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Descoberta há mais de dois séculos, a psicologia organizacional é um ramo da ciência aplicado às práticas do mercado de trabalho. Esse campo da psicologia se concentra em buscar soluções para o aumento da produtividade e questões relacionadas ao bem-estar físico e mental dos funcionários.
Os psicólogos que exercem essa atividade realizam uma ampla variedade de tarefas, incluindo estudar as atitudes e o comportamento de candidatos e de trabalhadores, avaliar as práticas das empresas e conduzir treinamentos.
No fim das contas, o objetivo geral deste campo da ciência é estudar e compreender o comportamento humano no local de trabalho e formas de otimizar a interação dos colaboradores com os desafios organizacionais.
A psicologia organizacional não apenas ilumina os desafios que enfrentamos na vida moderna, mas também fornece soluções. Entender seu resultado pode ajudar o profissional de RH a maximizar o bem-estar e o desempenho de sua força de trabalho. Quer saber como? Acompanhe a leitura deste artigo!.
A psicologia organizacional, também chamada de psicologia do trabalho, é um campo de estudo que visa compreender e explicar o comportamento humano dentro de empresas, conseguindo, a partir disso, encontrar soluções para problemas no ambiente corporativo.
O campo foi concebido no século XIX. Segundo a reportagem divulgada no Portal da Educação, Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott foram os pioneiros ao levar a psicologia aos negócios e à indústria com o objetivo de melhorar produtividade e eficiência.
Mais adiante, a área prosperou devido à Primeira Guerra Mundial, quando psicólogos estadunidenses foram chamados a desenvolver um programa de avaliação psicológica de recrutas para definir trabalhos específicos dentro das forças armadas. O sucesso foi tamanho que o campo se expandiu rapidamente.
Anos mais tarde, estudos realizados na Western Electric Company se tornaram o ponto central na evolução da psicologia do trabalho ao revelarem o lado humano das organizações. Nesta época, foi descoberto que aspectos sociais, como grupos de trabalho e o conhecimento do trabalhador de que está sendo vigiado, afetam o desempenho.
A eclosão da Segunda Guerra Mundial permitiu que o campo da psicologia organizacional se expandisse ainda mais devido às crescentes demandas dos militares, abrindo portas profissionais para psicólogos.
No meio do século XX, a psicologia organizacional tomou corpo ao aliar-se com a sociologia e a antropologia. No pós-guerra, a ciência se propagou para as empresas, chegando ao Brasil e demais nações.
As funções dos psicólogos organizacionais podem ser resumidas em:
Para compreender e otimizar esses indicadores organizacionais, esses profissionais trabalham com os motivos que levam à baixa produtividade da força de trabalho.
Normalmente, esse estudo é feito levando em consideração o clima e a cultura organizacional: dois elementos que definem a maioria das características das empresas e estabelecem como ela e os seus colaboradores se relacionam no ambiente de trabalho.
Nesse sentido, a psicologia organizacional busca:
Um dos maiores benefícios da psicologia organizacional é o aumento da produtividade no ambiente de trabalho a partir da diminuição de estresse para a equipe.
Mas essa não é a única vantagem.
A implementação de um programa de psicologia organizacional oferece inúmeros benefícios para uma empresa ao propor estratégias que fortalecem a cultura organizacional. Dentre as principais vantagens estão:
Essa ciência organizacional também pode ajudar a prever alguns comportamentos no ambiente de trabalho.
Recentemente, com a carga emocional dos colaboradores fortemente afetada pelas consequências da pandemia, muitos desses motivos que induzem a baixa produtividade foram acentuados no mercado de trabalho. Segundo levantamento da Associação Americana de Psicólogos, isso se refletiu nas atitudes dos profissionais no mercado de trabalho. Mais de dois em cada cinco trabalhadores pretendem mudar de emprego, contra um em cada três em 2019.
A pesquisa descobriu que existe uma associação entre o estresse que um funcionário sente durante o dia e a probabilidade de buscar novas oportunidades de emprego no próximo ano.
Aqueles que normalmente se sentem tensos ou estressados durante a jornada de trabalho têm três vezes mais chances de dizer que pretendem procurar emprego em outro lugar no próximo ano (71% vs. 20%).
As tarefas desempenhadas pela psicologia do trabalho são responsáveis por ajudar a resolver problemas de forma mais eficiente. Em muitas ocasiões, contam até com a ajuda dos próprios colaboradores para que se sintam parte da solução. Dentre as principais vantagens para os colaboradores dessa ciência estão:
Como observado ao longo do artigo, a área de atuação da psicologia do trabalho é muito ampla e lida com diversos aspectos do ecossistema de RH. Abaixo, destacamos as principais áreas de atuação dessa ciência na gestão de talentos:
A psicologia organizacional é muito comum no Recrutamento e Seleção. Por meio dela, avalia-se o candidato de maneira mais certeira com foco em habilidades e experiências, além do fit cultural.
Pode-se elaborar perguntas para entrevistas que avaliam traços de criatividade para resolução de problemas, trabalho em equipe, ética e capacidade de organização.
Desde o diagnóstico das necessidades até a aplicação, o treinamento e desenvolvimento pode (e deve) envolver psicólogos organizacionais. Eles poderão adequar o treinamento às necessidades da organização, elaborar ou validar o material didático; organizar o processo, capacitar instrutores, traçar metas e propiciar feedbacks.
Esses profissionais também ajudam a construir o programa de onboarding das organizações com o objetivo de apresentar e ajudar na adaptação das pessoas à organização.
Em linhas gerais, o clima organizacional de uma empresa é a percepção que os funcionários têm do ambiente de trabalho.
A partir de pesquisas internas, conduzidas pela ciência analisada nesse artigo, é possível mensurar a satisfação dos colaboradores com o ambiente (e o clima) de trabalho e atuar em alguns pontos nevrálgicos indicados pelos colaboradores.
As avaliações de desempenho de funcionários são ferramentas da psicologia organizacional usadas para aferir a performance de um funcionário em sua função.
A intenção do teste é ajudar o colaborador a compreender seus pontos fortes e a melhorar os pontos fracos, sendo indicado realizá-lo junto a um psicólogo para evitar comunicar mensagens de forma indevida e nociva ao profissional.
Por mais zelo que se tenha na análise de currículos, na condução de entrevistas e na verificação de referências, ainda assim contratações fora do perfil acontecem.
É aí que entra a psicologia organizacional, que permite a aplicação de testes e avaliações para descobrir as qualidades mais sutis que tornam um candidato adequado para um trabalho.
Aplicar uma avaliação psicológica aos candidatos também pode dizer se eles possuem ou não qualidades difíceis de desenvolver – como extroversão, automotivação, estabilidade emocional e habilidades interpessoais.
A psicologia organizacional também atua na área de acidentes de trabalho. Em sua maioria, essas casualidades são causadas por falha humana, seja por falta de manutenção, manejo inadequado, baixa concentração ou problemas emocionais, todos intimamente ligados à psique.
Por meio da psicologia, pode-se compreender e corrigir a raiz de tais imprevistos, seja por avaliação psicológica no recrutamento ou com o treinamento adequado para obter habilidades necessárias para determinada atividade.
Implementar o conceito de psicologia organizacional no RH é fundamental para melhorar a experiência do empregado. Veja outras dicas para aprimorar o seu Employee Experience!
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