• Atração de talentos
  • Recrutamento e Seleção

7 avaliações necessárias para cargos de liderança

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 5 de dez as 10:00
  • 4 min de leitura
Mulher líder fala sobre indicadores com a equipe.

Veja quais competências devem ser observadas na hora de contratar líderes

Tópicos desde artigo

Contratar pessoas para cargos de liderança sempre foi um desafio, mas, com o tempo, as inovações tecnológicas e as mudanças aceleradas do mercado, essa tem se tornado uma tarefa ainda mais complexa. Como achar profissionais qualificados, com o perfil ideal da vaga e fit com a cultura e a equipe da empresa?

Afinal, um erro nessa decisão de contratação pode custar caro, já que estamos falando de posições com salários mais elevados e alto poder de influência sob o restante dos colaboradores. 

Para te ajudar nisso, neste artigo, elencamos algumas avaliações para cargos de liderança que são indispensáveis para conhecer os candidatos e fazer a escolha certa!

Como contratar as pessoas certas para cargos de liderança?

Em primeiro lugar, você e a sua equipe de RH precisam saber identificar um bom líder. Essa pessoa deve ter as qualificações técnicas para ocupar a vaga, mas também as soft skills necessárias para coordenar o grupo de pessoas pelo qual será responsável. 

Inclusive, é muito importante ter plena consciência de como o seu time funciona e clareza sobre a cultura organizacional, pois existem diferentes formas de liderar que se encaixam melhor ou pior dentro de determinados cenários. 

Existem líderes mais autoritários, outros com estilo mais paternalista, ou ainda motivador. As possibilidades são muitas e o seu RH precisa identificar o que a empresa precisa.

 7 avaliações para cargos de liderança

Sabendo o que a sua empresa precisa, avalie os candidatos considerando os pontos específicos que vocês precisam, mas, principalmente, as características a seguir, que são necessárias para ocupar quaisquer cargos de liderança.

1. Boa visão de negócios

Olhar para os negócios sempre com os mesmos óculos não é muito estratégico. Os consumidores mudam de comportamento de forma cada vez mais constante e líderes precisam estar atentos. Desta forma, os candidatos do processo de contratação de líderes devem ser capazes de planejar o crescimento da empresa de forma eficaz em um contexto atual e futuro.

Para testar se o seu candidato está atento a isso, indague-o sobre o direcionamento de negócios. Pergunte a ele: “qual seria o plano dado para um cenário futuro de negócios mediante ao atual contexto organizacional da empresa?”. Ele precisa fornecer estratégias, mesmo que rudimentares, de expansão.

2. Comunicação ativa

Um líder precisa ser capaz de explicar de forma clara e sucinta a seus funcionários tanto os objetivos organizacionais quanto as tarefas específicas do dia a dia. Ele deve dominar diversas formas de comunicação, como conversas individuais, diálogos com outros gestores e com clientes, nos mais variados canais, de telefonemas às redes sociais.

Um líder nato precisa ainda ter escuta ativa, ouvindo todas as queixas, reclamações e observando os erros seus e da equipe, de modo a traduzi-los em melhorias de processo.

Em suma, essas pessoas devem estabelecer um fluxo constante de comunicação com os membros da equipe por meio de uma política de portas abertas ou conversas regulares com os trabalhadores.

Essa é uma competência que o recrutador que irá contratar líderes provavelmente conseguirá avaliar no decorrer da entrevista, de acordo com a desenvoltura do candidato.

3. Influência

Possivelmente, a aplicação mais importante da habilidade de comunicação de um líder esteja em influenciar outras pessoas a executar determinadas tarefas.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

John F. Kennedy provavelmente nunca pisou em uma zona de guerra, mas liderou milhares de americanos durante a Guerra do Vietnã por meio de palavras de incentivo. O mesmo se refere ao icônico mito da Apple, Steve Jobs, que também não era reconhecido como um gênio da tecnologia e, no entanto, conseguiu angariar seguidores que acreditavam no discurso dele.

Lembre-se: ter influência é mais do que falar bem; trata-se de projetar confiança e reivindicar autoridade. Essa é uma competência difícil de ser observada. A forma como o candidato se porta nas redes sociais e a reação de seus seguidores pode ser um bom indicativo dessa habilidade.

4. Tomada de decisão

Todos nós tomamos milhares de decisões por dia, da roupa que vamos vestir até que tipo de viagem e quanto gastaremos nas próximas férias. No entanto, bons líderes decidem para além de seus gostos pessoais e suas escolhas envolvem informações e histórias de várias outras pessoas. Variam de grandes escolhas, como a contratação de um novo membro da equipe, a pequenas seleções, como o horário da reunião.

Nem todo mundo é um tomador de decisão nato, mas quem vai contratar líderes deve priorizar os rapidamente decisivos – mesmo que suas opções não sejam necessariamente corretas.

No processo de recrutamento e seleção, peça que os candidatos relatem um momento de tomada de decisão rápida e analise quais soluções foram propostas.

5. Visão analítica

Um profissional pode ser ótimo na gestão de pessoas, mas se ele não souber ler os resultados de seu trabalho no crescimento do negócio, a habilidade acaba ficando inapta. Excelentes líderes reconhecem a importância de dedicar tempo e recursos à análise de indicadores, independentemente se esses dados mostrarão acertos ou erros de sua liderança.

Para descobrir se o profissional que está selecionando para o cargo de liderança tem essa competência, peça a ele que liste e explique as ferramentas que prefere usar no dia a dia para medir seus resultados.

6. Foco em resultados

Outro requisito para contratar líderes é que a visão analítica deve ser acompanhada do foco por resultado. Quem está na liderança deve observar os indicadores e delinear o caminho certo a seguir com base nos resultados.

Além disso, quem está na frente da equipe deve engajá-la de maneira quantitativa e qualitativa, concentrando-se nos resultados e usando habilidades interpessoais para isso.

Na entrevista para contratar líderes, solicite que o candidato fale sobre os resultados que obteve no último posto de liderança que atuou.

7. Adaptação

Seguir sempre o mesmo caminho para alcançar o sucesso não tem se mostrado uma receita rentável nos negócios. As transformações constantes da sociedade revelam que adaptar-se aos novos cenários e tomar rumos distintos vêm sendo a tônica do sucesso. Por isso, um líder precisa entender essas mudanças e treinar sua equipe para observar e reagir rapidamente a contextos distintos.

A adaptação geralmente é um processo doloroso: aqueles que não querem mudar geralmente não conseguem levar suas organizações ao sucesso. Por isso, ao analisar o candidato, veja como ele atuaria em um cenário de alteração drástica do negócio. Ele se moldaria ao meio ou tentaria voltar a bater na mesma tecla?

Quer saber mais sobre como contratar líderes? Então, entenda por que o líder do futuro precisa ser romântico.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.