Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos desde artigo
Investir em vaga inclusiva vai muito além de cumprir uma meta de diversidade. Na prática, trata-se de transformar o ambiente corporativo em um espaço mais justo, acolhedor e produtivo.
E tudo começa com o primeiro passo: a divulgação de uma vaga inclusiva. Saber como construir esse anúncio com responsabilidade e sensibilidade faz toda a diferença na atração de talentos diversos e na construção de uma cultura organizacional mais representativa.
Para que você entenda melhor, vamos explicar como anunciar vaga inclusiva, por que ela é tão importante, quais cuidados tomar com a linguagem e os requisitos, além de trazer dicas práticas, exemplos reais e sugestões de canais para uma divulgação efetiva.
Se você quer tornar o seu processo seletivo mais diverso, justo e eficiente, continue a leitura e descubra como a Vagas For Business pode ser sua aliada nessa jornada!
Uma vaga inclusiva é aquela que busca intencionalmente atrair profissionais de diferentes perfis, oferecendo oportunidades equitativas de acesso ao mercado de trabalho.
Isso significa que o anúncio da vaga, o processo seletivo e a experiência do candidato foram pensados para contemplar pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, LGBTQIAPN+, pessoas 50+, entre outros grupos frequentemente sub-representados.
Mais do que isso, a vaga inclusiva considera também a acessibilidade no processo seletivo, seja oferecendo recursos de acessibilidade física, tecnologias assistivas ou formatos alternativos de entrevista.
Essa abordagem tem como princípio básico o respeito às diferenças e a valorização de talentos diversos.
Anunciar vagas inclusivas é um compromisso real com a diversidade e inclusão no recrutamento. Empresas que se preocupam com isso conseguem atrair uma gama mais ampla de candidatos e, com isso, formam equipes mais inovadoras e preparadas para atender diferentes públicos e desafios do mercado.
Além do impacto social positivo, há também um benefício direto para a marca empregadora. Organizações que se posicionam como inclusivas tendem a ser mais bem avaliadas por clientes, investidores e colaboradores.
E esse posicionamento começa na forma como você comunica suas oportunidades, ou seja, na forma como você anuncia a vaga inclusiva.
Um dos pilares de um processo de recrutamento inclusivo é a escolha das palavras certas na hora de divulgar uma oportunidade.
A linguagem inclusiva em vagas de emprego não apenas evita termos discriminatórios, mas também promove um ambiente de acolhimento desde o primeiro contato do candidato com a empresa.
Evite, por exemplo, termos como “nativo em inglês” ou “recém-formado”, que podem excluir candidatos com perfis diversos.
Também é importante evitar expressões que remetam a gênero, como “precisamos de um profissional dedicado e proativo, capaz de comandar sua equipe com pulso firme”, pois podem reforçar estereótipos de masculinidade.
Opte por frases neutras, acolhedoras e que convidem diferentes públicos a se candidatarem. E lembre-se: a comunicação inclusiva no RH deve permear todos os pontos de contato com o candidato, desde o título da vaga até o e-mail de retorno.
Na hora de listar os requisitos da vaga, pense com atenção: o que realmente é indispensável para essa função? Muitos anúncios pecam ao incluir exigências que não são essenciais e acabam afastando candidatos que têm o potencial de se destacar no cargo.
Por exemplo, será que é mesmo necessário ter “excelente comunicação verbal” ou “disponibilidade para viagens” em todas as vagas? Será que o cargo exige uma graduação específica ou seria possível aprender na prática?
Para tornar os anúncios mais inclusivos, adote a técnica de separar requisitos em duas categorias: “obrigatórios” e “desejáveis”. Além disso, sinalize quando a empresa está aberta a adaptar o cargo conforme o perfil da pessoa candidata. Isso demonstra flexibilidade e contribui para a equidade.
Usar exemplos práticos pode ajudar a entender como aplicar os conceitos de inclusão de forma concreta. Abaixo, algumas frases que funcionam bem em uma vaga inclusiva:
Essas frases são exemplos de boas práticas para vaga inclusiva, evidenciando o compromisso com a inclusão, sem parecer genérico ou forçado. E claro, o uso de linguagem simples, objetiva e empática é sempre bem-vindo!
Saber como anunciar vaga inclusiva envolve também escolher os canais certos para divulgar as oportunidades. Muitas vezes, os portais tradicionais de emprego não conseguem atingir públicos diversos, por isso é interessante complementar sua estratégia com outras iniciativas.
Além de plataformas como a Vagas For Business, que já têm um olhar atento à diversidade nos processos seletivos, considere divulgar sua vaga em grupos de afinidade, ONGs, redes sociais voltadas para causas específicas e coletivos que atuam com populações sub-representadas.
Essas parcerias são fundamentais para ampliar o alcance da sua vaga e reforçar o posicionamento da empresa como comprometida com a inclusão.
Não basta apenas incluir uma frase no anúncio dizendo que a empresa é inclusiva. É fundamental garantir acessibilidade no processo seletivo como um todo.
Isso inclui oferecer formatos alternativos para entrevistas, como videochamadas com intérprete de Libras ou plataformas compatíveis com leitores de tela.
Também é importante revisar materiais enviados aos candidatos (como testes e formulários) para garantir que estejam acessíveis. Disponibilizar informações claras sobre as etapas do processo e os prazos também contribui para uma experiência mais justa.
Outro ponto fundamental é o preparo das equipes de RH para lidar com diferentes perfis de candidatos com empatia e responsabilidade. Nesse sentido, a Vagas For Business oferece soluções que facilitam a condução de processos seletivos mais humanos, com tecnologia que apoia a diversidade.
“A Vagas.com desenvolveu em sua ferramenta, um campo de autodeclaração para grupos minorizados. Qualquer candidato a um emprego que quiser se autodeclarar como mulher ou homem preto, trans, PCD ou refugiado, ganhará visibilidade quando as empresas forem captar profissionais com essas características para programas de diversidade, equidade e inclusão. É uma contribuição da Vagas.com para um mundo mais sustentável.”, diz Ariana Santana especialista em DEI da Vagas.com.
A adoção de práticas inclusivas no recrutamento vai além do impacto social e reputacional. Ela também contribui diretamente para o sucesso do negócio.
Equipes mais diversas tendem a apresentar maior criatividade, capacidade de resolução de problemas e adaptação a mudanças.
Além disso, o engajamento interno tende a aumentar, já que os colaboradores se sentem mais valorizados em um ambiente que respeita as diferenças. Isso também reduz o turnover e fortalece a cultura organizacional.
Com o apoio da Vagas For Business, é possível estruturar um processo seletivo com foco em inclusão, desde o anúncio da vaga até a contratação, com dados e insights que ajudam a empresa a evoluir continuamente nesse caminho.
Conforme você pôde ver, construir uma vaga inclusiva é um ato de responsabilidade social, estratégia empresarial e transformação da cultura padrão heteronormativa.
Cada palavra escolhida, cada canal selecionado e cada cuidado tomado com a acessibilidade fazem parte de um esforço maior: tornar o mercado de trabalho mais justo e representativo.
Se a sua empresa está pronta para dar esse passo e quer contar com um parceiro que entende de verdade o que é diversidade e inclusão no recrutamento, conheça a Vagas For Business. Com tecnologia, dados e compromisso com o impacto social, essa plataforma ajuda você a estruturar processos seletivos mais inclusivos e eficientes.
Vamos transformar o recrutamento? Solicite uma demonstração!
Categorias
12 livros sobre gestão de pessoas que você precisa ler
Na área de recursos humanos, é imprescindível estudar constantemente. Afinal, o RH tem papel de...
Como melhorar a comunicação com os candidatos no processo seletivo
A comunicação com candidatos é um dos principais pilares para atrair ou repelir bons profissionais...
Vídeo Currículo: como usar na sua empresa
Moda passageira ou futuro no R&S? Como os recrutadores avaliam o uso de videoclipes por...