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Decidir se o candidato dá “match” com a vaga ou não levando em conta os princípios de Diversidade e Inclusão (D&I) tem impacto ainda maior quando a seleção é feita por meio de ferramentas de diversidade.
Esse é o caso de vagas afirmativas – aquelas que contemplam perfis específicos com o objetivo de reparar desajustes sociais e equiparar oportunidades dentro do mundo corporativo para grupos minorizados
Você se lembra do anúncio de programa de trainee exclusivo para jovens negros feito pela Magazine Luiza? O recrutamento visou seguir diretrizes de diversidade para que pessoas negras também tivessem um caminho de conquistas até lideranças por meio da implantação de programa de diversidade e inclusão.
Como a própria empresa respondeu às críticas à medida, mais da metade dos 40 mil funcionários era negra ou parda, mas, em cargos de liderança, eles representavam apenas 16% do total. Dessa forma, com a abertura de vagas que visam ações exclusivas para grupos minorizados, é possível construir caminhos para equidades sociais.
Construir vagas afirmativas em um país de disparidades sociais e raciais como o Brasil requer ao menos dois passos: reconhecer os problemas e querer atuar diretamente no combate às situações em que negros, indígenas, mulheres, pessoas LGBTQIA+, por exemplo, são colocados no escanteio por discriminação.
Quer saber como aderir a essa ferramenta de diversidade e oferecer vagas afirmativas em sua empresa? Continue neste artigo e descubra tudo!
Quais os pilares de diversidade e inclusão?
Assim como cada empresa estabelece seus pilares e valores de acordo com sua história e sempre mirando os objetivos-chave, os pilares de diversidade e inclusão também seguem o mesmo raciocínio. Isso quer dizer que cada empresa confeccionará os pilares de D&I, de acordo com sua realidade.
Apesar de os valores de cada negócio serem muito particulares, há alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento de entender qual a importância de diversidade e inclusão na sua empresa e como potencializar, cada vez mais, ações que fomentem uma realidade mais plural:
- criação e manutenção de um ambiente de trabalho receptivo;
- promoção da cultura de diversidade e inclusão entre os colaboradores;
- investimento em conhecimentos direcionados ao tema;
- promoção de eventos que tratem sobre o tema, como palestras e workshops;
- adequação do ambiente de trabalho para ser, de fato, inclusivo, além de plural.
A questão é: quais pilares de D&I, na realidade da sua empresa, vão criar tração para essas ações se concretizarem?
É papel da equipe de RH fazer a ponte entre a cultura da empresa e colaboradores e, portanto, entre pilares de diversidade e inclusão e colaboradores.
Os processos seletivos afirmativos, quando bem conduzidos e estruturados, são um ótimo exemplo de como promover diversidade e inclusão em seu negócio.
Processos seletivos afirmativos são oportunidade de reparação
As ações afirmativas no recrutamento e seleção funcionam como um mecanismo de incentivo à contratação de pessoas pertencentes a grupos discriminados em sociedade; e essa discriminação, por vezes, também acaba sendo uma barreira no mundo corporativo.
Abrir o processo seletivo para candidatos específicos, no Brasil, deve levar em conta questões como raça, gênero, classe, orientação sexual e identidade de gênero. É sabido, por exemplo, que 56% da população se declara preta ou parda, mas poucos homens e mulheres negros estão em cargos de liderança, como o exemplo da Magazine Luiza confirma.
Vagas afirmativas como ferramenta de diversidade
Ajustar essa diferença em um mundo corporativo imerso em ações de D&I não é só inovador: é uma estratégia para garantir mais pluralidade e, por consequência, produtividade dentro da empresa – além de explicitar para as pessoas candidatas e para o mercado de trabalho como promover ações de diversidade e inclusão é uma questão norteadora para seu negócio.
A atenção à paridade de gênero faz parte do escopo de ações afirmativas também. Segundo um levantamento do Fórum Econômico Mundial de 2021, é esperado que demore 136 anos para que o mercado de trabalho sejam um lugar justo para mulheres e homens.
Se vibramos com as conquistas femininas históricas, como o direito ao voto e o avanço no ingresso nas universidades, por exemplo, não podemos esquecer que o mundo corporativo também tem sua parcela de responsabilidade em frentes como a igualdade de gênero.
Por isso, reduzir o tempo previsto para chegarmos ao “mundo ideal das oportunidades” também é compromisso do RH, lideranças e executivos ao redor do mundo. Essa é a oportunidade de reparação a que devemos estar atentos.
Como oferecer vagas afirmativas?
Quando uma empresa estabelece a contratação de grupos minorizados e que historicamente sofrem violências, é preciso atenção aos detalhes do processo seletivo.
1. Entenda qual o pool de talentos a ser atingido
Se a ideia é aumentar (ou começar) a contratação de pessoas trans, por exemplo, você pode se valer de um software de recrutamento e seleção que traz as informações de autodeclaração de gênero das pessoas candidatas. Dessa forma, você ganha agilidade no processo de triagem.
Na fase das entrevistas, o profissional de RH deve estar sempre atento aos vieses inconscientes. Por fim, as ações afirmativas ganham ainda mais legitimidade quando as equipes estão dispostas a criar um ambiente de trabalho inclusivo, em que o respeito prevalece em toda a empresa.
O Vagas For Business, software pioneiro de recrutamento e seleção, oferece aos recrutadores relatórios de diversidade, que são cuidadosamente confeccionados para que as informações sejam utilizadas exclusivamente para promover ações afirmativas.
O uso de ferramentas certas pode ampliar e otimizar as contratações afirmativas.
2. Escolha onde publicar seu anúncio
Ao criar o anúncio de sua vaga afirmativa e lançar para o mercado a oportunidade, é preciso pensar quais são os canais mais efetivos para a publicação da vaga.
Saber onde seu público-alvo está presente é primordial para a ação ter sucesso. Além disso, escolha meios de divulgação que sejam de confiança, como a página de carreiras da sua empresa e as redes sociais institucionais.
Além desses meios, conte com uma plataforma de carreiras que seja muito conhecida pelas pessoas candidatas.
Você sabia? O Vagas For Business é o único software com integração exclusiva com o Vagas.com, maior plataforma de carreiras do Brasil, com maior alcance, credibilidade e reputação.
3. Estabeleça conexão com os candidatos
Durante o processo seletivo, um ponto que pode colocar sua empresa em outro patamar para os candidatos é o relacionamento próximo, independentemente da aprovação ou não para a vaga.
Isso pode ser feito a partir de mensagens humanizadas e automatizadas, direcionadas especificamente para o grupo de candidatos que participam do processo seletivo afirmativo. Por isso, escolha um software de R&S que permita a personalização de fases do processo e de mensagens em cada uma delas.
Trabalhar o funil de recrutamento pode fazer toda a diferença para a sua marca empregadora.
4. Busque conhecimento acerca de diversidade e inclusão
Para conduzir com excelência as vagas afirmativas e torná-las poderosas ferramentas de diversidade em sua organização, é preciso se munir de conhecimentos acerca do assunto.
Pensando nisso, o Colettivo, uma iniciativa Vagas, é o primeiro hub de conhecimento de diversidade e inclusão focado em acelerar a formação de RHs mais justos e inclusivos. Os cursos são ministrados por especialistas da área, são gratuitos e contam com certificado de conclusão.
Dessa forma, você tem muito mais informações relevantes e segurança nas tomadas de decisão que dizem respeito à diversidade e inclusão, criando um ambiente propício para os grupos minorizados.
Para ficar por dentro dos principais tópicos de D&I, inicie hoje mesmo o curso “Os horizontes da Diversidade e Inclusão” e faça a diferença nos processos seletivos afirmativos do seu negócio.