Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Para crescer e trazer mais serviços aos seus clientes, a empresa precisa de novos colaboradores.
Essa pode parecer uma lógica muito simples, mas a falta de mão de obra no mercado e a alta demanda das empresas tornam dificultam essa tarefa. Nessa jornada, acelerar o tempo de contratação pode ser a chave para destravar as portas do seu recrutamento.
Mas como alcançar essa produtividade sem comprometer a qualidade da escolha? Afinal, uma contratação errada custa muito caro.
Por isso, se você quer fazer a sua empresa perder dinheiro com isso, nem com um longo processo de recrutamento e seleção, seja um RH ágil e use ferramentas tecnológicas para encontrar o fit perfeito para a vaga.
Separamos aqui algumas dicas para você sair das últimas posições da largada e vencer essa corrida. Confira!
Por que otimizar o processo seletivo e reduzir o tempo de contratação?
Segundo uma pesquisa do LinkedIn, apenas 30% das empresas conseguem preencher uma vaga aberta em 30 dias. O restante leva de 1 a 4 meses para fazer a contratação.
Nesse meio tempo, enquanto a empresa tenta se decidir, os candidatos estão concorrendo a posições em outras organizações e recebendo propostas de emprego desses lugares. Neste jogo, vence quem fizer a oferta mais rápido.
Porém, encontrar o candidato certo é um dos maiores desafios dos profissionais do Talent Acquisition e, hoje, isso não se restringe apenas a fazer a triagem de currículos.
A execução do trabalho começa com a descrição do cargo, passando pela divulgação da vaga, contato com candidatos, entrevistas, contratação e retenção do profissional.
Além disso, durante todo o processo, os profissionais de R&S também são pressionados a construir uma estratégia de Employer Branding e oferecer uma experiência de recrutamento perfeita para os candidatos. Ao mesmo tempo, espera-se que façam isso de maneira eficiente, econômica e oportuna.
São muitos pratos para equilibrar ao mesmo tempo. Felizmente, a tecnologia pode ajudar a otimizar o processo de recrutamento de várias maneiras.
Quais são as melhores ferramentas para diminuir o tempo de contratação nas empresas?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a tecnologia será um auxiliar no seu método de recrutamento e seleção. Portanto, para utilizá-la da melhor forma possível, você deve ter a estrutura de como será o transcurso dessa contratação, já sabendo quais etapas terão o seu processo seletivo.
Não ter um processo de contratação estruturado significa perder mais tempo para contratar.
Além disso, tenha as suas necessidades bem definidas, a fim de não perder o foco na busca pelos candidatos certos. Basicamente, tenha informações sobre o seguinte:
- Descrição do trabalho;
- Palavras-chave de trabalho;
- Objetivos da função;
- Habilidades essenciais necessárias;
- Salários;
- Tendências da indústria.
Agora sim, a partir dessas predefinições, as ferramentas tecnológicas vão conseguir te ajudar bem. Confira como a seguir!
1. Plataforma de R&S
Tal como acontece com outras indústrias e funções de trabalho, a automação inteligente permitiu que recrutadores gastassem menos tempo em trabalhos rotineiros e repetitivos e mais tempo em atividades de valor agregado.
Especificamente, em vez de preencher a papelada ou responder a perguntas básicas, eles podem dedicar mais tempo para interagir com candidatos em um nível mais profundo e pessoal. Assim, ao contrário da percepção comum de que o recrutamento e a contratação estão sendo assumidos por robôs sem rosto, a tecnologia está na verdade ajudando a humanizar a função. Essa é a experiência oferecida por uma ferramenta de recrutamento integrada.
Nela, é possível revisar currículos, acessar formulários, identificar requisitos específicos de funcionários e fazer outras coisas sem pular de uma plataforma para outra. Isso minimiza a distração e agiliza o processo de contratação. Especialmente no caso da plataforma de R&S VAGAS for business, que que traz ferramentas inteligentes que apóiam a jornada de recrutamento e seleção de ponta a ponta, além de ser integrado com o maior site de carreiras do Brasil, o VAGAS.com.br, permitindo que você contrate de fato melhor e mais rápido.
2. Divulgação multiplataforma
É o sonho de qualquer recrutador postar uma vaga e vê-la distribuída em diversos canais sem que ele pague ou trabalhe a mais para isso. Essa é a experiência que algumas plataformas de R&S resolveram investir para facilitar a vida dos recrutados.
Este é o caso da plataforma VAGAS for business que recentemente lançou a novidade chamada de Multiposting. A funcionalidade amplia a divulgação de vagas publicadas na plataforma para mais oito canais, com toda a experiência centralizada dentro da mesma ferramenta.
3. Modelos de comunicação personalizáveis
A comunicação regular é fundamental para alcançar uma experiência de contratação positiva para sua organização e para os candidatos. Nada estraga mais essa relação do que e-mails robóticos.
Plataformas de recrutamento oferecem ferramentas de comunicação com modelos de e-mail que o recrutador pode personalizar. Ele pode optar por uma abordagem mais “humana” para entrar em contato com candidatos. Após a personalização, o envio de mensagens também pode ser automatizado e monitorado.
4. Videoentrevistas
Encontrar candidatos qualificados é apenas o começo do processo de contratação. A equipe de Talent Acquision também precisa envolver outras pessoas para revisar currículos, participar de entrevistas e, por fim, se dedicar à análise de diferentes candidatos. Nesse sentido, a videoentrevista é de grande valia para acumular e compartilhar informações dos candidatos.
Quando o aspirante à vaga grava seu material, a partir da tecnologia, o profissional que recebe e analisa o conteúdo que tem à disposição informações diversas, como nuvem de palavras com os termos mais usados na resposta, roteiro completo de todas as falas da gravação, etc. Esses recursos ajudam a entender a afinidade do candidato com a vaga proposta.
5. Recomendação inteligente de candidatos
Dado o mercado de trabalho dinâmico de hoje e a facilidade com que currículos podem ser acessados e compartilhados, recrutadores devem identificar facilmente candidatos para preencher uma função. O que é mais difícil é obter uma visão mais profunda sobre as habilidades específicas, bem como alinhamento potencial com a cultura da empresa.
Os recursos de análise de dados emergentes estão desempenhando um papel cada vez mais importante para enfrentar esse desafio. Muitos recrutadores implementam algoritmos que aplicam vários critérios para avaliar questões de personalidade. Por meio de algoritmos, algumas ferramentas descobre quem são e onde estão as pessoas ideais para as empresas, que em questão de minutos passa a receber uma lista dos candidatos mais aderentes à vaga.
Essa é uma forma mais eficiente de se trabalhar a produtividade no recrutamento, tudo isso sem perder qualidade.
6. Pipeline de talentos
Um pipeline de talentos, ou um grupo de candidatos que você pré-selecionou para uma determinada função, é uma das maneiras mais poderosas de reduzir o tempo de contratação.
Quando você tem vários candidatos pré-qualificados ao cargo, não precisa anunciar a vaga, esperar que as inscrições cheguem ou perder tempo examinando os candidatos. Tudo o que você precisa fazer é falar com essas pessoas sobre a função aberta.
As chances de você encontrar o talento que você precisa nesse pool pré-selecionado são muito boas.
Todas essas funções — e muitas outras —, você encontra no software de recrutamento e seleção de Vagas for Business. Nosso ATS tem diversas funcionalidades que te auxiliam de ponto a ponto para reduzir o seu tempo de contratação.
Saiba mais sobre a plataforma Vagas for Business.