Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
A Vagas.com celebra 25 anos com a mesma vitalidade e espírito inovador que a geração Z, sempre conectada e em sintonia com as novas tecnologias. Desde o lançamento de seu primeiro ATS (Applicant Tracking System) em 1999, a empresa vem se destacando como pioneira no mercado de recrutamento e seleção no Brasil.
Mais recentemente, desenvolveu a tecnologia exclusiva de Matching IA+H, que integra a inteligência artificial à humana para otimizar contratações, tornando-as mais rápidas e precisas.
Com números impressionantes, a Vagas acumula mais de 3 trilhões de visitas em sua plataforma, com 42 milhões de currículos cadastrados, 1 milhão de candidaturas e 114 mil vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) abertas ao longo de sua trajetória.
Além disso, mais de 68 mil empresas já contrataram os serviços da Vagas, consolidando a empresa como líder no mercado de e-recruitment.
“Chegamos aos 25 anos com uma tecnologia inédita, o Matching IA+H, que reduz drasticamente o tempo dos processos seletivos, integrando o melhor da inteligência artificial com inteligência humana, os profissionais de RH.”, comemora Mario Kaphan, fundador da Vagas.
Como funciona o Matching IA+H?
O novo sistema automatiza o ordenamento dos candidatos, que antes era feito manualmente, e permite que os recrutadores refinem ainda mais os critérios após a geração da lista inicial, personalizando o processo para melhor atender às necessidades específicas de cada vaga.
Essa flexibilidade é complementada pela possibilidade de salvar configurações para processos seletivos recorrentes, facilitando o trabalho dos recrutadores.
Quais são as inovações incorporadas pela Vagas?
Sempre em sintonia com as tendências tecnológicas, a Vagas também foi pioneira na incorporação do ChatGPT em suas ferramentas, auxiliando recrutadores na descrição de requisitos para profissionais. “Faz parte da nossa cultura de inovação explorar ao máximo as novas tecnologias e potencializar os recursos de nossas ferramentas”, acrescenta Kaphan.
Sidney Monreal, cofundador da Vagas, relembra o primeiro grande salto da empresa em 1999, quando os processos seletivos ainda eram feitos manualmente com pilhas de papel.
A transição para um sistema digital completo foi um divisor de águas, permitindo que candidatos cadastrassem seus currículos e aplicassem para vagas gratuitamente, enquanto as empresas ganhavam acesso a uma ferramenta robusta e integrada para a gestão de processos seletivos.
A Vagas também foi a primeira empresa do segmento de R&S a criar um aplicativo para smartphones, possibilitando que os candidatos se inscrevessem nas vagas de qualquer lugar. Soube engajar nas redes sociais, acumulando 6,6 milhões de seguidores no LinkedIn, 1,7 milhão no Facebook e 213 mil no Instagram.
- Gestão inovadora – Seu modelo de gestão, descrito por Kaphan como “radicalmente horizontal”, também foi reconhecido e premiado. Foi um dos sete cases vencedores do Unlimited Human Potential Challenge, recebendo o prêmio em Nova York das mãos de Gary Hamel, um dos pensadores empresariais mais influentes do mundo.
Passou pelo crivo do Great Place to Work e recebeu diversos prêmios, incluindo o Top of Mind, Fornecedores de Confiança, e o selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo.
O que só reforça sua posição como uma empresa que não só inova, mas também está comprometida com a ODS 5 de Igualdade de Gênero, da Agenda 2030 da ONU.
Olhando para o futuro, a Vagas está preparando novas tecnologias, como a Vaga Inteligente, atualmente em fase beta, que promete continuar a revolucionar o setor de recrutamento e seleção.
Com 25 anos de história, a Vagas For Business reafirma seu compromisso de seguir inovando, conectando empresas e candidatos de todas as gerações, e mantendo-se à frente das tendências do mercado.