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No nosso terceiro episódio da nova edição do RecrutaCast, o podcast do Vagas For Business em parceria com a Luce, entrevistamos a executiva Michelle Dapper, atual diretora de RH da multinacional francesa Leroy Merlin.
A executiva iniciou o bate-papo contando aos entrevistadores, Paola Dias, do Vagas, e Gustavo Leme, da Luce, sua experiência e trajetória profissional. Michelle deu o pontapé inicial na sua carreira ManpowerGroup, empresa de busca e gestão de talentos, onde atuou por um bom tempo como gerente de operações. Depois a executiva passou por outras grandes multinacionais como Nokia, onde começou sua trajetória em RH, Janssen e Nextel.
Atualmente, Michelle Dapper trabalha à frente da gestão de talentos da Leroy Merlin, mas ingressou na companhia com uma missão bem desafiadora: transformar a cultura organizacional da rede global de lojas de materiais de construção como diretora de Transformação Organizacional.
A intenção da organização francesa era se transformar numa “plataforma de melhoria do lar”. Em outras palavras, se tornar referência não só na venda de materiais de construção, mas na solução final de reformas do lar, oferecendo também a instalação de insumos vendidos na loja.
“Eu sou uma pessoa que preciso de desafios, tenho dificuldade de trabalhar na manutenção”, explicou Michelle sobre a satisfação de ter sido convidada para trabalhar os talentos da Leroy rumo a essa mudança de mindset.
E como ela compartilhou no bate-papo do RecrutaCast a iniciativa deu certo, mesmo diante de diversas intempéries tais como a pandemia e a troca de liderança, depois de 14 anos sob a liderança do mesmo CEO.
Aqui estão alguns pontos-chave destacados na entrevista:
Autonomia e fit cultural
Michelle destaca a importância de encontrar pessoas certas que se encaixem culturalmente na organização para promover a autonomia. “O ajuste cultural é fundamental para o sucesso de qualquer equipe”, salienta.
Reciclagem na capacitação
Na Leroy Merlin, segundo a executiva, foram criadas as chamadas células de trabalho, compostas pelos gerentes de produto, e-commerce e de supply chain. A missão desse grupo é colaborar com o RH para identificar as necessidades de reciclagem e treinamento dos funcionários. Isso inclui reforçar o treinamento técnico e de produto para se adaptar às mudanças no mercado.
“Com a evolução dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, houve uma mudança no perfil dos vendedores. Isso exigiu o redesenho de funções e o reskilling da equipe de vendas.”
Impactos da mudança de CEO e a pandemia
Durante a pandemia, o RH teve de lidar com a necessidade de transformação organizacional, da mudança de liderança e o impacto do isolamento social nas pessoas. Um mix de desafios que transformou a área de gestão de pessoas em uma espécie de tradutor simultâneo da metamorfose da organização.
Segundo Michelle, a mudança na liderança da empresa, de um CEO francês, Alain Ryckeboer, para um espanhol, Ignacio Sánchez, trouxe desafios de adaptação e ajustes nas práticas e expectativas da equipe.
“Adaptação de um novo líder é sempre algo difícil. Foram 14 anos sob o comando do CEO francês. Todo mundo já estava acostumado com o jeito dele, sabiam quais eram normas e os projetos que iriam emplacar. Mas com a troca da liderança, novos costumes e regras foram estabelecidas no ambiente de trabalho”, conta.
Michelle narra que os primeiros seis meses de adaptação com a nova liderança foram ainda mais complexos dado o isolamento social. “O novo CEO sequer conseguia falar com as pessoas, pois estavam todos recolhidos devido às restrições da pandemia. E ele é uma pessoa que gosta desse contato presencial.”
Ao longo desse processo, Michelle enfatiza a importância do trabalho do RH em mediar essa mudança e de trazer às pessoas a importância de respeitar o legado da organização, sem deixar de desvalorizar o novo mindset.
Experiência do colaborador
A entrevistada destacou também a importância de tratar os colaboradores de forma personalizada, valorizar suas conquistas individuais e aprimorar a employee experience, promovendo assim uma experiência mais humanizada para os funcionários.
Ela citou como exemplo dessa prática, o envio de cartas escritas por ela parabenizando pessoas que ascenderam ao cargo. Nesse documento, a executiva ressalta os feitos pessoais que as levaram à promoção.
Uso de tecnologia na gestão de pessoas
Michelle menciona que a área de gestão de pessoas, alinhada com a diretoria tech, procura sempre facilitar a vida do colaborador. Como? Incentivando o uso de novas tecnologias, ela cita como exemplo a utilização de aplicativos com inteligência artificial, oferecendo, assim, uma experiência mais personalizada, alinhada à tendência de negócio da Leroy Merlin.
Ainda de acordo com a entrevistada, a introdução de tecnologias como self checkout nas lojas não apenas melhorou a experiência do cliente, mas também reduziu a tensão dos operadores de caixa, demonstrando como a tecnologia pode melhorar a qualidade do trabalho dos funcionários.
“Tínhamos medo de colocar o self checkout nas lojas porque havia uma imaginação de que isso tiraria empregos de pessoas que trabalham como caixas nas lojas. Mas,na verdade, houve um caminho inverso. As operadoras de caixa adoraram a inovação, porque a tensão delas diminuiu, uma vez que os clientes que têm mais pressa passam agora pelos caixas automáticos”, explicou.
Ficou curioso para ver o bate-papo na íntegra? Acesse agora mesmo o nosso RecrutaCast e conheça todas as histórias compartilhadas por Michelle Dapper.