma escala de cinco pontos, como do “ótimo” ao “péssimo” ou do “concordo totalmente ao “discordo totalmente, há ainda a possibilidade de aplicar o e-NPS.. É importante que as questões sejam objetivas, e o tempo médio de conclusão da pesquisa é de um minuto por item.
Revise o conteúdo
Com o questionário já pronto, é importante revisar cada questão cuidadosamente para aprimorar a sua qualidade, se necessário. Também aplique testes para analisar pontos como o nível de interpretação dessas perguntas.
Para que os colaboradores tenham uma boa experiência e, consequentemente, aumentar a probabilidade da taxa de resposta, desenvolva questões claras e relevantes.
Como medir os resultados da pesquisa de satisfação de funcionários?
Ao optar por uma pesquisa de satisfação digital, um software é responsável por coletar e resumir os resultados, no entanto, é preciso interpretá-los, identificar onde a empresa está errando e acertando em relação à satisfação dos funcionários, se a pesquisa teve o desempenho esperado e avaliar itens individuais por categorias, como o tema ou o departamento em que atua o colaborador, por exemplo.
Uma dica para organizar essas ideias é trabalhar com planilhas ou fazer relatórios escritos que resumem os resultados da pesquisa.
Dicas para o pós-pesquisa
Compartilhe os resultados
Seja em sessões individuais ou em grupo, o feedback deve ser compartilhado com colaboradores. Assim, eles conseguem visualizar o panorama da empresa e entender se suas opiniões tratam-se de questões individuais ou de pontos também observados por seus colegas.
Valorize o feedback
A empresa deve avaliar as melhores formas de aplicar as questões levantadas pelos funcionários. Essa atitude pode garantir inúmeros benefícios para ambos os lados, como a criação de programas e ações mais eficazes, colaboradores mais capacitados, melhorias nas relações, entre outros.
Além disso, ver suas sugestões colocadas em prática aumenta a motivação do funcionário, pois mostra a ele que sua opinião é relevante para a empresa.
Preze pela discrição
É importante garantir a confidencialidade dos feedbacks da pesquisa. Isso colabora para que os resultados sejam genuínos e evita desconfortos no ambiente de trabalho.
Quer saber mais sobre felicidade e satisfação no trabalho? Então leia nosso guia sobre endomarketing.