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O endomarketing é a chave para criar uma cultura empresarial em que os colaboradores vivem a real vivência da marca por meio da experiência do funcionário. E o que isso significa?
Que os profissionais que trabalham na organização incorporam os valores e as visões da marca como se fossem da “própria alma”. Ao relatarem essa experiência por meios digitais ou analógicos, os colaboradores promovem uma visão mais realista da marca, o que atrai organicamente consumidores conectados à visão de mundo da empresa. Parece bom, certo? E funciona.
Segundo levantamento da agência de comunicação Edelman, a percepção do público é que os funcionários da empresa são as vozes mais confiáveis para falar sobre produtos e ações institucionais da organização.
Quer saber mais sobre endomarketing, como funciona e como implementá-lo? Continue a leitura deste artigo.
Veja também: Erros de comunicação nas empresas que prejudicam a motivação dos funcionários
O que é endomarketing?
O endomarketing, ou marketing interno como também é conhecido, tem como objetivo promover a visão, cultura, serviços e produtos de uma organização para seus funcionários. Desta forma, impulsionando a valorização da marca empregadora (e de produto).
Como essa mágica acontece?
Trabalhando com ações para aumentar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho, o endomarketing consegue engajar os profissionais a propagar organicamente valores da organização, com intuito de atrair mais candidatos e até novos clientes para a companhia.
Mais adiante detalharemos os gatilhos para que esse encantamento ocorra.
Quais são os pilares do Endomarketing?
Para alcançar a mente e o coração dos colaboradores, o endomarketing possui três pilares estratégicos:
- Ações motivacionais (esforços relacionados à melhora do ambiente de trabalho);
- Ações estratégicas (voltadas para o alcance do objetivo da empresa);
- Ações de apoio à gestão (têm foco no entendimento dos colaboradores sobre as suas funções).
Sendo assim, a equipe responsável pelo endomarketing das organizações transita por todas as áreas da empresa e tem visão macro do negócio.
Essa interação com praticamente todos da empresa dá à área de marketing interno ferramentas para pensar a criação, nutrição e manutenção do relacionamento entre organização e funcionários, criando laços além da obrigatoriedade de estar presente no local de trabalho.
Quais são os tipos de endomarketing?
Como você já pode constatar a ideia por trás do endomarketing não difere do marketing para o público em geral: o princípio é encantar o empregador da mesma forma que se seduz um cliente. Existem muitos tipos de endomarketing para satisfazer a equipe interna. Dentre eles os mais populares são:
Marketing de produto
A atividade de familiarizar os funcionários com os produtos e serviços da empresa. Com uma boa compreensão do valor do produto, os funcionários podem se comunicar de forma mais eficaz com os clientes e contribuir (direta ou indiretamente) para o aumento das vendas da empresa.
Marca do empregador (ou employer branding)
Assim como o marketing para os consumidores, o employer branding exige que os empregadores se concentrem em melhorar a experiência dos funcionários.
Funcionários satisfeitos são mais propensos a indicar a empresa para amigos em busca de emprego ou compartilhar experiências de trabalho positivas em páginas de mídia social e sites de avaliações de empregos. Isso aumenta ainda mais a autenticidade e a reputação do negócio.
Comunicação interna
As comunicações internas referem-se ao fluxo de informações da empresa com as pessoas da organização. É a ferramenta que conecta a alta direção com os colaboradores para que todos estejam alinhados com a missão e os objetivos do negócio.
As empresas podem empregar uma variedade de canais e técnicas para promover a comunicação interna. Por exemplo:
- Realizar workshops e sessões de partilha de conhecimentos;
- Criar uma intranet (ou mídias sociais internas) para notícias e atualizações de negócios;
- Escrever mensagens curtas e fáceis de consumir por meio de e-mails e vídeos.
Veja também: Entenda as diferenças entre soft e hard skills e veja como desenvolvê-las na sua equipe
Qual é a função do endomarketing na empresa?
Como já mencionado anteriormente, a principal função das ações de endomarketing é aumentar o engajamento e a satisfação dos colaboradores com a organização, levando a uma melhora nos resultados e à otimização do alcance de objetivos.
Podemos ainda citar outras atividades que o marketing interno também acaba exercendo, dentre elas as principais são:
Comprometimento com os valores organizacionais
Com as ações de marketing interno, fica mais fácil para o funcionário entender a sua contribuição pessoal para atingir as metas globais da organização. E o que isso significa?
Ao saber que seu papel é relevante e que sua participação faz diferença nos resultados, é natural que o colaborador se comprometa mais com a identidade organizacional.
Aumento da produtividade
O endomarketing deixa as pessoas mais satisfeitas, engajadas e comprometidas, o que melhora diretamente a produtividade de cada um.
Se cada membro do time tem a produtividade maximizada, isso também se reflete na equipe e, consequentemente, atinge outros times, trazendo benefícios para diversas frentes do negócio.
Comunicação transparente e sem ruídos
As ações de endomarketing promovem a transparência e uma linha direta dos colaboradores com a alta gestão da organização. E por que isso é importante? Se todos estão na mesma página sobre o andamento da empresa, a relação de confiança é estabelecida e diminuem-se fofocas e ruídos.
Renovação do clima organizacional
Com o endomarketing, os colaboradores ficam mais à vontade e felizes no ambiente de trabalho, o que torna o clima mais leve e descontraído.
Redução de turnover
A satisfação de trabalhar em uma empresa que se importa genuinamente com o funcionário e que promove ações específicas para seu bem-estar faz com que o colaborador não queira partir para novas oportunidades — ainda mais se houver um bom plano de carreira.
Por fim, a redução do turnover beneficia a empresa por demandar menos horas e menos custos com demissões e contratações, além de mitigar desfalques em equipes.
Veja também: Qual é a sua identidade organizacional? Veja como defini-la
7 ações de endomarketing para implementar na sua empresa
Sabendo como iniciar o endomarketing, chegou o momento de conhecer os meios pelos quais ele pode ser aplicado. Conheça abaixo as principais ferramentas:
Canal de comunicação interna
Para informar os funcionários sobre todas as diretrizes e tomadas de decisão da empresa, é imprescindível que se tenha um canal de comunicação interna.
Hoje, há diversas possibilidades de se comunicar com seus colaboradores, como a criação de intranet ou redes sociais internas, e-mail MKT e até vídeo chamadas com a presença de todos da organização para repassar informações importantes sobre o negócio da empresa e ações de RH, por exemplo.
Palestras para desenvolvimento profissional e pessoal
Sabendo quais são as dores e as motivações dos colaboradores depois da realização de uma pesquisa de clima e após aplicada a gestão de competências comportamentais e técnicas, ficará muito mais fácil decidir quais temas são relevantes e necessários para trazer à tona.
Promova palestras que não fiquem apenas no âmbito profissional. Caso a dor do funcionário seja o estresse ou a ansiedade, pense em ações que falem sobre gestão de tempo ou a importância de momentos de relaxamento.
Treinamentos para aprimoramento técnico
Quando a empresa investe em seus funcionários, investe em si mesma. Considere parcerias com escolas de idiomas e instituições de ensino que ofereçam cursos que tenham relação com o segmento de atuação.
Oferecer descontos ou facilidades de pagamento motiva o funcionário a se aprimorar e desenvolver, uma vez que a organização assume o papel de facilitadora dos estudos.
Momentos de descontração para integração
Nem só de trabalho vivem as pessoas! Momentos de descontração, como café da manhã comemorativo, celebração dos aniversários do mês, lanche da tarde temático ou até mesmo happy hour (virtual ou não), promovem integração entre funcionários e deixam o clima organizacional muito mais leve.
No dia a dia, pode ser difícil estar próximo de pessoas que não fazem parte da equipe, seja pelo volume de tarefas, seja pela falta de tempo. Momentos de relaxamento proporcionam o intercâmbio entre pessoas diferentes e que não estão acostumadas a se relacionar no dia a dia.
Dessa nova troca, pode, inclusive, surgir uma nova ideia para alavancar o negócio. Pense nisso!
Vídeos institucionais
Com o advento das redes sociais, novos formatos de comunicação também surgiram, como os vídeos institucionais. Se antes eram veiculados somente internamente, hoje podem ser disponibilizados para o mundo inteiro.
Ter um vídeo de apresentação com depoimentos de colaboradores, e até mesmo momentos mais descontraídos, funciona muito bem. Essa mídia serve tanto como lembrete de que a empresa se importa com os funcionários quanto como convite para pessoas candidatas se cadastrarem nas vagas da organização.
Política de benefícios
Pensar na política de benefícios pode ir além dos já conhecidos vale-transporte e vale-refeição. Sabendo das necessidades dos colaboradores, é possível trazer alguns diferenciais.
Caso a empresa conte com muitos pais e mães, o auxílio-creche e o auxílio-farmácia podem ser uma boa alternativa também.
Um benefício que pode trazer melhor qualidade de vida a todos é a parceria com academias ou com programas que oferecem atividades físicas. Assim, a vida mais ativa e saudável torna-se uma vivência para as pessoas.
Neste mundo pós-pandemia, também observamos que os profissionais procuram por empresas que invistam na flexibilidade entre os mundos casa e trabalho, seja instituindo uma política de home office ou deixando o colaborador decidir pelo horário de expediente de trabalho.
Plano de carreira
Quando se tem estruturado o caminho que o profissional pode percorrer e o ponto que se encontra em sua jornada na empresa, tudo é mais claro para ambas as partes. Sabendo exatamente onde está, onde quer e onde pode chegar, por meio do plano de carreira, o funcionário se sente motivado a fazer um bom trabalho.
Veja também: Benefícios flexíveis: o que são, vantagens e como implementar na empresa
Exemplos de empresas que fazem um bom endomarketing
Hoje, os frutos que surgem das boas práticas do endomarketing já são muito mais reconhecidos pelas empresas. Elas investem em ações voltadas aos colaboradores e cuidam dos relacionamentos, sempre visando o bem-estar e o desenvolvimento de todos.
Abaixo citamos exemplos de empresas que conseguiram se mostrar para o mercado de trabalho e para o mercado consumidor por meio de ações assertivas de endomarketing. Confira!
Portobello
Quer ser um personagem de histórias em quadrinhos? Pois foi essa experiência que a fabricante de revestimentos brasileira ofereceu aos seus colaboradores.
O time de endomarketing da companhia desenvolveu uma campanha para engajar seus funcionários e contar como foi a relação deles com a organização ao longo dos anos. De forma lúdica, eles relatavam em histórias em quadrinhos o processo de evolução profissional deles na organização.
Para deixar ainda mais palpável (e divertida) as regras da empresa, o time de marketing interno da Portobello criou um jogo de tabuleiro que ensina toda a política da organização.
Além de ser líder mundial em tecnologia, a Google também é conhecida por sua cultura aberta e transparente, onde os funcionários são incentivados a comunicar suas ideias e pensamentos livremente.
O sucesso da empresa está em alavancar vários canais de comunicação interna, como Google+, Grupos do Google e Hangouts, que ajudam os funcionários a se manterem conectados e informados.
Além disso, a Google também foi uma das pioneiras no Vale de Silício a oferecer benefícios como geladeiras repletas de guloseimas (saudáveis ou não), locais de descompressão com jogos e até quadras de vôlei de praia no ambiente externo do headquarter da companhia.
Thumbtack
Thumbtack é uma plataforma americana de gerenciamento de trabalho domésticos. Milhões de pessoas usam a tecnologia da organização para contratar pessoas faxineiras, marceneiras, eletricistas e muito mais.
Apesar dela ser uma organização americana, ela já expandiu seus negócios para outros continentes. O que em um primeiro dificultou a comunicação com seus funcionários terceirizados. Mas a Thumbtack encontrou rapidamente o caminho para conectar essa força de trabalho remota em rápido crescimento.
Com o Contact Monkey (uma plataforma de comunicação interna), a Thumbtack foi capaz de criar e enviar boletins informativos profissionais e engajar suas equipes em vários continentes.
Ao usar uma ferramenta de comunicação interna dedicada, a Thumbtack verificou que os funcionários terceirizados pararam de cancelar a assinatura de comunicações internas e de perder importantes atualizações.
“Temos uma taxa de abertura de 82% em muitas de nossas comunicações, incluindo nossos boletins globais”, destacou o Head de Comunicação Interna da organização à época, JD. Norton.
Não há mais espaços para lugares comuns quando o assunto é encantar seu colaborador. Como observado, é preciso ir além da mera comunicação entre empregados e empresas. Você deve seduzi-lo e torná-lo um embaixador da sua marca.
Coloque em prática/ os aprendizados deste artigo hoje mesmo na sua organização e depois compartilhe conosco como foi essa experiência nas nossas redes sociais.
Agora você já sabe da importância do endomarketing e do posicionamento estratégico que deve ter na empresa. Então, descubra como os apps ajudam a engajar seus colaboradores.