Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos deste artigo
Toda empresa precisa ter uma identidade organizacional bem definida, ou seja, possuir a cultura da empresa e a estratégia de negócio únicos e claros. No artigo “How to Discover Your Company´s DNA” na tradução para o português, “Como descobrir o DNA da sua companhia” – para a Harvard Business Review, Mark Bonchek, CEO da Shift Thinking, revela que entender a própria identidade auxilia no que fazer e no que não fazer, além de promover mais agilidade e autenticidade nesse mundo em constante transformação.
Bonchek defende ainda que a organização deve se manter verdadeira ao seu DNA para impulsionar sua estratégia externa e seu gerenciamento.
A identidade organizacional é o conjunto de definições que expressam os objetivos de uma empresa, assim como o seu DNA e diferenciais de forma resumida. A identidade organizacional é composta por visão, missão e valores, competências essenciais, pontos fortes e vantagem competitiva.
Identidade organizacional também fortalece o conjunto de ideias que os membros de uma empresa consideram principais, distintivas e duradouras. Ela é influente nos comportamentos de líderes e membros em muitos aspectos de uma organização.
Para descobrir o DNA da organização, comece pesquisando os arquivos da companhia, conversando com os colaboradores e lendo sobre sua história. Tome conhecimento da visão original e dos valores dos fundadores. Como veem o mundo? Quais problemas foram resolvidos? Como foi o comportamento humano e a criação dos valores? E qual foram os propósitos que os guiaram.
“Uma vez que o DNA foi encontrado, mapeie o passado da companhia e o negócio atual. Finalmente, ao considerar as futuras estratégias, veja como aprimorar a competitividade e a habilidade de expressar sua identidade organizacional de novas maneiras que criem valores e vantagens sustentáveis”, acredita Bonchek.
Ao resgatar o DNA da sua organização, analise o mercado e lembre-se que a identidade é composta por decisões e comportamentos corretos, motivações e compromissos, informações e crenças, além de pessoas.
Focar apenas na estrutura organizacional não resolverá os problemas. Mudar gestores e cortar custos pode ser um caminho inicial, mas é preferível dar atenção a questões como tomadas de decisão e fluxo de informações e depois buscar mudanças estruturais para revitalizar a companhia.
Tenha sempre em mente que não há companhia sem cultura e que você precisará encontrar os talentos certos de acordo com o fit cultural. Priorize comportamentos poderosos e positivos para reter clientes e empregados. Quanto maior a conectividade entre diferentes departamentos e equipes, mais eficiente será a organização.
Você conta com profissionais talentosos, mas não os vê motivados ou felizes. A visão deles é diferente da sua? Mudar e construir a identidade organizacional é um grande desafio, mas aqui citamos três passos para te auxiliar nessa tarefa:
Antes de trazer mudanças para a companhia como um todo, comece com quem está no comando. Mesmo que você trabalhe sozinho, identifique seus objetivos e sua visão. Seja realista com suas expectativas, melhore sua comunicação e olhe para dentro para entender como suas falhas estão impactando negativamente o negócio. Se a corporação está indo mal, como esperar que a cultura mude para uma nova?
Após perceber como a cultura está afetando a companhia, é hora de decidir o que é preciso mudar. Seus profissionais estão desmotivados? Estão sempre atrasados? O ambiente de trabalho é tão casual que clientes e consumidores estão reclamando de mau comportamento? Há conversas sobre baixos salários? Lembre-se que esses são todos sintomas de um problema maior.
Para mudar a identidade organizacional, é preciso ir até a raiz do problema. Mas não será possível mudar a atitude de todos de uma única vez. Ao invés disso, encontre pessoas com poder de influência que podem ajudar com a causa. Com outros líderes ao seu lado, você poderá mudar a cultura com mais fluidez e eficiência.
Veja ainda dicas sobre como as lideranças informais na empresa ajudam na comunicação e na transformação digital.
Categorias
Como proteger sua empresa do coronavírus – 9 passos contra a doença
Não se fala em outra coisa. É coronavírus pra cá e Covid-19 pra lá. O...
O que é e como desenvolver o Learning Agility na sua equipe?
O Learning Agility refere-se à capacidade de aprender com base em experiências, podendo replicar o...
Uma nova definição do RH para quem pensa no futuro
Novos tempos pedem uma nova definição do RH. Se nos últimos anos, as gerações mais...