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People first: o que é, quais os benefícios e como aplicar na empresa

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    Vagas For Business

  • 14 de ago as 9:01
  • 5 min de leitura
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Nos últimos tempos, o papel do colaborador como pessoa que presta não somente seus serviços, mas também compartilha conhecimentos e habilidades para a empresa vem ganhando espaço. Isso vai ao encontro do conceito de people first, cada vez mais disseminado no mercado de trabalho.

Além da faceta profissional, muitas empresas valorizam a pessoa que, muito mais do que estar por trás do papel social de colaborador, é parte dele e o acompanha em todos os momentos.

Um estudo do Linkedin revelou que, em 2020, uma das quatro maiores tendências a serem seguidas pelas empresas é a experiência do funcionário. Se trata de nada mais do que dar importância às pessoas e ao que elas vivenciam na rotina profissional. A ideia de people first chega para dar ainda mais força a esse movimento.

Para saber mais sobre o que é people first, quais seus benefícios e como aplicá-lo no dia a dia, continue lendo este artigo.

Afinal, o que é people first?

Na tradução literal, people first quer dizer “primeiro as pessoas”. Isto é, as pessoas devem estar em primeiro lugar, antes mesmo da preocupação com métodos, processos e até lucro.

O conjunto de práticas que culminam no conceito de people firs se aplica para todas as pessoas da empresa: colaboradores, candidatos a vagas, fornecedores, clientes efetivos e prospects, por exemplo.

Valorizando o capital humano, as empresas cuidam da experiência do candidato, da satisfação do cliente, da parceria dos fornecedores, do interesse de potenciais parceiros e do engajamento dos colaboradores.

Quais são os benefícios?

As práticas que almejam colocar pessoas em primeiro lugar trazem diversos benefício para a companhia.

Quando decide aderir ao people first, a empresa colhe resultados muito positivos que, além de agregar valor à trajetória, são benéficas para o andamento dos negócios. Confira:

Maior engajamento

Pensando antes nas pessoas do que no lucro, é natural que os beneficiados também pensem no bem-estar do negócio, e mais do que isso: que se importem com o bom andamento dele.

Seja cliente ou colaborador, o resultado é benéfico. Por exemplo, uma venda pode ser efetivada ou o empenho nas tarefas rotineiras pode ser potencializado. Ou seja, o engajamento das pessoas com a empresa é otimizado, uma vez que elas se sentem acolhidas.

Redução de turnover

Se há maior engajamento e certeza de que a cultura da empresa vai ao encontro das próprias crenças, é muito provável que o colaborador não veja vantagens em procurar oportunidades em outras empresas.

Assim, as chances de as pessoas quererem crescer e se desenvolver dentro da sua empresa são grandes. Porém, para isso, é essencial que a estratégia do people first seja integrada a um plano de carreira sólido.

Dessa forma, é certo que a taxa de turnover será reduzida e o RH não terá de despender tempo, dinheiro e energia com novos processos demissionais e seletivos.

Trabalho consistente de employer branding

A partir do momento no qual as ações de people first se tornam parte da rotina da empresa, o employer branding é trabalhado de forma constante e consistente. Como consequência, o colaborador se sente acolhido em seu local de trabalho e se conecta cada vez mais com a empresa.

Além disso, é provável que a empresa vire referência para candidatos, atraindo cada vez mais os qualificados e com fit cultural.

Fortalecimento da imagem da empresa

Executando bem o trabalho de employer branding e o consolidando internamente, isso se refletirá para o mercado: os colaboradores provavelmente se tornarão embaixadores da marca empregadora, atraindo candidatos.

Já os clientes notarão as ações da organização, podendo trazer a expansão do acordo que já existe ou até mesmo novas oportunidades de negócio.

Como aplicar people first na empresa?

Há algumas ações que tiram o conceito de people first do papel e o trazem à realidade. Isso serve para diferentes públicos que a empresa lida em seu dia a dia, essas pessoas para perto dos propósitos da organização.

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Para cada público, diferentes ações devem ser pensadas, já que cada um tem sua necessidade.

Separamos quatro focos principais para que você comece a pensar no desenvolvimento de ações voltados ao people first.

Com colaboradores

Talvez esse seja o grupo no qual as ações que levam ao people first sejam as mais conhecidas. Nesse quesito, a empresa pode atuar em diversas frentes: saúde, bem-estar, compras, momentos de diversão com amigos e família e até mesmo desenvolvimento profissional.

As ações mais conhecidas e que surtem bastante efeito são as relacionadas às boas escolhas do plano de benefício de funcionários:

  • Flexibilização entre vale-alimentação e vale-refeição;
  • Escolha entre vale-transporte ou auxílio-estacionamento;
  • Oferta de programas de desconto em cinema, teatros e outros eventos culturais;
  • Convênio com escolas de idiomas, instituições que oferecem cursos livres e faculdades.

Além disso, a empresa também pode oferecer, no próprio âmbito de trabalho, palestras e workshops que tenham a ver com sua cultura e com segmento. Isso faz com que o profissional tenha a oportunidade de se aprimorar durante a jornada de trabalho, sem desculpas de que não há tempo fora dali.

Outras alternativas de ações que colocam pessoas em primeiro lugar são:

  • Ter espaço para um café – que acaba também servindo como uma pausa na correria do dia a dia e como um empurrãozinho para a interação entre colegas;
  • Celebrar os aniversariantes do mês;
  • Oferecer ginástica laboral;
  • Organizar cafés da manhã especiais.

Não hesite em explicitar a importância de colaboradores: isso fará com que eles se motivem ainda mais.

Com candidatos

Também é de suma importância investir na experiência do candidato, uma vez que ele interage com a empresa e, portanto, com sua cultura e seus valores.

Promova ações que valorizem o profissional e o fato de ele ter escolhido participar de seu processo seletivo, ainda que não seja contratado.

As ações são mais simples do que se imagina – e deveriam ser costume de todas as organizações. Pense em iniciativas como:

  • Criar anúncios transparentes e que tragam todas as informações necessárias para o candidato se tem fit a vaga e com a empresa: atividades a serem desenvolvidas, pré-requisitos necessários, benefícios oferecidos e detalhes a cultura organzacional;
  • Dar visibilidade a todas as etapas do processo;
  • Prever quanto tempo o processo seletivo levará;
  • Dar feedback a cada etapa, sendo ele negativo ou positivo;
  • Manter a constante comunicação com o candidato, evitando sentimentos como a ansiedade;
  • Informar quando a vaga for preenchida.

Note que não é preciso inventar a roda para desenvolver ações que colocam as pessoas em primeiro lugar. São atitudes simples e que podem ser facilmente implementadas que farão toda a diferença.

Com clientes

Hoje, depois que já fecharam negócio com uma empresa, os clientes gostam de ser lembrados e bem-tratados. Isso quer dizer que a manutenção do relacionamento é imprescindível se a organização quer seguir e aplicar o conceito de people first.

Com a tecnologia, estar perto dos clientes está ainda mais fácil para quem lida com eles diretamente. As equipes podem pensar em ações cotidianas, como:

  • Periodicamente, ligar para o cliente e averiguar se está tudo certo com o produto ou serviço adquirido;
  • Fazer reuniões via videoconferência para colher feedbacks;
  • Enviar newsletters que têm relação aos negócio dos clientes;
  • Anotar datas especiais na agenda, como o aniversário, e ligar para dar felicitações.

Pequenas intervenções como essas fazem com que o cliente não queira procurar serviços similares na concorrência, já que criam valor para a parceria.

Com potenciais clientes

Hoje, o que faz um potencial cliente decidir por uma marca ou outra não se limita tanto à tecnologia oferecida – uma vez que ela costuma ser bem próxima entre concorrentes -, mas sim a experiência que esse prospect tem enquanto passa pela jornada do funil de vendas.

Considere que o provável parceiro de negócios tenha que escolher entre duas empresas que oferecem produtos ou serviços similares, a sua e a do concorrente. No concorrente, ele não teve muito apoio da equipe comercial e não se sentiu acolhido. Na sua, ele sente que tem relevância por meio da atenção que recebe. Qual delas você pensa que ele escolherá?

Tendo em mente a importância de conquistar o cliente desde a prospecção, aproveite para atendê-lo com atenção, entender sua necessidade de maneira individualizada e oferecer soluções praticamente personalizadas.

Em diversos cenários, é possível compreender a importância da valorização das pessoas e notar que pequenas ações, muito executáveis e de fácil incorporação no dia a dia, podem fazer a diferença.

Agora que você consegue reconhecer a necessidade e a importância do people first, saiba tudo sobre absenteísmo no trabalho, suas possíveis causas e seus impactos na sua organização.

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