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Quer você esteja contratando um funcionário para atender a uma nova demanda ou substituindo um membro experiente da equipe, encontrar as pessoas certas para o trabalho envolve custos, tempo e paciência. Mas como encurtar distâncias e achar o profissional certo para a sua vaga? Investindo em recrutamento digital.
É isso mesmo, neste formato de processo seletivo, todas as etapas são concentradas em plataformas online: a divulgação da oportunidade, a triagem de currículos, as entrevistas e toda a comunicação com os candidatos até a admissão. E o que isso significa?
Um processo seletivo rápido e eficiente pode reduzir custos, melhorar a reputação de uma empresa e garantir que os melhores talentos sejam identificados, envolvidos e trazidos para o seu negócio.
Continue lendo e entenda como funciona o recrutamento online, suas vantagens e como se preparar para criar a jornada de seu processo seletivo cem por cento virtual.
O que é recrutamento online?
Recrutamento online refere-se ao processo de recrutamento de candidatos a vagas de emprego utilizando tecnologias digitais. Todo o processo seletivo virtual é feito através de softwares ATS de recrutamento e seleção (é uma sigla que tem origem do termo em inglês Applicant Tracking System ou, em português, “Sistema de Rastreamento de Candidatos”), como o Vagas For Business.
Através deles, recrutadores são auxiliados na divulgação das vagas, na triagem dos currículos, ajudam também a agendar entrevistas e a centralizar toda a comunicação com o candidato, desde o primeiro contato até a contratação.
O recrutamento digital utiliza uma variedade de ferramentas e estratégias online para apoiar o seu processo de R&S, do início ao fim. Isso pode incluir:
- sites de empregos online: plataformas dedicadas a listar oportunidades de emprego e conectar candidatos a empregadores;
- bancos de currículos: plataformas que armazenam currículos e perfis de candidatos, permitindo que os recrutadores encontrem candidatos que correspondam às suas necessidades;
- ferramentas de busca de talentos: softwares que permitem aos recrutadores encontrar profissionais a partir de filtros específicos de acordo com os critérios da vaga, como habilidades, experiência e localização;
- chatbots: você pode configurá-los para agendar entrevistas automáticas com os candidatos, bem como interagir com eles, respondendo a perguntas comuns;
- testes online: ferramentas que permitem a administração remota de testes de habilidades ou avaliações de conhecimento.
- entrevistas por vídeo: uso de plataformas de videoconferência para conduzir entrevistas remotas.
Quais as vantagens do recrutamento online?
Ao adotar ferramentas digitais, os recrutadores podem melhorar significativamente a eficiência, a precisão e a experiência geral do processo de recrutamento. Agora que você sabe que o processo seletivo online não é só publicar vagas virtualmente, que tal compreender outros benefícios da estratégia de R&S digital?
Rapidez na triagem de currículos
A seleção manual de currículos é a parte mais demorada do recrutamento. E, pasmem, até 88% dos currículos recebidos são considerados não qualificados, o que faz com que um recrutador passe, em média, 23 horas analisando perfis para uma única contratação.
O recrutamento digital oferece várias maneiras de agilizar a triagem de currículos, tornando o processo mais eficiente e reduzindo o tempo necessário para identificar os candidatos mais adequados.
Precisão na busca de candidatos
Ao aplicar algoritmos de correspondência de currículos para classificar candidatos com base em suas habilidades e experiências em relação aos requisitos da vaga, você ganha mais precisão na busca dos melhores candidatos.
No caso do Vagas For Business, nossa solução de Recrutamento e Seleção alcança um patamar mais avançado ao introduzir o Matching IA+H (Inteligência Artificial + Inteligência Humana).
Essa inovação gera uma avaliação automática para os candidatos, levando em consideração os principais atributos presentes no descritivo das vagas publicadas.
Com essa ferramenta, os recrutadores têm a capacidade de personalizar ainda mais os resultados do IA Vagas (Inteligência Humana), incorporando informações dos currículos, como fichas, avaliações, testes e outros 140 critérios disponíveis.
Automação de tarefas repetitivas
Tarefas repetitivas, como o envio de e-mails de acompanhamento, agendamento de entrevistas e coleta de feedback, podem ser automatizadas. Isso libera tempo para os recrutadores se concentrarem em atividades mais estratégicas, como avaliação de competências e engajamento com candidatos.
Otimiza a comunicação
Ferramentas digitais facilitam a comunicação entre recrutadores e candidatos. E-mails, mensagens instantâneas e sistemas de gerenciamento de candidatos (ATS) garantem uma comunicação mais rápida e eficiente.
Melhora experiência do candidato
Segundo estudo da Glassdoor, 89% dos candidatos consideram os dispositivos móveis vitais para a procura de emprego, e 45% os usam ativamente ao menos uma vez por dia na busca por novas vagas.
O que isso significa? Que você precisa investir num processo de recrutamento virtual se você quer atingir o maior número de pessoas. Isso porque o recrutamento digital oferece as seguintes vantagens aos candidatos:
- acesso fácil às vagas, o que permite que os candidatos encontrem fa facilmente oportunidades que correspondam às suas habilidades e interesses;
- candidatura simplificada, formulários online ou integrações com perfis de redes sociais simplificam o processo de candidatura, evitando que o candidato tenha de escrever informações repetitivas;
- comunicação rápida e transparente com atualizações automáticas sobre o status da candidatura;
- onboarding simplificado, o candidato selecionado para a vaga pode seguir um passo a passo e enviar toda a documentação admissional online.
Reduz o tempo de contratação
Ao recrutar, o principal objetivo é fazer com que o melhor candidato comece em sua nova função o mais rápido possível. O recrutamento virtual pode ajudar nisso, acelerando o processo de recrutamento como um todo.
O processo permite que os empregadores examinem e listem um volume maior de candidatos em um espaço de tempo mais curto. Isso é possível por conta de recursos que se valem de inteligência artificial e também que executam, de modo automatizado, tarefas que antes eram totalmente manuais.
Feedback instantâneo
O recrutamento digital também permite a coleta rápida de feedback dos recrutadores e gerentes de contratação, facilitando a tomada de decisões e a comunicação eficaz entre as partes envolvidas no processo seletivo.
Como fazer o recrutamento online?
Como já vimos aqui ao longo do artigo, o recrutamento online envolve a utilização de recursos digitais e plataformas online para atrair, avaliar e selecionar candidatos. Mas como fazer para que toda essa engrenagem funcione perfeitamente para selecionar o melhor candidato?
O princípio básico para que a sua organização saía do processo físico rumo ao processo digital, é investir em boa parte das seguintes tecnologias:
- software de recrutamento e seleção (ATS);
- plataforma de gerenciamento de relacionamento com candidatos (CRM);
- página de carreiras;
- sistema de referência;
- plataforma de vídeo entrevista;
- sistema de onboarding digital.
Mas não basta ter a tecnologia sem uma estratégia por trás. É preciso investir tempo, recursos e até treinar pessoas da área de R&S para que a tecnologia seja usada a favor do seu processo seletivo. Abaixo, destacamos um roteiro com 10 passos para você chegar lá. Confira!
1. Escolha do software adequado
Selecione um ATS que atenda às necessidades específicas da sua organização. Avalie recursos como triagem automática, integração com outras plataformas e redes sociais, facilidade de uso e acesso a dashboards com dados do processo seletivo.
2. Integre o ATS com outras plataformas
Verifique dentro da sua estratégia de recrutamento digital com quais outros sites de emprego e redes sociais profissionais o software deve ser integrado. Isso permite, por exemplo, a sincronização automática de informações sobre vagas e candidatos.
3. Crie o anúncio de vagas
Utilize o software de R&S para criar e publicar vagas de maneira eficiente. Inclua detalhes claros sobre os requisitos da posição, responsabilidades e benefícios.
Sabia que o Vagas For Business dispõe de uma integração com o ChatGPT justamente para facilitar o trabalho do recrutador na descrição de cargos e atributos da vaga?
4. Divulgue vagas automaticamente
Configure alertas automáticos para divulgar novas vagas para os candidatos cadastrados no ATS. Isso pode ser feito por meio de e-mails automáticos ou notificações dentro da plataforma.
Eis mais uma vantagem do Vagas For Business: o nosso software de R&S é o único que está integrado ao Vagas.com, que possui mais de 25 milhões de profissionais cadastrados na base.
5. Faça a triagem automática de currículos
Configure critérios de triagem automática para que o software possa analisar currículos e identificar candidatos que atendam aos requisitos mínimos da vaga. Isso ajuda a acelerar o processo de triagem.
6. Solicite a colaboração de todos
Utilize recursos de colaboração em equipe do ATS para envolver vários membros da equipe no processo de recrutamento. Atribua tarefas, compartilhe feedback e mantenha todos os envolvidos atualizados sobre o status das candidaturas.
7. Realize o agendamento automático de entrevistas
Se o software contratado oferecer a funcionalidade, configure o agendamento automático de entrevistas com base na disponibilidade dos recrutadores e dos candidatos. Isso reduz a necessidade de troca de e-mails para coordenar entrevistas.
8. Conduza a avaliação de Candidatos
Utilize ferramentas de avaliação integradas no ATS para realizar avaliações de habilidades, testes e entrevistas. Registre as avaliações diretamente no sistema para referência futura.
9. Comunique-se frequentemente com os candidatos:
Utilize a funcionalidade de comunicação do ATS para manter os candidatos informados sobre o status de suas candidaturas. Envie mensagens automáticas de agradecimento, atualizações sobre o processo seletivo e feedback quando apropriado.
10. Verifique a análise de dados e relatórios
Utilize os recursos de análise de dados do ATS para avaliar o desempenho do processo de recrutamento. Analise métricas como tempo médio de contratação, fontes de candidatos mais eficazes e taxas de conversão.
Ao digitalizar o processo de recrutamento, você pode facilmente transformar procedimentos que seriam manuais em ações mais rápidas. Dessa forma, o seu processo de R&S reunirá informações mais relevantes para a tomada de decisão na contratação.
Com isso, também sobrará mais tempo para você trabalhar a marca empregadora, e os gerentes de contratação poderão se concentrar em suas tarefas críticas para os negócios.
Agora que você já sabe da relevância de estar presente no mundo do recrutamento digital e está decidido a implantar um processo de recrutamento online na sua organização. Solicite hoje mesmo uma demonstração com um de nossos especialistas.