• Notícias
  • Tendências RH

12 livros sobre gestão de pessoas que você precisa ler

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 9 de abr 2020 às 10:00
  • 8 min de leitura
jovem negro sentado ao sofá lendo um livro, capa do conteúdo sobre livros sobre gestão de pessoas

Saiba sobre cooperação entre homens e máquinas, gestão baseada em dados e muito mais nos livros sobre gestão de pessoas mais lidos

Tópicos desde artigo

Na área de recursos humanos, é imprescindível estudar constantemente. Afinal, o RH tem papel de protagonista na criação de estratégias alinhadas ao corpo de talentos. Por isso, separamos uma lista com 12 livros sobre gestão de pessoas para acompanhar tendências e ficar por dentro do que é mais relevante no setor.

12 melhores livros sobre gestão de pessoas

1. A organização dirigida por valores

Na obra, Richard Barrett cria uma narrativa convincente na qual esclarece os motivos que levam as organizações dirigidas por valores, recentemente chamadas de changemakers, a serem bem-sucedidas.

De acordo com o autor, a compreensão das necessidades dos funcionários é a chave para a criação de uma organização de alto desempenho. Quando você apoia sua equipe, ela acaba respondendo com altos níveis de engajamento, empenho e criatividade.

Esse livro de gestão atualiza e reúne, em um único volume, duas das publicações anteriores de Richard Barrett: Liberating the corporate soul (1998) e Building a values-driven organisation (2006), na tradução literal para o português: Libertando a alma das corporações e Construindo uma organização dirigida por valores, respectivamente.

Com a aliança de conteúdo, a obra atual se torna um manual de referência para líderes e agentes de mudança que desejam criar uma organização valiosa.

2. O poder das pessoas: saiba como as organizações de sucesso usam o Workforce Analytics para melhorar o desempenho dos negócios

Vivemos em um mundo ditado por dados e um bom gestor de pessoas sabe usá-los a favor de seus indicadores. Nesse livro sobre gestão de pessoas, os autores Nigel Guenole, Jonathan Ferrar e Sheri Feinzig discutem como as organizações podem usar estrategicamente os dados gerados por sua força de trabalho na tomada de decisões.

O trio compartilha insights de especialistas, ferramentas úteis e pesquisas completas que fornecerão a qualquer profissional de RH conhecimentos profundos sobre a análise da força de trabalho e o potencial que ele tem para transformar o setor.

Vale destacar que os autores da obra são respeitados consultores em estratégia de RH, análise de força de trabalho e transformação organizacional. “Construir e executar uma função de análise da força de trabalho e entregar projetos significativos que melhorem o desempenho dos negócios pode ser complicado, mas aprender com as experiências de outras pessoas pode ajudar a navegar nessa jornada com sucesso”.

3. Reinventando as organizações

Será que é possível criar organizações livres da abordagem de controle e comando? Ou ainda isentas de politicagem, burocracia e rivalidade e com menos estresse e exaustão? Será que é possível reinventar as organizações projetando um novo modelo que torne o trabalho mais produtivo, gratificante e cheio de significado? Essas foram algumas das indagações que nortearam o trabalho do autor Frederic Laloux em Reinventando as organizações, um dos melhores livros sobre gestão de pessoas.

De acordo com o autor desse livro sobre gestão de pessoas, a maneira como gerenciamos as empresas parece cada vez mais desatualizada. “Todas essas organizações sofrem com jogos de poder disputados no topo e de impotência em níveis mais baixos. No fundo, ansiamos por locais de trabalho com alma, autenticidade, comunidade, paixão e propósito”.

A solução, de acordo com o especialista, seria investir em estruturas e práticas organizacionais mais esclarecidas.

Laloux cita exemplos de organizações que se reinventaram. “Seus fundadores questionaram fundamentalmente todos os aspectos do gerenciamento e criaram métodos organizacionais inteiramente novos”, destaca o estudioso.

Líderes, fundadores, treinadores e consultores encontrarão nesse trabalho um manual alegre, cheio de ideias, exemplos e histórias inspiradoras e isso explica porque ele é considerado um dos melhores livros sobre gestão de pessoas.

4. Obras da humanidade: fundindo tecnologias e pessoas para a força de trabalho do futuro

A autora do livro, Alexandra Levit, é uma consultora futurista reconhecida internacionalmente. Foi nomeada a Melhor Empreendedora a Seguir no Twitter por Forbes, Mashable e CEOWorld e, frequentemente, colabora com o New York Times e a Forbes.

Seu trabalho, que está entre os principais livros sobre gestão de pessoas, Levit compartilha um guia para aproveitar ao máximo o melhor das máquinas e dos seres humanos. Na obra, explica como equipamentos podem trabalhar lado a lado em um sistema colaborativo e não humano x máquina. Ela aborda também como as estruturas organizacionais podem se tornar mais ágeis e focadas em impulsionar inovação.

A escritora explica que os líderes mais bem-sucedidos não reagem às tendências atuais; mas antecipam sua vinda e adaptam sua abordagem com mais tempo. Esta é uma ótima leitura para as pessoas de RH que desejam se preparar para o local de trabalho do futuro.

5. Paixão por vencer

Não se trata essencialmente de um livro de Recursos Humanos, mas fornece uma boa base para o gestor de pessoas pensar em gestão de negócios, um movimento fundamental para área.

O estilo honesto e direto do autor Jack Welch, conhecido por uma série de inovações de gestão durante duas décadas à frente da General Electric, se tornou referência em liderança. Sempre mantendo o foco em pessoas, trabalho em equipe e lucros, nessa obra, ele nos traz dicas fantásticas e apresenta seu jeito único de pensar.

6. Traga seu ser humano para o trabalho: 10 maneiras seguras de projetar um local de trabalho que seja bom para as pessoas, ótimo para os negócios e que possa mudar o mundo

O extenso nome do livro já traz bons indícios sobre a pretensão do tema. A autora, Erica Keswin, trabalha como estrategista de ambiente de trabalho e coach de negócios, e soma mais de duas décadas consultando, escrevendo e conectando profissionais a grandes marcas do mercado.

Sua obra oferece dez maneiras pelas quais os profissionais de RH podem transformar o local de trabalho, baseadas no pensamento de que empresas inteligentes honram relacionamentos.

Esse livro sobre RH nos lembra que, apesar da era digital em que vivemos, não podemos esquecer o valor das conexões humanas reais.

7. RH disruptivo: chegou a hora de algo diferente

O conceito de disrupção destaca algo que rompe com a estrutura existente. No caso do RH disruptivo, espera-se que o antigo modelo de atrair, manter e desenvolver os profissionais seja totalmente repaginado, possibilitando mais engajamento, satisfação e, consequentemente, maior produtividade.

Lucy Adams, autora do livro, é CEO da Disruptive HR, uma agência focada em mudar práticas de Recursos Humanos. No livro, ela explica que é preciso chacoalhar a indústria de RH, oferecendo novos olhares e perspectivas diferentes. Para ela, o modelo adotado atualmente nas organizações gera funcionários frustrados.

Para alterar esse cenário, a executiva sugere caminhos a serem explorados no percurso da transformação, incorporando mudanças culturais, contratando inovação, incentivando o empreendedorismo, promovendo melhores práticas de liderança e treinando pessoas para os próximos desafios.

8. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital

Qualquer lista de melhores livros de RH tem de incluir esse clássico sobre relacionamento interpessoal. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas comemora mais de 75 anos como best-seller obrigatório para quem busca o sucesso, seja na vida pessoal ou profissional.

Para aproximar os princípios do autor Dale Carnegie à era 4.0, chega então ao mercado a releitura da obra: Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital.

Dentre diversas inovações, o livro analisa o impacto da internet na comunicação humana e, em especial, a influência das redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter etc.).

Além disso, por meio de situações verídicas, a obra sugere formas de conduta adequadas a esses novos meios de relacionamento social, para o pleno sucesso pessoal e profissional.

9. RH orientado a dados: como usar análises e métricas para impulsionar o desempenho

Além de ser autor de best-sellers, palestrante e consultor estratégico para empresas e governos, Bernard Marr foi reconhecido pelo LinkedIn como um dos cinco principais influenciadores de negócios do mundo. Marr é autor de vários livros e relatórios sobre big data e análise de negócios, contribuindo frequentemente para o Fórum Econômico Mundial.

Em seu livro, RH orientado a dados: como usar análises e métricas para impulsionar o desempenho, Marr descobre as maneiras pelas quais os dados podem contribuir para o sucesso organizacional, impulsionando o desempenho, otimizando processos e melhorando a tomada de decisões no setor de RH.

Esse é um dos melhores livros sobre gestão de pessoas porque é um ótimo recurso para profissionais  que queiram abraçar a inovação por meio da análise de dados no RH. Marr oferece casos da vida real, com sugestões úteis para qualquer pessoa do setor tirar proveito.

10. Bom chefe, mau chefe

A obra apresenta um jeito bem-humorado de aprender a ser um grande líder, analisando exemplos de chefes extremamente ruins.

Nesse livro de gestão de pessoas, o autor Robert Sutton, PhD e professor da Universidade de Stanford, reúne estudos de caso da vida real e pesquisas científicas comportamentais.

Segundo o autor, esses maus chefes dão verdadeiras aulas sobre o que não se deve fazer, em especial, durante situações delicadas, como advertências e, até mesmo, demissões.

11. Pessoas ágeis: uma abordagem radical para RH e gerentes (que leva a funcionários motivados)

A autora Pia-Maria Thoren é fundadora do movimento Agile People, que começou na Suécia em 2013, além de especialista em RH e lideranças ágeis.

No livro Pessoas ágeis: uma abordagem radical para RH e gerentes (que leva a funcionários motivados), Pia-Maria descreve maneiras pelas quais os profissionais de RH podem adotar uma mentalidade flexível e fluida, criando estrutura e cultura projetadas para enfrentar desafios futuros.

Ela enfatiza que, para garantir que as equipes sejam motivadas e bem-sucedidas, os profissionais de RH devem se tornar céleres e saírem da zona de conforto, adaptando-se às novas formas de pensar.

“Minha intenção é compartilhar princípios e práticas ágeis para que possamos criar melhores organizações juntas, sem hierarquia ou restrição. Acima de tudo, este livro sobre pessoas é para profissionais de RH – um departamento que precisa encontrar um novo objetivo.”

12. Inteligência artificial para RH: use a IA para apoiar e desenvolver uma força de trabalho bem-sucedida

Nesse livro sobre gestão de pessoas, o autor Ben Eubanks fornece uma visão geral útil da inteligência artificial (IA), sobre como ela está mudando o mundo do trabalho e as muitas oportunidades criadas no setor de RH.

Eubanks é um analista e influenciador que supervisiona o desenvolvimento de pesquisas e insights para apoiar o RH. Também é cofundador do movimento HRevolution e apresentador do podcast We Are Human.

Esse é um dos melhores livros para gestão de pessoas porque ajuda o RH a entender o impacto que a inteligência artificial terá na experiência dos profissionais. À medida que as empresas procuram se tornar mais ágeis e proativas na era digital, a IA será cada vez mais importante como estratégia de negócios – especialmente quando se trata de antecipar lacunas de talentos.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Confira, então, as principais tendências de RH.

{ “@context”: “https://schema.org”, “@type”: “ItemList”, “name”: “Melhores livros sobre gestão de pessoas”, “itemListOrder”: “Ascending”, “numberOfItems”: 12, “itemListElement”: [ { “@type”: “ListItem”, “position”: 1, “name”: “A organização dirigida por valores”, “author”: “Richard Barrett”, “description”: “Richard Barrett cria uma narrativa convincente na qual esclarece os motivos que levam as organizações dirigidas por valores a serem bem-sucedidas. A compreensão das necessidades dos funcionários é a chave para a criação de uma organização de alto desempenho.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 2, “name”: “O poder das pessoas”, “author”: “Nigel Guenole, Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig”, “description”: “Os autores discutem como as organizações podem usar estrategicamente os dados gerados por sua força de trabalho na tomada de decisões, compartilhando insights de especialistas, ferramentas úteis e pesquisas completas.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 3, “name”: “Reinventando as organizações”, “author”: “Frederic Laloux”, “description”: “Frederic Laloux questiona a abordagem de controle e comando nas organizações e propõe estruturas e práticas organizacionais mais esclarecidas, com exemplos de empresas que reinventaram seus modelos de gestão.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 4, “name”: “Obras da humanidade”, “author”: “Alexandra Levit”, “description”: “Alexandra Levit compartilha um guia para aproveitar ao máximo o melhor das máquinas e dos seres humanos, explicando como equipamentos podem trabalhar lado a lado em um sistema colaborativo e como as estruturas organizacionais podem se tornar mais ágeis e inovadoras.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 5, “name”: “Paixão por vencer”, “author”: “Jack Welch”, “description”: “Jack Welch, conhecido por suas inovações de gestão na General Electric, traz dicas sobre liderança com foco em pessoas, trabalho em equipe e lucros, apresentando seu estilo direto e honesto.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 6, “name”: “Traga seu ser humano para o trabalho”, “author”: “Erica Keswin”, “description”: “Erica Keswin oferece dez maneiras pelas quais os profissionais de RH podem transformar o local de trabalho, defendendo que empresas inteligentes honram relacionamentos e ressaltando o valor das conexões humanas reais.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 7, “name”: “RH disruptivo”, “author”: “Lucy Adams”, “description”: “Lucy Adams explica que é preciso chacoalhar a indústria de RH, oferecendo novos olhares e perspectivas diferentes para gerar engajamento, satisfação e produtividade, incorporando mudanças culturais e práticas de liderança inovadoras.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 8, “name”: “Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital”, “author”: “Dale Carnegie (adaptação digital)”, “description”: “A releitura do clássico de Dale Carnegie analisa o impacto da internet na comunicação humana e nas redes sociais, sugerindo formas de conduta para o sucesso pessoal e profissional na era digital.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 9, “name”: “RH orientado a dados”, “author”: “Bernard Marr”, “description”: “Bernard Marr descobre as maneiras pelas quais os dados podem contribuir para o sucesso organizacional, impulsionando o desempenho, otimizando processos e melhorando a tomada de decisões no setor de RH.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 10, “name”: “Bom chefe, mau chefe”, “author”: “Robert Sutton”, “description”: “Robert Sutton reúne estudos de caso e pesquisas comportamentais para analisar exemplos de chefes ruins e ensinar o que não fazer em situações delicadas de gestão.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 11, “name”: “Pessoas ágeis”, “author”: “Pia-Maria Thoren”, “description”: “Pia-Maria descreve como os profissionais de RH podem adotar mentalidade ágil e flexível, criando estrutura e cultura para enfrentar desafios futuros e garantir equipes motivadas e bem-sucedidas.” }, { “@type”: “ListItem”, “position”: 12, “name”: “Inteligência artificial para RH”, “author”: “Ben Eubanks”, “description”: “Ben Eubanks apresenta como a IA está mudando o mundo do trabalho e como o RH pode aproveitar essas oportunidades para apoiar e desenvolver uma força de trabalho bem-sucedida.” } ] }

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.