Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
O profissional com perfil executor tende a ser mais crítico e gostar de assumir (muitas vezes sozinho) os desafios. Por isso, costumam ser excelentes em cargos de liderança e alta gestão.
Se você ficou curioso para entender mais sobre como os distintos perfis comportamentais podem trabalhar de forma harmônica em sua organização — cada um na posição mais adequada para eles — fique atento às dicas desta série de posts sobre perfis comportamentais baseados na metodologia DISC.
No texto, identificamos a combinação perfeita do perfil executor para o seu negócio. Boa leitura!
O que é DISC: identificando perfis comportamentais
Antes de entrarmos a fundo no perfil do profissional executor, que tal entendermos um pouco mais sobre a metodologia DISC que perfilou esses estilos comportamentais?
O DISC é um modelo simples, prático e fácil para avaliar perfis comportamentais dos profissionais. A avaliação de liderança DISC é um instrumento que ajuda os recrutadores a entender os comportamentos e emoções das pessoas.
Aqui, vale destacar que as emoções geralmente não são boas nem ruins, mas dão uma visão das necessidades subjacentes que motivam o comportamento de cada pessoa.
Existem quatro perfis destacados pela metodologia DISC:
- Domínio, também conhecido como o perfil executor;
- Influência, também conhecido como o perfil comunicador;
- Estabilidade, também conhecido como o perfil planejador;
- Consciente, também conhecido como o perfil analista;
Como é o perfil comportamental executor?
O perfil executor é o mais raro de todos os estilos comportamentais observados pela metodologia DISC. São apenas 3% dos profissionais que se enquadram nesse perfil.
Os executores tendem a ser bastante competitivos e orientados para resultados. Trata-se de um perfil que é muito assertivo e bem exigente, tanto com ele quanto com os membros de sua equipe. Nesse sentido, muitos veem esse perfil de profissional como agressivos, contundentes e até rudes.
Profissionais com esse perfil estão dispostos a correr riscos e gostam de mudanças e desafios.
Os executores, também muitas vezes chamados de dominantes, têm a característica de gostar das ações feitas rapidamente e do modo que entendem ser o melhor. Por isso, ouvir outras pessoas e absorver outras opiniões pode ser um desafio, além de tomadas de decisões feitas rapidamente (o que pode ser benéfico em situações que pedem mais agilidade ou precipitado, quando é necessário mais ponderação).
Pontos fortes e fracos de um profissional de perfil executor
As pessoas com esse perfil são individualistas e gostam de liderar e tomar decisões.
Esse traço de caráter determina o desejo por um tipo de cargo gerencial ou atividade empreendedora. As pessoas executoras são também persistentes e trabalhadoras,: “elas nunca desistem.
Aqui, um ponto de atenção é que a personalidade, em geral, dos executores podem gerar alguns atritos, no dia a dia, nas relações pessoais e profissionais.
Leia também: Entenda o que é gestão de conflitos e como fazê-la na empresa
Veja a seguir alguns pontos positivos e oportunidades de melhoria desses profissionais:
Pontos fortes
- toma decisões rapidamente;
- planeja claramente as fases de trabalho;
- motiva os outros com seu próprio trabalho;
- não tem medo de assumir a responsabilidade
Oportunidades de melhoria
- a confiança pode fazer com que se feche para opiniões diferentes da própria;
- nem sempre consegue dar feedbacks com empatia;
- pode tender a microgerenciar funcionários;
- nem sempre lida bem com restrições à própria independência.
Como motivar o executor?
Os executores são altamente motivados por novos desafios, sendo preciso sempre definir metas para que se sintam felizes em alcançá-las e, então, se sintam bem no ambiente de trabalho. Tais profissionais apreciam também receber reconhecimento verbal dos outros, bem como recompensas.
Para motivá-los, busque dar feedback imediato, concentrando-se no resultado que atingiram. Vale a pena ressaltar que esse perfil desfruta do poder e da autoridade e adora assumir riscos.
Por outro lado, essas pessoas podem se sentir desmotivadas pelo trabalho rotineiro e não costumam se adaptar a tarefas repetitivas.
Como desenvolver um líder de perfil executor?
O executor é aquela pessoa disposta a ganhar em todas as rodadas. Ele é voraz e batalha duro para, ao fim do dia, alcançar seus resultados. Por isso, ele é um gestor eficaz.
Líderes com esse perfil garantem que o trabalho será feito com clareza no tempo proposto e focam a equipe no resultado. Eles gostam de trabalhar com pessoas que podem assumir responsabilidades e alcançar resultados.
No entanto, por causa de sua franqueza e ambição, muitas vezes são percebidos negativamente pelos outros, especialmente pelos colegas. Os executores podem, em algumas situações, se colocar de maneira objetiva demais e serem entendidos como pessoas sem muita sensibilidade. Dessa forma, é preciso manejar as relações no trabalho e, se for necessário, até investir em um treinamento.
Uma sugestão é que a empresa invista em programas de liderança de escuta ativa e comunicação não violenta com esse líder para que ele possa ser um líder mais empático.
O perfil dominante funciona bem quando:
- pode tomar decisões importantes;
- assume a responsabilidade;
- os colegas são motivados e competem entre si.
Caso o processo de liderança de sua empresa não ofereça esse tipo de ambiente competitivo, o ideal é não escolher um perfil executor como gestor, talvez o comunicador seja mais eficiente.
Quais os melhores cargos para um perfil executor?
Profissionais com perfil dominante, geralmente, tendem a ocupar cargos de alta gerência. Em geral, seu ritmo agressivo de trabalho traz a conquista de excelentes resultados à organização.
Pessoas com esse perfil comportamental trabalharão confortavelmente nas seguintes funções:
- Político(a)
- Na liderança de um departamento
- Empreendedor(a)
- Advogado(a)
- Treinador(a) de esportes
- Militar ou policial
- Diretor(a) executivo(a)
- CEO
Quais são os outros perfis comportamentais?
Às vezes, as diferenças entre os tipos de perfil podem atrapalhar a comunicação e criar tensão se não forem gerenciadas com habilidade.
Neste sentido, veremos a seguir quais são as principais características dos demais perfis comportamentais. Confira!
Analista
Pessoas com o perfil analista podem ser descritas como “orientadas para detalhes” e têm uma forte preferência por um ambiente definido por sua estabilidade.
Eles desfrutam de oportunidades para demonstrar seus conhecimentos e compartilhar a qualidade de seu trabalho. Eles são movidos pela lógica e pela análise objetiva.
- Prioridades: tarefa e precisão.
- Motivado por: altos padrões e eficiência.
Comunicador
Profissionais comunicadores são “orientados para as pessoas” e motivados por suas conexões com os outros. Eles tendem a receber os outros de uma maneira calorosa e convidativa que incentiva a colaboração e gera entusiasmo.
Os comunicadores perseguem os desafios de forma extrovertida, entusiasmada e otimista. Eles também são propensos a “manter as pessoas felizes” e, como resultado, podem relutar em fornecer feedback construtivo aos outros ou prestar atenção adequada ao acompanhamento ou atenção aos detalhes.
- Prioridades: pessoas e comunicação.
- Motivado por: reconhecimento social.
Planejador
O estilo do planejador é tanto cauteloso quanto receptivo. Pessoas com esse perfil são altamente motivados para ajudar os outros e manter a estabilidade de seu ambiente. Eles se destacam na cooperação e são rotineiramente descritos como “calmos” ou “pacientes”.
Eles respondem aos desafios de seu ambiente de maneira ponderada e metódica, fornecendo rotineiramente empatia e apoio aos outros. Eles têm uma tendência a lutar contra as mudanças.
- Prioridades: colaboração.
- Motivado por: segurança, estabilidade e lealdade.
Agora que você já sabe que o perfil executor pode ser um excelente líder com foco nos resultados, que tal entender como contratá-lo? Veja nosso artigo exclusivo sobre R&S de cargos de alto nível.