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51 termos de RH em inglês que todo profissional deve saber

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  • 3 de jun as 9:12
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pessoa no notebook estudando termos

Reunimos uma lista de estrangeirismos comuns na área que lhe fornecerão uma base sólida de conhecimento

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Trabalhar no departamento de Recursos Humanos frequentemente envolve uma combinação interessante de habilidades e estratégias pessoais. Grande parte das tarefas inerentes à profissão envolvem típicos jargões e termos de RH em inglês que nem sempre são fáceis de entender.

Reunimos uma lista de estrangeirismos comuns na área que lhe fornecerão uma base sólida de conhecimento. Confira:

Background

Quando usado pela área de Recursos Humanos, background se refere à história pessoal de alguém, seja em relação a seu emprego, conhecimentos profissionais, educacionais ou experiência de vida.

Balanced scorecard

Ferramenta usada para avaliar a eficácia dos Recursos Humanos. Desenvolvida por Kaplan e Norton, se concentra em quão bem os recursos da organização foram e são utilizados com base na estratégia do negócio.

Benchmark, benchmarking

Processo de comparação do desempenho dos produtos, serviços ou processos de uma empresa com seus concorrentes, a fim de identificar oportunidades internas de melhoria.

Briefing

Breve resumo das informações de determinado projeto que visa guiar os envolvidos na operação.

Budget

Em português “orçamento”, é uma estimativa de receitas e despesas futuras, feita a partir das metas financeiras da companhia.

Burnout

Exaustão física e mental motivada por estresse excessivo e prolongado, geralmente decorrente de muita pressão e alta carga de trabalho. Saiba mais sobre burnout na empresa.

Business-to-business – B2B

Negócio cujas transações são conduzidas entre uma empresa e outra, como um atacadista e varejista.

Business-to-consumer – B2C

Modelo de negócio no qual uma empresa vende um serviço ou produto diretamente ao consumidor final, que é pessoa física.

Business-to-employee – B2E

Sigla usada para identificar estratégias adotadas por uma empresa com foco nos funcionários.

Casual day

“Dia casual” é um evento corporativo no qual funcionáros não precisam usar terno, salto uniforme ou quaisquer outras roupas específicas para o trabalho, mas podem se vestir de maneira informal.

Chief Executive Office – CEO

Em inglês “Chief Executive Officer”, é o diretor-presidente da empresa.

Coaching – coach – coachee

Coaching é o processo que visa melhorar o desempenho profissional de uma pessoa, assim como ajudá-la a entender quais degraus deseja galgar em sua carreira. É realizado por um profissional, denominado “coach”, para um cliente, chamado de “coachee”.

Customer-to-customer – C2C

Modelo de negócio que permite que os clientes negociem entre si, frequentemente em um ambiente online.

Day off

Dia de folga do trabalho.

Downsizing

Redução da força de trabalho de uma empresa a fim de diminuir custos ou adequar a produção.

Dress code

Conjunto de regras escritas e publicadas que especifica a maneira pela qual os funcionários devem se vestir na empresa.

Dumping

Em economia, refere-se à prática de vender produtos e serviços abaixo do preço do mercado para eliminar a concorrência. Já no contexto do RH, parte da ideia de usar mão de obra mais barata do que a normalmente disponível em seus locais de produção ou venda, como ao contratar profissionais de países cuja moeda é desvalorizada.

E-learning

Forma de aprendizagem na qual as lições são disponibilizadas on-line, ou seja, pela internet, permitindo que os alunos acessem os materiais em qualquer lugar e hora.

Employee Experience

Em tradução literal “Experiência do funcionário”, é o conceito que engloba a percepção dos colaboradores sobre suas vivências na organização. À medida que as organizações reconhecem cada vez mais as pessoas como seus maiores ativos, elas também investem na experiência dos funcionários. Saiba mais sobre employee experience.

Employer Branding

A chamada “marca empregadora” refere-se ao processo de promoção de uma empresa. Tem como objetivo fazer com que um profissional sinta interesse em trabalhar nela, se candidatando – no cenário ideal – espontâneamente às suas vagas. Saiba mais sobre employer branding.

Employ

No português, o verbo “empregar”.

Empowerment

Conceito que parte da ideia de proporcionar aos colaboradores recursos, oportunidades e motivação para realizarem seu trabalho de maneira eficiente.

Endomarketing

Tipo de marketing estratégico voltado para ações internas. Seu objetivo é melhorar a imagem da empresa junto aos colaboradores, culminando numa equipe motivada e reduzindo a rotatividade. Saiba mais sobre endomarketing.

E-recruitment

Em português “recrutamento online”, refere-se ao uso de tecnologia on-line para atrair, triar, avaliar e selecionar candidatos a vagas. Saiba mais sobre recrutamento online.

EVP – Employee Value Proposition

Este termo de RH em inglês significa “proposta de valor do funcionário” e é o conjunto de benefícios monetários e não-monetários que o profissional recebe em troca dos serviços que faz para a empresa. Saiba mais sobre EVP.

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Feedback

Forma de avaliação do trabalho realizado por um funcionário. É dado pelo departamento de RH e/ou por gestores e abrange as necessidades e o desempenho de uma pessoa na organização, a fim de ajudá-la a evoluir profissionalmente. Saiba mais sobre feedback.

Follow-up

Ação de acompanhar algum algum projeto ou processo anteriormente estabelecido.

Giftwork

Troca de agrados entre pessoas que trabalham em uma mesma companhia. O reconhecimento não precisa ser necessariamente material, como feedbacks, elogios etc. Nele, alguém investe tempo, esforço e energia em relação a uma pessoa, que se sentirá motivada a dar o seu melhor.

Hard skills

Habilidades adquiridas e aprimoradas por meio do estudo, prática e repetição, como idiomas, contabilidade, operação de máquinas, desenvolvimento e mecânica. Saiba mais sobre hard skills.

Headcount

Indicador de Recursos Humanos que consiste no número de funcionários, em sua forma mais básica, empregados pela empresa em um determinado período. Saiba mais sobre headcount.

Headhunter

Profissional ou serviço de Recursos Humanos cujo objetivo é encontrar talentos e localizar pessoas que atendam aos requisitos específicos de determinada posição. Saiba mais sobre headhunter.

HR Business Partner

Cargo de RH desempenhado por um profissional experiente, o qual desenvolve e dirige uma agenda que apoia de perto as metas organizacionais. Saiba mais sobre business partner.

Job description

Descrição do trabalho a ser realizado por uma pessoa. Comum em ofertas de emprego, é um texto amplo, geral e claro que inclui cargo, atividades, deveres, responsabilidades e requisitos para se candidatar à oportunidade. Saiba mais sobre job description.

Job rotation

Prática de transferir funcionários para diferentes tarefas a fim de promover experiência e variedade de conhecimentos. Saiba mais sobre job rotation.

Key Performance Indicator – KPI

Sigla usada para designar um indicador chave de desempenho mensurável e que demonstre a eficácia das ações tomadas na empresa.

Mentoring

Ato de apoiar e incentivar pessoas a gerenciarem seu próprio aprendizado, de forma que possam maximizar seu desempenho e desenvolver habilidades.

Networking

É a rede de contatos profissionais cultivada por cada pessoa a fim de trocar informações, ideias e até mesmo oportunidades sobre determinada área de trabalho.

Objectives and Key Results – OKRs

Objetivos e resultados-chave usados na definição de metas mensuráveis para equipes e indivíduos.

Offboarding

Processo que permeia a separação formal entre um funcionário e uma empresa por meio de demissão, rescisão ou aposentadoria. Abrange todas as decisões e atividades que ocorrem neste período. Saiba mais sobre offboarding.

Onboarding

Onboarding é um termo de RH em inglês que se refere ao processo de introdução de um funcionário recém-contratado em uma organização. Saiba mais sobre onboarding.

On the job training – OJT

Treinamento on the job consiste no ensino e na instrução de habilidades e competências no próprio local de trabalho.

Outplacement

Processo de oferecer assistência a trabalhadores desligados na procura por um novo emprego, seja por coaching ou cartas de recomendação.

Outsourcing

Prática de terceirizar prestadores de serviço especializados para determinadas tarefas, áreas ou projetos da empresa.

PDCA/PDSA

Ciclo contínuo de planejamento, execução, verificação (ou estudo) e ação, cujo objetivo é fornecer uma abordagem simples e eficaz para resolver problemas e gerenciar melhorias.

People Analytics

Método de análise que ajuda gerentes e executivos a tomarem decisões sobre seus funcionários ou força de trabalho. Saiba mais sobre people analytics.

Soft skills

Habilidades interpessoais e não técnicas que permitem a alguém interagir de forma eficaz e harmoniosa com outras pessoas. Exemplos incluem capacidade de resolução de problemas, colaboração, flexibilidade, positividade e criatividade. Saiba mais sobre soft skills.

Stock options

Tipo de remuneração variável que oferece ao funcionário a possibilidade de comprar ações da companhia.

Team building

Termo de RH em inglês cuja tradução é “construção de equipes” e visa estimular o espírito de equipe em um grupo de funcionários, a fim de atender melhor às necessidades do negócio, assim como suas metas e objetivos. Saiba mais sobre team building.

Turnover

Termo de RH em inglês muito usado, significa a medição do número de funcionários que deixam uma organização durante um período de tempo especificado. Saiba mais sobre turnover.

Workaholic

Adjetivo usado para pessoas que são viciadas em trabalho.

Workshop

Reunião de pessoas que visa discutir ou aprender algum trabalho, assunto ou atividade.

 

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