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Após encontrar o candidato ideal e ele aceitar a proposta, é hora de solicitar os documentos para admissão. Eles são fundamentais para garantir a segurança tanto da empresa quanto do colaborador durante o vínculo empregatício.
A princípio, o processo parece bastante burocrático, mas garantimos que ele é bem simples, basta seguir alguns passos e auxiliar o candidato para que ele envie a documentação corretamente.
Continue a leitura e confira quais são os documentos necessários para a admissão de funcionários, além de tirar todas as suas dúvidas sobre o processo.
Os documentos para admissão são indispensáveis na contratação de novos talentos.
É muito importante que o processamento desses documentos seja conduzido da melhor maneira pelo departamento de RH, a fim de evitar possíveis problemas trabalhistas, previdenciários, tributários ou contábeis.
A documentação deve ser solicitada pelo departamento de recursos humanos após a realização do exame admissional pelo colaborador. No entanto, os documentos necessários podem variar de acordo com o regime de trabalho desse novo funcionário, como CLT, estágio ou jovem aprendiz, categoria em que se enquadram colaboradores entre 14 e 17 anos, por exemplo.
Ao solicitar ao colaborador os documentos para a admissão, a equipe de Recursos Humanos também deve enviar alguns formulários para que sejam preenchidos e/ou assinados pelo funcionário. São eles:
Documentos que se enquadram em atitudes constrangedoras e discriminatórias não devem ser solicitados pelas empresas na relação de documentos admissionais, e o descumprimento dessa medida pode trazer problemas trabalhistas para as organizações. São eles:
Os documentos para admissão podem ser apresentados de várias formas pelo colaborador, ele pode entregar a relação presencialmente para a equipe de recursos humanos, pode enviar os documentos por e-mail ou cadastrá-los em uma plataforma digital indicada pela empresa.
Seja qual for o método eleito pela organização ou pelo funcionário para entregar seus documentos, é fundamental que ele seja orientado pelos representantes da empresa em relação ao processo. Isso evita possíveis mal-entendidos que podem comprometer a agilidade da contratação ou até mesmo anulá-la, como a falta de algum documento essencial, por exemplo.
Desse modo, é preciso que a equipe desenvolva e envie para o colaborador um material completo e claro que aponte quais documentos ele deve apresentar e por qual meio eles devem ser enviados. Use a criatividade, você pode fazer uma lista em um documento digital ou até mesmo um passo a passo do procedimento.
O processamento dos dados pela empresa pode levar alguns dias, e só após a sua conclusão a contratação do novo colaborador é formalizada. No entanto, a empresa precisa ficar atenta a alguns prazos.
O artigo 29 da CLT aponta que o registro na carteira de trabalho do funcionário deve ser realizado em até cinco dias úteis, sendo que o colaborador deverá ter acesso ao documento em até 48 horas após o seu preenchimento. Já a lei 5.5538/68 assegura que os documentos do profissional não podem ser retidos pela organização por mais de cinco dias.
Para que todos os processos sejam cumpridos dentro do prazo, é muito importante solicitar a documentação aos colaboradores com antecedência. Assim, os funcionários têm mais tempo para providenciar os dados necessários e a admissão não é comprometida.
Muitas empresas contratam vários funcionários simultaneamente, desse modo, é fundamental ter um fluxo de trabalho organizado para receber, analisar e processar a documentação dos profissionais, o que agiliza a contratação e a devolução dos documentos aos colaboradores.
Grande parte dos processos que envolvem documentos para admissão podem ser otimizados por meio de ferramentas de RH, as quais também armazenam de forma segura os dados dos funcionários. O Vagas For Business tem parceria com a Yube: plataforma que recebe, confere e valida toda a documentação de admissão, inclusive junto ao eSocial, em até 3h. Saiba mais sobre nossas soluções de admissão digital.
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